sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sagrado Coração



O Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor. A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa do convento da Ordem da Visitação, localizado em Borgonha, na França. Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, no período de 1673 à 1675.
Mostrando o seu Coração divino, Jesus confiou à Santa: “Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que tem para comigo na Eucaristia. Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares”.
Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora". Essa é a Grande Revelação, feita a Margarida Maria durante a oitava da festa do Corpus Domini de 1675, conhecida como a Grande Promessa.
Como consequência das aparições de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque, este culto teve um incremento notável e adquiriu a sua feição hoje conhecida. Nenhuma outra comunicação divina, fora as da Sagrada Escritura, receberam tantas aprovações e estímulos da parte do Magistério da Igreja como esta.

As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus:
1.      Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2.      Estabelecerei a paz nas suas famílias.
3.      Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
4.      Hei-de consolá-los em todas as dificuldades.
5.      Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
6.      Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
7.      Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
8.      As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
9.      As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
10.  Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
11.  Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.
12.  Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento. (Grande Promessa)
"Eu Vos saúdo, ó Sagrado Coração de Jesus, Fonte viva e vivificante de Vida Eterna, Tesouro infinito da Divindade, Fornalha Ardente do Amor de Deus…"
Santa Gertrudes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...