segunda-feira, 11 de junho de 2012

VASSULA RYDEN EXCOMUNGADA PELA IGREJA ORTODOXA?


A INFORMAÇÃO QUE SEGUE ABAIXO, TEM COMO BASE O SITE DO PE. MARCELO TENÓRIO: http://www.padremarcelotenorio.com/2011/03/vassula-ryden-excomungada-pela-igreja.html

Vasiliki Paraskevis Pentaki, a “Vassula Ryden”, muito conhecida e recomendada por muitos, está fora da comunhão com a Igreja Ortodoxa, conforme o Patriarcado Ortodoxo, a atual condição a privada de toda comunhão eclesiástica. O motivo de ter sido colocada fora da comunhão eclesial, se da pelo fato de que seus ensinamentos se baseiam levianamente em diálogos dela com Cristo, tidos como revelações divinas, causando escândalos entre as pessoas de piedade. Assim aqueles que a seguem não estão na verdadeira fé. Segue o pronunciamento do Patriarca: :
Neste espírito, e para a benéfica proteção dos piedosos ortodoxos da perigosa confusão espiritual, daqueles que não conhecem bem as questões subjacentes ao risco de ilusão, rejeita, a partir da Madre Igreja, Vasiliki Paraskevis Pentaki – Ryden, amplamente conhecida como “Vassula”, e sua organização fundada sob o título “A Verdadeira Vida em Deus”, que de forma precipitada e leviana propõe ensinamentos baseados no suposto “diálogo dela diretamente com o Fundador da Igreja, Jesus Cristo Nosso Senhor”, seus seguidores e os partidários do movimento “A Verdadeira Vida em Deus “, que não só se desviam de forma arbitrária  do ensinamento dado por Deus à Igreja, mas também escandalizam a razão dos piedosos crentes ortodoxos.Por isso, afirmamos aos proponentes dessas inovações inaceitáveis e os adeptos que pretendem mantê-las, que, doravante, não são mais admitidos à comunhão eclesiástica, não só para o envolvimento no trabalho pastoral da Santa Metrópolis, mas também proibidos de comunicar os seus novos ensinamentos, a fim de evitar as sanções adequadas sob os Cânones Santos.” (Patriarcado de Constantinopla, Chefe da Secretaria do Santo Sagrado Sínodo, 16/03/2011)
_________________________________________________________________
OBSERVAÇÕES:
 NO SITE DA RADIO MARIA ITALIANA:  http://www.radiomaria.it/documenti/dwnl.php?id=1629

SE ENCONTRA AS SEGUINTES FONTES:

O DECRETO OFICIAL EM GREGO FOI PUBLICADO SOBRE O SITE DO PATRIARCADO DE CONSTANTINOPLA NO LINK:
http://www.ec-patr.org/docdisplay.php?lang=gr&id=1306&tla=gr


A TRADUÇÃO EM INGLÊS SE PODE LER NO BLOG Mystagogy:
http://www.johnsanidopoulos.com/2011/03/announcement-on-vassula-ryden-by.htm
 


A TRADUÇÃO EM FRANCES SE PODE LER NO BLOG Orthodoxologie:
http://orthodoxologie.blogspot.com/2011/03/enfin-declaration-concernant-vassoula.html

Para saber mais clique: http://nossasenhorademedjugorje.blogspot.com.br/2010/07/sra-vassula-ryden-e-santa-se.html

ABAIXO ATUALIZAÇÃO DO POSTE EM 15/06/2012:
Após alguns e-mails de protesto da informação acima, verifiquei que o site ligado True Life in God, site ligado a Sra. Vassula por meio da  Fundação A Verdadeira Vida em Deus, que 'Desmente a excomunhão de Vassula', no seu pronunciamento do dia 04 de maio de 2012: http://www.tlig.org/pg/pgforum/pgnuforum186.html#a


A notícia da alegada excomunhão de Vassula foi publicada em Março de 2011, no website, enganosamente chamado pela autora, Maria Laura Pio Cafaro, de www.infovassula.ch. A falsa declaração também foi largamente publicada e retransmitida, em particular pela mídia ligada à Igreja, contestando, desta forma, a honra e a boa reputação de Vassula Rydén e da Fundação A Verdadeira Vida em Deus.
Maria Laura Pio Cafaro agora emitiu a seguinte retratação e pedido de desculpas seguindo os procedimentos legais no Tribunal Civil da Bélgica.

