DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO ECLESIÁSTICO CONTRA O ECUMENISMO E O RELATIVISMO - LITURGIA DIÁRIA , 26 DE JUNHO DE 2012

segunda-feira, 25 de junho de 2012

DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO ECLESIÁSTICO
CONTRA O ECUMENISMO E O RELATIVISMO DENTRO DA SANTA IGREJA CATÓLICA

MUITOS PODEM DIZER QUE OS DOCUMENTOS, DO MAGISTÉRIO DA IGREJA FORAM DITOS APENAS PARA A OCASIÃO EM QUE A HERESIA ESTAVA SENDO COMBATIDA.ASSIM AQUELE QUE TEM ESSE PENSAMENTO, NEM PRESTA ATENÇÃO, QUE DIZENDO ISSO OU PENSANDO DESTA FORMA, PODE CAIR NO RELATIVISMO RELIGIOSO, OU SEJA O QUE FOI DITO HOJE, JÁ NÃO TEM MAIS VALIDADE AMANHÃ E O QUE SERÁ DITO AMANHÃ, JÁ NÃO TERÁ MAIS VALIDADE DEPOIS DE AMANHÃ E ASSIM POR DIANTE.SERIA UMA EVOLUÇÃO DE PENSAMENTOS E DOUTRINAS A CADA DIA.GRAÇAS A DEUS ESSE ERRO, FOI CONDENADO PELO PAPA JOÃO PAULO II EM SEUS DOCUMENTOS. MUITOS AO LEREM OS DOCUMENTOS QUE SERÃO COLOCADOS LOGO ABAIXO PODERÃO DIZER QUE OS DOCUMENTOS DO PAPA JOÃO PAULO II , JÁ NÃO TEM MAIS VALIDADE, MAIS OS QUE ASSIM PENSAM, QUEM SÃO?SENÃO AQUELES QUE DEFENDEM UM DOCUMENTO MERAMENTE PASTORAL, QUE SE CHAMA "CONCÍLIO VATICANO II", O QUAL FOI A PORTA ABERTA PARA O MODERNISMO, PARA A LIBERDADE DE RELIGIÃO E CONSCIÊNCIA, PARA O ECUMENISMO E OUTRAS DOUTRINAS CONDENADAS PELOS DOCUMENTOS DA IGREJA.PARA TODO FIEL E PRINCIPALMENTE PARA OS MODERNOS, OU AOS QUE SE DIZEM SEREM MODERNOS VEJAM E ESTUDEM OS DOCUMENTOS DA SANTA MADRE IGREJA!!!

MAS ANTES DE COMEÇARMOS A ESTUDAR OS DOCUMENTOS DA SANTA MADRE IGREJA, VAMOS A UMA PEQUENA INTRODUÇÃO, A QUAL ESTAREI PROVANDO QUE OS DOCUMENTOS ANTIGOS SÃO VÁLIDOS!

“DIANTE DE UM MURO HOSTIL, TODA BRECHA É BEM-VINDA.ELA MANIFESTA AO MENOS QUE O COMBATE NÃO É INÚTIL.UMA ANDORINHA ACABA DE ATRAVESSAR O CÉU.ELA NÃO É A PRIMAVERA, ELA NÃO SUBSTITUI A PRIMAVERA DA IGREJA, QUE NÓS DESEJAMOS DE TODO O CORAÇÃO, E PARA A QUAL NÓS TRABALHAMOS DE NOSSA PARTE.MAS UMA ANDORINHA ANUNCIA A PRIMAVERA, ELA PODE POIS DAR FORÇA E CORAGEM PARA ESPERÁ-LA” (PE. MICHEL BEAUMONT)

LINDO TEXTO DO PE. MICHEL BEAUMONT! ESSA ANDORINHA JÁ ATRAVESSOU O CÉU E JÁ ANUNCIOU A PRIMAVERA, E ISSO NO PAPADO DO PAPA JOÃO PAULO II! A BRECHA JÁ ESTÁ SE ALARGANDO, QUEREM CONFERIR? ENTÃO VAMOS LÁ!

O PAPA JOÃO PAULO II , DEFENDEU A TRADIÇÃO E CONDENOU O RELATIVISMO, CONFIRAM COMIGO:

1º)- O PAPA JOÃO PAULO II CONDENA EXPLICITAMENTE O HISTORICISMO.E TAMBÉM AFIRMA QUE O HISTORICISMO CONDUZ AO MODERNISMO EM TEOLOGIA”. CONFERINDO:
O ECLETICISMO É UM ERRO DE MÉTODO, PORÉM PODERIA OCULTAR TAMBÉM AS TESES PRÓPRIAS DO HISTORICISMO.PARA COMPREENDER DE MODO CORRETO UMA DOUTRINA DO PASSADO, É NECESSÁRIO CONSIDERÁ-LA EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL.EM TROCA, A TESE FUNDAMENTAL DO HISTORICISMO CONSISTE EM ESTABELECER A VERDADE DE UMA FILOSOFIA SOBRE A BASE DE SUA ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PERÍODO E UM DETERMINADO OBJETIVO HISTÓRICO.DESTE MODO, AO MENOS IMPLICITAMENTE, SE NEGA À VALIDADE PERENE DA VERDADE.O QUE ERA VERDADE EM UMA ÉPOCA, SUSTENTA O HISTORICISTA, PODE NÃO SÊ-LO MAIS JÁ EM OUTRA”.(PAPA JOÃO PAULO II, FIDES ET RATIO, N.87).

