CRISTO , MORTO POR AMOR A TI - LITURGIA DIÁRIA , 09 DE OUTUBRO DE 2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012


CRISTO , MORTO POR AMOR A TI

SÃO BERNARDO (1091-1153), MONGE CISTERCIENSE E DOUTOR DA IGREJA - SERMÕES DIVERSOS, Nº 22

A CRISTO JESUS DEVES TODA A TUA VIDA, POIS QUE ELE DEU A SUA VIDA PELA TUA E SUPORTOU AMARGOS TORMENTOS PARA QUE TU NÃO SUPORTASSES TORMENTOS ETERNOS. QUE PODERÁ HAVER PARA TI DE DURO E MEDONHO, SE TE LEMBRARES QUE AQUELE QUE ERA DE CONDIÇÃO DIVINA NA LUZ DA SUA ETERNIDADE, ANTES DO NASCER DA AURORA, NO ESPLENDOR DOS SANTOS, ELE MESMO RESPLENDOR E IMAGEM DA SUBSTÂNCIA DE DEUS, VEIO À TUA PRISÃO, ENTERRAR-SE ATÉ AO PESCOÇO, COMO SE DIZ, NO FUNDO DO TEU LODO? (FIL 2,6; SL 109,3; HEB 1,3; SL 68,3) . O QUE É QUE NÃO TE PARECERÁ DOCE, QUANDO TIVERES REUNIDO NO TEU CORAÇÃO TODAS AS TRISTEZAS DO TEU SENHOR E TE LEMBRARES, PRIMEIRO, DAS CONDICIONANTES DA SUA INFÂNCIA, DEPOIS, DAS FADIGAS DA SUA PREGAÇÃO, DAS TENTAÇÕES DOS SEUS JEJUNS, DAS SUAS VIGÍLIAS DE ORAÇÃO, DAS SUAS LÁGRIMAS DE COMPAIXÃO, DAS MAQUINAÇÕES QUE ARMARAM CONTRA ELE... E, DEPOIS, DAS INJÚRIAS, DOS ESCARROS, DAS BOFETADAS, DAS CHICOTADAS, DO ESCÁRNIO, DA TROÇA, DOS PREGOS, DE TUDO O QUE SUPORTOU PARA NOSSA SALVAÇÃO? . QUE COMPAIXÃO IMERECIDA, QUE AMOR GRATUITO ASSIM PROVADO, QUE ESTIMA INESPERADA, QUE DOÇURA SURPREENDENTE, QUE BONDADE INVENCÍVEL! O REI DA GLÓRIA (SL 23) CRUCIFICADO POR UM ESCRAVO TÃO DESPREZÍVEL! QUEM É QUE ALGUMA VEZ OUVIU TAL, QUE ALGUMA VEZ VIU ALGO SEMELHANTE? «É QUE DIFICILMENTE ALGUÉM MORRIA POR UM JUSTO» (ROM, 5,7). MAS ELE, FOI POR INIMIGOS E POR INJUSTOS QUE MORREU, ESCOLHENDO DEIXAR O CÉU PARA NOS CONDUZIR AO CÉU, ELE, O DOCE AMIGO, O SÁBIO CONSELHEIRO , O APOIO FIRME . QUE DARIA EU AO SENHOR , POR TUDO AQUILO  QUE ELE ME DEU ? (SL 115,3)

