SONHO DO INFERNO DE SÃO JOÃO BOSCO , PARTE 4/4 - FINAL - LITURGIA DIÁRIA ,16 DE SETEMBRO DE 2012

sábado, 15 de setembro de 2012

SONHO DO INFERNO DE SÃO JOÃO BOSCO – PARTE 4/4 - FINAL
[FONTE : MEMORIE BIOGRAFICHE DI DON GIOVANNI BOSCO]

LI E EXCLAMEI  : 

- “ISSO NÃO DIZ RESPEITO AOS MEUS JOVENS , PORQUE SÃO POBRES COMO EU ; NÃO SOMOS RICOS NEM PRETENDEMOS SÊ-LO . NEM SEQUER O IMAGINAMOS”

REMOVIDO O VÉU , APARECERAM NO FUNDO ALGUNS MENINOS , TODOS MEUS CONHECIDOS , QUE SOFRIAM COMO OS ANTERIORES , E , MOSTRANDO-OS , ME DISSE : 

- “ACHO QUE É BEM A TEUS MENINOS QUE ESSA INSCRIÇÃO DIZ RESPEITO !” . 

- “EXPLICA-ME, POIS, O PORQUÊ DA PALAVRA DIVITES [RICOS]

- “POR EXEMPLO, ALGUNS DOS TEUS JOVENS TÊM O CORAÇÃO DE TAL MANEIRA APEGADO A ALGUM OBJETO MATERIAL , QUE ESSE AFETO OS AFASTA DO AMOR DE DEUS , E POR ISSO FALTAM COM CARIDADE , A PIEDADE , A MANSIDÃO . NÃO SOMENTE COM O USO DAS RIQUEZAS SE PERVERTE O CORAÇÃO , MAS TAMBÉM COM O DESEJO DELAS , SOBRETUDO SE ESSE DESEJO OFENDE A JUSTIÇA . TEUS JOVENS SÃO POBRES , MAS REPARA QUE A GULA E O ÓCIO SÃO PÉSSIMOS CONSELHEIROS . HÁ ALGUNS QUE EM SEUS LUGARES DE ORIGEM SE TORNARAM CULPADOS DE FURTOS SIGNIFICATIVOS E , PODENDO , NÃO PENSO EM RESTITUIR . HÁ QUEM ESTUDA A MANEIRA DE ABRIR COM CHAVES FALSAS A DISPENSA ; QUEM PROCURA ENTRAR NO ESCRITÓRIO DO PREFEITO OU DO ECÔNOMO DA CASA ; QUEM VAI REMEXER AS MALAS DOS COMPANHEIROS PARA ROUBAR-LHES COMESTÍVEIS , DINHEIRO OU LIVROS PARA SEU USO.....”

DE UNS E DE OUTROS ME DISSE OS NOMES , E PROSSEGUIU :

- “ALGUNS SE ENCONTRAM AQUI POR SE TEREM APROPRIADO DE OBJETOS DO VESTUÁRIO , ROUPA BRANCA , COBERTORES E COLCHAS QUE PERTENCIAM À ROUPARIA DO ORATÓRIO , PARA ENVIA-LOS A SUAS CASAS . ALGUNS , POR TEREM CAUSADO VOLUNTARIAMENTE DANOS GRAVES E NÃO OS TEREM REPARADO . OUTROS , POR NÃO TEREM DEVOLVIDO COISAS QUE LHES HAVIAM SIDO EMPRESTADAS ; E ALGUNS POR TEREM RETIDO SOMAS DE DINHEIRO QUE LHES HAVIAM SIDO CONFIADAS PARA QUE AS ENTREGASSEM AO SUPERIOR”

E CONCLUIU DIZENDO :  

- “JÁ QUE TAIS PESSOAS TE FORAM INDICADAS , AVISA-AS ; DIZ-LHES QUE REJEITEM TODOS OS DESEJOS INÚTEIS E NOCIVOS , QUE SEJAM OBEDIENTES À LEI DE DEUS E ZELOSOS DE SUA HONRA ; SE NÃO FOREM ASSIM , A COBIÇA OS ARRASTARÁ A EXCESSOS PIORES QUE OS SUBMERGIRÃO NAS DORES , NA MORTE , NA PERDIÇÃO”

EU NÃO CONSEGUIA ENTENDER COMO , PARA CERTAS COISAS CONSIDERDAS INSIGNIFICANTES PELOS NOSSOS JOVENS , HAVIAM SIDO PREPARADOS CASTIGOS TÃO HORRÍVEIS . MAS O AMIGO CORTOU MINHAS REFLEXÕES , DIZENDO :

