SONHO DO INFERNO DE SÃO JOÃO BOSCO , PARTE 2/ 4 - LITURGIA DIÁRIA , 14 DE SETEMBRO DE 2012

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SONHO DO INFERNO DE SÃO JOÃO BOSCO – PARTE 2 / 4
[FONTE : MEMORIE BIOGRAFICHE DI DON GIOVANNI BOSCO]

DE REPENTE O GUIA RECUOU E , COM O ROSTO ENTRISTECIDO E DESFEITO , FEZ SINAL PARA QUE ME AFASTASSE , DIZENDO :
- “OBSERVA !”
ASSUSTADO , VOLTEI OS OLHOS PARA TRÁS E VI A UMA GRANDE DISTÂNCIA , POR AQUELE RAPIDÍSSIMO CAMINHO , ALGUÉM QUE CAÍA PRECIPITADAMENTE . CONFORME IA SE APROXIMANDO , PROCURAVA FIXAR-LHE O ROSTO ; AFINAL RECONHECI NELE UM DOS MEUS JOVENS . SEUS CABELOS , EM PARTE DESORDENADOS E ERIÇADOS , EM PARTE LANÇADOS PARA TRÁS POR EFEITO DO VENTO ; SEUS BRAÇOS, ESTENDIDOS PARA ADIANTE EM ATITUDE DE QUEM NADA PARA ESCAPAR DO NAUFRÁGIO . QUERIA PARAR E NÃO PODIA . TROPEÇAVA NAS PEDRAS SALIENTES DO CAMINHO E ELAS MESMAS SERVIAM PARA DAR-LHE MAIS IMPULSO NA QUEDA .
- “CORRAMOS , VAMOS PARÁ-LO E AJUDA-LO” - DIZIA EU , ENQUANTO ESTENDIA PARA ELE AS MÃOS .
- “NÃO, DEIXA” - DIZIA-ME O GUIA .
- “POR QUE NÃO POSSO PARÁ-LO ?” . 
- “NÃO SABES COMO É TERRÍVEL A VINGANÇA DE DEUS ? . PORVENTURA CRÊS QUE ÉS CAPAZ DE PARAR ALGUÉM QUE FOGE DA CÓLERA ACESA DO SENHOR ?”
ENTREMENTES, O JOVEM , VOLTANDO A CABEÇA PARA TRÁS E OLHANDO COM OLHOS ESBUGALHADOS PARA VER SE A IRA DE DEUS O PERSEGUIA , LANÇAVA-SE AO FUNDO E IA CHOCAR-SE NA PORTA DE BRONZE , COMO SE EM SUA FUGA NÃO PUDESSE ENCONTRAR MELHOR REFÚGIO .
- “POR QUE - PERGUNTAVA EU - AQUELE JOVEM OLHA PARA TRÁS COM TANTO ESPANTO ?”
