A VIGILÂNCIA SOBRE OS PENSAMENTOS - LITURGIA DIÁRIA , 28 DE SETEMBRO DE 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


A VIGILÂNCIA SOBRE OS PENSAMENTOS

POR SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

 (OBRA COMPILADA DOS ESCRITOS DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, “ESCOLA DA PERFEIÇÃO” , DOUTOR DA IGREJA, VERTIDA PARA O PORTUGUÊS SEGUNDO A EDIÇÃO ALEMÃ DO PE. PAULO LEICK PELO PE. JOSÉ LOPES, C. SS. R, 1955)

 
1) A RESPEITO DOS MAUS PENSAMENTOS ENCONTRA-SE, MUITAS VEZES, UM DUPLO ENGANO:

A) ALMAS QUE TEMEM A DEUS E NÃO POSSUEM O DOM DO DISCERNIMENTO E SÃO INCLINADAS AOS ESCRÚPULOS, PENSAM QUE TODO MAU PENSAMENTO QUE LHES SOBREVÊM É JÁ UM PECADO. ELAS ESTÃO ENGANADAS, PORQUE OS MAUS PENSAMENTOS EM SI NÃO SÃO PECADOS, MAS SÓ E UNICAMENTE O CONSENTIMENTO NELES . A MALÍCIA DO PECADO MORTAL CONSISTE TODA E SÓ NA MÁ VONTADE, QUE SE ENTREGA AO PECADO COM CLARO CONHECIMENTO DE SUA MALDADE E PLENA DELIBERAÇÃO DE SUA PARTE. E, POR ISTO, SANTO AGOSTINHO ENSINA QUE NÃO PODE HAVER PECADO ONDE FALTA O CONSENTIMENTO DA VONTADE.

POR MAIS QUE SEJAMOS ATORMENTADOS PELAS TENTAÇÕES, PELA REBELIÃO DE NOSSOS SENTIDOS, PELAS COMOÇÕES OU SENSAÇÕES DESREGRADAS DE NOSSA NATUREZA CORPÓREA, NÃO EXISTE PECADO ALGUM ENQUANTO FALTAR O CONSENTIMENTO, COMO ENSINA TAMBÉM SÃO BERNARDO, DIZENDO: "O SENTIMENTO NÃO CAUSA DANO ALGUM, CONTANTO QUE NÃO SOBREVENHA O CONSENTIMENTO".

PARA CONSOLAR TAIS ALMAS TIMORATAS E ESCRUPULOSAS, QUERO OFERECER-LHES AQUI UMA REGRA PRÁTICA, ACEITA POR QUASE TODOS OS TEÓLOGOS:
QUANDO UMA ALMA QUE TEME A DEUS E DETESTA O PECADO, DUVIDA SE CONSENTIU OU NÃO EM UM MAU PENSAMENTO, NÃO ESTÁ OBRIGADA A CONFESSAR-SE DISSO, PORQUE, EM TAL CASO, SE TIVESSE REALMENTE COMETIDO UM PECADO MORTAL, NÃO ESTARIA EM DÚVIDA A ESSE RESPEITO, PORQUE O PECADO MORTAL, PARA UMA ALMA QUE TEME A DEUS, É UM MONSTRO TÃO HORRENDO, QUE NÃO PODERÁ TER ENTRADA EM SEU CORAÇÃO SEM O PERCEBER.

B) OUTROS, QUE POSSUEM UMA CONSCIÊNCIA MAIS RELAXADA E SÃO MAL INSTRUÍDOS, JULGAM, PELO CONTRÁRIO, QUE OS MAUS PENSAMENTOS NUNCA SÃO PECADOS, MESMO HAVENDO CONSENTIMENTO NELES, CONTANTO QUE NÃO SE CHEGUE A PRATICAR. ESTE ERRO É MUITO MAIS PERNICIOSO QUE O PRIMEIRO. O QUE SE NÃO PODE FAZER, NÃO SE PODE TAMBÉM DESEJAR; POR ISSO, O MAU PENSAMENTO EM SI CONTÊM TODA A MALÍCIA DO ATO. ASSIM COMO AS MÁS OBRAS NOS SEPARAM DE DEUS, TAMBÉM OS MAUS PENSAMENTOS NOS AFASTAM D'ELE E NOS PRIVAM DE SUA GRAÇA.


