terça-feira, 10 de julho de 2012

Entrevista com Pe. Dom Gabriele Amorth, exorcista da Diocese de Roma





Esta entrevista foi concedida ao Frei Dario Dodig, em Medjugorje 

Dom Gabriele, poderia explicar-nos o que é um exorcismo? 

Dom Gabriele Amorth: O exorcismo é uma oração pública da Igreja, feita com a autoridade da Igreja, porque realizada por um sacerdote nomeado pelo Bispo. É uma oração para obter a libertação do demônio, da sua influência maligna ou dos males provocados pelo demônio. 

Já que estamos falando de exorcismo, o senhor pode dizer-nos de que modo satanás pode influenciar os cristãos? 

Dom Gabriele Amorth: A influência de satanás é imensa. Ele age de dois modos. A ação ordinária de satanás é tentar o homem ao mal. Cada homem, do nascimento até a morte, está envolvido nesta ação de satanás. Jesus, já que assumiu a natureza humana, foi logo tentado por satanás. Seu outro modo de agir é um modo extraordinário, que consiste em provocar distúrbios de caráter maléfico, que podem chegar até à possessão diabólica. 

A propósito da possessão, como podemos defender-nos de satanás? 

Dom Gabriele Amorth: Em primeiro lugar, devemos falar de prevenção: o que devemos fazer para evitar estes males. As medidas preventivas consistem em viver na Graça de Deus, em ser fieis à oração e em não fazer alguma obra que possa abrir a porta ao demônio, em particular não fazer nenhuma prática oculta. Existem três principais obras ocultas: a magia, o espiritismo e o satanismo. Aqueles que se dedicam a estas obras se expõem à ação extraordinária do demônio. 

O exorcismo é a principal ação contra satanás? Existem outros meios que possam servir, antes do exorcismo? 

Dom Gabriele Amorth: Conversão. A primeira coisa que pedimos às pessoas que se dirigem a nós é que vivam na graça de Deus, que tenham muita fé numa intensa vida sacramental e numa vida de oração. Depois disso, se for necessário, as encorajamos a receberem orações de cura e de libertação, como são praticadas na Renovação Carismática Católica. Depois de uma certa quantidade destas orações, a pessoa geralmente já está liberta, ou então a necessidade de se fazer um exorcismo se torna evidente por si só. Assim, fazemos o exorcismo, tendo bem presente que o exorcismo é uma oração onde o resultado nem sempre chega imediatamente. Às vezes, são necessários anos de exorcismo para que uma pessoa seja liberta. 

O exorcismo é a maior forma de ação em nome de Deus? 

Dom Gabriele Amorth: Teoricamente, sim. Entretanto, devemos levar em consideração outros fatores, que são muito importantes diante de Deus. O exorcismo é uma oração. Como todas as orações, é tanto mais eficaz quanto maior for a fé. A fé tem uma importância fundamental. É por isso que muitas vezes lemos, nas vidas dos santos, que eles libertaram pessoas da possessão diabólica sem que eles próprios fossem exorcistas. 

Quando falamos de satanás e de ação satânica, logo sentimos medo... 

Dom Gabriele Amorth: É porque não estamos habituados com o exorcismo. Em geral, os sacerdotes creem muito pouco na ação extraordinária de satanás. Se o bispo propõe que eles façam exorcismos, ficam assustados, como se pensassem: “Se eu deixar o diabo em paz, ele também me deixará em paz. Se eu o combater, ele me atacará”. Isso está errado. Quanto mais combatemos satanás, mais ele tem medo de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...