quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quinta Feira X Semana do Tempo Comum


Laudes
introdução
ouvir:
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino
Já o dia nasceu novamente.
Supliquemos, orando, ao Senhor
que nos guarde do mal neste dia
e por atos vivamos o amor.
Ponha freios à língua e a modere,
da discórdia evitando a paixão;
que nos vele o olhar e o defenda
da vaidade e de toda a ilusão.
Sejam puros os seres no íntimo,
dominando os instintos do mal.
Evitemos do orgulho o veneno,
moderando o impulso carnal.
Para que, no final deste dia,
quando a noite, em seu curso, voltar,
abstinentes e puros, possamos
sua glória e louvores cantar.
Glória ao Pai, ao seu Unigênito
e ao Espírito Santo também.
Suba aos Três o louvor do universo
hoje e sempre, nos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
e vinde logo nos trazer a salvação!
Salmo 79(80)
ouvir:
Visitai, Senhor, a vossa vinha
Vinde, Senhor Jesus! (Ap 22,20).
–2 Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. *
Vós, que a José apascentais qual um rebanho!
= Vós, que sobre os querubins vos assentais, †
aparecei cheio de glória e esplendor *
3 ante Efraim e Benjamim e Manassés!
– Despertai vosso poder, ó nosso Deus, *
e vinde logo nos trazer a salvação!
=4 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
e sobre nós iluminai a vossa face! *
Se voltardes para nós, seremos salvos!
–5 Até quando, ó Senhor, vos irritais, *
apesar da oração do vosso povo?
–6 Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, *
e a beber destes um pranto copioso.
–7 Para os vizinhos somos causa de contenda, *
de zombaria para os nossos inimigos.
=8 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
e sobre nós iluminai a vossa face! *
Se voltardes para nós, seremos salvos!
–9 Arrancastes do Egito esta videira, *
e expulsastes as nações para plantá-la;
–10 diante dela preparastes o terreno, *
lançou raízes e encheu a terra inteira.
–11 Os montes recobriu com sua sombra, *
e os cedros do Senhor com os seus ramos;
–12 até o mar se estenderam seus sarmentos, *
até o rio os seus rebentos se espalharam.
–13 Por que razão vós destruístes sua cerca, *
para que todos os passantes a vindimem,
–14 o javali da mata virgem a devaste, *
e os animais do descampado nela pastem?
=15 Voltai-vos para nós, Deus do universo! †
Olhai dos altos céus e observai. *
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
–16 Foi a vossa mão direita que a plantou; *
protegei-a, e ao rebento que firmastes!
–17 E aqueles que a cortaram e a queimaram, *
vão perecer ante o furor de vossa face.
–18 Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, *
o filho do homem que escolhestes para vós!
–19 E nunca mais vos deixaremos,Senhor Deus! *
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
=20 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
e sobre nós iluminai a vossa face! *
Se voltardes para nós, seremos salvos!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
e vinde logo nos trazer a salvação!
Ant. 2 Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor!
Cântico Is 12,1-6
Exultação do povo redimido
Se alguém tem sede, venha a mim, e beba (Jo 7,37).
–1 Dou-vos graças, ó Senhor, porque, estando irritado, *
acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.
–2 Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; *
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
–3 Com alegria bebereis no manancial da salvação, *
4 e direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor,
– invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, *
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
–5 Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, *
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
–6 Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, *
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!'
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor!
Ant. 3 Exultai no Senhor, nossa força! †
Salmo 80(81)
Solene renovação da Aliança
Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela
incredulidade (Hb 3,12).
–2 Exultai no Senhor, nossa força, *
† e ao Deus de Jacó aclamai!
–3 Cantai salmos, tocai tamborim, *
harpa e lira suaves tocai!
–4 Na lua nova soai a trombeta, *
na lua cheia, na festa solene!
–5 Porque isto é costume em Jacó, *
um preceito do Deus de Israel;
–6 uma lei que foi dada a José, *
quando o povo saiu do Egito.
= Eis que ouço uma voz que não conheço: †
7 'Aliviei as tuas costas de seu fardo,*
cestos pesados eu tirei de tuas mãos.
=8 Na angústia a mim clamaste, e te salvei, †
de uma nuvem trovejante te falei, *
e junto às águas de Meriba te provei.