NA REFLEXÃO TEOLÓGICA, O HISTORICISMO TENDE A APRESENTAR-SE MUITAS VEZES SOB UMA FORMA DE "MODERNISMO".COM A JUSTA PREOCUPAÇÃO DE ATUALIZAR A TEMÁTICA TEOLÓGICA E TORNÁ-LA ACESSÍVEL AOS CONTEMPORÂNEOS, RECORRE-SE SOMENTE ÀS AFIRMAÇÕES E AO JARGÃO FILOSÓFICO MAIS RECENTES, DESCUIDANDO DAS OBSERVAÇÕES CRÍTICAS QUE SE DEVERIAM FAZER EVENTUALMENTE À LUZ DA TRADIÇÃO.ESTA FORMA DE MODERNISMO, PELO FATO DE SUBSTITUIR A VERDADE PELA ATUALIDADE, SE MOSTRA INCAPAZ DE SATISFAZER AS EXIGÊNCIAS DA VERDADE A QUE A TEOLOGIA DEVE DAR RESPOSTA".(PAPA JOÃO PAULO II, FIDES ET RATIO, N.87).

2º)- O PAPA ENSINA QUE A VERDADE É OBJETIVA, UNA (UNIVERSAL) E IMUTÁVEL. CONFERINDO:
“...«A SUPREMA NORMA DA VIDA HUMANA É A PRÓPRIA LEI DIVINA, OBJETIVA E UNIVERSAL, COM A QUAL DEUS, NO DESÍGNIO DA SUA SABEDORIA E AMOR, ORDENA, DIRIGE E GOVERNA O UNIVERSO INTEIRO E OS CAMINHOS DA COMUNIDADE HUMANA. DESTA SUA LEI, DEUS TORNA O HOMEM PARTICIPANTE, DE MODO QUE ESTE, SEGUNDO A SUAVE DISPOSIÇÃO DA DIVINA PROVIDÊNCIA, POSSA CONHECER CADA VEZ MAIS A VERDADE IMUTÁVEL»”.(PAPA JOÃO PAULO II , VERITATIS SPLENDOR, N.43)
3º)- O PAPA JOÃO PAULO II , DIZ ATRAVÉS DA DECLARAÇÃO DOMINUS IESUS, VOLTAR A EXPOR A DOUTRINA CONTIDA NOS ANTERIORES DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO".CONFERINDO:
“A LINGUAGEM EXPOSITIVA DA DECLARAÇÃO ESTÁ EM LINHA COM A SUA FINALIDADE.NÃO SE PRETENDE TRATAR DE FORMA ORGÂNICA A PROBLEMÁTICA DA UNICIDADE E UNIVERSALIDADE SALVÍFICA DO MISTÉRIO DE JESUS CRISTO E DA IGREJA, NEM APRESENTAR SOLUÇÕES AOS PROBLEMAS E QUESTÕES TEOLÓGICOS QUE SÃO OBJETO DE LIVRE DEBATE, MAS VOLTAR A EXPOR A DOUTRINA DA FÉ CATÓLICA EM PROPÓSITO, INDICANDO, AO MESMO TEMPO, ALGUNS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS QUE SE MANTÊM ABERTOS A ULTERIORES APROFUNDAMENTOS, E CONFUTAR ALGUMAS POSIÇÕES ERRÔNEAS OU AMBÍGUAS.É POR ISSO QUE A DECLARAÇÃO RETOMA A DOUTRINA CONTIDA NOS ANTERIORES DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO, PARA REAFIRMAR AS VERDADES QUE CONSTITUEM O PATRIMÔNIO DE FÉ DA IGREJA”.(PAPA JOÃO PAULO II , DECLARAÇÃO DOMINUS IESUS, N.03)

AI ESTÁ CLARO QUE OS DOCUMENTOS ANTIGOS AINDA SÃO VÁLIDOS!

4º)- QUANDO O PAPA JOÃO PAULO II , MODIFICOU O CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO EM 1983, NÃO RETIROU O TEXTO QUE DEFENDE OS DOCUMENTOS ANTIGOS. CONFERINDO:
OS CLÉRIGOS CONTINUEM OS ESTUDOS SAGRADOS, MESMO DEPOIS DE RECEBIDO O SACERDÓCIO; SIGAM A SÓLIDA DOUTRINA FUNDADA NAS SAGRADAS ESCRITURAS, TRANSMITIDA PELOS ANTEPASSADOS E COMUMENTE ACEITA PELA IGREJA, CONFORME ESTÁ FIXADA PRINCIPALMENTE NOS DOCUMENTOS DOS CONCÍLIOS E DOS ROMANOS PONTÍFICES, EVITANDO PROFANAS NOVIDADES DE PALAVRAS E FALSA CIÊNCIA”. (CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO - ANO DE 1983 - CÂN.279 § 1)

VEJAM QUE ELE DISSE QUE ERA PARA SEGUIR A DOUTRINA FIXADA NOS DOCUMENTOS DOS CONCÍLIOS E DOS ROMANOS PONTÍFICES, ELE NÃO DISSE DO CONCÍLIO VATICANO II E SIM DOS CONCÍLIOS, QUE SÃO NO TOTAL 21; E TAMBÉM DISSE PARA SEGUIR A DOUTRINA CONTIDA NOS DOCUMENTOS DOS ROMANOS PONTÍFICES E NÃO SOMENTE NO DELE.O TEXTO GRIFADO ESTÁ NO PLURAL E NÃO NO SINGULAR.ENTÃO CAMUFLADAMENTE ELE DEFENDEU A TRADIÇÃO E A DOUTRINA QUE A IGREJA PROFESSA A MAIS DE 2000 ANOS!E TERMINA COM UMA ALERTA: “EVITANDO PROFANAS NOVIDADES DE PALAVRAS E FALSA CIÊNCIA”.AI ESTÁ À CONDENAÇÃO DO VATICANO II E TODA A HERESIA QUE ELE DEFENDE!

