sábado, 21 de julho de 2012

Sábado VIII Semana do Tempo Comum

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino Raiando o novo dia, as vozes elevamos, de Deus a graça e glória em Cristo proclamamos. Por ele o Criador compôs a noite e o dia, criando a lei eterna que os dois alternaria. A vós, Luz dos fiéis, nenhuma lei domina. Fulgis de dia e noite, clarão da luz divina. Ó Pai, por vossa graça, vivamos hoje bem, servindo a Cristo e cheios do vosso Espírito. Amém. Salmodia Ant. 1 Como é bom salmodiar em louvor ao Deus Altíssimo! Salmo 91(92) ouvir: Louvor ao Deus Criador Louvores se proclamam pelos feitos do Cristo (Sto. Atanásio). –2 Como é bom agradecermos ao Senhor * e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! –3 Anunciar pela manhã vossa bondade, * e o vosso amor fiel, a noite inteira, –4 ao som da lira de dez cordas e da harpa, * com canto acompanhado ao som da cítara. –5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, * e rejubilo de alegria em vossas obras. –6 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, * quão profundos são os vossos pensamentos! –7 Só o homem insensato não entende, * só o estulto não percebe nada disso! –8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, * ou prosperem igualmente os malfeitores, – são destinados a perder-se para sempre. * 9 Vós, porém, sois o Excelso eternamente! =10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, † eis que os vossos inimigos vão perder-se, * e os malfeitores serão todos dispersados. –11 Vós me destes toda a força de um touro, * e sobre mim um óleo puro derramastes; –12 triunfante posso olhar meus inimigos, * vitorioso escuto a voz de seus gemidos. –13 O justo crescerá como a palmeira, * florirá igual ao cedro que há no Líbano; –14 na casa do Senhor estão plantados, * nos átrios de meu Deus florescerão. –15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, * cheios de seiva e de folhas verdejantes; –16 e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus: * meu Rochedo, não existe nele o mal!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Como é bom salmodiar em louvor ao Deus Altíssimo! Ant. 2 Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração. Cântico Ez 36,24-28 Deus renovará o seu povo Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles (Ap 21,3). =24 Haverei de retirar-vos do meio das nações, † haverei de reunir-vos de todos os países, * e de volta eu levarei todos vós à vossa terra. =25 Haverei de derramar sobre vós uma água pura, † e de vossas imundícies sereis purificados; * sim, sereis purificados de toda a idolatria. =26 Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração; † tirarei de vosso peito este coração de pedra, * no lugar colocarei novo coração de carne. =27 Haverei de derramar meu Espírito em vós † e farei que caminheis obedecendo a meus preceitos, * que observeis meus mandamentos e guardeis a minha Lei. =28 E havereis de habitar aquela terra prometida, † que nos tempos do passado eu doei a vossos pais, * e sereis sempre o meu povo e eu serei o vosso Deus! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração. Ant. 3 O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos. Salmo 8 ouvir: Majestade de Deus e dignidade do homem Ele pôs tudo sob os seus pés, e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja (Ef 1,22). –2 Ó Senhor nosso Deus, como é grande * vosso nome por todo o universo! – Desdobrastes nos céus vossa glória * com grandeza, esplendor, majestade. =3 O perfeito louvor vos é dado † pelos lábios dos mais pequeninos, * de crianças que a mãe amamenta. – Eis a força que opondes aos maus, * reduzindo o inimigo ao silêncio. –4 Contemplando estes céus que plasmastes * e formastes com dedos de artista; – vendo a lua e estrelas brilhantes, * 5 perguntamos: 'Senhor, que é o homem, – para dele assim vos lembrardes * e o tratardes com tanto carinho?' –6 Pouco abaixo de Deus o fizestes, * coroando-o de glória e esplendor; –7 vós lhe destes poder sobre tudo, * vossas obras aos pés lhe pusestes: –8 as ovelhas, os bois, os rebanhos, * todo o gado e as feras da mata; –9 passarinhos e peixes dos mares, * todo ser que se move nas águas. –10 Ó Senhor nosso Deus, como é grande * vosso nome por todo o universo! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos. Leitura breve 2Pd 3,13-15a O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. Considerai também como salvação a longanimidade de nosso Senhor. Responsório breve R. A alegria cantará sobre meus lábios, * E a minh'alma libertada exultará.R. A alegria. V. Também celebrarei vossa justiça.* E a minh'alma. Glória ao Pai. R. A alegria. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Versão em latim - clique aqui Ant. Guiai nossos passos no caminho da paz. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Guiai nossos passos no caminho da paz. Preces Adoremos a Deus, que por meio de seu Filho trouxe ao mundo vida e esperança; e peçamos humildemente: R. Senhor, ouvi-nos! Senhor, Pai de todos os seres humanos, que nos fizestes chegar ao princípio deste dia, – dai-nos viver unidos a Cristo para louvor da vossa glória. R. Conservai e aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade, – que derramastes em nossos corações.R. Fazei que os nossos olhos estejam sempre voltados para vós, – para correspondermos com generosidade e alegria ao vosso chamado. R. Defendei-nos das ciladas e seduções do mal, – e protegei os nossos passos de todo tropeço.R. (intenções livres) Pai nosso. ouvir: Oração Deus onipotente e eterno, luz esplendorosa e dia que não termina, nós vos pedimos nesta manhã que, vencidas as trevas do pecado, nossos corações sejam iluminados com o fulgor da vossa vinda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO Vós que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente. E da santa morte o prêmio nos dê glória eternamente. Escutai-nos, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que convosco e o Espírito vive em plena comunhão. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. 1 Estendei a vossa mão para ajudar-me, pois escolhi sempre seguir vossos preceitos. Salmo 118(119),169-176 XXII (Tau) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam (Lc 1,50). –169 Que o meu grito, ó Senhor, chegue até vós; * fazei-me sábio como vós o prometestes! –170 Que a minha prece chegue até à vossa face; * conforme prometestes, libertai-me! –171 Que prorrompam os meus lábios em canções, * pois me fizestes conhecer vossa vontade! –172 Que minha língua cante alegre a vossa lei, * porque justos são os vossos mandamentos! –173 Estendei a vossa mão para ajudar-me, * pois escolhi sempre seguir vossos preceitos! –174 Desejo a vossa salvação ardentemente * e encontro em vossa lei minhas delícias! –175 Possa eu viver e para sempre vos louvar; * e que me ajudem,ó Senhor, vossos conselhos! –176 Se eu me perder como uma ovelha, procurai-me, * porque nunca esqueci vossos preceitos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Estendei a vossa mão para ajudar-me, pois escolhi sempre seguir vossos preceitos. Ant. 2 Vosso trono, ó Deus, é eterno, sem fim. Salmo 44(45) As núpcias do Rei O noivo está chegando. Ide ao seu encontro! (Mt 25,6). I =2 Transborda um poema do meu coração; † vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção; * minha língua é qual pena de um ágil escriba. =3 Sois tão belo, o mais belo entre os filhos dos homens! † Vossos lábios espalham a graça, o encanto, * porque Deus, para sempre, vos deu sua bênção. –4 Levai vossa espada de glória no flanco, * herói valoroso, no vosso esplendor; –5 saí para a luta no carro de guerra * em defesa da fé, da justiça e verdade! = Vossa mão vos ensine valentes proezas, † 6 vossas flechas agudas abatam os povos * e firam no seu coração o inimigo! =7 Vosso trono, ó Deus, é eterno, é sem fim; † vosso cetro real é sinal de justiça: * 8 Vós amais a justiça e odiais a maldade. = É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo, † deu-vos mais alegria que aos vossos amigos. * 9 Vossas vestes exalam preciosos perfumes. – De ebúrneos palácios os sons vos deleitam. * 10 As filhas de reis vêm ao vosso encontro, – e à vossa direita se encontra a rainha * com veste esplendente de ouro de Ofir. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vosso trono, ó Deus, é eterno, sem fim. Ant. 3 Vi a nova Sião descer do céu como esposa enfeitada para o esposo. II ouvir: –11 Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: * 'Esquecei vosso povo e a casa paterna! –12 Que o Rei se encante com vossa beleza! * Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! –13 O povo de Tiro vos traz seus presentes, * os grandes do povo vos pedem favores. –14 Majestosa, a princesa real vem chegando, * vestida de ricos brocados de ouro. –15 Em vestes vistosas ao Rei se dirige, * e as virgens amigas lhe formam cortejo; –16 entre cantos de festa e com grande alegria, * ingressam, então, no palácio real'. –17 Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; * fareis deles os reis soberanos da terra. –18 Cantarei vosso nome de idade em idade, * para sempre haverão de louvar-vos os povos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vi a nova Sião descer do céu como esposa enfeitada para o esposo. Leitura breve Fl 4,8.9b Irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável,justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor. Assim o Deus da paz estará convosco. V. Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, R. E bendizer o vosso nome pelos séculos. Oração Atendei, Senhor, às nossas preces, por intercessão da Virgem Maria, e dai-nos a paz completa, para que, dedicando-nos sempre a vós com alegria, possamos confiantes chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor. Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor. Salmodia Ant. 1 Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração! Salmo 4 Ação de graças O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho). =2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,* atendei-me por piedade e escutai minha oração! –3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? * Por que amais a ilusão e procurais a falsidade? –4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, * e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! –5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;* meditai nos vossos leitos e calai o coração! –6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; * confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança! –7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'* Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! –8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, * do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo. –9 Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, * pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração! Ant. 2 Bendizei o Senhor Deus durante a noite! Salmo 133(134) Oração da noite no templo Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap 19,5). –1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, * vós todos, servidores do Senhor, – que celebrais a liturgia no seu templo, * nos átrios da casa do Senhor. –2 Levantai as vossas mãos ao santuário, * bendizei ao Senhor Deus a noite inteira! –3 Que o Senhor te abençoe de Sião, * o Senhor que fez o céu e fez a terra! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Bendizei o Senhor Deus durante a noite! Leitura breve Dt 6,4-7 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu, socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura: tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...