– “POR QUE A IRA DE DEUS ATRAVESSA TODAS AS PORTAS DO INFERNO E VAI ATORMENTA-LOS ATÉ EM MEIO DO FOGO”
DE FATO , ANTE AQUELE ENCONTRÃO , COM ESTRONDO SE ABRIU A PORTA. POR TRÁS DELA ABRIRAM-SE AO MESMO TEMPO , COM ESTRONDO ENSURDECEDOR , DUAS , DEZ , CEM , MIL PORTAS MAIS , EMPURRADAS PELO JOVEM QUE ERA LEVADO POR UM TORVELINHO INVISÍVEL , IRRESISTÍVEL , VELOCÍSSIMO . TODAS ESSAS PORTAS DE BRONZE , UMA DEFRONTE À OUTRA , EMBORA A GRANDE DISTÂNCIA , FICAVAM UM INSTANTE ABERTAS . VI NO FUNDO , MUITO DISTANTE , COMO QUE A BOCA DE UM GRANDE FORNO , E ENQUANTO O JOVEM SE PRECIPITAVA NAQUELA VORAGEM , ELEVARAM-SE BOLAS DE FOGO . AS PORTAS VOLTARAM A FECHAR-SE COM A MESMA RAPIDEZ COM QUE SE HAVIAM ABERTO . TIREI ENTÃO MINHA CADERNETA PARA ESCREVER O NOME E O SOBRENOME DAQUELE DESGRAÇADO, MAS O GUIA, SEGURANDO-ME PELO BRAÇO , INTIMOU-SE :
- “ESPERA E OBSERVA NOVAMENTE”
OLHEI E PRESENCIEI OUTRO ESPETÁCULO . VI QUE POR AQUELA VERTENTE SE PRECIPITAVAM OUTROS TRÊS JOVENS DAS NOSSAS CASAS , OS QUAIS , À MANEIRA DE TRÊS PEDRAS , ROLAVAM RAPIDISSIMAMENTE UM APÓS O OUTRO . TINHAM OS BRAÇOS ABERTOS E URRAVAM DE TERROR . CHEGARAM AO FUNDO E FORAM BATER NA PRIMEIRA PORTA . NO MESMO INSTANTE , RECONHECI TODOS OS TRÊS . A PORTA SE ABRIU E , POR TRÁS DELAS , AS OUTRAS MIL; OS JOVENS FORAM EMPURRADOS NO COMPRIDÍSSIMO CORREDOR, OUVIU-SE UM PROLONGADO RUMOR INFERNAL, QUE SE AFASTAVA MAIS E MAIS, E DESAPARECERAM, CERRANDO-SE AS PORTAS . MUITOS OUTROS POUCO A POUCO FORAM CAINDO ATRÁS DESSES . VI CAIR UM POBREZINHO EMPURRADO POR UM PÉRFIDO COMPANHEIRO . UNS CAÍAM SÓS , OUTROS ACOMPANHADOS ; UNS SEGUROS PELO BRAÇO E OUTROS SOLTOS , AINDA QUE BASTANTE JUNTOS UNS DOS OUTROS . TODOS LEVAVAM ESCRITO NA FRONTE O SEU PECADO . EU OS CHAMAVA COM GRANDE AFLIÇÃO , ENQUANTO CAÍAM . MAS OS JOVENS NÃO ME OUVIAM ;  RETUMBAVAM AS PORTAS INFERNAIS AO ABRIR-SE , FECHAVAM-SE DEPOIS , E SEGUIA-SE UM SILÊNCIO SEPULCRAL .
- “EIS UMA DAS CAUSAS PRINCIPAIS DE TANTAS CONDENAÇÕES - EXCLAMOU MEU GUIA - MAUS LIVROS , MAUS COMPANHEIROS E HÁBITOS PERVERSOS”
OS LAÇOS QUE ANTES HAVIA VISTO ERAM OS QUE ARRASTAVAM OS JOVENS AO PRECIPÍCIO . AO VER CAÍREM TANTOS DELES , DISSE COM VOZ DESOLADA :
- “MAS ENTÃO É INÚTIL TRABALHARMOS EM NOSSOS COLÉGIOS, SE TANTOS SÃO OS RAPAZES AOS QUAIS AGUARDA ESSE FIM. NÃO HAVERÁ NENHUM OUTRO REMÉDIO PARA IMPEDIR A PERDA DE TANTAS ALMAS ?” . RESPONDEU O GUIA :
- “ESSE É O ESTADO ATUAL EM QUE SE ENCONTRAM, E SE MORRESSEM, PARA CÁ VIRIAM SEM MAIS” .
- “NESSE CASO, DEIXA-ME ANOTAR SEUS NOMES PARA QUE EU POSSA AVISA-LOS E PÔ-LOS NO CAMINHO DO PARAÍSO” .