–9 Ouve, meu povo, porque vou te advertir! *
Israel, ah! se quisesses me escutar:
–10 Em teu meio não exista um deus estranho *
nem adores a um deus desconhecido!
=11 Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, †
que da terra do Egito te arranquei. *
Abre bem a tua boca e eu te sacio!
–12 Mas meu povo não ouviu a minha voz, *
Israel não quis saber de obedecer-me.
–13 Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, *
abandonei-os ao seu duro coração.
–14 Quem me dera que meu povo me escutasse! *
Que Israel andasse sempre em meus caminhos!
–15 Seus inimigos, sem demora, humilharia *
e voltaria minha mão contra o opressor.
–16 Os que odeiam o Senhor, o adulariam, *
seria este seu destino para sempre;
–17 eu lhe daria de comer a flor do trigo, *
e como mel que sai da rocha o fartaria'.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Exultai no Senhor, nossa força!
Leitura breve Rm 14,17-19
O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas é justiça e paz e alegria no Espírito
Santo. É servindo a Cristo, dessa maneira, que seremos agradáveis a Deus e teremos a
aprovação dos homens. Portanto, busquemos tenazmente tudo o que contribui para a
paz e a edificação de uns pelos outros.
Responsório breve
R. Penso em vós no meu leito, de noite,
* Nas vigílias, suspiro por vós.R. Penso em vós.
V. Para mim fostes sempre um socorro!* Nas vigílias.
Glória ao Pai. R. Penso em vós.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Versão em latim  - clique aqui
Ant. Anunciai ao vosso povo a salvação
e perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados!
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;
–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados 
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Anunciai ao vosso povo a salvação
e perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados!
Preces
Bendigamos a Deus, nosso Pai, que protege os seus filhos e filhas e não despreza as
suas súplicas; e peçamos-lhe humildemente:
R. Iluminai, ó Senhor, nossos caminhos!
Nós vos damos graças, Senhor, porque nos iluminastes por meio de vosso Filho Jesus Cristo;
– concedei-nos a sua luz ao longo de todo este dia.R.
Que a vossa Sabedoria hoje nos conduza,
– para que andemos sempre pelos caminhos de uma vida nova.R.
Ajudai-nos a suportar com paciência as dificuldades por amor de vós,
– a fim de vos servirmos cada vez melhor na generosidade de coração.R.
Dirigi e santificai nossos pensamentos, palavras e ações deste dia,
– e dai-nos um espírito dócil às vossas inspirações.R.
(intenções livres)
Pai nosso.
ouvir:
Oração
Senhor, luz verdadeira e fonte da luz, concedei-nos perseverar na meditação de vossa
Palavra e viver iluminados pelo esplendor de vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Hora Média
introdução
ouvir:
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino


Cumprindo o ciclo tríplice das horas,
louvemos ao Senhor de coração,
cantando em nossos salmos a grandeza
de Deus, que é Uno e Trino em perfeição.
A exemplo de São Pedro, nosso mestre,
guardando do Deus vivo e verdadeiro,
em almas redimidas, o mistério,
sinal de salvação ao mundo inteiro,
também salmodiamos no espírito,
unidos aos apóstolos do Senhor,
e assim serão firmados nossos passos
na força de Jesus, o Salvador.
Louvor ao Pai, autor de toda a vida,
e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem,
unidos pelo amor do Santo Espírito,
Deus vivo pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. Reconheceram o Senhor ao partir o pão com eles. Aleluia.
Salmo 125(126)
ouvir:
Alegria e esperança em Deus
Assim como participais dos nossos sofrimentos, participais também da nossa consolação (2Cor 1,7).
–1 Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, *
parecíamos sonhar;
–2 encheu-se de sorriso nossa boca, *
nossos lábios, de canções. 
– Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas *
fez com eles o Senhor!'
–3 Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, *
exultemos de alegria!
–4 Mudai a nossa sorte, ó Senhor, *
como torrentes no deserto.
–5 Os que lançam as sementes entre lágrimas, *
ceifarão com alegria.
–6 Chorando de tristeza sairão, *
espalhando suas sementes;
– cantando de alegria voltarão, *
carregando os seus feixes!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salmo 126(127)
O trabalho sem Deus é inútil
Vós sois a construção de Deus (1Cor 3,9).