"PENSAMENTOS PERVERSOS NOS SEPARAM DE DEUS" (SAB 1, 3). COMO AS MÁS OBRAS ESTÃO PATENTES AOS OLHOS DE DEUS, TAMBÉM SUA VISTA ALCANÇA TODOS OS NOSSOS MAUS PENSAMENTOS PARA CONDENÁ-LOS E PUNI-LOS, POIS "UM DEUS DE CIÊNCIA É O SENHOR, E DIANTE D'ELE ESTÃO PATENTES TODOS OS PENSAMENTOS" (I RS 2, 3).

2) LOGO, NEM TODOS OS MAUS PENSAMENTOS SÃO PECADOS, E NEM TODOS OS QUE SÃO PECADOS TRAZEM EM SI O MESMO CUNHO DE MALÍCIA. DEVEMOS CONSIDERAR TRÊS COISAS QUANDO SE TRATA DE UM PECADO DE PENSAMENTO, A SABER: A SUGESTÃO, A DELIBERAÇÃO E O CONSENTIMENTO. ALGUNS ESCLARECIMENTOS A ESSE RESPEITO:

A) SOB A PALAVRA SUGESTÃO ENTENDE-SE O PRIMEIRO PENSAMENTO QUE NOS INCITA A PRATICAR O MAL QUE NOS VEM À MENTE. ESTA INSTIGAÇÃO OU INCITAMENTO AINDA NÃO É PECADO; SE A VONTADE A REPELE IMEDIATAMENTE, É MESMO UMA FONTE DE MERECIMENTOS. "PARA CADA TENTAÇÃO A QUE OPUSERES RESISTÊNCIA, SE TE DEVERÁ UMA COROA", DIZ SANTO ANTÃO.

ATÉ OS SANTOS FORAM PERSEGUIDOS POR TAIS PENSAMENTOS. SÃO BENTO REVOLVEU-SE SOBRE OS ESPINHOS PARA VENCER UMA TENTAÇÃO IMPURA, E SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA LANÇOU-SE EM POÇO DE ÁGUA GELADA. SÃO PAULO NOS INFORMA QUE TAMBÉM ELE FOI TENTADO CONTRA A PUREZA: "E PARA QUE A GRANDEZA DAS REVELAÇÕES NÃO ME ENSOBERBESSE, FOI-ME DADO UM ESPINHO EM MINHA CARNE, UM ANJO DE SATANÁS PARA ME ESBOFETEAR" (2 COR 12, 7). O APÓSTOLO SUPLICOU VÁRIAS VEZES AO SENHOR QUE O LIVRASSE DESSE INIMIGO: "POR ESSA CAUSA ROGUEI AO SENHOR TRÊS VEZES QUE O AFASTASSE DE MIM".

O SENHOR NÃO QUIS, PORÉM, DISPENSÁ-LO DO COMBATE, E RESPONDEU-LHE: "BASTA-TE A MINHA GRAÇA". E POR QUE NÃO QUERIA O SENHOR LIVRÁ-LO? PARA QUE ADQUIRISSE MAIORES MÉRITOS POR SUA RESISTÊNCIA À TENTAÇÃO: "PORQUE A VIRTUDE SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA". SÃO FRANCISCO DE SALES DIZ QUE QUANDO UM LADRÃO PROCURA ARROMBAR UMA PORTA, É PORQUE NÃO ESTÁ AINDA DENTRO DA CASA; ASSIM TAMBÉM, QUANDO O DEMÔNIO TENTA UMA ALMA, É PORQUE SE ACHA ELA AINDA NA GRAÇA DE DEUS.

SANTA CATARINA DE SENA FOI UMA VEZ HORRIVELMENTE ATORMENTADA PELO DEMÔNIO, DURANTE TRÊS DIAS, COM FORTES TENTAÇÕES IMPURAS. APARECEU-LHE ENTÃO O SENHOR PARA CONSOLÁ-LA, E ELA PERGUNTOU-LHE: - MAS ONDE ESTIVESTES, SENHOR MEU, DURANTE ESTES TRÊS DIAS? JESUS RESPONDEU-LHE: DENTRO DO TEU CORAÇÃO, DANDO-TE FORÇA PARA RESISTIRES À TENTAÇÃO. E O SENHOR DEU-LHE A CONHECER QUE O SEU CORAÇÃO ESTAVA, DEPOIS DA TENTAÇÃO, MAIS PURO QUE ANTES.