- “E CRÊS QUE ALGUNS DELES , AVISADO , SE CORRIGIRIAM ?” . NUM PRIMEIRO MOMENTO , O AVISO OS IMPRESSIONARÁ ; DEPOIS O DESPREZARÃO , DIZENDO : "+ UM SONHO!", E FICARÃO PIORES DO QUE ANTES. OUTROS, SABENDO-SE DESCOBERTOS, FREQÜENTARÃO OS SACRAMENTOS, MAS SEM BOA VONTADE E SEM MÉRITO, PORQUE NÃO O FARÃO BEM. OUTROS SE CONFESSARÃO , MAS SÓ POR TEMOR MOMENTÂNEO DO INFERNO , SEM ARRANCAR DE SEU CORAÇÃO O AFETO AO PECADO” .
- “NÃO HÁ, ENTÃO, REMÉDIO PARA ESSES DESGRAÇADOS ? DÁ-ME UM REMÉDIO QUE POSSA SALVA-LOS” .
- “ELES TÊM SUPERIORES : QUE LHES OBEDEÇAM ! TÊM UM REGULAMENTO : QUE O OBSERVEM ! TÊM OS SACRAMENTOS : QUE OS FREQÜENTEM !”
NESSE MEIO TEMPO , PRECIPITOU-SE OUTRO BANDO DE JOVENS , E AS PORTAS FICARAM ABERTAS POR UNS INSTANTES .
- “ENTRA TU TAMBÉM”
- ME DISSE O GUIA . RETROCEDI HORRORIZADO . ESTAVA COM A IDÉIA DE QUE DEVIA VOLTAR LOGO AO ORATÓRIO PARA AVISAR OS JOVENS E SEGURA-LOS PRA QUE NENHUM SE PERDESSE . MAS O GUIA INSISTIU :  
- “VEM, E APRENDERÁS MUITAS COISAS . DIZ-ME , ANTES , PORÉM : QUERES IR SÓ OU ACOMPANHADO ?”
DISSE ISSO PARA QUE EU RECONHECESSE A INSUFICIÊNCIA DE MINHAS FORÇAS, E AO MESMO TEMPO A NECESSIDADE DE SUA BENÉVOLA ASSISTÊNCIA . RESPONDI :
- “SÓ ?! A ESSE LUGAR DE HORRORES ?! SEM SER AJUDADO POR TUA BONDADE ?! QUEM É QUE ME PODERIA ENSINAR O CAMINHO DE VOLTA ?”
MAS NO MESMO INSTANTE SENTI-ME CHEIO DE CORAGEM, PENSANDO COMIGO MESMO : - SÓ PODE IR PARA O INFERNO QUEM JÁ FOI JULGADO , E EU AINDA NÃO O FUI  . EM CONSEQÜÊNCIA, EXCLAMEI RESOLUTO :
- “ENTREMOS, POIS !
ADENTRAMOS AQUELE ESTREITO E HORRÍVEL CORREDOR . CORRÍAMOS COM A VELOCIDADE DO RELÂMPAGO . EM CADA UMA DAS PORTAS INTERIORES BRILHAVA COM TÉTRICA LUZ UMA INSCRIÇÃO AMEAÇADORA . QUANDO TERMINAMOS DE PERCORRE-LO , FOMOS PARAR NUM VASTO E TENEBROSO PÁTIO , EM CUJO O FUNDO VIA-SE UMA GROSSA E HORRÍVEL PORTINHA , COMO JAMAIS VI IGUAL , E NELA ESTAVA ESCRITA ESTAS PALAVRAS : IBUNT IMPII IN IGNEM AETERNUM [OS ÍMPIOS IRÃO PARA O FOGO ETERNO] . TODAS AS PAREDES EM VOLTA ESTAVAM CHEIAS DE INSCRIÇÕES . PEDI PERMISSÃO PARA O GUIA PARA LÊ-LAS . - ENTÃO EXAMINEI TUDO. NUM LUGAR , VI ESCRITO : DABO IGNEM IN CARNES EORUM UT COMBURANTUR IN SEMPITERNUM [DAREI FOGO A SUAS CARNES PARA QUE QUEIME ETERNAMENTE]. CRUCIABUNTUR DIE AC NOCTE IN SAECULA SAECULORUM [SERÃO ATORMENTADOS DIA E NOITE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS]. NOUTRO LUGAR: HIC UNIVERSITAS MALORUM PER OMNIA SAECULA SAECULORUM [AQUI ESTÁ O CONJUNTO DOS MOLES PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS]. E