terça-feira, 22 de maio de 2012

Terça Feira VII Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esperado com ânsia por todos, hoje o dia sagrado brilhou em que Cristo, esperança do mundo, Deus e Homem, ao céu se elevou. Triunfou sobre o príncipe do mundo, vencedor num combate gigante, e apresenta a Deus Pai,no seu rosto, toda a glória da carne triunfante. Dos fiéis ele é a esperança, numa nuvem de luz elevado, e de novo abre aos homens o céu que seus pais lhes haviam fechado. Ó imensa alegria de todos, quando o Filho que a Virgem gerou, logo após o flagelo e a cruz, à direita do Pai se assentou. Demos graças a tal defensor que nos salva, que vida nos deu, e consigo no céu faz sentar-se nosso corpo no trono de Deus. Com aqueles que habitam o céu partilhamos tão grande alegria. Cristo a eles se deu para sempre, mas conosco estará cada dia. Cristo, agora elevado às alturas, nossa mente convosco elevai, e, do alto, enviai-nos depressa vosso Espírito, o Espírito do Pai. Salmodia Ant. 1 Vinde, Senhor, restituir a nossa vida para que em vós se rejubile o vosso povo! Aleluia. Salmo 84(85) A nossa salvação está próxima No Salvador caído por terra, Deus abençoou a sua terra (Orígenes). –2 Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, * libertastes os cativos de Jacó. –3 Perdoastes o pecado ao vosso povo, * encobristes toda a falta cometida; –4 retirastes a ameaça que fizestes, * acalmastes o furor de vossa ira. –5 Renovai-nos, nosso Deus e Salvador, * esquecei a vossa mágoa contra nós! –6 Ficareis eternamente irritado? * Guardareis a vossa ira pelos séculos? –7 Não vireis restituir a nossa vida, * para que em vós se rejubile o vosso povo? –8 Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, * concedei-nos também vossa salvação! –9 Quero ouvir o que o Senhor irá falar: * é a paz que ele vai anunciar; – a paz para o seu povo e seus amigos, * para os que voltam ao Senhor seu coração. –10 Está perto a salvação dos que o temem, * e a glória habitará em nossa terra. –11 A verdade e o amor se encontrarão, * a justiça e a paz se abraçarão; –12 da terra brotará a fidelidade, * e a justiça olhará dos altos céus. –13 O Senhor nos dará tudo o que é bom,* e a nossa terra nos dará suas colheitas; –14 a justiça andará na sua frente * e a salvação há de seguir os passos seus. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vinde, Senhor, restituir a nossa vida para que em vós se rejubile o vosso povo! Aleluia. Ant. 2 Confiamos no Senhor e nos deu a sua paz. Aleluia. Cântico Is 26,1-4.7-9.12 Hino depois da vitória A muralha da cidade tinha doze alicerces (cf. Ap 21,14). –1 Nossa cidade invencível é Sião, * sua muralha e sua trincheira é o Salvador. –2 Abri as portas, para que entre um povo justo, * um povo reto que ficou sempre fiel. –3 Seu coração está bem firme e guarda a paz, * guarda a paz, porque em vós tem confiança. –4 Tende sempre confiança no Senhor, * pois é ele nossa eterna fortaleza! –7 O caminho do homem justo é plano e reto, * porque vós o preparais e aplainais; –8 foi trilhando este caminho de Justiça * que em vós sempre esperamos, ó Senhor! – Vossa lembrança e vosso nome, ó Senhor, * são o desejo e a saudade de nos'alma! –9 Durante a noite a minha alma vos deseja, * e meu espírito vos busca desde a aurora. – Quando os vossos julgamentos se cumprirem, * aprenderão todos os homens a justiça. –12 Ó Senhor e nosso Deus, dai-nos a paz, * pois agistes sempre em tudo o que fizemos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Confiamos no Senhor e nos deu a sua paz. Aleluia. Ant. 3 A terra produziu sua colheita: alegrem-se os povos. Aleluia. Salmo 66(67) Todos os povos celebrem o Senhor Sabei que esta salvação de Deus já foi comunicada aos pagãos (At 28,28). –2 Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, * e sua face resplandeça sobre nós! –3 Que na terra se conheça o seu caminho * e a sua salvação por entre os povos. –4 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * que todas as nações vos glorifiquem! –5 Exulte de alegria a terra inteira, * pois julgais o universo com justiça; – os povos governais com retidão, * e guiais, em toda a terra, as nações. –6 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * que todas as nações vos glorifiquem! –7 A terra produziu sua colheita: * o Senhor e nosso Deus nos abençoa. –8 Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, * e o respeitem os confins de toda a terra! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. A terra produziu sua colheita: alegrem-se os povos. Aleluia. Leitura breve At 13,30-33 Deus ressuscitou Jesus dos mortos e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: Tu és o meu filho, eu hoje te gerei. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. O Senhor ressuscitou como dissera: exultemos de alegria todos nós, pois ele reina eternamente, aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. O Senhor ressuscitou como dissera: exultemos de alegria todos nós, pois ele reina eternamente, aleluia. Preces Glorifiquemos a Cristo, nosso Senhor, que prometeu enviar o Espírito Santo que procede do Pai; e rezemos: R. Senhor Jesus Cristo, dai-nos o vosso Espírito! Senhor Jesus Cristo, que a vossa Palavra habite plenamente em nós, - para sempre vos louvarmos com salmos, hinos e cânticos espirituais. R. Vós, que, pelo Espírito Santo, nos tornastes filhos e filhas de Deus, - ensinai-nos, pelo mesmo Espírito, a invocar junto convosco a Deus, nosso Pai.R. Inspirai com a luz da sabedoria todas as nossas ações, - a fim de que tudo quanto fizermos seja para a maior glória de Deus. R. Vós, que sois compassivo e misericordioso, - ajudai-nos a viver sempre em paz com todos. R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Ó