terça-feira, 4 de setembro de 2012

COMO AMAR OS PRÓPRIOS INIMIGOS?

COMO AMAR OS PRÓPRIOS INIMIGOS?

Vicka ensina com atitudes e palavras e... com o seu sorriso. Vicka proclama a mensagem do Evangelho do amor aos inimigos.Amar nossos inimigos se consegue com a graça de Deus. Mas numa situação de violência e de ódio como se pode ousar proclamar concretamente este amor aos ouvidos que não querem enterder? Como fazer isto sem despertar cólera e revolta?
 Responde Vicka: “ nós devemos rezar pelo povo que atua contra nós. Se não mostrarmos de quere-lhes bem, se não damos o exemplo de amor e de perdão, então esta guerra poderá arrastar-se. A coisa mais importante para nós é não começarmos a vingança. Se dizemos: “aqueles que me fizeram mal devem pagar , farei a eles a mesma coisa!”, esta guerra não terá fim. Devemos ao contrário, perdoar e dizer: “O Deus, Te agradeço por tudo que acontece ao meu povo e te peço pelos inimigos, para que verdadeiramente não sejam aquilo que fazem” Possa a nossa oração tocar todos os corações e faze-los compreender que as guerras não conduzem a nenhuma parte.”

Vicka vai fundo nesta mensagem de amor, vai adiante de tudo e todos. É verdade, quando ousa afirmar um outro ponto quase esquecido: a paz não pode acontecer senão através do amor, inclusive aquele aos nossos inimigos. Sobre isto eu experimentei uma grande dor ao encontrar uma das mensagens mais importantes de Nossa Senhora. De fato eu a encontrei graças a Mons. Franic, Arcebispo de Split que me comunicou em 1984: num tempo em que o ódio já era grande ele ousava repetir esta mensagem já quase esquecida: “Amai os vossos irmãos sérvios-ortodoxos. Amai os vossos irmãos mulçumanos. Amai aqueles que vos governam( naquele tempo os comunistas)”. 

Vicka, mais que ninguém, compreende e vive as mensagens de Medjugorje. Possa o seu exemplo ensinar-nos a amar os nossos inimigos. Isto é mais fácil quando possuímos poucos inimigos, quando são menos perigosos, quando não desejam tirar-nos tudo, inclusive a nossa vida.

 Fonte: R. Laurentin – Chrétien Magazin: 15/10/92

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...