NOUTRO: NULLUS EST HIC ORDO, SED HORROR SEMPITERNUS INHABITAT [AQUI NÃO HÁ ORDEM, MAS HABITA HORROR ETERNO]. FUMUS TORMENTORUM SUORUM IN AETERNUM ASCENDIT [ETERNAMENTE ESTARÁ SUBINDO O FUMO DE SEUS TORMENTOS]. NON EST PAX IMPIIS [NÃO HÁ PAZ PARA OS ÍMPIOS]. CLAMOR ET STRIDOR DENTIUM [CLAMOR E RANGER DE DENTES] . ENQUANTO EU ESTAVA LENDO AS INSCRIÇÕES A VOLTA , O GUIA , QUE HAVIA FICADO NO MEIO DO PÁTIO , APROXIMOU-SE E ME DISSE :
- “A PARTIR DAQUI NINGUÉM MAIS PODERÁ TER UM COMPANHEIRO QUE O SUSTENTE , UM AMIGO QUE O CONFORTE , UM CORAÇÃO QUE O AME , UM OLHAR COMPASSIVO , UMA PALAVRA BENÉVOLA ; PASSAMOS A LINHA . QUERES VER OU EXPERIMENTAR ?”
- “SÓ QUERO VER” – RESPONDI
- “VEM, ENTÃO”
- ACRESCENTOU O AMIGO, E TOMOU-ME PELA MÃO . LEVOU-ME ASSIM ADIANTE DAQUELA PORTINHA E ABRIU-A  . COMUNICAVA COM UM ESPAÇO EM CUJO FUNDO HAVIA UMA GRANDE COVA FECHADA COM UMA AMPLA JANELA DE UM SÓ CRISTAL QUE IA DESDE O PISO ATÉ O TETO , E ATRAVÉS DO QUAL SE PODIA DIVISAR O INTERIOR . DEI UM PASSO PARA TRÁS E RETROCEDI ATÉ O UMBRAL DA PORTA , TOMADO POR INDESCRITÍVEL TERROR . APARECEU DIANTE DE MEUS OLHOS UMA ESPÉCIE DE IMENSA CAVERNA QUE SE PERDIA COMO QUE NAS ENTRANHAS DA MONTANHA , CHEIAS DE FOGO , NÃO COMO VEMOS NA TERRA , COM CHAMAS VIVAS , MAS UM FOGO TAL E TÃO ARDENTE QUE TUDO O QUE HAVIA EM TORNO ESTAVA TORRADO E EMBRANQUECIDO PELO EXCESSIVO CALOR  . PAREDES , TETOS , CHÃO , FERRO , PEDRA , LENHA , CARVÃO , TUDO ESTAVA BRANCO E INCANDESCENTE . COM CERTEZA O FOGO ERA DE MILHARES E MILHARES DE GRAUS DE CALOR ; MAS NADA SE REDUZIA AS CINZAS , NADA SE CONSUMIA . NÃO SOU CAPAZ DE DESCREVER AQUELA CAVERNA EM TODA A SUA ESPANTOSA REALIDADE . PRAEPARATA EST ENIM AB HERO THOPHETH, A REGE PRAEPARATA, PROFUNDA ET DILATATA. NUTRIMENTUM EIUS, IGNIS ET LIGNA MULTA: FLATUS DOMINI SICUT TORRENS SULPHURIS SUCCENDENS EAM (ISAÍAS, 30, 33) [DESDE MUITO TEMPO, FOI THOPHETH PREPARADA POR SEU DONO , FOI PREPARADA PELO REI , PROFUNDA E LARGA . SEU ALIMENTO É FOGO E MUITA LENHA ; O SOPRO DO SENHOR , COMO UMA TORRENTE DE ENXOFRE , A MANTÉM ACESA] . ENQUANTO EU OLHAVA TUDO AQUILO ESTARRECIDO , VEJO INESPERADAMENTE CAIR COM FÚRIA INCOERCÍVEL UM JOVEM QUE , LANÇANDO UM GRITO LANCINANTE , COMO O DE UMA PESSOA , QUE ESTIVESSE A PONTO DE CAIR NUM LAGO DE BRONZE DERRETIDO , SE PRECIPITA NO MEIO DO FOGO , TORNA-SE INCANDESCENTE COMO TODA A CAVERNA E FICA IMÓVEL , RESSOANDO POR UNS INSTANTES O ECO DE SUA VOZ AGONIADA . CHEIO DE HORROR , FECHEI OS OLHOS NO JOVEM , E PARECEU-ME UM DO ORATÓRIO , UM DE MEUS FILHOS !  