RETRATAÇÃO FORMAL: O documento do Patriarcado não é um decreto de excomunhão da Sra. Rydén.
Entre 24 de março e 14 de abril de 2011, este website postou informação que foi publicada por vários sites Ortodoxos, declarando que o documento do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, datado de 16 de Março de 2011, era uma excomunhão formal da Sra. Rydén. Esta informação revelou-se falsa. Somente em 14 de abril de 2011, tomei conhecimento dos argumentos canônicos que colocaram em dúvida esta interpretação, uma vez que o documento não parecia ser o resultado do procedimento canônico requerido para uma excomunhão formal. Eu, portanto, retifiquei imediatamente o artigo. Lastimei grandemente este erro, porque minha intenção é sempre dar a informação correta.
Maria Laura Pio – 27 de fevereiro de 2012
Original no site:
Esta retratação e pedido de desculpas foram pedidas e dadas, devido ao grave dano causado à boa reputação e integridade de Vassula Rydén e da Fundação A Verdadeira Vida em Deus provocada pela caluniosa e inverídica declaração publicada por Maria Laura Pio Cafaro e aqueles que também enganaram seus leitores e audiência no mesmo sentido, em particular:

  • Monsenhor Denis Lecompte, Coordenador nacional de “Pastorale, Nouvelles Croyances et Dérives sectaires”, França
  • Pe. François-Marie Dermine, Itália, em seu programa: “Carismatici, sensitivi e medium”, na Radio Maria Worldwide
  • Sr. Roland Noé, editor chefe do site Kath.net, na Alemanha
  • Jornal Sueco Kyrkans Tidning and Världen Idag
  • e outras pessoas e organizações os quais ainda não estamos informados.
As declarações de Monsenhor Lecompte e do Pe. François-Marie Dermine foram largamente publicadas e repetidas em círculos clericais, particularmente na Igreja Católica Romana até o nível das Conferências Nacionais dos Bispos.
Por terem enganado tão gravemente sua audiência ao redor do mundo, e por terem no processo lesado sua própria credibilidade, todas essas pessoas são convidadas a imitar o ato de Maria Laura Pio Cafaro e publicar um pedido de desculpas a sua audiência e leitores.
A presente declaração de esclarecimento é emitida e publicada pela Fundação A Verdadeira Vida em Deus, em nome de Vassula Rydén.
FUNDAÇÃO A VERDADEIRA VIDA EM DEUS
Genebra, Abril de 2012


5 comentários:

  1. Obrigada Padre Mateus por sempre nos instruir diante deste caos que vivemos atualmente. Lamento muito por tantas incompreensões por parte de alguns desavisados e incautos. Digo isto porque já recebi alguns convites p/assistir a uma "suposta" vidente e esta mesma pessoa que me convidou fez uma apostila dos "Fins dos Tempos" em que constava algumas citações dessa Vassula; como achei tudo aquilo muito assutador fui pesquisar e logo percebi que tudo aquilo era caótico. Nossa Senhora não nos quer assutar ela quer a nossa conversão e que rezemos p/que os nossos irmãos se convertam também; Ela quer que nós apreendamos a Amar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Testemunho: fui ungida pelo Amor e é em nome do Amor que eu falo, que a morte me leve agora se as palavras de A Verdadeira Vida em Deus não for de Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo, Nosso Senhor e Salvador. Quem conhece o Pastor ouve a Sua voz, Gloria a Jesus que me salva e me conduz ao Seu Reino através de Suas Mensagens em AVVD. Convido a quem tiver dúvidas que venha a São Paulo no próximo sábado,às 10:30 horas, na Praça da Sé e veja o que Jesus está realizando no meio dos pobres e humildes de coração, Ele que diz que está cansado, cansado de ver quanto falta o amor e a simplicidade. A simplicidade e a pobreza O apaixonam. Eu partilho a Cruz do Amor com Jesus, eu disse sim a Ele e Ele me liberta e me cura a cada dia, não posso vê-lo novamente sendo rejeitado e crucificado e não fazer nada. Amo-vos Meu Jesus e escolho novamente hoje partilhar esta cruz contigo. Minha vida, meus desjos e meus sonhos são os Seus, oh Meu Deus! Jane Estela Carlos

