Queridos  irmãos,  queridas  irmãs,  a  paz!  Este  artigo  foi  publicado  originalmente  pela Irmã Emmanuel. É um artigo tocante e  certamente chocante e desconcertante!
     Valentina, 29 anos, vem da Ucrânia (Valentyna Pavsyukova, fundadora da Chalice of Mercy - Cálide de Misericórdia - uma missão católica para a Ucrânia). À primeira vista, parece uma jovem  normal. E, no entanto, a sua história sai do habitual! De um meio marcado pelo comunismo puro e duro dessas regiões, cresceu na pobreza material e num completo vazio espiritual. Um dia ganhou o green card, uma espécie de loteria do tipo americano, que lhe proporcionou ir viver nos Estados Unidos. Tinha apenas 18 anos, com formação de cabeleireira. Mas, dadas as suas horríveis condições de vida, não vendo para si futuro na sua terra, partiu. O início foi duro, não falava inglês; o trabalho não lhe preenchia a vida e acabrunhava-a um terrível sentimento de vazio. Na escuridão da sua alma, ela não pode deixar de pensar que talvez houvesse uma outra dimensão na vida. Então, tenta colocar uma pergunta a um Pai Celeste, a Quem a sua avó rezava na Ucrânia, mas que lhe é totalmente desconhecido: “Se Tu existes, se Tu és um Pai, mostra-mo!” Com esta oração recebeu em pleno coração ondas de paz, a sua fé nasceu! Valentina tornou-se uma católica fervorosa.
     Um dia encontrou peregrinos que voltavam de Medjugorje e ficou com um profundo desejo de ir até lá. Fez a viagem em 2007. Lá, o seu coração foi tocado pela presença da Virgem e sentiu-se fortemente impelida a fazer um “acordo” com Ela. Rezando o rosário diante da imagem de Cristo ressuscitado, compreendeu que a sua missão era a de rezar pelos jovens do seu país e de os levar a Medjugorje. Por Seu lado, a Divina Providência abrir-lhe-ia as portas, assim como os corações.
     Valentina havia encontrado a sua vocação! Partiu muito feliz para a sua pensão e, no caminho, encontrou um desconhecido que lhe disse à queima-roupa: “Desculpe se o que lhe vou dizer possa parecer estúpido, mas devo dizer-lhe! Sinto que é chamada a trazer aqui, à Virgem, os jovens do seu país! Procurei-a para lhe dizer que também eu desejo financiar essa missão”. Valentina nem acreditava no que ouvira! Acabava de se comprometer diante de Jesus ressuscitado! Voltou ao seu país natal para se meter no trabalho.
     Organizou a primeira peregrinação em 2008 e todos os jovens da sua paróquia responderam ao apelo! O seu coração puro, a sua juventude, determinação e, sobretudo, a unção que o Espírito Santo derrama sobre ela, fazem com que as pessoas lhe abram os corações. Consagra muito tempo à oração.
Muito rapidamente, toma a peito os mais pobres, e Deus a introduz no meio médico onde encontra muita miséria moral. Os doentes estão abandonados. Com a ajuda da Providência começa a criar hospitais onde os doentes em fim de vida podem reencontrar a sua dignidade. Inspira-a para isto a Madre Teresa de Calcutá.
     Propõe também a médicos ateus irem a Medjugorje, e foi assim que ela apareceu lá num dia de junho de 2011, com 50 peregrinos do corpo médico, todos ateus. Os médicos presentes são abortistas profissionais! Valentina agarra-se à Gospa, que quer convidar todos os Seus filhos, sem exceção, a abrigar-se sob o Seu manto. Entre eles uma ginecologista. Sessenta anos bem medidos. Com todo o grupo, ela sobe a Colina das Aparições. Valentina preparou um plano inspirado pela Virgem, para todos os seus peregrinos, ateus ou nãouma vez lá em cima, toda as pessoas se consagram ao Coração Imaculado de Maria!! A ginecologista também o faz, como todos os outros. Nessa noite, na pensão, ela reúne todos, porque quer partilhar uma coisa importante. Aperta-se-lhe a garganta, tem dificuldade em falar, ela, a chefe, que supervisiona todos os serviços do seu hospital…
     “Mal pus os pés na colina, disse ela, tudo mudou diante dos meus olhos. As pedras desapareceram e a colina de repente estava coberta de ossos e crânios de todas as crianças que eu abortei durante 40 anos. Olhem para estas mãos… Eis aqui as mãos que mataram uma cidade inteira!”
     Ela chora e na sala os lenços aparecem, uns após os outros. Todos os abortistas presentes se reveem nela. Em sua maioria, partirão mudados, convertidos, decididos a parar os abortos e a caminhar com Deus.
     Valentina continua a sua bela missão. Até hoje, 400 médicos abortistas mudaram sob a sua influência, tendo o último grupo de 50 deixado Medjugorje em 29 de agosto passado. Eles não lhe pagam porque ela não quer que o dinheiro de sangue inocente se junte a tudo isto. Como faz? Cada vez há um novo desafio, o dinheiro aparece no momento exato para financiar a peregrinação destes médicos ricos. Desde então, vários hospitais na Ucrânia cessaram os abortos e a prática da eutanásia. Valentina tem uma metalimpar todos os hospitais da Ucrânia destas práticas fatais e colocar aí a bênção de Deus. Voltar a dar aos médicos e ao corpo médico a dignidade da sua profissão. Hoje, transformaram-se muitas dessas mãos que mataram inocentes, porque o céu as utiliza para proteger a vida!
     Nunca vi o sol girar em Medjugorje, mas este milagre todos podem constatar! Valentina está convencida de que esta chuva de graças não se limitará apenas à Ucrânia. Rezemos por ela e pelos seus amigos, para que sejam protegidos! E peçamos para os nossos países este zelo ardente e esta fé viva que moveram e ainda moverão muitas montanhas!
                                                                                  Ir. Emmanuel