domingo, 3 de junho de 2012

Domingo II Semana do Tempo Comum

Solenidade da Santísima Trindade Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Eis que da noite já foge a sombra e a luz da aurora refulge, ardente. Nós, reunidos, a Deus oremos e invoquemos o Onipotente. Deus, compassivo, nos salve a todos e nos afaste de todo o mal. O Pai bondoso, por sua graça, nos dê o reino celestial. Assim nos ouça o Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Consolador. Por toda a terra vibram acordes dum canto novo em seu louvor. Salmodia Ant. 1 Bendito o que vem em nome do Senhor! Aleluia. Salmo 117(118) Canto de alegria e salvação Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11). –1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * 'Eterna é a sua misericórdia!' –2 A casa de Israel agora o diga: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –3 A casa de Aarão agora o diga: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –4 Os que temem o Senhor agora o digam: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, * e o Senhor me atendeu e libertou! –6 O Senhor está comigo, nada temo; * o que pode contra mim um ser humano? –7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, * hei de ver meus inimigos humilhados. –8 'É melhor buscar refúgio no Senhor, * do que pôr no ser humano a esperança; –9 é melhor buscar refúgio no Senhor, * do que contar com os poderosos deste mundo!' –10 Povos pagãos me rodearam todos eles, * mas em nome do Senhor os derrotei; –11 de todo lado todos eles me cercaram, * mas em nome do Senhor os derrotei; – =12 como um enxame de abelhas me atacaram, † como um fogo de espinhos me queimaram, * mas em nome do Senhor os derrotei. –13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, * mas veio o Senhor em meu socorro. –14 O Senhor é minha força e o meu canto, * e tornou-se para mim o Salvador. –15 'Clamores de alegria e de vitória* ressoem pelas tendas dos fiéis. =16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, † a mão direita do Senhor me levantou, * a mão direita do Senhor fez maravilhas!' –17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei * para cantar as grandes obras do Senhor! –18 O Senhor severamente me provou, * mas não me abandonou às mãos da morte. –19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; * quero entrar para dar graças ao Senhor! –20 'Sim, esta é a porta do Senhor, * por ela só os justos entrarão!' –21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes * e vos tornastes para mim o Salvador! –22 'A pedra que os pedreiros rejeitaram, * tornou-se agora a pedra angular. –23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: * Que maravilhas ele fez a nossos olhos! –24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, * alegremo-nos e nele exultemos! –25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, * ó Senhor, dai-nos também prosperidade!' –26 Bendito seja, em nome do Senhor, * aquele que em seus átrios vai entrando! – Desta casa do Senhor vos bendizemos. * 27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! – Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, * aproximai-vos do altar, até bem perto! –28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! * Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! –29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * 'Eterna é a sua misericórdia!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Bendito o que vem em nome do Senhor! Aleluia. Ant. 2 Cantemos um hino ao Senhor, aleluia. Cântico Dn 3,52-57 Louvor das criaturas ao Senhor O Criador é bendito para sempre (Rm 1,25). –52 Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. * A vós louvor, honra e glória eternamente! – Sede bendito, nome santo e glorioso. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –53 No templo santo onde refulge a vossa glória. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –54 E em vosso trono de poder vitorioso. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –55 Sede bendito, que sondais as profundezas. * A vós louvor, honra e glória eternamente! – E superior aos querubins vos assentais. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –56 Sede bendito no celeste firmamento. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –57 Obras todas do Senhor, glorificai-o. * A Ele louvor, honra e glória eternamente! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Cantemos um hino ao Senhor, aleluia. Ant. 3 Louvai o Senhor Deus por seus feitos grandiosos. Aleluia. Salmo 150 Louvai o Senhor Salmodiai com o espírito e salmodiai com a mente, isto é: glorificai a Deus com a alma e com o corpo (Hesíquio). –1 Louvai o Senhor Deus no santuário, * louvai-o no alto céu de seu poder! –2 Louvai-o por seus feitos grandiosos, * louvai-o em sua grandeza majestosa! –3 Louvai-o com o toque da trombeta, * louvai-o com a harpa e com a cítara! –4 Louvai-o com a dança e o tambor, * louvai-o com as cordas e as flautas! –5 Louvai-o com os címbalos sonoros, * louvai-o com os címbalos de júbilo! – Louve a Deus tudo o que vive e que respira, * tudo cante os louvores do Senhor! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Louvai o Senhor Deus por seus feitos grandiosos. Aleluia. Leitura breve Ez 36,25-27 Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. Responsório breve R. Nós vos louvamos, dando graças, ó Senhor, * Dando graças, invocamos vosso nome. R. Nós vos louvamos. V. E publicamos os prodígios que fizestes. * Dando graças. Glória ao Pai. R. Nós vos louvamos. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Jesus teve pena do leproso, estendeu sua mão e o tocou; e ele logo ficou purificado. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Jesus teve pena do leproso, estendeu sua mão e o tocou; e ele logo ficou purificado. Preces Demos graças a nosso Salvador, que veio a este mundo para ser Deus-conosco; e o aclamemos, dizendo: R. Cristo, rei da glória, sede nossa luz e alegria! Senhor Jesus Cristo, luz que vem do alto e primícias da ressurreição futura, – dai-nos a graça de vos seguirmos, para que, livres das sombras da morte, caminhemos sempre na luz da vida. R. Mostrai-nos vossa bondade, refletida em todas as criaturas, – para contemplarmos em todas elas a vossa glória.R. Não permitais, Senhor, que hoje sejamos vencidos pelo mal, – mas tornai-nos vencedores do mal pelo bem.R. Vós, que no Jordão fostes batizado por João Batista e ungido pelo Espírito Santo, – santificai todas as nossas ações deste dia com a graça do mesmo Espírito.R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Cumprindo o ciclo tríplice das horas, louvemos ao Senhor de coração, cantando em nossos salmos a grandeza de Deus, que é Uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando do Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, o mistério, sinal de salvação ao mundo inteiro, também salmodiamos no espírito, unidos aos apóstolos do Senhor, e assim serão firmados nossos passos na força de Jesus, o Salvador. Louvor ao Pai, autor de toda a vida, e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo pelos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. 1 Pelos prados e campinas verdejantes, o Senhor me conduz a descansar. Aleluia. Salmo 22(23) O Bom Pastor O Cordeiro será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida (Ap 7,17). –1 O Senhor é o pastor que me conduz; * não me falta coisa alguma. –2 Pelos prados e campinas verdejantes * ele me leva a descansar. – Para as águas repousantes me encaminha, * 3 e restaura as minhas forças. – Ele me guia no caminho mais seguro, * pela honra do seu nome. –4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, * nenhum mal eu temerei; – estais comigo com bastão e com cajado; * eles me dão a segurança! –5 Preparais à minha frente uma mesa, * bem à vista do inimigo, – e com óleo vós ungis minha cabeça; * o meu cálice transborda. –6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me * por toda a minha vida; – e, na casa do Senhor, habitarei * pelos tempos infinitos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Pelos prados e campinas verdejantes, o Senhor me conduz a descansar. Aleluia. Ant. 2 O nome do Senhor é grandioso em Israel. Aleluia. Salmo 75(76) Ação de graças pela vitória Verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens dos céus (Mt 24,30). I –2 Em Judá o Senhor Deus é conhecido, * e seu nome é grandioso em Israel. –3 Em Salém ele fixou a sua tenda,* em Sião edificou sua morada. –4 E ali quebrou os arcos e as flechas, * os escudos, as espadas e outras armas. –5 