    ResponderExcluir
  3. O servo não é superior ao mestre. Perseguição é inerente a quem está no bom caminho, ex.: Jesus Cristo, crucificado, Santo Padre Pio, silenciado pela santa igreja. Santa Joana d´arc e tantos outros. Se está havendo a perseguição, olhe atentamente o que os Santos Papas disseram a ela e vejam também o que os outros patriarcas falaram:
    - Santo Padre, Papa João Paulo II: http://www.tlig.org/pg/pgpope.html.
    - Santo Padre, Bento XVI: http://www.tlig.org/en/testimonies/churchpos/cdf2005/ratzletter/ .
    - Repare nos testemunhos de inúmeros Patriarcas e padres. http://www.tlig.org/en/testimonies/churchpos/.
    Sim, ela incomoda, como todo o profeta incomoda. Aliás essa é a maior função de um profeta, ajudar as pessoas a sair do seu comodo para crescer na fé. Senão estaremos voltando a repetir o que foi dito no Antigo Testamento:"Fale-me de coisas boas, não más..."
    O que mais incomoda, creio eu, é que as mensagens falam de:

    - União entre as igrejas, fazendo eco de Jo10,16:"Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor."
    Mas para que haja a união precisaremos ter muita humildade. (cfr.:http://www.tlig.org/pgmsg/pgm101.html e outras tantas mensagens basta digitar União no site e verá outras);

    - Obediência ao Santo Padre o Papa: "Obedecei ao Meu Papa, aconteça o que acontecer. Permanecei- lhe fiéis e dar-vos-ei as graças e a força de que tiverdes necessidade. Exorto-vos a manterde-vos fiéis a ele e, sobretudo, não deis nunca ouvidos a quem quer que se revolte contra ele. "(cfr.:http://www.tlig.org/pgmsg/pgm785.html, aqui também se digitar "papa" verá outras mensões).

    - As mensagens também denunciam os maus sacerdotes e dá apoio aos bons sacerdotes: (cfr.: http://www.tlig.org/pgmsg/pgm550.html e outras)

    Enfim, Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.(Mt 5,11-12)

    ResponderExcluir
  4. AVVD- Esclarecimentos com a Congregação para a Doutrina da Fé. Esses são documentos atuais sobre a AVVD e a Santa Sé:
    http://www.tlig.org/pg/pgcdf3.html

    ResponderExcluir
  5. Muito lindas as palavras de Môni Lopes e Jane Carlos. Vejo tantos frutos de conversão acontecendo através das mensagends da Verdadeira Vida em Deus. Sou um desses frutos. Será que se não fosse algo de Deus, eu aprenderia a amar Nossa Senhora, a quem tristemente antes eu tinha aversão? Antes eu criticava tanto meus irmãos de outras Igrejas, não tolerava, tinha raiva, julgava... mas Jesus me ensinou através das mensagens a respeitar e amar meus irmãos. Precisamos estar em paz uns com os outros. O mal não quer isto, por isso ataca tanto esta obra.
    Temos que abrir nosso coração. A Igreja não está errada em ser cautelosa, a própria Vassula já disse isso. Mas também está escrito na Sagrada Escritura, que não devemos desprezar o dom da profecia, não devemos tentar calar o Santo Espírito. Vejam o link postado pela Jane, dos documentos atuais sobre a AVVD e a Santa Sé.
    Que Deus abençõe a todos, um grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...