sábado, 23 de junho de 2012

Domingo V Semana do Tempo Comum

Nascimento de São João Batista LAUDES V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Ó Criador do universo, a sombra e a luz alternais, e, dando tempo ao tempo, dos seres todos cuidais. Qual pregoeiro do dia, canta nas noites o galo. Separa a noite e a noite, brilhando a luz no intervalo. Também por ele acordada, a estrela d'alva, brilhante, expulsa o erro e a treva com sua luz radiante. Seu canto os mares acalma, ao navegante avigora; a própria Pedra da Igreja ouvindo o cântico chora. Jesus, olhai os que tombam. O vosso olhar nos redime: se nos olhais, nos erguemos, e prantos lavam o crime. Ó luz divina, brilhai, tirai do sono o torpor. O nosso alento primeiro entoe o vosso louvor. Ó Cristo, Rei piedoso, a vós e ao Pai, Sumo Bem, glória e poder, na unidade do Espírito Santo. Amém. Salmodia Ant. 1 Desde a aurora ansioso vos busco, para ver vossa glória e poder. Salmo 62 (63), 2-9. Sede de Deus Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5) — 2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!* Desde a aurora ansioso vos busco! = A minh'alma tem sede de vós,+ minha carne também vos deseja,* como terra sedenta e sem água! — 3Venho, assim, contemplar-vos no templo,* para ver vossa glória e poder. — 4Vosso amor vale mais do que a vida:* e por isso meus lábios vos louvam. — 5Quero, pois, vos louvar pela vida,* e elevar para vós minhas mãos! — 6A minh'alma será saciada,* como em grande banquete de festa; — cantará a alegria em meus lábios,* ao cantar para vós meu louvor! - 7Penso em vós no meu leito, de noite,* nas vigílias suspiro por vós! — 8Para mim fostes sempre um socorro;* de vossas asas à sombra eu exulto! — 9Minha alma se agarra em vós;* com poder vossa mão me sustenta. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Desde a aurora ansioso vos busco, para ver vossa glória e poder. Ant. 2 A uma só voz, os três jovens cantavam no meio das chamas: Bendito o Senhor, aleluia! No cânticos que se segue o refrão entre parênteses é opcional. Cântico Dn 3,57-88.56 Louvor das criaturas ao Senhor Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5) - 57Obras do Senhor, bendizei o Senhor,* louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! - 58Céus, bendizei o Senhor! 59Anjos do Senhor, bendizei o Senhor! (R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! Ou R. A ele glória e louvor eternamente) - 60Águas do alto céu, bendizei o Senhor!* 61Potências do Senhor, bendizei o Senhor! - 62Lua e sol, bendizei o Senhor!* 63Astros e estrelas bendizei o Senhor! (R.) - 64Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor!* 65Brisas e ventos, bendizei o Senhor! - 66Fogo e calor, bendizei o Senhor!* 67Frio e ardor, bendizei o Senhor! (R.) - 68Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!* 69Geada e frio, bendizei o Senhor! - 70Gelos e neves, bendizei o Senhor!* 71Noites e dias, bendizei o Senhor! (R.) - 72Luzes e trevas, bendizei o Senhor!* 73Raios e nuvens, bendizei o Senhor! -74Ilhas e terra, bendizei ao Senhor!* Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.) - 75Montes e colinas, bendizei o Senhor!* 76Plantas da terra, bendizei o Senhor! - 77Mares e rios, bendizei o Senhor!* 78Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! (R.) - 79Baleias e peixes, bendizei o Senhor!* 80Pássaros do céu, bendizei o Senhor! - 81Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!* 82Filhos dos homens, bendizei o Senhor! (R.) - 83Filhos de Israel, bendizei o Senhor!* Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! - 84Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!* 85Servos do Senhor, bendizei o Senhor! (R.) - 86Almas dos justos, bendizei o Senhor!* 87Santos e humildes, bendizei o Senhor! - 88Jovens Misael,Ananias e Azarias, bendizei o Senhor,* louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.) - ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo* louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! - 56Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus!* Sois digno de louvor e de glória eternamente! (R.) No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai Ant. A uma só voz, os três jovens cantavam no meio das chamas: Bendito o Senhor, aleluia! Ant. 3 Os filhos de Sião se rejubilem no seu Rei. Aleluia. Salmo 149 A alegria e o louvor dos santos Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio) — 1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* e o seu louvor na assembléia dos fiéis! — 2Alegre-se Israel em quem o fez,* e Sião se rejubile no seu Rei! — 3Com danças glorifiquem o seu nome,* toquem harpa e tambor em sua honra! — 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo* e coroa com vitória os seus humildes. — 5Exultem os fiéis por sua glória,* e cantando se levantem de seus leitos, — 6com louvores do Senhor em sua boca* e espadas de dois gumes em sua mão, — 7para exercer sua vingança entre as nações,* e infligir o seu castigo entre os povos, — 8colocando nas algemas os seus reis,* e seus nobres entre ferros e correntes, — 9para aplicar-lhes a sentença já escrita:* Eis a glória para todos os seus santos. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Os filhos de Sião se rejubilem no seu Rei. Aleluia. Leitura breve Ap 7,10b-12 A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças,a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém. Responsório breve R. Cristo, Filho do Deus vivo, * Tende pena e compaixão! R. Cristo. V. Glorioso estais sentado, à direita de Deus Pai. * Tende pena. Glória ao Pai. R. Cristo. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Ó Mestre, trabalhamos toda a noite e nada conseguimos apanhar; ao teu mando, lançarei de novo as redes. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Ó Mestre, trabalhamos toda a noite e nada conseguimos apanhar; ao teu mando, lançarei de novo as redes. Preces Louvemos a Cristo Senhor, luz que ilumina todo homem e sol que não tem ocaso; e aclamemos com alegria: R. Senhor, vós sois nossa vida e salvação! Criador do universo, nós vos agradecemos este dia que recebemos de vossa bondade, – e em que celebramos a vossa ressurreição.R. Que o vosso Espírito nos ensine hoje a cumprir vossa vontade, – e vossa Sabedoria sempre nos conduza.R. Dai-nos celebrar este domingo cheios de alegria, – participando da mesa de vossa Palavra e de vosso Corpo. R. Nós vos damos graças, – por vossos inúmeros benefícios.R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Velai, ó Deus, sobre a vossa Família, com incansável amor; e como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Vós que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente. E da santa morte o prêmio nos dê glória eternamente. Escutai-nos, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que convosco e o Espírito vive em plena comunhão. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. 1 É melhor buscar refúgio no Senhor, pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia. Salmo 117(118) Canto de alegria e salvação Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11). –1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * 'Eterna é a sua misericórdia!' – –2 A casa de Israel agora o diga: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –3 A casa de Aarão agora o diga: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –4 Os que temem o Senhor agora o digam: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, * e o Senhor me atendeu e libertou! –6 O Senhor está comigo, nada temo; * o que pode contra mim um ser humano? –7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, * hei de ver meus inimigos humilhados. –8 É melhor buscar refúgio no Senhor, * do que pôr no ser humano a esperança; –9 é melhor buscar refúgio no Senhor, * do que contar com os poderosos deste mundo!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. É melhor buscar refúgio no Senhor, pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia. Ant. 2 O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia. II –10 Povos pagãos me rodearam todos eles, * mas em nome do Senhor os derrotei; –11 de todo lado todos eles me cercaram, * mas em nome do Senhor os derrotei; =12 como um enxame de abelhas me atacaram, † como um fogo de espinhos me queimaram, * mas em nome do Senhor os derrotei. –13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, * mas veio o Senhor em meu socorro. –14 O Senhor é minha força e o meu canto, * e tornou-se para mim o Salvador. – –15 'Clamores de alegria e de vitória* ressoem pelas tendas dos fiéis. =16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, † a mão direita do Senhor me levantou, * a mão direita do Senhor fez maravilhas!' –17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei * para cantar as grandes obras do Senhor! –18 O Senhor severamente me provou, * mas não me abandonou às mãos da morte. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia. Ant. 3 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes, aleluia. III –19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; * quero entrar para dar graças ao Senhor! –20 'Sim, esta é a porta do Senhor, * por ela só os justos entrarão!' –21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes * e vos tornastes para mim o Salvador! –22 'A pedra que os pedreiros rejeitaram, * tornou-se agora a pedra angular. –23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: * Que maravilhas ele fez a nossos olhos! –24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, * alegremo-nos e nele exultemos! –25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, * ó Senhor, dai-nos também prosperidade!' –26 Bendito seja, em nome do Senhor, * aquele que em seus átrios vai entrando! – Desta casa do Senhor vos bendizemos. * 27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! – – Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, * aproximai-vos do altar, até bem perto! –28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! * Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! –29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * 'Eterna é a sua misericórdia!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes, aleluia. Leitura breve Gl 6,9-10 Não desanimemos de fazer o bem, pois no tempo devido haveremos de colher, sem desânimo. Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, principalmente aos irmãos na fé. V. Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! R. Quero cumprir vossa vontade fielmente! Oração Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor; e e como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Cristo, dia e esplendor, na treva o oculto aclarais. Sois luz de luz, nós o cremos, luz aos fiéis anunciais. Guardai-nos, Deus, nesta noite, velai do céu nosso sono; em vós na paz descansemos em um tranquilo abandono. Se os olhos pesam de sono, vele, fiel, nossa mente. A vossa destra proteja quem vos amou fielmente. Defensor nosso, atendei-nos freai os planos malvados. No bem guiai vossos servos, com vosso sangue comprados. Ó Cristo, Rei piedoso, a vós e ao Pai toda a glória, com o Espírito Santo, eterna honra e vitória. Salmodia Ant. Não temerás terror algum durante a noite: o Senhor te cobrirá com suas asas. Salmo 90(91) Sob a proteção do Altíssimo Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões (Lc 10,19). –1 Quem habita ao abrigo do Altíssimo * e vive à sombra do Senhor onipotente, –2 diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, * sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'. –3 Do caçador e do seu laço ele te livra. * Ele te salva da palavra que destrói. –4 Com suas asas haverá de proteger-te, * com seu escudo e suas armas, defender-te. –5 Não temerás terror algum durante a noite, * nem a flecha disparada em pleno dia; –6 nem a peste que caminha pelo escuro, * nem a desgraça que devasta ao meio-dia; =7 Podem cair muitos milhares a teu lado, † podem cair até dez mil à tua direita: * nenhum mal há de chegar perto de ti. –8 Os teus olhos haverão de contemplar * o castigo infligido aos pecadores; –9 pois fizeste do Senhor o teu refúgio, * e no Altíssimo encontraste o teu abrigo. –10 Nenhum mal há de chegar perto de ti, * nem a desgraça baterá à tua porta; –11 pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos * para em todos os caminhos te guardarem. –12 Haverão de te levar em suas mãos, * para o teu pé não se ferir nalguma pedra. –13 Passarás por sobre cobras e serpentes, * pisarás sobre leões e outras feras. –14 'Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo * e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. –15 Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, * e a seu lado eu estarei em suas dores. = Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo, † 16 vou conceder-lhe vida longa e dias plenos, * e vou mostrar-lhe minha graça e salvação'. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Não temerás terror algum durante a noite: o Senhor te cobrirá com suas asas. Leitura breve Ap 22,4-5 Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Depois de celebrarmos neste dia a ressurreição do vosso Filho, nós vos pedimos, humildemente, Senhor, que descansemos seguros em vossa paz e despertemos alegres para cantar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ave, Rainha do céu; ave, dos anjos Senhora; ave, raiz, ave, porta; da luz do mundo és aurora. Exulta, ó Virgem tão bela, as outras seguem-te após; nós te saudamos: adeus! E pede a Cristo por nós! Virgem Mãe, ó Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...