terça-feira, 31 de julho de 2012

IMITAÇÃO DE CRISTO: AVISOS ÚTEIS PARA VIDA ESPIRITUAL






Apresento rapidamente, caros amigos, o primeiro capítulo do livro Imitação de Cristo. Este livro, que foi livro de cabeceira de tantos santos, inclusive o Beato Papa João Paulo II. Em um exorcismo, o demônio disse odiar este livro, pois por meio dele, Deus formou milhares de seus santos. a leitura é recomendada para antes de dormir, para que o Espírito Santo aja mais livremente em nossa alma, durante nosso sono. Boa leitura à todos:


1. Quem me segue não anda em trevas, diz o senhor. São estas as palavras de Cristo pelas quais somos exortados a imitar sua vida e seus costumes, se verdadeiramente desejamos ser esclarecidos e livres de toda cegueira de coração. Seja, pois, nosso principal empenho meditar a vida de Jesus Cristo.


2. A sua doutrina sobreleva a de todos os santos e quem possuir o seu espírito encontrará um maná escondido. Acontece, porém,que muitos da frequente audição do Evangelho tiram pouco proveito, por não terem o espírito de Cristo. quem quiser, pois, entender plenamente e com proveito as palavras de Cristo, deve conformar sua vida com a dele.


3.Que te aproveita discorrer sabiamente sobre a Trindade se, por falta de humildade, Lhe desagradas? De certo não são as palavras sublimes que tornam o homem santo e justo; mas uma vida virtuosa o faz agradável a Deus. É preferível experimentar a compunção a saber defini-la. Ainda que soubésseis de cor todas a bíblia e as máximas de todos os filósofos, de que te serviria tudo isso sem a caridade e a Graça de Deus?


4.Vaidades das vaidades é tudo vaidade; exceto amar a Deus e só a Ele servir. A suprema sabedoria consiste em procurar o reino dos céus pelo desprezo do mundo. Vaidade, pois, buscar as riquezas perecedouras e nelas pôr sua confiança. 


Vaidade também desejar honras e comprazer-se na elevação. Vaidade seguir os apetites da carne e ambicionar o que mais tarde deve ser severamente punido. 


Vaidade aspirar vida longa sobre a terra, sem cuidar de que seja boa. Vaidade atender somente à vida presente, sem prever as coisas futuras. 


Vaidade amar o que tão depressa passa e não buscar, pressuroso, a felicidade que sempre dura. Lembra-te amiúde do provérbio: Os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir. aplica-te, pois, em desviar de teu coração o amor das coisas visíveis e volta-te para as invisíveis; pois, os que seguem os atrativos da carne, mancham a consciência e perdem a Graça de Deus.


REFLEXÕES


Não temos neste mundo senão um só interesse: o da nossa salvação e ninguém pode salvar-se senão em Jesus Cristo e por Jesus Cristo; a fé em sua palavra, obediência em seus mandamentos, a imitação de suas virtudes, eia a vida do verdadeiro cristão, não há outra; tudo o mais é vaidade.


 "Tenho visto, diz o sábio, que ao homem nada fica de todos os trabalhos com que se consome debaixo do sol" (Ecl1,3). Riquezas, prazeres, honras, que é tudo isso quando se lança o corpo na sepultura, e a alma vai para a eternidade? Pensa nisto seriamente desde hoje, porque amanhã talvez já seja tarde! Trabalha enquanto é dia, antes que chegue a noite eterna! Entesoura riquezas que nem perecem nem os ladrões roubam.


Estéreis desejos não te salvarão: Deus só quer obras. Imita, pois, a Jesus, se queres fazer obras que agradam a Deus, e te mereçam viver eternamente com Jesus. No estudo de sua vida aprenderás de quão pouca valia são palavras e doutrinas bem ditas sem prática de boas obras.


Dai-me, Deus meu, o santo propósito de imitar vosso Divino Filho e me Senhor Jesus Cristo; purificai minha intenção conforme o desejo que me dais, de maneira que todo eu de dentro e de fora só a vós olhe, a vós contente, a vós ame, por vós suspire e e m vós descanse.

Um comentário:

  1. Este livro é verdadeiramente uma joia preciosa. Que
    bom que agora ele faz parte do nosso blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...