 LITURGIA DO DIA 09 DE OUTUBRO DE 2012
 PRIMEIRA LEITURA: GÁLATAS 1, 13-24

XXVII SEMANA COMUM , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS - IRMÃOS, 13CERTAMENTE OUVISTES FALAR DE COMO OUTRORA EU VIVIA NO JUDAÍSMO, COM QUE EXCESSO PERSEGUIA A IGREJA DE DEUS E A ASSOLAVA; 14AVANTAJAVA-ME NO JUDAÍSMO A MUITOS DOS MEUS COMPANHEIROS DE IDADE E NAÇÃO, EXTREMAMENTE ZELOSO DAS TRADIÇÕES DE MEUS PAIS. 15MAS, QUANDO APROUVE ÀQUELE QUE ME RESERVOU DESDE O SEIO DE MINHA MÃE E ME CHAMOU PELA SUA GRAÇA, 16PARA REVELAR SEU FILHO EM MINHA PESSOA, A FIM DE QUE EU O TORNASSE CONHECIDO ENTRE OS GENTIOS, IMEDIATAMENTE, SEM CONSULTAR A NINGUÉM, 17SEM IR A JERUSALÉM PARA VER OS QUE ERAM APÓSTOLOS ANTES DE MIM, PARTI PARA A ARÁBIA; DE LÁ REGRESSEI A DAMASCO. 18TRÊS ANOS DEPOIS SUBI A JERUSALÉM PARA CONHECER CEFAS, E FIQUEI COM ELE QUINZE DIAS. 19DOS OUTROS APÓSTOLOS NÃO VI MAIS NENHUM, A NÃO SER TIAGO, IRMÃO DO SENHOR. 20ISTO QUE VOS ESCREVO - DEUS ME É TESTEMUNHA -, NÃO O ESTOU INVENTANDO. 21EM SEGUIDA, FUI PARA AS REGIÕES DA SÍRIA E DA CILÍCIA. 22EU ERA AINDA PESSOALMENTE DESCONHECIDO DAS COMUNIDADES CRISTÃS DA JUDÉIA; 23TINHAM ELAS APENAS OUVIDO DIZER: AQUELE QUE ANTES NOS PERSEGUIA, AGORA PREGA A FÉ QUE OUTRORA COMBATIA. E GLORIFICAVAM A DEUS POR MINHA CAUSA. - PALAVRA DO SENHOR

SALMO RESPONSORIAL(138)

REFRÃO: CONDUZI-ME NO CAMINHO PARA A VIDA, Ó SENHOR!

1. SENHOR, VÓS ME SONDAIS E CONHECEIS, / SABEIS QUANDO ME SENTO OU ME LEVANTO; / DE LONGE PENETRAIS MEUS PENSAMENTOS, PERCEBEIS QUANDO ME DEITO E QUANDO EU ANDO, / OS MEUS CAMINHOS VOS SÃO TODOS CONHECIDOS. -R.

2. FOSTES VÓS QUE ME FORMASTES AS ENTRANHAS, / E NO SEIO DE MINHA MÃE VÓS ME TECESTES. / EU VOS LOUVO E VOS DOU GRAÇAS, Ó SENHOR, PORQUE DE MODO ADMIRÁVEL ME FORMASTES! / QUE PRODÍGIO E MARAVILHA AS VOSSAS OBRAS! -R.

3. ATÉ O MAIS ÍNTIMO, SENHOR ME CONHECEIS; / NENHUMA SEQUER DE MINHAS FIBRAS IGNORÁVEIS; / QUANDO EU ERA MODELADO OCULTAMENTE, / ERA FORMADO NAS ENTRANHAS SUBTERRÂNEAS. -R.

 EVANGELHO: LUCAS 10, 38-42

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - NAQUELE TEMPO, 38ESTANDO JESUS EM VIAGEM, ENTROU NUMA ALDEIA, ONDE UMA MULHER, CHAMADA MARTA, O RECEBEU EM SUA CASA. 39TINHA ELA UMA IRMÃ POR NOME MARIA, QUE SE ASSENTOU AOS PÉS DO SENHOR PARA OUVI-LO FALAR. 40MARTA, TODA PREOCUPADA NA LIDA DA CASA, VEIO A JESUS E DISSE: SENHOR, NÃO TE IMPORTAS QUE MINHA IRMÃ ME DEIXE SÓ A SERVIR? DIZE-LHE QUE ME AJUDE. 41RESPONDEU-LHE O SENHOR: MARTA, MARTA, ANDAS MUITO INQUIETA E TE PREOCUPAS COM MUITAS COISAS; 42NO ENTANTO, UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA; MARIA ESCOLHEU A BOA PARTE, QUE LHE NÃO SERÁ TIRADA. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