- “MAS, NÃO É ESTE UM DE MEUS RAPAZES ?” - PERGUNTEI AO AMIGO
– “SIM, É ELE” - ME RESPONDEU .
- “E PORQUE  NÃO MUDA DE POSIÇÃO ? COMO É QUE ESTA ASSIM INCANDESCENTE E NÃO SE CONSOME ?” 
- “PREFERISTE VER , POR ISSO AGORA NÃO ME FALES . OLHA E VERÁS”
ADEMAIS , OMNIS ENIM IGNE SALIETUR ET OMNIS VICTIMA SALE SALIETUR (S. MARCOS, 14, 15) [SERÁ SALGADO COM FOGO E TODA VÍTIMA SE CONDIMENTARÁ COM SAL] . MAL HAVIA VOLTADO OS OLHOS , QUANDO OUTRO JOVEM , COM FUROR DESESPERADO E GRANDÍSSIMA VELOCIDADE , CORRE E SE PRECIPITA NA MESMA CAVERNA . TAMBÉM ERA DO ORATÓRIO . MAL CAIU , JÁ NÃO SE MOVEU MAIS ; TAMBÉM ELE HAVIA LANÇADO UM GRITO LANCINANTE , E SUA VOZ SE HAVIA CONFUNDIDO, COM O ULTIMO ECO DO GRITO DO QUE CAIRÁ ANTES . CHEGARAM DEPOIS OUTROS IGUALMENTE PRECIPITADOS ; SEU NUMERO AUMENTAVA CADA VEZ MAIS , TODOS LANÇAVAM O MESMO GRITO E FICAVAM IMÓVEIS INCANDESCENTES , COMO OS QUE OS TINHAM PRECEDIDO . OBSERVEI QUE O PRIMEIRO TERIA FICADO COM A MÃO NO AR E COM O PÉ TAMBÉM SUSPENSO NO ALTO O SEGUNDO HAVIA FICADO COMO QUE DOBRADO PARA BAIXO . UNS TINHAM OS PÉS NO AR ; OUTROS, A CARA CONTRA O SOLO ; OUTROS , ESTAVAM COMO QUE SUSPENSOS , SUSTENTANDO-SE COM UM SÓ PÉ E COM UMA SÓ MÃO . HAVIA OS SENTADOS OU ESTENDIDOS , APOIADOS DE UM LADO EM PÉ OU DE JOELHOS , COM AS MÃOS ENTRE OS CABELOS . HAVIA , POR FIM , UM GRANDE NÚMERO DE JOVENS COMO ESTATUAS , EM POSIÇÕES CADA QUAL MAIS DOLOROSA .  VIERAM AINDA MUITOS MAIS AQUELA FORNALHA . JOVENS QUE EM PARTE EU CONHECIA E EM PARTE ERAM DESCONHECIDOS . LEMBREI-ME ENTÃO DO QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA : COMO SE CAI PELA PRIMEIRA VEZ NO INFERNO , ASSIM SE ESTARÁ ETERNAMENTE . LIGNUM, IN QUOCUMQUE LOCO CECIDERIT, IBI ERIT [ONDE CAIR A ÁRVORE, ALI FICARÁ]  . AUMENTAVA EM MIM O ESPANTO, E PERGUNTEI AO GUIA :
- “MAS ESSES QUE OCORREM COM TANTA VELOCIDADE, NÃO SABEM QUE VEM TER AQUI ?”  