Deus de poder e misericórdia, fazei que o Espírito Santo, vindo habitar em nossos corações, nos torne um templo da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. HINO Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),97-104 XIII (Mem) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão! (1Jo 4,21). –97 Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei! * Permaneço o dia inteiro a meditá-la. –98 Vossa lei me faz mais sábio que os rivais, * porque ela me acompanha eternamente. –99 Fiquei mais sábio do que todos os meus mestres, * porque medito sem cessar vossa Aliança. –100 Sou mais prudente que os próprios anciãos, * porque cumpro, ó Senhor, vossos preceitos. –101 De todo mau caminho afasto os passos, * para que eu siga fielmente as vossas ordens. –102 De vossos julgamentos não me afasto, * porque vós mesmo me ensinastes vossas leis. –103 Como é doce ao paladar vossa palavra, * muito mais doce do que o mel na minha boca! –104 De vossa lei eu recebi inteligência, * por isso odeio os caminhos da mentira. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 73(74) Lamentação sobre o templo devastado Não tenhais medo dos que matam o corpo (Mt 10,28). I –1 Ó Senhor, por que razão nos rejeitastes para sempre * e vos irais contra as ovelhas do rebanho que guiais? =2 Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes, † desta tribo que remistes para ser a vossa herança, * e do monte de Sião que escolhestes por morada! –3 Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína: * no santuário o inimigo destruiu todas as coisas; –4 e, rugindo como feras, no local das grandes festas, * lá puseram suas bandeiras vossos ímpios inimigos. –5 Pareciam lenhadores derrubando uma floresta, * 6 ao quebrarem suas portas com martelos e com malhos. –7 Ó Senhor, puseram fogo mesmo em vosso santuário! * Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais! –8 Entre si eles diziam: 'Destruamos de uma vez!' * E os templos desta terra incendiaram totalmente. –9 Já não vemos mais prodígios, já não temos mais profetas,* ninguém sabe, entre nós, até quando isto será! –10 Até quando, Senhor Deus, vai blasfemar o inimigo? * Porventura ultrajará eternamente o vosso nome? –11 Por que motivo retirais a vossa mão que nos ajuda? * Por que retendes escondido vosso braço poderoso? –12 No entanto, fostes vós o nosso Rei desde o princípio, * e só vós realizais a salvação por toda a terra. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. II –13 Com vossa força poderosa dividistes vastos mares * e quebrastes as cabeças dos dragões nos oceanos. –14 Fostes vós que ao Leviatã esmagastes as cabeças* e o jogastes como pasto para os monstros do oceano. –15 Vós fizestes irromper fontes de águas e torrentes * e fizestes que secassem grandes rios caudalosos. –16 Só a vós pertence o dia, só a vós pertence a noite; * vós criastes sol e lua, e os fixastes lá nos céus. –17 Vós marcastes para a terra o lugar de seus limites, * vós formastes o verão, vós criastes o inverno. –18 Recordai-vos, ó Senhor, das blasfêmias do inimigo * e de um povo insensato que mal diz o vosso nome! –19 Não entregueis ao gavião a vossa ave indefesa, * não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres! –20 Recordai vossa Aliança! A medida transbordou, * porque nos antros desta terra só existe violência! –21Que não se escondam envergonhados o humilde e o pequeno, * mas glorifiquem vosso nome o infeliz e o indigente! –22 Levantai-vos, Senhor Deus, e defendei a vossa causa! * Recordai-vos do insensato que blasfema o dia todo! –23 Escutai o vozerio dos que gritam contra vós, * e o clamor sempre crescente dos rebeldes contra vós! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Cl 3,1-2 Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Ó Deus de poder e misericórdia, fazei que o Espírito Santo, vindo habitar em nossos corações, nos torne um templo da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 142(143),1-11 Prece na aflição Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16). –1 Ó Senhor, escutai minha prece, * ó meu Deus, atendei minha súplica! – Respondei-me, ó vós, Deus fiel, * escutai-me por vossa justiça! – =2 Não chameis vosso servo a juízo, † pois diante da vossa presença * não é justo nenhum dos viventes. –3 O inimigo persegue a minha alma, * ele esmaga no chão minha vida – e me faz habitante das trevas, * como aqueles que há muito morreram. –4 Já em mim o alento se extingue, * o coração se comprime em meu peito! =5 Eu me lembro dos dias de outrora † e repasso as vossas ações, * recordando os vossos prodígios. =6 Para vós minhas mãos eu estendo; † minha alma tem sede de vós, * como a terra sedenta e sem água. –7 Escutai-me depressa, Senhor, * o espírito em mim desfalece! = Não escondais vossa face de mim! † Se o fizerdes, já posso contar-me * entre aqueles que descem à cova! –8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, * porque em vós coloquei a esperança! – Indicai-me o caminho a seguir, * pois a vós eu elevo a minha alma! –9 Libertai-me dos meus inimigos, * porque sois meu refúgio, Senhor! –10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, * porque sois o meu Deus e Senhor! – Vosso Espírito bom me dirija * e me guie por terra bem plana! –11 Por vosso nome e por vosso amor * conservai, renovai minha vida! – Pela vossa justiça e clemência, * arrancai a minha alma da angústia! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 1Pd 5,8-9a Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Oração Iluminai, Senhor, esta noite e fazei-nos dormir tranqüilamente, para que em vosso nome nos levantemos alegres ao clarear do novo dia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...