B) À SUGESTÃO SEGUE-SE A DELEITAÇÃO. QUANDO NOS DAMOS AO TRABALHO DE REPELIR IMEDIATAMENTE A TENTAÇÃO, SENTIMOS NELA UMA CERTA COMPLACÊNCIA OU PRAZER, QUE NOS VAI ARRASTANDO AO CONSENTIMENTO. MESMO ENTÃO, SE A VONTADE NÃO DÁ SEU ASSENTIMENTO, NÃO HÁ PECADO MORTAL; QUANDO MUITO, PODERÁ HAVER PECADO VENIAL. SE, PORÉM, NÃO RECORRERMOS ENTÃO A DEUS E NÃO NOS ESFORÇARMOS POR RESISTIR À TENTAÇÃO, FACILMENTE NOS SENTIREMOS ARRASTADOS AO CONSENTIMENTO E PERDIDOS, SEGUNDO AS PALAVRAS DE SANTO ANSELMO (DE SIMILIT., C. 40): "SE NÃO PROCURAMOS IMPEDIR A DELEITAÇÃO, ELA SE TRANSFORMARÁ EM CONSENTIMENTO E MATARÁ A ALMA".

UMA SENHORA, QUE TINHA FAMA DE SANTA, TEVE, UM DIA, UM MAU PENSAMENTO, QUE NÃO REPELIU IMEDIATAMENTE, E PECOU POR PENSAMENTO. POR VERGONHA DEIXOU DE CONFESSAR ESSE PENSAMENTO CRIMINOSO E MORREU, POUCO DEPOIS, EM ESTADO DE PECADO. PORQUE MORREU COM FAMA DE SANTIDADE, MANDOU O BISPO QUE FOSSE SEPULTADA EM SUA PRÓPRIA CAPELA. NO DIA SEGUINTE, PORÉM, APARECEU-LHE ELA, TODA CIRCUNDADA DE FOGO, E CONFESSOU-LHE, INFELIZMENTE JÁ TARDE DEMAIS, QUE ESTAVA CONDENADA POR TER CONSENTIDO NUM MAU PENSAMENTO.

C) TODA A MALÍCIA DO MAU PENSAMENTO ESTÁ, PORÉM, NO CONSENTIMENTO. HAVENDO PLENO CONSENTIMENTO, PERDE-SE A GRAÇA DE DEUS E CHAMA-SE SOBRE SI A CONDENAÇÃO ETERNA, QUER SE TENHA O DESEJO DE COMETER UM PECADO DETERMINADO, QUER SE PENSE OU REFLITA COM PRAZER NO PECADO COMO SE O ESTIVESSE COMETENDO. ESTA ÚLTIMA ESPÉCIE DE PECADO CHAMA-SE UMA DELEITAÇÃO DELIBERADA OU MOROSA, E DEVE-SE DISTINGUIR BEM DA PRIMEIRA, ISTO É, DO PECADO DE DESEJO.

3) SE FORES, POIS, MOLESTADA POR TAIS TENTAÇÕES, ALMA CRISTÃ, NÃO DEVES PERDER A CORAGEM, ANTES, ANIMOSAMENTE COMBATER, EMPREGANDO OS MEIOS QUE TE VOU INDICAR, E NÃO SUCUMBIRÁS:

A) O PRIMEIRO É HUMILHAR-SE CONTINUAMENTE DIANTE DE DEUS. O SENHOR CASTIGA MUITAS VEZES OS ESPÍRITOS SOBERBOS, PERMITINDO QUE CAIAM EM QUALQUER PECADO IMPURO. SÊ, POIS, HUMILDE, E NÃO CONFIES EM TUAS PRÓPRIAS FORÇAS. DAVI CONFESSA QUE CAIU NO PECADO POR NÃO TER SE HUMILHADO E TER CONFIADO DEMAIS EM SI MESMO: "ANTES DE ME HAVER HUMILHADO, EU PEQUEI" (SL 118, 67). DEVEMOS TEMER SEMPRE A NOSSA PRÓPRIA FRAQUEZA E COLOCAR EM DEUS TODA A NOSSA CONFIANÇA, ESPERANDO FIRMEMENTE QUE NOS PRESERVE DESSE VÍCIO.