- “OH, SIM! SABEM QUE VÃO PARA O FOGO! FORAM AVISADO MIL VEZES, MAS CORREM VOLUNTARIAMENTE POR CAUSA DO PECADO, QUE NÃO DETESTA E NÃO QUEREM ABANDONAR, PORQUE DESPREZARAM E RECHAÇARAM A MISERICÓRDIA DE DEUS QUE INCESSANTEMENTE OS CHAMAVA A PENITÊNCIA . POR ISSO A JUSTIÇA DIVINA, PROVOCADA, OS EMPURRA, OS INSTA, OS PERSEGUE E NÃO PODEM PARAR ENQUANTO NÃO CHEGAM A ESTE LUGAR” .
-“QUAL NÃO DEVE SER O DESESPERO DESTES DESGRAÇADOS SEM A MENOR ESPERANÇA DE SAIR DAQUI !” - EXCLAMEI
– “QUERES CONHECER AS INQUIETAÇÕES E OS FURORES DAS ALMAS DELES ? APROXIMA-TE UM POUCO MAIS”
- RESPONDEU O GUIA . DEI ALGUNS PASSOS PARA A JANELA , E VI QUE MUITOS DAQUELES MISERÁVEIS SE GOLPEAVA E FERIAM UNS AOS OUTROS E SE MORDIAM COMO CÃES RAIVOSOS ; OUTROS SE ARRANHAVAM O ROSTO , SE LACERAVAM AS MÃOS , DESPEDAÇAVAM AS PRÓPRIAS CARNES E AS ATIRAVAM PELO AR COM DESPREZO . DE REPENTE , O TETO DA CAVERNA SE TORNOU TRANSPARENTE , COMO DE CRISTAL , E ATRAVÉS DELE SE VIA UM PEDAÇO DO CÉU E AS RADIANTES FIGURAS DE SEUS COMPANHEIROS PARA SEMPRE SALVOS . OS CONDENADOS BRAMIAM COM FEROZ INVEJA , PORQUE OS JUSTOS HAVIAM SIDO OLHADOS POR ELE , EM CERTO TEMPO , COMO OBJETO DE IRRISÃO
LITURGIA DO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2012

PRIMEIRA LEITURA: NÚMEROS 21, 4-9
EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ , (VERMELHO, GLÓRIA, CREIO, PREFÁCIO PRÓPRIO - OFÍCIO  DA FESTA) - LEITURA DO LIVRO DOS NÚMEROS  - NAQUELES DIAS, 4PARTIRAM DO MONTE HOR NA DIREÇÃO DO MAR VERMELHO, PARA CONTORNAR A TERRA DE EDOM. 5MAS O POVO PERDEU A CORAGEM NO CAMINHO, E COMEÇOU A MURMURAR CONTRA DEUS E CONTRA MOISÉS: "POR QUE, DIZIAM ELES, NOS TIRASTES DO EGITO, PARA MORRERMOS NO DESERTO ONDE NÃO HÁ PÃO NEM ÁGUA? ESTAMOS ENFASTIADOS DESTE MISERÁVEL ALIMENTO." 6ENTÃO O SENHOR ENVIOU CONTRA O POVO SERPENTES ARDENTES, QUE MORDERAM E MATARAM MUITOS. 7O POVO VEIO A MOISÉS E DISSE-LHE: "PECAMOS, MURMURANDO CONTRA O SENHOR E CONTRA TI. ROGA AO SENHOR QUE AFASTE DE NÓS ESSAS SERPENTES." MOISÉS INTERCEDEU PELO POVO, 8E O SENHOR DISSE A MOISÉS: "FAZE PARA TI UMA SERPENTE ARDENTE E METE-A SOBRE UM POSTE. TODO O QUE FOR MORDIDO, OLHANDO PARA ELA, SERÁ SALVO." 9MOISÉS FEZ, POIS, UMA SERPENTE DE BRONZE, E FIXOU-A SOBRE UM POSTE. SE ALGUÉM ERA MORDIDO POR UMA SERPENTE E OLHAVA PARA A SERPENTE DE BRONZE, CONSERVAVA A VIDA - PALAVRA DO SENHOR
SALMO RESPONSORIAL(77)
REFRÃO: DAS OBRAS DO SENHOR, Ó MEU POVO, NÃO TE ESQUEÇAS!