- “RECORDA O QUE TE FOI DITO DIANTE DO ESPETÁCULO DOS CACHOS ESTRAGADOS DA VIDEIRA”

E LEVANTOU OUTRO VÉU , QUE OCULTAVA MUITOS DE NOSSOS JOVENS , OS QUAIS LOGO RECONHECI , POIS ESTÃO PRESENTEMENTE NO ORATÓRIO .  SOBRE O VÉU ESTAVA ESCRITO : RADIX OMNIUM MALORUM [RAIZ DE TODOS OS MALES] . E LOGO ME PERGUNTOU :

- “SABES O QUE SIGNIFICA ISSO ? SABES QUAL É O PECADO INDICADO POR ESSA EPÍGRAFE ?”

- “PARECE-ME QUE SÓ PODE SER O DO ORGULHO” . - “NÃO – RESPONDEU” .  - “MAS SEMPRE OUVI DIZER QUE O ORGULHO É A RAIZ DE TODO O PECADO”

- “SIM, GENERICAMENTE É ; MAS , EM CONCRETO , SABES QUAL FOI O PECADO QUE FEZ CAIR ADÃO E EVA NO PRIMEIRO PECADO , EM CONSEQÜÊNCIA DO QUAL FORAM EXPULSOS DO PARAÍSO TERRESTRE ? A DESOBEDIÊNCIA . PRECISAMENTE; A DESOBEDIÊNCIA É A RAIZ DE TODO O MAL”

- “E QUE DEVO DIZER A MEUS JOVENS SOBRE ESSE PONTO ?”  

-“PRESTA ATENÇÃO : OS JOVENS QUE TU VÊS AQUI SÃO OS DESOBEDIENTES , QUE VÃO PREPARANDO PARA SI PRÓPRIOS TÃO LAMENTÁVEL FIM . ESSES TAIS E OUTROS QUE TU CRÊS QUE FORAM DESCANSAR , À NOITE DESCEM A PASSEAR NO PÁTIO ; NÃO FAZENDO CASO DAS PROIBIÇÕES , VÃO A LUGARES PERIGOSOS , TREPAM NOS ANDAIMES DE OBRAS EM CONSTRUÇÃO , PONDO EM RISCO ATÉ A PRÓPRIA VIDA . ALGUNS , APESAR DAS PRESCRIÇÕES DO REGULAMENTO , NA IGREJA NÃO ESTÃO COMO DEVEM ; EM VEZ DE REZAREM , PENSAM EM COISAS COMPLETAMENTE DIVERSAS , CONSTROEM NA SUA MENTE CASTELOS NO AR . OUTROS PERTURBAM OS COMPANHEIROS . HÁ OS QUE PROCURAM POSTURAS CÔMODAS E DORMEM DURANTE AS SAGRADAS FUNÇÕES . OUTROS , TU CRÊS QUE VÃO À IGREJA E NO ENTANTO NÃO VÃO . AI DO QUE DESCUIDA A ORAÇÃO ! QUEM NÃO REZA SE CONDENA ! ALGUNS ESTÃO AQUI PORQUE , EM VEZ DE CANTAR OS CÂNTICOS SAGRADOS OU O OFÍCIO DA SANTÍSSIMA VIRGEM , LÊEM LIVROS QUE TRATAM DE TUDO MENOS DE RELIGIÃO , E ALGUNS - O QUE É MUITO VERGONHOSO ! - CHEGAM A LER LIVROS PROIBIDOS”

E CONTINUOU ENUMERANDO VÁRIAS OUTRAS TRANSGRESSÕES QUE SÃO CAUSA DE GRAVES DESORDENS . QUANDO TERMINOU , COMOVIDO OLHEI O GUIA NA FACE ; ELE TAMBÉM ME FITOU , E EU LHE DISSE :  

- “E TODAS ESSAS COISAS, PODEREI CONTÁ-LAS A MEUS JOVENS ?”  

- “SIM, PODES DIZER A TODOS ELES AQUILO DE QUE TE RECORDARES”

- “E QUE CONSELHO PODEREI DAR-LHES PARA QUE NÃO LHES SUCEDAM TÃO GRAVES DESGRAÇAS ?”  

- “INSISTIRÁS DEMONSTRANDO COMO A OBEDIÊNCIA , MESMO NAS MENORES COISAS , A DEUS , Á IGREJA , AOS PAIS E AOS SUPERIORES , OS SALVARÁ”

- “E QUE MAIS ?”  

