terça-feira, 21 de agosto de 2012

Billings-Método Natural de Regulação da Fertilidade


Este método natural da regulação da fertilidade consiste simplesmente, no fato do casal saber identificar e aprender a reconhecer através de alguns sinais os períodos férteis da mulher, fazendo então, abstinência de relações sexuais caso não desejem engravidar naquele momento.
Os métodos naturais podem ser utilizados em qualquer momento, desde a menarca (primeira menstruação) até a menopausa, por serem aplicáveis a todas as fases da vida reprodutiva da mulher, não importando se tem ciclos regulares ou ciclos irregulares, esteja amamentado seu filho ou esteja  no período de pré-menopausa.

Como ele funciona?
O método da ovulação Billings é baseado na observação, por parte da mulher, das fases férteis ou inférteis de seu ciclo menstrual-fases ovulatórias- que é reconhecido pelo muco cervical que é produzido no colo uterino.
Sendo as fases divididas em:
Fase pré-ovulatória
Ao término da menstruação, pode começar uma fase seca ou com secreção igual e contínua na aparência e na sensação que dura, em geral, dois, três ou mais dias. Às vezes o muco aparece na própria menstruação ou logo no primeiro dia de seu término, especialmente nos casos em que o período menstrual é longo e o ciclo é curto.

Fase ovulatória
O muco que inicialmente é esbranquiçado, turvo e pegajoso, vai se tornando a cada dia mais transparente, elástico e lubrificante, semelhante à clara de ovo, podendo-se esticá-lo em fio - este é o período favorável para a penetração dos espermatozóides no canal cervical, definido como ápice. Havendo fluxo mucoso, e/ou sensação de lubrificação, o casal deve abster-se de relações sexuais, quando não deseja a gravidez.



Fase pós-ovulatória

Na 4ª noite após o dia ápice a mulher entra no período de infertilidade, que dura mais ou menos duas semanas. Em resumo, pode-se identificar o período fértil da seguinte maneira:
- A presença do muco e sua modificação, com sensação de umidade, sempre indica o começo do período fértil.
- O dia ápice significa que dentro de aproximadamente 48h a ovulação já ocorreu, está ocorrendo ou vai ocorrer.
- Na 4ª noite após o dia ápice começa o período infértil.
a) Observar, diariamente, a presença ou ausência de fluxo mucoso através da sensação de secura ou umidade da vulva.
b) Analisar as características do muco, de acordo com a descrição anterior (muco pegajoso, turvo, elástico, claro, transparente ou sensação escorregadia).
Cada observação feita deverá ser anotada em uma tabela todas as noites para haver um controle e um entendimento melhor do seu ciclo.


O que a Igreja diz sobre este método?

A Igreja defende a paternidade e maternidade responsáveis, com o uso dos métodos naturais que respeitam a integridade física do ser humano e a cumplicidade do casal. Esse método respeita os corpos dos esposos e animam a ternura entre o casal.
Já os métodos artificiais- anticoncepcionais- abrem a infidelidade conjugal e à degradação da base familiar.  É ainda de se considerar o fato de que o homem, habituando-se ao uso das práticas anticoncepcionais, acabe por perder o respeito pela mulher e, sem se preocupar mais com o equilíbrio físico e psicológico dela, chegue a considerá-la como simples instrumento de prazer egoísta e não mais como sua companheira.
Informações:

No Brasil o Centro responsável pela divulgação, formação de Instrutores e orientação dos casais quanto ao uso do Método de Ovulação Billings é a CENPLAFAM ( Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família) cuja sede está localizada em São Paulo.
A CENPLAFAM  dispões de Instrutores altamente capacitados e treinados em todo Brasil.
Conheça:

Um comentário:

  1. Gente, Deus é o máximoooooo mesmo... me caso em dezembro, já estava num desespero atrás desse método, alguém que me exlicasse... Ontem e hj eu tava mais apressada ainda pq meu casamento tá chegando e eu ainda não sabia nada sobre o assunto... Mas Nossa Senhora providenciou através do Pe. Mateus Maria postar isso no facebook. Foi pra mim... Obrigada Mãezinha...
    É incrível como não tinha achado nada sobre o assunto... Quando encontrei nã entendi... Aqui está bem claro... Obrigadaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...