B) O SEGUNDO MEIO É RECORRER IMEDIATAMENTE A DEUS, SEM ENTRAR EM DIÁLOGO COM A TENTAÇÃO. LOGO QUE SE APRESENTAR AO NOSSO ESPÍRITO UM PENSAMENTO IMPURO, DEVEMOS ELEVAR A DEUS IMEDIATAMENTE O NOSSO PENSAMENTO OU DIRIGI-LO A QUALQUER OBJETO INDIFERENTE. A COISA MELHOR SERÁ INVOCAR IMEDIATAMENTE OS SANTÍSSIMOS NOMES DE JESUS E MARIA, E NÃO CESSAR DE REPETI-LOS ATÉ DESAPARECER A TENTAÇÃO. SE ELA FOR MUITO FORTE, SERÁ BOM REPETIR MUITAS VEZES O SEGUINTE PROPÓSITO: Ó MEU DEUS, PREFIRO MORRER A VOS OFENDER. PEÇA-SE SOCORRO, DIZENDO: Ó MEU JESUS, SOCORREI-ME. MARIA, ASSISTI-ME. OS NOMES DE JESUS, MARIA E JOSÉ POSSUEM UMA FORÇA ESPECIAL PARA AFUGENTAR AS TENTAÇÕES DO DEMÔNIO.

C) O TERCEIRO MEIO É A RECEPÇÃO ASSÍDUA DOS SANTOS SACRAMENTOS DA CONFISSÃO E DA COMUNHÃO. É DE SUMA IMPORTÂNCIA REVELAR QUANTO ANTES AO CONFESSOR AS TENTAÇÕES IMPURAS. "UMA TENTAÇÃO REVELADA JÁ ESTÁ MEIO VENCIDA", DIZ SÃO FILIPE NÉRI. E SE ALGUÉM TEVE A INFELICIDADE DE CONSENTIR EM UMA TENTAÇÃO, NÃO SE DEMORE NENHUM INSTANTE EM SE CONFESSAR DISSO. SÃO FILIPE NÉRI LIVROU UM RAPAZ DESSE VÍCIO, INDUZINDO-O A CONFESSAR-SE LOGO DEPOIS DE CADA QUEDA.

A SANTA COMUNHÃO, ESTÁ FORA DE DÚVIDA, CONFERE UMA GRANDE FORÇA NA RESISTÊNCIA ÀS TENTAÇÕES DESONESTAS. O SANGUE DE JESUS CRISTO, QUE RECEBEMOS NA SAGRADA COMUNHÃO, É CHAMADO PELOS SANTOS DE 'VINHO GERADOR DE VIRGENS' (ZAC 9, 17). O VINHO NATURAL É UM PERIGO PARA A CASTIDADE; ESTE VINHO CELESTIAL É O SEU CONSERVADOR.

D) O QUARTO MEIO É A DEVOÇÃO À IMACULADA MÃE DE DEUS, QUE É CHAMADA A VIRGEM DAS VIRGENS. QUANTOS JOVENS NÃO SE CONSERVARAM PUROS E CASTOS COMO ANJOS, DEVIDO À DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM!

E) O QUINTO MEIO É A FUGA DA OCIOSIDADE. O ESPÍRITO SANTO DIZ (ECLI 33, 21): "A OCIOSIDADE ENSINA MUITA COISA MÁ", ISTO É, ENSINA A COMETER MUITOS PECADOS. E O PROFETA EZEQUIEL (EZ 16, 49), ASSEVERA QUE FOI A OCIOSIDADE A CAUSA DAS ABOMINAÇÕES E RUÍNA FINAL DOS HABITANTES DE SODOMA. CONFORME SÃO BERNARDO, A OCIOSIDADE MOTIVOU A QUEDA DE SALOMÃO. POR ISSO SÃO JERÔNIMO EXORTA A RÚSTICO (EP. AD RUST., 2) QUE ESTEJA SEMPRE OCUPADO, PARA QUE O DEMÔNIO NÃO O PREOCUPE COM SUAS TENTAÇÕES. "QUEM TRABALHA É TENTADO POR UM DEMÔNIO SÓ; QUEM VIVE OCIOSO, É ATACADO POR UMA MULTIDÃO DELES", DIZ SÃO BOAVENTURA.

F) O SEXTO MEIO CONSISTE NO EMPREGO DE TODAS AS PRECAUÇÕES EXIGIDAS PELA PRUDÊNCIA, TAIS COMO A MODÉSTIA DOS OLHOS, A VIGILÂNCIA SOBRE AS INCLINAÇÕES DO CORAÇÃO, A FUGIDA DAS OCASIÕES PERIGOSAS , ETC.....