- “DIRÁS A TEUS JOVENS QUE EVITEM MUITO O ÓCIO , PORQUE ESSA FOI A CAUSA DO PECADO DE DAVI . DIZ-LHES QUE ESTEJAM SEMPRE OCUPADOS  , PORQUE ASSIM O DEMÔNIO NÃO TERÁ TEMPO DE ASSALTA-LOS”

INCLINEI A CABEÇA E PROMETI . NÃO MAIS SUPORTANDO AQUELE TERROR , DISSE AO AMIGO :  

- “AGRADEÇO-TE A CARIDADE QUE TIVESTE COMIGO , MAS ROGO-TE QUE ME FAÇAS SAIR DAQUI”

- “VEM COMIGO”

- DISSE-ME ENTÃO – E , ENCORAJANDO-ME , TOMOU-ME PELA MÃO E SUSTENTOU-ME , PORQUE EU ME SENTIA EXTENUADO E SEM FORÇAS . UMA VEZ SAÍDOS DA SALA , ATRAVESSAMOS RAPIDAMENTE O HORRÍVEL PÁTIO E O LARGO CORREDOR DE ENTRADA ; ANTES DE ATRAVESSAR O UMBRAL DA ÚLTIMA PORTA DE BRONZE , MAIS UMA VEZ VOLTOU-SE PARA MIM E EXCLAMOU :  

- “AGORA QUE VISTE OS TORMENTOS DOS OUTROS, É PRECISO QUE TU TAMBÉM EXPERIMENTES UM POUCO O INFERNO”

- “NÃO! NÃO! - GRITEI HORRORIZADO”

ELE INSISTIA E EU RECUSAVA SEMPRE

- “NÃO TEMAS - DIZIA-ME - É SÓ PARA EXPERIMENTAR ; TOCA NESSA MURALHA”

EU NÃO TINHA CORAGEM E QUERIA AFASTAR-ME ; MAS ELE ME SEGUROU , DIZENDO-ME :  

- “NO ENTANTO , É NECESSÁRIO QUE EXPERIMENTES !”

E ME AGARROU RESOLUTAMENTE PELO BRAÇO E ME LEVOU PARA JUNTO DA MURALHA, DIZENDO :

- “TOCA RAPIDAMENTE UMA VEZ SÓ , PARA QUE POSSAS DIZER QUE ESTIVESTE VISITANDO AS MURALHAS DOS SUPLÍCIOS ETERNOS E AS TOCASTE ; E TAMBÉM PARA QUE COMPREENDAS COMO SERÁ A ÚLTIMA MURALHA , SE A PRIMEIRA JÁ É TÃO TERRÍVEL . VÊS ESTA MURALHA ?”

 OBSERVEI-A COM MAIS ATENÇÃO ; ERA DE COLOSSAL ESPESSURA . O GUIA PROSSEGUIU :

- “ESTA É A MILÉSIMA PAREDE ANTES DE CHEGAR AO VERDADEIRO FOGO DO INFERNO . MIL MURALHAS O RODEIAM . CADA UMA DELAS TEM MIL MEDIDAS DE ESPESSURA , E ESSA É A DISTÂNCIA ENTRE CADA UMA DELAS ; CADA MEDIDA É DE MIL MILHAS ; ESTA MURALHA DISTA, POIS , UM MILHÃO DE MILHAS DO VERDADEIRO FOGO DO INFERNO E , PORTANTO , É UM PEQUENÍSSIMO PRINCÍPIO DO MESMO INFERNO”