SOBRE OS DOCUMENTOS DO PAPA JOÃO PAULO II , APENAS DIGO AS MESMAS PALAVRAS DE SÃO PAULO APÓSTOLO :
EXAMINAI TUDO: ABRAÇAI O QUE É BOM” (I TESS 5,21)

VAMOS AOS DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO

1)- CONTRA O ECUMENISMO: ESTUDE A ENCÍCLICA DO PAPA PIO XI, CHAMADA "MORTALIMO ANIMOS", QUE DIZ:
"SÓ UMA RELIGIÃO PODE SER VERDADEIRA: A REVELADA POR DEUS; A ÚNICA RELIGIÃO REVELADA POR DEUS É A IGREJA CATÓLICA.OCORRE-NOS DEVER ESCLARECER E AFASTAR AQUI CERTA OPINIÃO FALSA (MOVIMENTO ECUMÊNICO), DA QUAL PARECE DEPENDER TODA ESTA QUESTÃO E PROCEDER ESSA MÚLTIPLA AÇÃO E CONSPIRAÇÃO DOS ACATÓLICOS QUE TRABALHAM PELA UNIÃO DAS IGREJAS CRISTÃS.NÃO É LÍCITO PROMOVER A UNIÃO DOS CRISTÃOS DE OUTRO MODO SENÃO PROMOVENDO O RETORNO DOS DISSIDENTES À ÚNICA VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO, DADO QUE OUTRORA ELES, SE AFASTARAM DELA".CF:
PAPA PIO XI - MORTALIUM ANIMOS

2)- EM DEFESA DA SANTA TRADIÇÃO: ESTUDE A CARTA APOSTÓLICA NOTRE CHARGE  APOSTOLIQUE DO PAPA SÃO PIO X ; QUE DIZ:
""OS VERDADEIROS AMIGOS DO POVO NÃO SÃO REVOLUCIONÁRIOS, NEM INOVADORES, MAS TRADICIONALISTAS.CONFIRA A CARTA APOSTÓLICA DO PAPA SÃO PIO X - "NOTRE CHARGE APOSTOLIQUE"

3)- CONTRA A LIBERTADA RELIGIOSA: ESTUDE O SYLLABUS DO PAPA BEATO PIO IX 
.ESTUDE TAMBÉM A ENCÍCLICA MIRARI VOS DO PAPA GREGÓRIO XVI, QUE DIZ:

"DESSA FONTE LODOSA DO INDIFERENTISMO PROMANA AQUELA SENTENÇA ABSURDA E ERRÔNEA, DIGO MELHOR DISPARATE, QUE AFIRMA E DEFENDE A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA. ESTE ERRO CORRUPTO ABRE ALAS, ESCUDADO NA IMODERADA LIBERDADE DE OPINIÕES QUE, PARA CONFUSÃO DAS COISAS SAGRADAS E CIVIS, SE ESTENDO POR TODA PARTE, CHEGANDO A IMPRUDÊNCIA DE ALGUÉM SE ASSEVERAR QUE DELA RESULTA GRANDE PROVEITO PARA A CAUSA DA RELIGIÃO. QUE MORTE PIOR HÁ PARA A ALMA, DO QUE A LIBERDADE DO ERRO! DIZIA SANTO AGOSTINHO (EP. 166). CERTAMENTE, ROTO O FREIO QUE MANTÉM OS HOMENS NOS CAMINHOS DA VERDADE, E INCLINANDO-SE PRECIPITADAMENTE AO MAL PELA NATUREZA CORROMPIDA, CONSIDERAMOS JÁ ESCANCARADO AQUELE ABISMO (APOC 9,3) DO QUAL, SEGUNDO FOI DADO VER A SÃO JOÃO, SUBIA FUMAÇA QUE ENTENEBRECIA O SOL E ARROJAVA GAFANHOTOS QUE DEVASTAVAM A TERRA. DAQUI PROVÉM A EFERVESCÊNCIA DE ÂNIMO, A CORRUPÇÃO DA JUVENTUDE, O DESPREZO DAS COISAS SAGRADAS E PROFANAS NO MEIO DO POVO; EM UMA PALAVRA, A MAIOR E MAIS PODEROSA PESTE DA REPÚBLICA, PORQUE, SEGUNDO A EXPERIÊNCIA QUE REMONTA AOS TEMPOS PRIMITIVOS, AS CIDADE QUE MAIS FLORESCERAM POR SUA OPULÊNCIA, EXTENSÃO E PODERIO SUCUMBIRAM, SOMENTE PELO MAL DA DESBRAGADA LIBERDADE DE OPINIÕES, LIBERDADE DE ENSINO E ÂNSIA DE INOVAÇÕES." (CONFIRA: CARTA ENCÍCLICA "MIRARI VOS" DO PAPA GREGÓRIO XVI, PROMULGADA EM 15/08/1832)

ESTUDE TAMBÉM A ENCÍCLICA QUANTA CURA DO PAPA BEATO PIO IX , QUE DIZ:

"SABEIS MUITO BEM, VENERÁVEIS IRMÃOS, QUE EM NOSSO TEMPO HÁ NÃO POUCOS QUE, APLICANDO À SOCIEDADE CIVIL O ÍMPIO E ABSURDO PRINCÍPIO CHAMADO DE NATURALISMO, ATREVEM-SE A ENSINAR "QUE A PERFEIÇÃO DOS GOVERNOS E O PROGRESSO CIVIL EXIGEM IMPERIOSAMENTE QUE A SOCIEDADE HUMANA SE CONSTITUA E SE GOVERNE SEM PREOCUPAR-SE EM NADA COM A RELIGIÃO, COMO SE ESTA NÃO EXISTISSE, OU, PELO MENOS, SEM FAZER DISTINÇÃO NENHUMA ENTRE A VERDADEIRA RELIGIÃO E AS FALSAS". E, CONTRA A DOUTRINA DA SAGRADA ESCRITURA, DA IGREJA E DOS SANTOS PADRES, NÃO DUVIDAM EM AFIRMAR QUE "A MELHOR FORMA DE GOVERNO É AQUELA EM QUE NÃO SE RECONHEÇA AO PODER CIVIL A OBRIGAÇÃO DE CASTIGAR, MEDIANTE DETERMINADAS PENAS, OS VIOLADORES DA RELIGIÃO CATÓLICA, SENÃO QUANDO A PAZ PÚBLICA O EXIJA". E COM ESTA IDÉIA DO GOVERNO SOCIAL, ABSOLUTAMENTE FALSA, NÃO HESITAM EM CONSAGRAR AQUELA OPINIÃO ERRÔNEA, EM EXTREMO PERNICIOSA À IGREJA CATÓLICA E À SAÚDE DAS ALMAS, CHAMADA POR GREGÓRIO XVI, NOSSO PREDECESSOR, DE FELIZ MEMÓRIA., LOUCURA[2], ISTO É, QUE "A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIAS E DE CULTOS É UM DIREITO PRÓPRIO DE CADA HOMEM, QUE TODO ESTADO BEM CONSTITUÍDO DEVE PROCLAMAR E GARANTIR COMO LEI FUNDAMENTAL, E QUE OS CIDADÃOS TÊM DIREITO À PLENA LIBERDADE DE MANIFESTAR SUAS IDÉIAS COM A MÁXIMA PUBLICIDADE - SEJA DE PALAVRA, SEJA POR ESCRITO, SEJA DE OUTRO MODO QUALQUER -, SEM QUE AUTORIDADE CIVIL NEM ECLESIÁSTICA ALGUMA POSSAM REPRIMIR EM NENHUMA FORMA". AO SUSTENTAR AFIRMAÇÃO TÃO TEMERÁRIA, NÃO PENSAM NEM CONSIDERAM QUE COM ISSO PREGAM A LIBERDADE DE PERDIÇÃO[3], E QUE, SE SE DÁ PLENA LIBERDADE PARA A DISPUTA DOS HOMENS, NUNCA FALTARÁ QUEM SE ATREVA A RESISTIR À VERDADE, CONFIADO NA LOQUACIDADE DA SABEDORIA HUMANA MAS NOSSO SENHOR JESUS CRISTO MESMO ENSINA COMO A FÉ E A PRUDÊNCIA CRISTÃ HÃO DE EVITAR ESTA VAIDADE TÃO DANOSA[4]." (CONFIRA: CARTA ENCÍCLICA QUANTA CURA DO PAPA BEATO PIO IX, PROMULGADA EM 08/12/1864)

.ESTUDE TAMBÉM A ENCÍCLICA DO PAPA LEÃO XIII QUE SE CHAMA LIBERTAS PRAESTANTISSIMUM QUE NOS DIZ:

"'E PRIMEIRAMENTE, A PROPÓSITO DOS INDIVÍDUOS, EXAMINEMOS ESTA LIBERDADE TÃO CONTRÁRIA À VIRTUDE DA RELIGIÃO, A LIBERDADE DE CULTO, COMO LHE CHAMAM, LIBERDADE QUE SE BASEIA NO PRINCÍPIO DE QUE É LÍCITO A CADA QUAL PROFESSAR A RELIGIÃO QUE MAIS LHE AGRADE, OU MESMO NÃO PROFESSAR NENHUMA'...'É POR ISSO QUE OFERECER AO HOMEM A LIBERDADE DE QUE FALAMOS, É DAR-LHE O PODER DE DESVIRTUAR OU ABANDONAR IMPUNEMENTE O MAIS SANTO DOS DEVERES, AFASTANDO-SE DO BEM IMUTÁVEL, A FIM DE SE VOLTAR PARA O MAL. ISTO, JÁ O DISSEMOS, NÃO É LIBERDADE, MAS UMA DEPRAVAÇÃO DA LIBERDADE, E UMA ESCRAVIDÃO DA ALMA NA ABJEÇÃO DO PECADO' (CF: CARTA ENCÍCLICA DO SUMO PONTÍFICE LEÃO XIII - LIBERTAS PRAESTANTISSIMUM, C- CONSEQÜÊNCIAS DO LIBERALISMO; 24, 25)

4)- CONTRA A TESE DA IGREJA SER SANTA E PECADORA: .ESTUDE A BULA UNAM SANCTAM DO PAPA BONIFÁCIO VIII, QUE DIZ:

"UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA: ESTA É A IGREJA QUE DEVEMOS CRER E PROFESSAR JÁ QUE É ISSO O QUE A ENSINA A FÉ. NESTA IGREJA CREMOS COM FIRMEZA E COM SIMPLICIDADE TESTEMUNHAMOS. FORA DELA NÃO HÁ SALVAÇÃO, NEM REMISSÃO DOS PECADOS, COMO DECLARA O ESPOSO NO CÂNTICO: "UMA SÓ É MINHA POMBA SEM DEFEITO. UMA SÓ A PREFERIDA PELA MÃE QUE A GEROU" (CT 6,9). ELA REPRESENTA O ÚNICO CORPO MÍSTICO, CUJA CABEÇA É CRISTO E DEUS É A CABEÇA DE CRISTO. NELA EXISTE "UM SÓ SENHOR, UMA SÓ FÉ E UM SÓ BATISMO" (EF 4,5). DE FATO, APENAS UMA FOI A ARCA DE NOÉ NA ÉPOCA DO DILÚVIO; ELA FOI A FIGURA ANTECIPADA DA ÚNICA IGREJA; ENCERRADA COM "UM CÔVADO" (GN 6,16), TEVE UM ÚNICO PILOTO E UM ÚNICO CHEFE: NOÉ. COMO LEMOS, TUDO O QUE EXISTIA FORA DELA, SOBRE A TERRA, FOI DESTRUÍDO.A ESTA ÚNICA IGREJA, NÓS A VENERAMOS, COMO DIZ O SENHOR PELO PROFETA: "SALVA MINHA VIDA DA ESPADA, MEU ÚNICO SER, DA PATA DO CÃO" (SL 21,21)." (CONFIRA: BULA UNAM SANCTAM - PAPA BONIFÁCIO VIII, PROMULGADA EM 18/11/1302)

***"O CATECISMO DO PAPA JOÃO PAULO II DIZ: 'A IGREJA É SANTA, MESMO TENDO PECADORES EM SEU SEIO, POIS NÃO POSSUI OUTRA VIDA SENÃO A DA GRAÇA' (CF: CIC, PÁG 238).E EM OUTRO PONTO DIZ: 'A IGREJA É SANTA: O DEUS SANTÍSSIMO É SEU AUTOR; CRISTO, SEU ESPOSO, SE ENTREGOU POR ELA PARA SANTIFICÁ-LA; O ESPÍRITO DE SANTIDADE A VIVIFICA. EMBORA CONGREGUE PECADORES, ELA É "IMACULADA (FEITA) DE MACULADOS" ("EX MACULATIS IMMACULATA")' (CF: CIC, PÁG. 249 E 250).OU SEJA OS PECADOS DOS FIÉIS NÃO AFETAM A SANTIDADE DA IGREJA, ELA É E SERÁ SEMPRE SANTA!"

CONFIRA TAMBÉM O NOVO COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA, ESCRITO PELO PAPA BENEDITO XVI TÓPICO 165, QUE DIZ: "A IGREJA É SANTA, POR QUANTO DEUS SANTÍSSIMO É O SEU AUTOR; CRISTO ENTREGOU-SE POR ELA, PARA SANTIFICÁ-LA E TORNÁ-LA SANTIFICANTE; O ESPÍRITO SANTO A VIVIFICA COM A CARIDADE.NELA SE ENCONTRA A PLENITUDE DOS MEIOS DE SALVAÇÃO.A SANTIDADE É A VOCAÇÃO DE CADA UM DE SEUS MEMBROS E O FIM DE TODA A SUA ATIVIDADE.A IGREJA CONTA EM SEU SEIO COM A VIRGEM MARIA EM NUMERÁVEIS SANTOS COMO MODELOS INTERCESSORES.A SANTIDADE DA IGREJA É A FONTE DA SANTIFICAÇÃO DOS SEUS FILHOS, OS QUAIS, AQUI NA TERRA, SE RECONHECEM TODOS PECADORES, SEMPRE NECESSITADOS DE CONVERSÃO E PURIFICAÇÃO".VIRAM NÃO É A IGREJA E SIM OS SEUS MEMBROS, É QUE SÃO PECADORES!ESSE É O ENSINAMENTO DO ATUAL PAPA.***

E SÃO PAULO APÓSTOLO DISSE: "MARIDOS, AMAI AS VOSSAS MULHERES, COMO CRISTO AMOU A IGREJA E SE ENTREGOU POR ELA, PARA SANTIFICÁ-LA, PURIFICANDO-A PELA ÁGUA DO BATISMO COM A PALAVRA, PARA APRESENTÁ-LA A SI MESMO TODA GLORIOSA, SEM MÁCULA, SEM RUGA, SEM QUALQUER OUTRO DEFEITO SEMELHANTE, MAS SANTA E IRREPREENSÍVEL" (EF 5,25-27)

.ESTUDE TAMBÉM A CARTA ENCÍCLICA DO PAPA PIO XII CHAMADA MYSTICI CORPORIS, PROMULGADA EM 29/06/1943; QUE DIZ:

"PARA DEFINIR E DESCREVER ESTA VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO - QUE É A SANTA, CATÓLICA, APOSTÓLICA IGREJA ROMANA - NADA HÁ MAIS NOBRE, NEM MAIS EXCELENTE, NEM MAIS DIVINO DO QUE O CONCEITO EXPRESSO NA DENOMINAÇÃO "CORPO MÍSTICO DE JESUS CRISTO"; QUE SEM MANCHA ALGUMA, BRILHA NOS SACRAMENTOS COM QUE GERA E SUSTENTA OS FILHOS.REALMENTE NÃO HÁ COISA MAIS GLORIOSA, MAIS HONROSA, MAIS NOBRE, QUE FAZER PARTE DA IGREJA, SANTA, CATÓLICA, APOSTÓLICA, ROMANA, NA QUAL NOS TORNAMOS MEMBROS DE TÃO VENERANDO CORPO; NOS GOVERNA UMA TÃO EXCELSA CABEÇA; NOS INUNDA O MESMO ESPÍRITO DIVINO; A MESMA DOUTRINA, ENFIM, E O MESMO PÃO DOS ANJOS NOS ALIMENTA NESTE EXÍLIO TERRENO, ATÉ QUE, FINALMENTE, VAMOS GOZAR NO CÉU DA MESMA BEM-AVENTURANÇA SEMPITERNA". (CF. PAPA PIO XII - MYSTICI CORPORIS).