1.
 ESCUTA, Ó MEU POVO, A MINHA LEI, / OUVE ATENTO AS PALAVRAS QUE EU TE DIGO; / ABRIREI A MINHA BOCA EM PARÁBOLAS, / OS MISTÉRIOS DO PASSADO LEMBRAREI. -R.

2.
 QUANDO OS FERIA, ELES ENTÃO O PROCURAVAM, / CONVERTIAM-SE CORRENDO PARA ELE; / RECORDAVAM QUE O SENHOR É SUA ROCHA / E QUE DEUS, SEU REDENTOR, É O DEUS ALTÍSSIMO. -R.

3.
 MAS APENAS O HONRAVAM COM SEUS LÁBIOS / E MENTIAM AO SENHOR COM SUAS LÍNGUAS; / SEUS CORAÇÕES ENGANADORES ERAM FALSOS / E, IN­FIÉIS, ELES ROMPIAM A ALIANÇA. -R.

4.
 MAS O SENHOR, SEMPRE BENIGNO E COMPASSIVO, / NÃO OS MATAVA E PERDOAVA SEU PECADO; / QUANTAS VEZES DOMINOU A SUA IRA / E NÃO DEU LARGAS À VAZÃO DE SEU FUROR. -R.
EVANGELHO: JOÃO 3, 13-17
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO - NAQUELE TEMPO, 13NINGUÉM SUBIU AO CÉU SENÃO AQUELE QUE DESCEU DO CÉU, O FILHO DO HOMEM QUE ESTÁ NO CÉU. 14COMO MOISÉS LEVANTOU A SERPENTE NO DESERTO, ASSIM DEVE SER LEVANTADO O FILHO DO HOMEM, 15PARA QUE TODO HOMEM QUE NELE CRER TENHA A VIDA ETERNA. 16COM EFEITO, DE TAL MODO DEUS AMOU O MUNDO, QUE LHE DEU SEU FILHO ÚNICO, PARA QUE TODO O QUE NELE CRER NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA. 17POIS DEUS NÃO ENVIOU O FILHO AO MUNDO PARA CONDENÁ-LO, MAS PARA QUE O MUNDO SEJA SALVO POR ELE. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM 2 DE JUNHO DE 2012 PARA A VIDENTE MIRJANA DRAGICEVIC - “QUERIDOS FILHOS, EU CONTINUO NO MEIO DE VÓS PORQUE, COM MEU INFINITO AMOR, EU DESEJO MOSTRAR-VOS A PORTA DO CÉU. EU DESEJO DIZER-VOS COMO ELA PODE SER ABERTA: ATRAVÉS DA BONDADE, MISERICÓRDIA, AMOR E PAZ – ATRAVÉS DO MEU FILHO. PORTANTO, MEUS FILHOS, NÃO PERCAM TEMPO COM FUTILIDADES. SOMENTE O CONHECIMENTO DO AMOR DO MEU FILHO PODE SALVAR-VOS. ATRAVÉS DO AMOR SALVÍFICO E DO ESPÍRITO SANTO ELE ME ESCOLHE E EU, JUNTO COM ELE, ESTOU ESCOLHENDO A VÓS PARA SER APÓSTOLOS DO SEU AMOR E VONTADE. MEUS FILHOS, É UMA GRANDE RESPONSABILIDADE SOBRE VÓS. EU DESEJO QUE PELO VOSSO EXEMPLO VÓS AJUDAIS OS PECADORES A RECUPERAR A