DITO ISSO , E VENDO QUE EU ME ENCOLHIA PARA NÃO TOCAR A MURALHA , AGARROU MINHA MÃO , ABRIU-A COM FORÇA E FEZ COM QUE EU A ENCOSTASSE NA PEDRA DAQUELA MILÉSIMA MURALHA . NAQUELE INSTANTE SENTI UMA QUEIMADURA TÃO INTENSA E DOLOROSA QUE , SALTANDO PARA TRÁS E DANDO UM FORTÍSSIMO GRITO , ACORDEI . ENCONTREI-ME SENTADO NA CAMA , E SENTINDO QUE A MÃO ARDIA , ESFREGAVA-A NA OUTRA MÃO PARA FAZER CESSAR AQUELA SENSAÇÃO . QUANDO AMANHECEU , OBSERVEI QUE A MÃO ESTAVA REALMENTE INCHADA ; E A IMPRESSÃO IMAGINÁRIA DAQUELE FOGO FOI TÃO FORTE QUE POUCO DEPOIS A PELE DA PALMA DA MÃO SE DESPRENDEU E MUDOU . TENDE EM CONSIDERAÇÃO QUE NÃO VOS CONTEI ESTAS COISAS COM TODO O SEU HORROR TAL COMO AS VI , E COM A IMPRESSÃO QUE ME FIZERAM , PARA NÃO VOS ASSUSTAR DEMAIS . NENHUM MORTAL PODE COMPREENDER ESSAS COISAS . O SENHOR AS CONHECE E PODE DIZE-LAS A QUEM QUISER . VÁRIAS NOITES SUCESSIVAS TIVE TAL PERTURBAÇÃO , QUE NÃO PUDE DORMIR POR CAUSA DO MEDO . CONTEI-VOS BREVEMENTE O QUE VI EM SONHOS MUITO LONGOS ; DELES NÃO VOS FIZ SENÃO UM BREVE RESUMO . DAREI MAIS TARDE INSTRUÇÕES SOBRE O RESPEITO HUMANO , SOBRE O SEXTO E O SÉTIMO MANDAMENTOS, SOBRE O ORGULHO . NÃO FAREI MAIS DO QUE EXPLICAR ESSES SONHOS ; PORQUE EM TUDO ESTÃO CONFORMES COM A SAGRADA ESCRITURA  ;  AINDA MAIS, NÃO SÃO SENÃO UM COMENTÁRIO DO QUE SE LÊ SOBRE O TEMA NA MESMA ESCRITURA  .  NESTAS NOITES , JÁ VOS CONTEI ALGUMAS COISAS , MAS QUANDO PUDER VIR FALAR-VOS CONTAR-VOS-EI AS RESTANTES , DANDO-VOS AS RESPECTIVAS EXPLICAÇÕES

LITURGIA DO DIA 16 DE SETEMBRO DE 2012

PRIMEIRA LEITURA: ISAÍAS 50, 5-9
XXIV DO TEMPO COMUM , (VERDE, GLÓRIA, CREIO - IV SEMANA DO SALTÉRIO) - LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS - 5(O SENHOR DEUS ABRIU-ME O OUVIDO) E EU NÃO RELUTEI, NÃO ME ESQUIVEI. 6AOS QUE ME FERIAM, APRESENTEI AS ESPÁDUAS, E AS FACES ÀQUELES QUE ME ARRANCAVAM A BARBA; NÃO DESVIEI O ROSTO DOS ULTRAJES E DOS ESCARROS. 7MAS O SENHOR DEUS VEM EM MEU AUXÍLIO: EIS POR QUE NÃO ME SENTI DESONRADO; ENRIJECI MEU ROSTO COMO UMA PEDRA, CONVICTO DE NÃO SER DESAPONTADO. 8AQUELE QUE ME FARÁ JUSTIÇA AÍ ESTÁ. QUEM OUSARÁ ATACAR-ME? VAMOS MEDIR-NOS! QUEM SERÁ MEU ADVERSÁRIO? QUE SE APRESENTE! 9O SENHOR DEUS VEM EM MEU AUXÍLIO: QUEM OUSARIA CONDENAR-ME? CAIRÃO EM FRANGALHOS COMO UM MANTO VELHO; A TRAÇA OS ROERÁ - PALAVRA DO SENHOR
SALMO RESPONSORIAL(114)
REFRÃO: ANDAREI NA PRESENÇA DE DEUS, JUNTO A ELE, NA TERRA DOS VIVOS
1.
EU AMO O SENHOR, PORQUE OUVE / O GRITO DA MINHA ORAÇÃO.
2INCLINOU PARA MIM SEU OUVIDO, / NO DIA EM QUE EU O INVOQUEI. -R.
2. PRENDIAM-ME AS CORDAS DA MORTE, / APERTAVAM-ME OS LAÇOS DO ABISMO; / INVADIAM-ME ANGÚSTIA E TRISTEZA:
4EU ENTÃO INVOQUEI O SENHOR / 'SALVAI, Ó SENHOR, MINHA VIDA!' -R.
3. O SENHOR É JUSTIÇA E BONDADE, / NOSSO DEUS É AMOR-COMPAIXÃO. / É O SENHOR QUEM DEFENDE OS HUMILDES: / EU ESTAVA OPRIMIDO, E SALVOU-ME. -R
4. LIBERTOU MINHA VIDA DA MORTE,  / ENXUGOU DE MEUS OLHOS O PRANTO / E LIVROU OS MEUS PÉS DO TROPEÇO. / ANDAREI NA PRESENÇA DE DEUS, /  JUNTO A ELE NA TERRA DOS VIVOS. -R.
SEGUNDA LEITURA: SÃO TIAGO 2, 14-18
LEITURA DA CARTA DE SÃO TIAGO -  14DE QUE APROVEITARÁ, IRMÃOS, A ALGUÉM DIZER QUE TEM FÉ, SE NÃO TIVER OBRAS? ACASO ESTA FÉ PODERÁ SALVÁ-LO? 15SE A UM IRMÃO OU A UMA IRMÃ FALTAREM ROUPAS E O ALIMENTO COTIDIANO, 16E ALGUM DE VÓS LHES DISSER: IDE EM PAZ, AQUECEI-VOS E FARTAI-VOS, MAS NÃO LHES DER O NECESSÁRIO PARA O CORPO, DE QUE LHES APROVEITARÁ? 17ASSIM TAMBÉM A FÉ: SE NÃO TIVER OBRAS, É MORTA EM SI MESMA. 18MAS ALGUÉM DIRÁ: TU TENS FÉ, E EU TENHO OBRAS. MOSTRA-ME A TUA FÉ SEM OBRAS E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS MINHAS OBRAS. - PALAVRA DO SENHOR