E SÃO CIPRIANO DE CARTAGO DISSE SOBRE A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA:
"O ESPÍRITO SANTO, FALANDO NA PESSOA DO SENHOR, DESIGNA ESTA IGREJA ÚNICA QUANDO DIZ NO CÂNTICO DOS CÂNTICOS: "UMA SÓ É A MINHA POMBA, A MINHA PERFEITA, ÚNICA FILHA DA SUA MÃE E SEM IGUAL PARA A SUA PROGENITORA" (CÂNT 6,9).IGUALMENTE A IGREJA DO SENHOR, RESPLANDECENTE DE LUZ, LANÇA SEUS RAIOS NO MUNDO INTEIRO, MAS A SUA LUZ, DIFUNDINDO-SE EM TODA A PARTE, CONTINUA SENDO A MESMA E, DE MODO NENHUM, É ABALADA A UNIDADE DO CORPO.AQUELE QUE, AFASTANDO-SE DA IGREJA, VAI JUNTAR-SE A UMA ADÚLTERA, FICA PRIVADO DOS BENS PROMETIDOS À IGREJA. QUEM ABANDONA A IGREJA DE CRISTO NÃO CHEGARÁ AOS PRÊMIOS DE CRISTO. TORNA-SE ESTRANHO, TORNA-SE PROFANO, TORNA-SE INIMIGO.NÃO PODE TER DEUS POR PAI QUEM NÃO TEM A IGREJA POR MÃE.COMO NINGUÉM SE PÔDE SALVAR FORA DA ARCA DE NOÉ, ASSIM NINGUÉM SE SALVA FORA DA IGREJA.NÃO PODEM PERMANECER COM DEUS OS QUE NÃO QUISERAM ESTAR UNIDOS NA IGREJA DE DEUS".(SÃO CIPRIANO DE CARTAGO - A UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA)

5)- CONTRA O MODERNISMO: ESTUDE A CARTA ENCÍCLICA PASCENDI DOMINICI GREGIS DO PAPA SÃO PIO X; ESTUDE O SYLLABUS DO PAPA BEATO PIO IX, ESTUDE O DECRETO LAMENTABILI SINE EXITU DO PAPA SÃO PIO X.

6)- EM DEFESA DO MISSAL DA SANTA MISSA TRIDENTINA: ESTUDE A BULA DO PAPA SÃO PIO V, QUE SE CHAMA QUO PRIMUM TEMPORE E QUE DIZ:

"'E PARA QUE EM TODOS OS LUGARES DA TERRA ESTE MISSAL SEJA CONSERVADO SEM CORRUPÇÃO E ISENTO DE INCORREÇÕES E ERROS, POR NOSSA AUTORIDADE APOSTÓLICA...'; 'QUEREMOS E, PELA MESMA AUTORIDADE, DECRETAMOS QUE, DEPOIS DA PUBLICAÇÃO DE NOSSA PRESENTE CONSTITUIÇÃO E DESTE MISSAL, TODOS OS PADRES SEJAM OBRIGADOS A CANTAR OU CELEBRAR A MISSA DE ACORDO COM ELE'; POIS 'QUE, DORAVANTE, PARA CANTAR OU REZAR A MISSA EM QUALQUER IGREJA, SE POSSA, SEM RESTRIÇÃO SEGUIR ESTE MISSAL COM PERMISSÃO E PODER DE USÁ-LO LIVRE E LICITAMENTE, SEM NENHUM ESCRÚPULO DE CONSCIÊNCIA E SEM QUE SE POSSA ENCORRER EM NENHUMA PENA, SENTENÇA E CENSURA, E ISTO PARA SEMPRE'.'E QUE A NINGUÉM ABSOLUTAMENTE SEJA PERMITIDO INFRINGIR OU, POR TEMERÁRIA AUDÁCIA, SE OPOR À PRESENTE DISPOSIÇÃO DE NOSSA PERMISSÃO, ESTATUTO, ORDENAÇÃO, MANDATO, PRECEITO, CONCESSÃO, INDULTO, DECLARAÇÃO, VONTADE, DECRETO E PROIBIÇÃO.SE ALGUÉM, CONTUDO, TIVER A AUDÁCIA DE ATENTAR CONTRA ESTAS DISPOSIÇÕES, SAIBA QUE INCORRERÁ NA INDIGNAÇÃO DE DEUS TODO-PODEROSO E DE SEUS BEM-AVENTURADOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO'" (CF: BULA QUO PRIMUM TEMPORE - PAPA SÃO PIO V, PROMULGADO EM 14/07/1570)

7)- CONTRA A "PASTORAL DO BARULHO" INFUNDIDA NAS MISSAS: ESTUDE O MOTU PRÓPRIO DO PAPA SÃO PIO X CHAMADO TRA LE SOLLICITUDINE; QUE FALA SOBRE A MÚSICA SACRA.O MOTU NOS DIZ:

"A MÚSICA SACRA, COMO PARTE INTEGRANTE DA LITURGIA SOLENE, PARTICIPA DO SEU FIM GERAL, QUE É A GLÓRIA DE DEUS E A SANTIFICAÇÃO DOS FIÉIS. A MÚSICA CONCORRE PARA AUMENTAR O DECORO E ESPLENDOR DAS SAGRADAS CERIMÔNIAS; E, ASSIM COMO O SEU OFÍCIO PRINCIPAL É REVESTIR DE ADEQUADAS MELODIAS O TEXTO LITÚRGICO PROPOSTO À CONSIDERAÇÃO DOS FIÉIS, ASSIM O SEU FIM PRÓPRIO É ACRESCENTAR MAIS EFICÁCIA AO MESMO TEXTO, A FIM DE QUE POR TAL MEIO SE EXCITEM MAIS FACILMENTE OS FIÉIS À PIEDADE E SE PREPAREM MELHOR PARA RECEBER OS FRUTOS DA GRAÇA, PRÓPRIOS DA CELEBRAÇÃO DOS SAGRADOS MISTÉRIOS...ESTAS QUALIDADES SE ENCONTRAM EM GRAU SUMO NO CANTO GREGORIANO, QUE É POR CONSEQÜÊNCIA O CANTO PRÓPRIO DA IGREJA ROMANA, O ÚNICO QUE ELA HERDOU DOS ANTIGOS PADRES, QUE CONSERVOU CUIDADOSAMENTE NO DECURSO DOS SÉCULOS EM SEUS CÓDIGOS LITÚRGICOS E QUE, COMO SEU, PROPÕE DIRETAMENTE AOS FIÉIS, O QUAL ESTUDOS RECENTÍSSIMOS RESTITUÍRAM À SUA INTEGRIDADE E PUREZA." (CF. MOTU PRÓPRIO TRA LE SOLLICITUDINE - PAPA SÃO PIO X - 22/11/1903)


EXISTE MUITOS DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO DA IGREJA, ESTUDE O QUANTO QUISER, MAS LEMBRE-SE SEMPRE DAS PALAVRAS DO APÓSTOLO SÃO PAULO, QUE DIZ: "EXAMINAI TUDO: ABRAÇAI O QUE É BOM” (I TESS 5,21)


LITURGIA DO DIA 26 DE JUNHO DE 2012
 
PRIMEIRA LEITURA: 2º REIS 19, 9-11.14-21.31-36

XII SEMANA COMUM , ( VERDE - OFÍCIO DO DIA ) - LEITURA DO SEGUNDO LIVRO DOS REIS - NAQUELES DIAS, 9O REI OUVIU DIZER DE TARACA, REI DA ETIÓPIA: ELE ACABA DE SAIR PARA COMBATER CONTRA TI. SENAQUERIB MANDOU NOVAMENTE MENSAGEIROS A EZEQUIAS PARA DIZER-LHE: 10ISTO DIREIS A EZEQUIAS, REI DE JUDÁ: NÃO TE DEIXES ENGANAR PELO DEUS NO QUAL PUSESTE A TUA CONFIANÇA, PENSANDO QUE JERUSALÉM NÃO SERÁ ENTREGUE NAS MÃOS DO REI DA ASSÍRIA. 11OUVISTE CONTAR COMO OS REIS DA ASSÍRIA TRATARAM TODOS OS PAÍSES, E COMO OS DEVASTARAM: SÓ TU, POIS, HAVERIAS DE ESCAPAR? 14EZEQUIAS TOMOU A CARTA DAS MÃOS DOS MENSAGEIROS E LEU-A; SUBIU DEPOIS AO TEMPLO E ABRIU-A DIANTE DO SENHOR, 15ROGANDO-LHE: SENHOR, DEUS DE ISRAEL, QUE ESTAIS SENTADO SOBRE QUERUBINS, SÓ VÓS SOIS O DEUS DE TODOS OS REINOS DA TERRA. VÓS FIZESTES OS CÉUS E A TERRA. 16INCLINAI, SENHOR, OS VOSSOS OUVIDOS E OUVI! ABRI, SENHOR, OS VOSSOS OLHOS E VEDE! OUVI A MENSAGEM DE SENAQUERIB, QUE MANDOU BLASFEMAR O DEUS VIVO! 17É VERDADE, SENHOR, QUE OS REIS DA ASSÍRIA DESTRUÍRAM AS NAÇÕES E DEVASTARAM OS SEUS TERRITÓRIOS, 18ATIRANDO AO FOGO OS SEUS DEUSES, MAS ISSO PORQUE NÃO ERAM DEUSES, E SIM OBJETOS FEITOS PELAS MÃOS DO HOMEM, OBJETOS DE MADEIRA E DE PEDRA: POR ISSO FORAM DESTRUÍDOS. 19MAS VÓS, SENHOR, NOSSO DEUS, SALVAI-NOS AGORA DAS MÃOS DE SENAQUERIB, A FIM DE QUE TODOS OS POVOS DA TERRA SAIBAM QUE VÓS, O SENHOR, SOIS O ÚNICO DEUS. 20ISAÍAS, FILHO DE AMÓS, MANDOU DIZER A EZEQUIAS: EIS O QUE DIZ O SENHOR, DEUS DE ISRAEL: OUVI A ORAÇÃO QUE ME FIZESTE A RESPEITO DE SENAQUERIB, REI DA ASSÍRIA. 21EIS O ORÁCULO DO SENHOR CONTRA ELE: A VIRGEM, FILHA DE SIÃO, DESPREZA-TE E ZOMBA DE TI. A FILHA DE JERUSALÉM MENEIA A CABEÇA POR TRÁS DE TI. 31POIS DE JERUSALÉM SURGIRÁ UM RESTO E DO MONTE SIÃO SOBREVIVENTES. EIS O QUE FARÁ O ZELO DO SENHOR DOS EXÉRCITOS. 32POR ISSO, EIS O ORÁCULO DO SENHOR AO REI DA ASSÍRIA: NÃO ENTRARÁ NESTA CIDADE NEM ATIRARÁ FLECHAS CONTRA ELA, NÃO LHE OPORÁ ESCUDO NEM A CERCARÁ DE TRINCHEIRAS. 33MAS VOLTARÁ PELO CAMINHO POR ONDE VEIO, SEM ENTRAR NA CIDADE - ORÁCULO DO SENHOR. 34PROTEGEREI ESTA CIDADE PARA SALVÁ-LA, POR MINHA CAUSA E DE DAVI, MEU SERVO. 35ORA, NESSA MESMA NOITE O ANJO DO SENHOR APARECEU NO CAMPO DOS ASSÍRIOS E FERIU CENTO E OITENTA E CINCO MIL HOMENS. NO DIA SEGUINTE PELA MANHÃ SÓ HAVIA CADÁVERES. 36SENAQUERIB, REI DA ASSÍRIA, RETIROU-SE, TOMOU O CAMINHO DE SUA TERRA E DETEVE-SE EM NÍNIVE. - PALAVRA DO SENHOR