 
 LITURGIA DIÁRIA , 28 DE SETEMBRO DE 2012
PRIMEIRA LEITURA: ECLESIASTES 3, 1-11

XXV SEMANA COMUM* . (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DO ECLESIASTES1PARA TUDO HÁ UM TEMPO, PARA CADA COISA HÁ UM MOMENTO DEBAIXO DOS CÉUS: 2TEMPO PARA NASCER, E TEMPO PARA MORRER; TEMPO PARA PLANTAR, E TEMPO PARA ARRANCAR O QUE FOI PLANTADO; 3TEMPO PARA MATAR, E TEMPO PARA SARAR; TEMPO PARA DEMOLIR, E TEMPO PARA CONSTRUIR; 4TEMPO PARA CHORAR, E TEMPO PARA RIR; TEMPO PARA GEMER, E TEMPO PARA DANÇAR; 5TEMPO PARA ATIRAR PEDRAS, E TEMPO PARA AJUNTÁ-LAS; TEMPO PARA DAR ABRAÇOS, E TEMPO PARA APARTAR-SE. 6TEMPO PARA PROCURAR, E TEMPO PARA PERDER; TEMPO PARA GUARDAR, E TEMPO PARA JOGAR FORA; 7TEMPO PARA RASGAR, E TEMPO PARA COSTURAR; TEMPO PARA CALAR, E TEMPO PARA FALAR; 8TEMPO PARA AMAR, E TEMPO PARA ODIAR; TEMPO PARA A GUERRA, E TEMPO PARA A PAZ. 9QUE PROVEITO TIRA O TRABALHADOR DE SUA OBRA? 10EU VI O TRABALHO QUE DEUS IMPÔS AOS HOMENS: 11TODAS AS COISAS QUE DEUS FEZ SÃO BOAS, A SEU TEMPO. ELE PÔS, ALÉM DISSO, NO SEU CORAÇÃO A DURAÇÃO INTEIRA, SEM QUE NINGUÉM POSSA COMPREENDER A OBRA DIVINA DE UM EXTREMO A OUTRO. - PALAVRA DO SENHOR

SALMO RESPONSORIAL(143)

REFRÃO: BENDITO SEJA O SENHOR, MEU ROCHEDO!

1. BENDITO SEJA O SENHOR, MEU ROCHEDO. / ELE É MEU AMOR, MEU REFÚGIO, / BLIBERTADOR, FORTALEZA E ABRIGO; / É MEU ESCUDO: É NELE QUE ESPERO. -R.

2. QUE É O HOMEM, SENHOR, PARA VÓS? + / POR QUE DELE CUIDAIS TANTO ASSIM, / E NO FILHO DO HOMEM PENSAIS? / COMO O SOPRO DE VENTO É O HOMEM, / OS SEUS DIAS SÃO SOMBRA QUE PASSA. -R.

EVANGELHO: LUCAS 9, 18-22

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - NAQUELE TEMPO, 18NUM DIA EM QUE ELE ESTAVA A ORAR A SÓS COM OS DISCÍPULOS, PERGUNTOU-LHES: QUEM DIZEM QUE EU SOU? 19RESPONDERAM-LHE: UNS DIZEM QUE ÉS JOÃO BATISTA; OUTROS, ELIAS; OUTROS PENSAM QUE RESSUSCITOU ALGUM DOS ANTIGOS PROFETAS. 20PERGUNTOU-LHES, ENTÃO: E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? PEDRO RESPONDEU: O CRISTO DE DEUS. 21ORDENOU-LHES ENERGICAMENTE QUE NÃO O DISSESSEM A NINGUÉM. 22ELE ACRESCENTOU: É NECESSÁRIO QUE O FILHO DO HOMEM PADEÇA MUITAS COISAS, SEJA REJEITADO PELOS ANCIÃOS, PELOS PRÍNCIPES DOS SACERDOTES E PELOS ESCRIBAS. É NECESSÁRIO QUE SEJA LEVADO À MORTE E QUE RESSUSCITE AO TERCEIRO DIA. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