EVANGELHO: MARCOS 8, 27-35
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MARCOS - NAQUELE TEMPO, 27JESUS SAIU COM OS SEUS DISCÍPULOS PARA AS ALDEIAS DE CESARÉIA DE FILIPE, E PELO CAMINHO PERGUNTOU-LHES: QUEM DIZEM OS HOMENS QUE EU SOU? 28RESPONDERAM-LHE OS DISCÍPULOS: JOÃO BATISTA; OUTROS, ELIAS; OUTROS, UM DOS PROFETAS. 29ENTÃO PERGUNTOU-LHES JESUS: E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? RESPONDEU PEDRO: TU ÉS O CRISTO. 30E ORDENOU-LHES SEVERAMENTE QUE A NINGUÉM DISSESSEM NADA A RESPEITO DELE. 31E COMEÇOU A ENSINAR-LHES QUE ERA NECESSÁRIO QUE O FILHO DO HOMEM PADECESSE MUITO, FOSSE REJEITADO PELOS ANCIÃOS, PELOS SUMOS SACERDOTES E PELOS ESCRIBAS, E FOSSE MORTO, MAS RESSUSCITASSE DEPOIS DE TRÊS DIAS. 32E FALAVA-LHES ABERTAMENTE DESSAS COISAS. PEDRO, TOMANDO-O À PARTE, COMEÇOU A REPREENDÊ-LO. 33MAS, VOLTANDO-SE ELE, OLHOU PARA OS SEUS DISCÍPULOS E REPREENDEU A PEDRO: AFASTA-TE DE MIM, SATANÁS, PORQUE TEUS SENTIMENTOS NÃO SÃO OS DE DEUS, MAS OS DOS HOMENS. 34EM SEGUIDA, CONVOCANDO A MULTIDÃO JUNTAMENTE COM OS SEUS DISCÍPULOS, DISSE-LHES: SE ALGUÉM ME QUER SEGUIR, RENUNCIE-SE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME. 35PORQUE O QUE QUISER SALVAR A SUA VIDA, PERDÊ-LA-Á; MAS O QUE PERDER A SUA VIDA POR AMOR DE MIM E DO EVANGELHO, SALVÁ-LA-Á. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM 02/02/2012  - "QUERIDOS FILHOS; EU ESTOU COM VOCÊS POR TANTO TEMPO E JÁ HÁ MUITO TEMPO EU TENHO INDICADO A PRESENÇA DE DEUS E SEU INFINITO AMOR A VOCÊS. QUE EU DESEJO QUE TODOS VOCÊS VENHAM A CONHECER. E VOCÊS, MEUS FILHOS? VOCÊS CONTINUAM SURDOS E CEGOS QUANDO VOCÊS OLHAM O MUNDO AO SEU REDOR E NÃO QUEREM VER ONDE ELE ESTÁ INDO SEM O MEU FILHO. VOCÊS ESTÃO RENUNCIANDO A ELE – E ELE É A FONTE DE TODAS AS GRAÇAS. VOCÊS ME ESCUTAM ENQUANTO EU ESTOU FALANDO PARA VOCÊS, MAS SEUS CORAÇÕES ESTÃO FECHADOS E VOCÊS NÃO ESTÃO ME OUVINDO. VOCÊS NÃO ESTÃO REZANDO AO ESPÍRITO SANTO PARA ILUMINAR VOCÊS. MEUS FILHOS, O ORGULHO TEM SE TORNADO A REGRA. EU ESTOU APONTANDO A HUMILDADE PARA VOCÊS. MEUS FILHOS, LEMBREM-SE QUE SOMENTE UMA ALMA HUMILDE BRILHA COM PUREZA E BELEZA PORQUE ELA CHEGOU A CONHECER O AMOR