sábado, 2 de junho de 2012

Sabado I Semana do Tempo Comum

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino No céu refulge a aurora e nasce um novo dia. As trevas se dissipem: a luz nos alumia. Bem longe os fantasmas, os sonhos e ilusões! Do mal que vem das trevas quebremos os grilhões. Na aurora derradeira possamos, preparados, cantar de Deus a glória, na sua luz banhados. Louvor e glória ao Pai, ao Filho seu também, e ao Divino Espírito agora e sempre. Amém. Salmodia Ant. 1 A vós dirijo os meus olhos já bem antes da aurora. Salmo 118(119),145-152 XIX (Coph) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei (Jo 15,12). –145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! * Quero cumprir vossa vontade fielmente! –146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, * e então eu guardarei vossa Aliança! –147 Chego antes que a aurora e vos imploro, * e espero confiante em vossa lei. –148 Os meus olhos antecipam as vigílias, * para de noite meditar vossa palavra. –149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz * e dai-me a vida, como é vossa decisão! –150 Meus opressores se aproximam com maldade; * como estão longe, ó Senhor, de vossa lei! –151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; * todos os vossos mandamentos são verdade! –152 Desde criança aprendi vossa Aliança * que firmastes para sempre, eternamente. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. A vós dirijo os meus olhos já bem antes da aurora. Ant. 2 O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação! Cântico Ex 15,1-4b.8-13.17-18 Hino de vitória após a passagem do Mar Vermelho Todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus (cf. Ap 15,2-3). –1 Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: * precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! –2 O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, * pois foi ele neste dia para mim libertação! = Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei.† 3 O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é ‘Onipotente’:* 4 os soldados e os carros do Faraó jogou no mar. =8 Ao soprar a vossa ira amontoaram-se as águas, † levantaram-se as ondas e formaram uma muralha, * e imóveis se fizeram, em meio ao mar, as grandes vagas. =9 O inimigo tinha dito: ‘Hei de segui-los e alcançá-los! † Repartirei os seus despojos e minh’alma saciarei; * arrancarei da minha espada e minha mão os matará!’ –10 Mas soprou o vosso vento, e o mar os recobriu; * afundaram como chumbo entre as águas agitadas. =11 Quem será igual a vós, entre os fortes, ó Senhor? † Quem será igual a vós, tão ilustre em santidade, * tão terrível em proezas, em prodígios glorioso? =12 Estendestes vossa mão, e a terra os devorou; † 13 mas o povo libertado conduzistes com carinho * e o levastes com poder à vossa santa habitação. –17 Vós, Senhor, o levareis e o plantareis em vosso monte,* no lugar que preparastes para a vossa habitação, – no Santuário construído pelas vossas próprias mãos.* 18 O Senhor há de reinar eternamente, pelos séculos! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação! Ant. 3 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes! † Salmo 116(117) Louvor ao Deus misericordioso Eu digo: ... os pagãos glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia (Rm 15,8.9). –1 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * † povos todos, festejai-o! –2 Pois comprovado é seu amor para conosco, * para sempre ele é fiel! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes! Leitura breve 2Pd 1,10-11 Irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis. Desta maneira vos será largamente proporcionado o acesso ao reino eterno de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Responsório breve R. A vós grito, ó Senhor, a vós clamo * E vos digo: Sois vós meu abrigo! R. A vós grito... V. Minha herança na terra dos vivos. * E vos digo... Glória ao Pai. R. A vós grito... CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Iluminai, ó Senhor, os que jazem nas trevas e na sombra da morte. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Iluminai, ó Senhor, os que jazem nas trevas e na sombra da morte. Preces Bendigamos a Cristo que se fez em tudo semelhante a seus irmãos para ser um sumo- sacerdote fiel e misericordioso junto de Deus, em nosso favor. Peçamos-lhe, dizendo: R. Dai-nos, Senhor, as riquezas da vossa graça! Sol de justiça, que no batismo nos destes a luz da vida, – nós vos consagramos este novo dia.R. Nós vos bendiremos em cada momento deste dia, – e glorificaremos vosso nome em todas as nossas ações. R. Vós, que tivestes por mãe a Virgem Maria, sempre dócil à vossa palavra, – dirigi hoje os nossos passos segundo a vossa vontade. R. Concedei-nos que, enquanto peregrinamos em meio às coisas deste mundo passageiro, aspiremos à imortalidade celeste, – e que, pela fé, esperança e caridade, saboreemos desde já as alegrias do vosso reino. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Fazei, Senhor, brilhar em nossos corações o esplendor da ressurreição, para que,livres das trevas da morte, cheguemos à luz da vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Vós que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente. E da santa morte o prêmio nos dê glória eternamente. Escutai-nos, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que convosco e o Espírito vive em plena comunhão. Salmodia Ant. 1 Guiai-me no caminho de vossos mandamentos. Salmo 118(119),33-40 V (He) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Seja feita a tua vontade assim na terra como nos céus (Mt 6,10). –33 Ensinai-me a viver vossos preceitos; * quero guardá-los fielmente até o fim! –34 Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, * e de todo o coração a guardarei. –35 Guiai meus passos no caminho que traçastes, * pois só nele encontrarei felicidade. –36 Inclinai meu coração às vossas leis, * e nunca ao dinheiro e à avareza. –37 Desviai o meu olhar das coisas vãs, * dai-me a vida pelos vossos mandamentos! –38 Cumpri, Senhor, vossa promessa ao vosso servo, * vossa promessa garantida aos que vos temem. –39 Livrai-me do insulto que eu receio, * porque vossos julgamentos são suaves. –40 Como anseio pelos vossos mandamentos! * Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Guiai-me no caminho de vossos mandamentos. Ant. 2 Aos que buscam o Senhor não falta nada. Salmo 33(34) O Senhor é a salvação dos justos Vós provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3). I –2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu louvor estará sempre em minha boca. –3 Minha alma se gloria no Senhor; * que ouçamos humildes e se alegrem! –4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, * exaltemos todos juntos o seu nome! –5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, * e de todos os temores me livrou. –6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, * e vosso rosto não se cubra de vergonha! –7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, * e o Senhor o libertou de toda angústia. –8 O anjo do Senhor vem acampar * ao redor dos que o temem, e os salva. –9 Provai e vede quão suave é o Senhor! * Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! –10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, * porque nada faltará aos que o temem. –11 Os ricos empobrecem, passam fome, * mas aos que buscam o Senhor não falta nada. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aos que buscam o Senhor não falta nada. Ant. 3 Procura a paz e vai com ela em seu caminho. II –12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: * vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus. –13 Qual o homem que não ama sua vida, * procurando ser feliz todos os dias? –14 Afasta a tua língua da maldade, * e teus lábios, de palavras mentirosas. –15 Afasta-te do mal e faze o bem, * procura a paz e vai com ela em seu caminho. –16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, * e seu ouvido está atento ao seu chamado; –17 mas ele volta a sua face contra os maus, * para da terra apagar sua lembrança. –18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta * e de todas as angústias os liberta. –19 Do coração atribulado ele está perto * e conforta os de espírito abatido. –20 Muitos males se abatem sobre os justos, * mas o Senhor de todos eles os liberta. –21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, * e nenhum deles haverá de se quebrar. –22 A malícia do iníquo leva à morte, * e quem odeia o justo é castigado. –23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, * e castigado não será quem nele espera. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Procura a paz e vai com ela em seu caminho. Leitura breve Sb 7,27a; 8,1 A Sabedoria de Deus, sendo única, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo. Ela se estende com vigor de uma extremidade à outra da terra e com suavidade governa todas as coisas. V. Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras. R. Quão profundos são os vossos pensamentos! Oração Atendei, Senhor, às nossas preces, por intercessão da Virgem Maria, e dai-nos a paz completa, para que, dedicando-nos sempre a vós com alegria, possamos confiantes chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor. Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor. Salmodia Ant. 1 Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração! Salmo 4 Ação de graças O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho). =2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,* atendei-me por piedade e escutai minha oração! –3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? * Por que amais a ilusão e procurais a falsidade? –4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, * e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! –5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;* meditai nos vossos leitos e calai o coração! –6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; * confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança! –7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'* Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! –8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, * do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo. –9 Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, * pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração! Ant. 2 Bendizei o Senhor Deus durante a noite! Salmo 133(134) Oração da noite no templo Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap 19,5). –1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, * vós todos, servidores do Senhor, – que celebrais a liturgia no seu templo, * nos átrios da casa do Senhor. –2 Levantai as vossas mãos ao santuário, * bendizei ao Senhor Deus a noite inteira! –3 Que o Senhor te abençoe de Sião, * o Senhor que fez o céu e fez a terra! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Bendizei o Senhor Deus durante a noite! Leitura breve Dt 6,4-7 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu, socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura: tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...