Resplendente e majestoso apareceis * sobre montes de despojos conquistados. =6 Despojastes os guerreiros valorosos † que já dormem o seu sono derradeiro, * incapazes de apelar para os seus braços. –7 Ante as vossas ameaças, ó Senhor, * estarreceram-se os caros e os cavalos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. O nome do Senhor é grandioso em Israel. Aleluia. Ant. 3 A terra apavorou-se e emudeceu, quando Deus se levantou para julgar. Aleluia. II –8 Sois terrível, realmente, Senhor Deus! * E quem pode resistir à vossa ira? –9 Lá do céu pronunciastes a sentença, * e a terra apavorou-se e emudeceu, –10 quando Deus se levantou para julgar * e libertar os oprimidos desta terra. –11 Mesmo a revolta dos mortais vos dará glória, * e os que sobraram do furor vos louvarão. –12 Ao vosso Deus fazei promessas e as cumpri; * vós que o cercais, trazei ofertas ao Terrível; –13 ele esmaga os reis da terra em seu orgulho, * e faz tremer os poderosos deste mundo! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. A terra apavorou-se e emudeceu, quando Deus se levantou para julgar. Aleluia. Leitura breve 2Cor 1,21-22 É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações. V. O Senhor é minha luz e salvação. R. O Senhor é a proteção da minha vida. Oração Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Cristo, dia e esplendor, na treva o oculto aclarais. Sois luz de luz, nós o cremos, luz aos fiéis anunciais. Guardai-nos, Deus, nesta noite, velai do céu nosso sono; em vós na paz descansemos em um tranqüilo abandono. Se os olhos pesam de sono, vele, fiel, nossa mente. A vossa destra proteja quem vos amou fielmente. Defensor nosso, atendei-nos freai os planos malvados. No bem guiai vossos servos, com vosso sangue comprados. Ó Cristo, Rei piedoso, a vós e ao Pai toda a glória, com o Espírito Santo, eterna honra e vitória. Salmodia Ant. Não temerás terror algum durante a noite: o Senhor te cobrirá com suas asas. Salmo 90(91) Sob a proteção do Altíssimo Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões (Lc 10,19). –1 Quem habita ao abrigo do Altíssimo * e vive à sombra do Senhor onipotente, –2 diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, * sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'. –3 Do caçador e do seu laço ele te livra. * Ele te salva da palavra que destrói. –4 Com suas asas haverá de proteger-te, * com seu escudo e suas armas, defender-te. –5 Não temerás terror algum durante a noite, * nem a flecha disparada em pleno dia; –6 nem a peste que caminha pelo escuro, * nem a desgraça que devasta ao meio-dia; =7 Podem cair muitos milhares a teu lado, † podem cair até dez mil à tua direita: * nenhum mal há de chegar perto de ti. –8 Os teus olhos haverão de contemplar * o castigo infligido aos pecadores; –9 pois fizeste do Senhor o teu refúgio, * e no Altíssimo encontraste o teu abrigo. –10 Nenhum mal há de chegar perto de ti, * nem a desgraça baterá à tua porta; –11 pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos * para em todos os caminhos te guardarem. –12 Haverão de te levar em suas mãos, * para o teu pé não se ferir nalguma pedra. –13 Passarás por sobre cobras e serpentes, * pisarás sobre leões e outras feras. –14 'Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo * e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. –15 Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, * e a seu lado eu estarei em suas dores. = Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo, † 16 vou conceder-lhe vida longa e dias plenos, * e vou mostrar-lhe minha graça e salvação'. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Não temerás terror algum durante a noite: o Senhor te cobrirá com suas asas. Leitura breve Ap 22,4-5 Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Depois de celebrarmos neste dia a ressurreição do vosso Filho, nós vos pedimos, humildemente, Senhor, que descansemos seguros em vossa paz e despertemos alegres para cantar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ave, Rainha do céu; ave, dos anjos Senhora; ave, raiz, ave, porta; da luz do mundo és aurora. Exulta, ó Virgem tão bela, as outras seguem-te após; nós te saudamos: adeus! E pede a Cristo por nós! Virgem Mãe, ó Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...