terça-feira, 30 de outubro de 2012

DESEJO GUIAR-VOS À ORAÇÃO DO CORAÇÃO

DESEJO GUIAR-VOS À ORAÇÃO DO CORAÇÃO -Padre Slavko

 Maria sabe que isto é uma coisa que devemos aprender e deseja ajudar-nos a fazê-lo.
 Existem duas coisas que Nossa Senhora disse para fazermos: dar espaço para a oração, e a oração pessoal. São condições para a oração do coração.
 Ninguem pode rezar com o coração se não se decidir pela oração e somente agora começa de verdade a oração do coração.
Quantas vezes em Medjugorje sentimos perguntarem o que significa e como se faz a oração com o coração? Como se deve rezar para que seja de verdade uma oração com o coração? Cada um pode começar subitamente a rezar com o coração, porque rezar com o coração significa rezar com amor. Rezar com amor não quer dizer porém saber rezar e ter memorizado bem a maior parte das orações. Significa, ao contrário, começar a rezar quando nos pede Nossa Senhora e da maneira como fazíamos no inicio das aparições. Portanto, se alguém disser:”Não sei rezar, mas se Tu me pedes para fazê-lo, começarei como sei fazer”., então naquele momento se inicia a oração com o coração. Se ao contrário, pensamos de começar somente quando soubermos rezar com o coração, então não o faremos jamais.
 A oração é uma língua e pense o que aconteceria se nós decidíssimos de falar uma língua somente quando a aprendessemos bem. Deste modo, não estaríamos mais em situação de falar aquela determinada língua, visto que qualquer pessoa que inicia falar uma língua estrangeira, começa a falar as coisas mais simples, e com a prática, repetindo mais vezes e errando, e no final estará aprendendo de verdade aquela língua.

É necessário sermos corajosos e começarmos a fazê-lo e depois, com a oração cotidiana, então aprenderemos também a rezar com o coração.
Esta é a condição de tudo o mais, da qual Maria nos fala na mensagem. Maria nos diz: “ Somente assim compreendereis que a vossa vida é vazia, superficial sem a oração...”

Frequentemente, quando sentimos um vazio no coração, não nos damos conta e procuramos as coisas que possam preencher este vazio. É mesmo aqui que inicia o caminho das pessoas. Quando o coração está vazio, muitas pessoas começam a procurar àquilo que é mau. É o vazio da alma que nos leva às drogas, ao álcool. É o vazio da alma que gera o comportamento violento ,os sentimentos negativos e os maus hábitos. Se o coração, ao contrário, recebe um testemunho da conversão de um outro, se dá conta de que o vazio da alma o impele ao pecado. Por isto é importante que decidamos pela oração e nela descobriremos a plenitude da vida e esta plenitude a força de nos livrarmos do pecado, dos maus hábitos, e de começarmos uma vida que vale a pena de ser vivida.

Depois Maria destaca: “ Voces descobrirão o sentido da sua vida, quando encontrarem deus na oração...”
 Deus é fonte de Vida, de Amor, de Paz e de Alegria. Deus é luz e é o nosso caminho. Se estamos próximos de Deus, a nossa vida terá um propósito e isto independentemente de como nos sentimos naquele momento, se estamos com saúde ou doentes, ricos ou pobres, porque o proposito da vida continua a existir e domina qualquer situação que encontramos na vida. Este propósito, naturalmente, podemos encontrar unicamente em Deus e graças a este propósito que encontramos em Deus, cada coisa terá valor.

Também se nos desviamos ou cometemos um pecado e ainda que seja um pecado grave, também a graça é grande. Se nos distanciarmos de Deus, ao contrário, se vivemos nas trevas, e nas trevas cada coisa perde a cor, cada coisa é igual a outra, morta, cada coisa se torna irreconhecível e assim não encontramos jamais o caminho. Por isto é fundamental que nós estejamos ao lado de Deus.

Depois, Maria nos implora dizendo: “ Por isto, filhinhos, abram a porta de seus corações e compreenderão que a oração é a alegria sem a qual não podem viver...”