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 47)

REFRÃO: O SENHOR ESTABELECE SUA CIDADE PARA SEMPRE
1. GRANDE É O SENHOR E DIGNO DE TODO LOUVOR, NA CIDADE DE NOSSO DEUS. O SEU MONTE SANTO, COLINA MAGNÍFICA, É UMA ALEGRIA PARA TODA A TERRA. O LADO NORTE DO MONTE SIÃO É A CIDADE DO GRANDE REI. - R.
2. COLINA MAGNÍFICA, É UMA ALEGRIA PARA TODA A TERRA. O LADO NORTE DO MONTE SIÃO É A CIDADE DO GRANDE REI. DEUS SE MOSTROU EM SEUS PALÁCIOS UM BALUARTE SEGURO. - R.
3. Ó DEUS, RELEMBREMOS A VOSSA MISERICÓRDIA NO INTERIOR DE VOSSO TEMPLO. COMO O VOSSO NOME, Ó DEUS, ASSIM VOSSO LOUVOR CHEGA ATÉ OS CONFINS DO MUNDO. VOSSA MÃO DIREITA ESTÁ CHEIA DE JUSTIÇA. - R.

EVANGELHO: MATEUS 7, 6.12-14

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - NAQUELE TEMPO, 6NÃO LANCEIS AOS CÃES AS COISAS SANTAS, NÃO ATIREIS AOS PORCOS AS VOSSAS PÉROLAS, PARA QUE NÃO AS CALQUEM COM OS SEUS PÉS, E, VOLTANDO-SE CONTRA VÓS, VOS DESPEDACEM. 12TUDO O QUE QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, FAZEI-O VÓS A ELES. ESTA É A LEI E OS PROFETAS. 13ENTRAI PELA PORTA ESTREITA, PORQUE LARGA É A PORTA E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZEM À PERDIÇÃO E NUMEROSOS SÃO OS QUE POR AÍ ENTRAM. 14ESTREITA, PORÉM, É A PORTA E APERTADO O CAMINHO DA VIDA E RAROS SÃO OS QUE O ENCONTRAM. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

MENSAGEM DO DIA 25 DE JUNHO DE 2012 - “QUERIDOS FILHOS! COM GRANDE ESPERANÇA NO CORAÇÃO, TAMBÉM HOJE, EU CHAMO VOCÊS A REZAR. SE VOCÊS REZAM, FILHINHOS, VOCÊS ESTÃO COMIGO E VOCÊS ESTÃO PROCURANDO A VONTADE DO MEU FILHO E ESTÃO VIVENDO-A. ESTEJAM ABERTOS E VIVAM A ORAÇÃO E, A TODO MOMENTO, POSSA SER ELA O SABOR E A ALEGRIA DA SUA ALMA. EU ESTOU COM VOCÊS E EU INTERCEDO POR TODOS VOCÊS DIANTE DO MEU FILHO JESUS. OBRIGADA POR TEREM RESPONDIDO AO MEU CHAMADO” - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTOS JOÃO E PAULO - OS SANTOS QUE RECORDAMOS HOJE PERTENCERAM AO SÉCULO IV E ALI DERAM UM LINDO TESTEMUNHO DO MARTÍRIO NO ANO DE 362, NO CONTEXTO EM QUE A IGREJA DE CRISTO ERA PERSEGUIDA. ELES PERTENCIAM À CORTE DE JULIANO, O APÓSTATA, QUE QUERIA QUE TODOS OS CRISTÃOS SE RENDESSEM AOS DEUSES DO IMPÉRIO. JOÃO E PAULO, PORÉM, RENUNCIARAM AO CARGO, E SE RETIRARAM PARA UMA PROPRIEDADE ONDE VIVERAM DA CARIDADE E SERVINDO AOS POBRES, TESTEMUNHANDO ACIMA DE TUDO O AMOR A DEUS. ERAM IRMÃOS DE SANGUE, MAS RESPONDERAM PESSOALMENTE AO EVANGELHO. O IMPERADOR ENVIOU UMA AUTORIDADE PARA CONVENCÊ-LOS A MUDAREM DE IDEIA, E OFERECEREM SACRIFÍCIOS AO DEUS JÚPITER PARA NÃO SEREM CONDENADOS. APÓS ALGUNS DIAS, OS IRMÃOS NÃO NEGARAM SUA FÉ E ACABARAM MORRENDO DEGOLADOS, TESTEMUNHANDO SEU AMOR A DEUS. SÃO JOÃO E SÃO PAULO, ROGAI POR NÓS!


Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by