–1 Se o Senhor não construir a nossa casa, *
em vão trabalharão seus construtores;
– Se o Senhor não vigiar nossa cidade, *
em vão vigiarão as sentinelas!
–2 É inútil levantar de madrugada, *
ou à noite retardar vosso repouso,
– para ganhar o pão sofrido do trabalho, *
que a seus amados Deus concede enquanto dormem.
–3 Os filhos são a bênção do Senhor, *
o fruto das entranhas, sua dádiva.
–4 Como flechas que um guerreiro tem na mão, *
são os filhos de um casal de esposos jovens. 
–5 Feliz aquele pai que com tais flechas *
consegue abastecer a sua aljava!
– Não será envergonhado ao enfrentar *
seus inimigos junto às portas da cidade.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salmo 127(128)
ouvir:
A paz do Senhor na família
De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio).
–1 Feliz és tu se temes o Senhor *
e trilhas seus caminhos!
–2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *
serás feliz, tudo irá bem!
–3 A tua esposa é uma videira bem fecunda *
no coração da tua casa;
– os teus filhos são rebentos de oliveira *
ao redor de tua mesa.
–4 Será assim abençoado todo homem *
que teme o Senhor.
–5 O Senhor te abençoe de Sião, *
cada dia de tua vida;
– para que vejas prosperar Jerusalém *
6 e os filhos dos teus filhos.
– Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *
que venha a paz ao vosso povo!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant.
Reconheceram o Senhor ao partir o pão com eles. Aleluia.
Leitura breve At 2,42.47a
Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna,
na fração do pão e nas orações. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo.
V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia,
R. Pois o dia já declina, aleluia.
Oração
Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa
paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso
Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que
viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

COMPLETAS
QUINTA-FEIRA
introdução
ouvir:
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)
Hino
Ó Cristo, dia e esplendor,
na treva o oculto aclarais.
Sois luz de luz, nós o cremos,
luz aos fiéis anunciais.
Guardai-nos, Deus, nesta noite,
velai do céu nosso sono;
em vós na paz descansemos
em um tranqüilo abandono.
Se os olhos pesam de sono,
vele, fiel, nossa mente.
A vossa destra proteja
quem vos amou fielmente.
Defensor nosso, atendei-nos
freai os planos malvados.
No bem guiai vossos servos,
com vosso sangue comprados.
Ó Cristo, Rei piedoso,
a vós e ao Pai toda a glória,
com o Espírito Santo,
eterna honra e vitória.
Salmodia
Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo.
Salmo 15(16)
O Senhor é minha herança
Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24).
=1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †
2 Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: *
nenhum bem eu posso achar fora de vós!'
–3 Deus me inspirou uma admirável afeição*
pelos santos que habitam sua terra.
–4 Multiplicam, no entanto, suas dores *
os que corem para os deuses estrangeiros;
– seus sacrifícios sanguinários não partilho, *
nem seus nomes passarão pelos meus lábios.
–5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
meu destino está seguro em vossas mãos!
–6 Foi demarcada para mim a melhor terra, *
e eu exulto de alegria em minha herança!
–7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
e até de noite me adverte o coração.
–8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
pois se o tenho a meu lado não vacilo.
=9 Eis por que meu coração está em festa, †
minha alma rejubila de alegria, *
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
–10 pois não haveis de me deixar entregue à morte, *
nem vosso amigo conhecer a corrupção.
=11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †
junto a vós, felicidade sem limites, *
delícia eterna e alegria ao vosso lado!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo.
Leitura breve 1Ts 5,23
Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito,
alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!
Responsório breve
R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R. Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.
Cântico evangélico, ant.
Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!
Cântico de Simeão Lc 2,29-32
Cristo, luz das nações e glória de seu povo
–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.
–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:
–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!
Oração
Senhor nosso Deus, após as fadigas de hoje, restaurai nossas energias por um sono tranqüilo, a
fim de que, por vós renovados, nos dediquemos de corpo e alma ao vosso serviço. Por Cristo,
nosso Senhor.
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila
e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.
Antífona final de Nossa Senhora
Ave, Rainha do céu;
ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta;
da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela,
as outras seguem-te após;
nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós!
Virgem Mãe, ó Maria!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...