 Devemos perguntar-nos: como podemos abrir o coração a Deus e o que nos faz fechar o coração? É bom que tenhamos consciência de que tudo que nos acontece, o bem como o mal, é a liberdade que temos de fecharmos ou abrirmos o nosso coração a Deus. Quando as coisas vão bem, nos arriscamos de verdade em nos distanciarmos de Deus e dos outros, isto é, de fecharmos o nosso coração a Deus e aos outros.
 A mesma coisa pode acontecer quando sofremos, porque podemos culpar a Deus e aos outros pelos nossos sofrimentos e nos rebelamos contra Deus e contra os outros, seja demonstrando raiva,  dor ou depressão. Tudo isto pode levar ao perigo de se perder o propósito da vida, mas geraslmente, quando as coisas vão bem, nos esquecemos facilmente de Deus e quando as coisas vão mal, começamos a procurá-lo.

Quantas pessoas começaram a rezar somente quando uma dor bateu à porta de seu coração? E agora devemos perguntar-nos: devemos esperar que uma dor bata à porta de nosso coração para decidirmos abri-la para Deus?
Mas é este o momento de dizer-nos e de acreditar que no final cada coisa encaminha ao bem.E ´é por isto que não é justo pensar que seja pela vontade de Deus que sofremos. Pois se dissermos isto também aos outros, que coisa pensará este do nosso Deus? Qual imagem se fará de Deus, se pensam que seja Ele a desejar nosso sofrimento? Quando sofremos, quando as coisas vão mal, não devemos dizer que é a vontade de Deus, mas sim, que é vontade de Deus que nós, em nosso sofrimento, possamos crescer no amor, na Paz, e na Fé.

É bom que nós, no silencio de nosso coração , repensemos o nosso comportamento e procuremos o que fechou as portas do nosso coração a Deus, ou que coisa ao contrário nos ajuda a abri-las. A alegria de que fala Maria é uma alegria evangélica, a alegria de que fala Jesus no Evangelho. É uma alegria que não exclui a dor, os problemas, as dificuldades, porque é uma alegria que transcede a tudo e leva às revelações da vida eterna junto a Deus, no amor e na alegria eterna. Alguem disse uma vez: “A oração não muda o mundo, mas muda a pessoa, que depois à sua volta, muda o mundo”.

Queridos amigos, vos convido agora, em nome de Maria, aqui em Medjugorje, a decidir-vos pela oração, a decidir-vos de se aproximarem de Deus e a procurarem Nele, o propósito de sua vida.
O nosso encontro com Deus mudará a nossa vida e estaremos pouco a pouco, melhorando também o relacionamento em nossa família, na Igreja e em todo mundo.
Com este apelo, vos convido agora a rezarem...

“Queridos filhos, também hoje vos convido todos à oração. Saibam, queridos filhos, que Deus concede graças especiais na oração; por isto, busquem a oração, para que possam compreender tudo que vos ofereço aqui. Eu vos convido, queridos filhos, à oração com o coração. Saibam que sem a oração não podereis compreender tudo aquilo que Deus planejou para cada um de vocês: por isto rezem! Desejo que através de cada um, se realize os designeos de Deus, que cresça tudo que Deus vos dá no coração. ( Mensagem de 25/04/1987) 

Oração: Deus, Pai nosso, Te agradecemos de ser o nosso Pai, de chamar-nos na Ti e de desejardes estar conosco. Te agradecemos porque com a oração podemos encontrar-Te. Liberta-nos de tudo que sufoca o nosso coração e o nosso desejo de estarmos contigo. Liberta-nos do orgulho e do egoísmo, da superficialidade e desperta o nosso desejo de encontrar-Te. Perdoa-nos se nos distanciamos de vós e se O culpamos pelo nosso sofrimento. Te agradecemos porque desejas que rezemos, em Teu nome pela nossa família, pelça Igreja e por todo o mundo. Te imploramos, concede-nos a graça de nos abrirmos a este convite da oração. Abençoas a todos aqueles que rezam, assim que possam encontrar-Te na oração e através de Ti encontrem um propósito na vida. Doa a todos que rezam a alegria que vem da oração.Te pedimos também , por aqueles que fecharam seus corações para Vós, que estão distantes de Ti porque agora estão bem, mas Te pedimos também por aqueles que fecharam seus corações porque estão no sofrimento. Abra Senhor os nossos corações ao teu amor, assim que deste modo , através de Teu Filho Jesus Cristo, possamos ser testemunhas do Teu amor, Amem!
 Padre Slavko Barbaric

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...