MENSAGEM DO DIA  02/04/2009 - NOSSA SENHORA ESTAVA TRISTE. ELA SOMENTE DEU UMA MENSAGEM E NOS ABENÇOOU. “QUERIDOS FILHOS!  JÁ POR UM LONGO TEMPO EU ESTOU LHES DANDO O MEU CORAÇÃO MATERNAL E OFERECENDO- LHES O MEU FILHO. VOCÊS ESTÃO ME REJEITANDO. VOCÊS ESTÃO PERMITINDO AO PECADO TRIUNFAR SOBRE VOCÊS CADA VEZ MAIS. VOCÊS ESTÃO PERMITINDO QUE ELE OS DOMINE E LHES TIRE A SUA CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO. MEUS POBRES FILHOS, OLHEM AO SEU REDOR E OLHEM OS SINAIS DOS TEMPOS. VOCÊS PENSAM QUE PODEM AGIR SEM A BÊNÇÃO DE DEUS? NÃO PERMITAM QUE A ESCURIDÃO OS ENVOLVA. DO FUNDO DE SEU CORAÇÃO CLAMEM PELO MEU FILHO. SEU NOME DISPERSA ATÉ MESMO A MAIOR ESCURIDÃO. EU ESTAREI COM VOCÊS, BASTA QUE ME CHAMEM: ‘AQUI ESTAMOS, MÃE, CONDUZE-NOS’. OBRIGADA” – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO JOÃO LEONARDO - SÃO JOÃO LEONARDO NASCEU EM LUCCA, NA TOSCANA (ITÁLIA), EM 1541. SEGUIU A PROFISSÃO DE SEU PAI (FARMACÊUTICO), ATÉ QUE RESPONDEU SIM AO SACERDÓCIO. TOCADO PELO ABANDONO DAS CRIANÇAS, SEM ESCOLA E SEM EDUCAÇÃO RELIGIOSA, SÃO JOÃO LEONARDO FUNDOU A "COMPANHIA DA DOUTRINA CRISTÃ", VISANDO A CATEQUESE DAS CRIANÇAS, ASSIM COMO INSTITUIU A "CONGREGAÇÃO DOS CLÉRIGOS REGULARES DA MÃE DE DEUS", COM O CARISMA CORRESPONDENTE A EDUCAÇÃO POPULAR E PROMOÇÃO DA VIDA SACRAMENTAL. DEPOIS DE VOLTAR DA PIEDOSA ROMARIA QUE FEZ PARA O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE LORETO, SÃO JOÃO LEONARDO PASSOU EM ROMA, ONDE FUNDOU A "PROPAGANDA DA FÉ", COMO LOCAL DE FORMAÇÃO DO CLERO EM TERRAS DE MISSÃO E ASSISTÊNCIA ÀS VÍTIMAS DA PESTE. AMIGO DE VÁRIOS OUTROS SANTOS, COMO SÃO FELIPE NÉRI, SÃO JOSÉ CALAZANS E SÃO CAMILO DE LÉLLIS, TESTEMUNHOU QUE GRANDES RENOVAÇÕES NA IGREJA E FORA, PARTEM DE GRANDES CORAÇÕES APAIXONADOS POR JESUS E PELA HUMANIDADE.  SÃO JOÃO LEONARDO PARTIU PARA A GLÓRIA NO ANO DE 1609, AO CONSUMIR-SE NA ASSISTÊNCIA À JESUS CRISTO NA PESSOA DE INÚMEROS DOENTES . SÃO JOÃO LEONARDO, ROGAI POR NÓS!

 
Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by