25 DE MARÇO DE 2008 (MARIJA) – “QUERIDOS FILHOS!  OS CONVIDO A TRABALHAR EM SUA CONVERSÃO PESSOAL. VOCÊS ESTÃO AINDA LONGE DE UM ENCONTRO COM DEUS EM SEUS CORAÇÕES. POR ISSO, GASTEM O MAIOR TEMPO POSSÍVEL NA ORAÇÃO E NA ADORAÇÃO DE JESUS NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO ALTAR A FIM DE QUE ELE OS MUDE E COLOQUE NOS SEUS CORAÇÕES UMA FÉ VIVA E O DESEJO DA VIDA ETERNA. TUDO PASSA, QUERIDOS FILHOS, SOMENTE DEUS PERMANECE. ESTOU COM VOCÊS E OS ENCORAJO COM AMOR. OBRIGADA POR TERDES RESPONDIDO AO MEU CHAMADO” – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO VENCESLAU - O SANTO QUE NOS ENSINA COM SUA OPÇÃO PELO REINO DE DEUS E DE VIDA CONSTANTE NA LUTA PARA A SANTIDADE, É O PRÍNCIPE VENCESLAU. SUA HISTÓRIA SE ENTRELAÇA COM A VIDA E FÉ DA FAMÍLIA REAL. NASCEU EM 907. SEU PAI, VRATISLAU, ERA DUQUE DA BOÊMIA . O PAI E SUA AVÓ ERAM CRISTÃOS FERVOROSOS, AO PASSO QUE SUA MÃE ERA UMA PAGÃ AMBICIOSA E INIMIGA DA RELIGIÃO. SÃO VENCESLAU FOI EDUCADO PELA AVÓ (LUDMILA), POR ISSO CRESCEU RELIGIOSO E MUITO CARIDOSO PARA COM OS POBRES, ENQUANTO SEU IRMÃO EDUCADO PELA MÃE (BOLESLAU) TORNOU-SE VIOLENTO E AMBICIOSO . COM A MORTE DO PAI E POUCA IDADE DO SANTO HERDEIRO, A MÃE MÁ INTENCIONADA ASSUMIU O GOVERNO. SENDO ASSIM TRATOU DE EXPULSAR OS MISSIONÁRIOS CATÓLICOS. O POVO REVOLTADO, JUNTAMENTE COM OS NOBRES PRESSIONARAM O PRÍNCIPE PARA ASSUMIR O GOVERNO E COM O GOLPE DE ESTADO VENCESLAU ASSUMIU EM 925 . NOS OITO ANOS DE REINADO, VENCESLAU HONROU A FAMA DE "O PRÍNCIPE SANTO". LOGO QUE ASSUMIU O TRONO, TRATOU DE CONSTRUIR IGREJAS, MANDOU REGRESSAR OS SACERDOTES EXILADOS, ABRIU AS FRONTEIRAS AOS MISSIONÁRIOS DA SUÁBIA E DA BAVIERA. VENCESLAU GOVERNOU COM TANTA JUSTIÇA E BRANDURA QUE COM POUCO TEMPO CONQUISTOU O CORAÇÃO DO POVO QUE O AMAVA E POR ELE ERA CONCRETAMENTE AMADO: PROTETOR DOS POBRES, DOS DOENTES, DOS ENCARCERADOS, DOS ÓRFÃOS E VIÚVAS. VERDADEIRO PAI . ESTE HOMEM QUE MUITO SE PREOCUPOU COM A EVANGELIZAÇÃO DO POVO A FIM DE INTRODUZIR TODOS NO "SISTEMA DE DEUS", ERA DE PROFUNDA VIDA ESPIRITUAL MAS, INFELIZMENTE, ODIADO PELO IRMÃO BOLESLAU E PELA MÃE, QUE ALÉM DE MATAR A PIEDOSA SOGRA - EDUCADORA DO SANTO -, CONCORDOU COM A TRAMA CONTRA O FILHO . QUANDO NASCEU O PRIMOGÊNITO DE BOLESLAU, SÃO VENCESLAU FOI CONVIDADO PARA UM SOLENE BANQUETE ONDE FOI PENSANDO NA RECONCILIAÇÃO DE SUA FAMÍLIA. TENDO SAÍDO PARA ESTAR EM ORAÇÃO, NA CAPELA REAL, FOI APUNHALADO PELO IRMÃO E PELOS CAPANGAS DELE. ANTES DE CAIR MORTO, SÃO VENCESLAU PRONUNCIOU: "EM TUAS MÃOS, Ó SENHOR, ENTREGO O MEU ESPÍRITO". ISTO OCORREU EM 929
Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by