VISÃO, ENRIQUECER SUAS POBRES ALMAS E TRAZÊ-LAS DE VOLTA PARA O MEU ABRAÇO. DESSA FORMA, REZEM, REZEM, JEJUEM E CONFESSEM-SE REGULARMENTE. SE RECEBER MEU FILHO NA EUCARISTIA FOR O CENTRO DE VOSSAS VIDAS, ENTÃO NÃO TENHAM MEDO, VOCÊS PODEM FAZER TUDO. EU ESTOU CONVOSCO. TODOS OS DIAS EU REZO PELOS PASTORES E ESPERO O MESMO DE VÓS. ISSO PORQUE, MEUS FILHOS, SEM A SUA ORIENTAÇÃO E O FORTALECIMENTO QUE ADVÉM DE SUAS BÊNÇÃOS, VÓS NÃO PODEIS FAZÊ-LO. OBRIGADA” – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
A IGREJA CELEBRA HOJE , EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ - NOS REUNIMOS COM TODOS OS SANTOS, NESTE DIA, PARA EXALTAR A SANTA CRUZ, QUE É FONTE DE SANTIDADE E SÍMBOLO REVELADOR DA VITÓRIA DE JESUS SOBRE O PECADO, A MORTE E O DEMÔNIO; TAMBÉM NA CRUZ ENCONTRAMOS O MAIOR SINAL DO AMOR DE DEUS, POR ISSO : "NÓS, PORÉM, PREGAMOS UM MESSIAS CRUCIFICADO, ESCÂNDALO PARA OS JUDEUS, LOUCURA PARA OS PAGÃOS " (I COR 1,23) . ESTA FESTIVIDADE ESTÁ LIGADA À DEDICAÇÃO DE DUAS IMPORTANTES BASÍLICAS CONSTRUÍDAS EM JERUSALÉM POR ORDEM DE CONSTANTINO, FILHO DE SANTA HELENA. UMA, CONSTRUÍDA SOBRE O MONTE DO GÓLGOTA E OUTRA, NO LUGAR EM QUE CRISTO JESUS FOI SEPULTADO E RESSUSCITADO PELO PODER DE DEUS . A DEDICAÇÃO DESTAS DUAS BASÍLICAS REMONTA AO ANO 335, QUANDO A SANTA CRUZ FOI EXALTADA OU APRESENTADA AOS FIÉIS. ENCONTRADA POR SANTA HELENA, FOI ROUBADA PELOS PERSAS E RESGATADA PELO IMPERADOR HERÁCLIO. GRAÇAS A DEUS A CRUZ ESTÁ GUARDADA NA TRADIÇÃO E NO CORAÇÃO DE CADA VERDADEIRO CRISTÃO, POR ISSO NESTE DIA, A IGREJA NOS CONVIDA A REZARMOS: "DO REI AVANÇA O ESTANDARTE, FULGE O MISTÉRIO DA CRUZ, ONDE POR NÓS SUSPENSO O AUTOR DA VIDA, JESUS. DO LADO MORTO DE CRISTO, AO GOLPE QUE LHE VIBRAVAM, PARA LAVAR MEU PECADO O SANGUE E A ÁGUA JORRAVAM. ÁRVORE ESPLÊNDIDA BELA DE RUBRA PÚRPURA ORNADA DOS SANTOS MEMBROS TOCAR DIGNA SÓ TU FOSTE ACHADA" . "VIVA JESUS! VIVA A SANTA CRUZ!" . SANTA CRUZ, SEDE A NOSSA SALVAÇÃO!


Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by