DE DEUS. SOMENTE UMA ALMA HUMILDE TORNA-SE PARAÍSO, PORQUE O MEU FILHO ESTÁ NELA. OBRIGADA . NOVAMENTE, EU IMPLORO A VOCÊS PARA REZAREM POR AQUELES QUE MEU FILHO ESCOLHEU – QUE SÃO SEUS PASTORES" – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A JGREJA CELEBRA HOJE , SANTOS CORNÉLIO E CIPRIANO - UNIDOS PELA FÉ E SANGUE, ENCONTRAMOS COMO EXEMPLO DE AMIZADE E SANTIDADE ESTAS TESTEMUNHAS DE CRISTO, QUE FORAM MARTIRIZADOS NO MESMO DIA, PORÉM, COM DIFERENÇA DE CINCO ANOS . SÃO CORNÉLIO . CORNÉLIO TINHA SIDO ELEITO PAPA EM 251, APÓS UM GRANDE PERÍODO DE AUSÊNCIA DO PASTOR POR CAUSA DA TERRÍVEL PERSEGUIÇÃO DE DÉCIO. SUA ELEIÇÃO FOI CONTESTADA POR NOVACIANO, QUE ACUSAVA O PAPA DE SER MUITO INDULGENTE PARA COM OS QUE HAVIAM RENEGADO A FÉ (LAPSOS) E SEPARARAM-SE DA IGREJA . POR CAUSA DOS ÊXITOS OBTIDOS COM SUA PREGAÇÃO, FOI PROCESSADO E EXILADO PARA O LUGAR HOJE CHAMADO CIVITAVECCHICI, ONDE CORNÉLIO MORREU. FOI SEPULTADO NAS CATACUMBAS DE CALISTO . SÃO CIPRIANO . UMA DAS GRANDES FIGURAS DO SÉCULO III, CIPRIANO, DE FAMÍLIA RICA DE CARTAGO, CAPITAL ROMANA NA ÁFRICA DO NORTE. QUANDO PAGÃO ERA UM ÓTIMO ADVOGADO E MESTRE DE RETÓRICA, ATÉ QUE PROVOCADO PELA CONSTÂNCIA E SERENIDADE DOS MÁRTIRES CRISTÃOS, CONVERTEU-SE ENTRE 35 E 40 ANOS DE IDADE . POR CAUSA DE SUA RADICAL CONVERSÃO MUITOS FICARAM ESPANTADOS JÁ QUE ERA BEM POPULAR. COM POUCO TEMPO FOI ORDENADO SACERDOTE E DEPOIS SAGRADO BISPO NUM PERÍODO DIFÍCIL DA IGREJA AFRICANA . DUAS PERSEGUIÇÕES CONTRA OS CRISTÃOS OCORRERAM: A DE DÉCIO E VALERIANO. ESTAS PERSEGUIÇÕES MARCARAM O COMEÇO E O FIM DE SEU EPISCOPADO, ALÉM DE UMA TERRÍVEL PESTE QUE ASSOLOU O NORTE DA ÁFRICA, SEMEANDO MORTES. PROBLEMAS DOUTRINÁRIOS, POR OUTRO LADO, AGITAVAM A IGREJA DAQUELA REGIÃO . DIANTE DA PERSEGUIÇÃO DO IMPERADOR DÉCIO EM 249, CIPRIANO ESCOLHEU ESCONDER-SE PARA CONTINUAR PRESTANDO SERVIÇOS À IGREJA. NO ANO 258, O SANTO BISPO FOI DENUNCIADO, PRESO E PROCESSADO. EXISTEM AS ATAS DO SEU PROCESSO DE MARTÍRIO QUE RELATAM SUAS ÚLTIMAS PALAVRAS DO SABER DA SUA SENTENÇA À MORTE: "GRAÇAS A DEUS!" . SANTOS CORNÉLIO E CIPRIANO, ROGAI POR NÓS!




Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by