terça-feira, 1 de maio de 2012

Terça Feira IV Semana da Páscoa

Maio, Mês de Maria Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 Quem fizer a vontade do Pai, no reino dos céus entrará. Aleluia. Salmo 100(101) Propósitos de um rei justo Se me amais, guardai os meus mandamentos (Jo 14,15). –1 Eu quero cantar o amor e a justiça, * cantar os meus hinos a vós, ó Senhor! –2 Desejo trilhar o caminho do bem, * mas quando vireis até mim, ó Senhor? – Viverei na pureza do meu coração, * no meio de toda a minha família. –3 Diante dos olhos eu nunca terei * qualquer coisa má, injustiça ou pecado. – Detesto o crime de quem vos renega; * que não me atraia de modo nenhum! –4 Bem longe de mim, corações depravados, * nem nome eu conheço de quem é malvado. –5 Farei que se cale diante de mim * quem é falso e às ocultas difama seu próximo; – o coração orgulhoso, o olhar arrogante * não vou suportar e não quero nem ver. –6 Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; * que eles estejam bem perto de mim! – Aquele que vive fazendo o bem * será meu ministro, será meu amigo. –7 Na minha morada não pode habitar * o homem perverso e aquele que engana; – aquele que mente e que faz injustiça * perante meus olhos não pode ficar. –8 Em cada manhã haverei de acabar * com todos os ímpios que vivem na terra; – farei suprimir da cidade de Deus * a todos aqueles que fazem o mal. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Quem fizer a vontade do Pai, no reino dos céus entrará. Aleluia. Ant. 2 Que os povos da terra aprendam de nós vosso amor, aleluia. Cântico Dn 3,26.27.29.34-41 Oração de Azarias na fornalha Arrependei-vos e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados! (At 3,19). –26 Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. * Louvor e glória ao vosso nome para sempre! –27 Porque em tudo o que fizestes vós sois justo, * reto no agir e no julgar sois verdadeiro. –29 Sim, pecamos afastando-nos de vós, * agimos mal em tudo aquilo que fizemos. –34 Não nos deixeis eternamente, vos pedimos, * por vosso nome: não rompais vossa Aliança! =35 Senhor Deus, não nos tireis vosso favor, † por Abraão, o vosso amigo, por Isaac, * o vosso servo, e por Jacó, o vosso santo! =36 Pois a eles prometestes descendência † numerosa como os astros que há nos céus, * incontável como a areia que há nas praias. =37 Eis, Senhor, mais reduzidos nós estamos † do que todas as nações que nos rodeiam; * por nossos crimes nos humilham em toda a terra! –38 Já não temos mais nem chefe nem profeta; * não há mais nem oblações nem holocaustos, – não há lugar de oferecer-vos as primícias, * que nos façam alcançar misericórdia! =39 Mas aceitai o nosso espírito abatido, † e recebei o nosso ânimo contrito * 40 como holocaustos de cordeiros e de touros. = Assim, hoje, nossa oferta vos agrade, † pois não serão, de modo algum, envergonhados* os que põem a esperança em vós, Senhor! –41 De coração vos seguiremos desde agora, * com respeito procurando a vossa face! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Que os povos da terra aprendam de nós vosso amor, aleluia. Ant. 3 O Senhor é meu refúgio e o meu libertador. Aleluia. Salmo 143(144),1-10 Oração pela vitória e pela paz Tudo posso naquele que me dá força (Fl 4,13) =1 Bendito seja o Senhor, meu rochedo, † que adestrou minhas mãos para a luta, * e os meus dedos treinou para a guerra! –2 Ele é meu amor, meu refúgio, * libertador, fortaleza e abrigo; – é meu escudo: é nele que espero, * ele submete as nações a meus pés. =3 Que é o homem, Senhor, para vós? † Por que dele cuidais tanto assim, * e no filho do homem pensais? –4 Como o sopro de vento é o homem, * os seus dias são sombra que passa. –5 Inclinai vossos céus e descei, * tocai os montes, que eles fumeguem. –6 Fulminai o inimigo com raios, * lançai flechas, Senhor, dispersai-o! =7 Lá do alto estendei vossa mão, † retirai-me do abismo das águas, * e salvai-me da mão dos estranhos; –8 sua boca só tem falsidade, * sua mão jura falso e engana. –9 Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, * nas dez cordas da harpa louvar-vos, –10 a vós que dais a vitória aos reis * e salvais vosso servo Davi. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. O Senhor é meu refúgio e o meu libertador. Aleluia. Leitura breve At 13, 30-33 Deus ressuscitou Jesus dos mortos e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: Tu és o meu filho, eu hoje te gerei. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. As obras que eu faço em nome do Pai é que falam por mim e dão testemunho. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. As obras que eu faço em nome do Pai é que falam por mim e dão testemunho. Aleluia. Preces Demos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro sem mancha, que tira o pecado do mundo; e rezemos confiantes: R. Senhor, fonte da vida, dai-nos a vossa salvação! Deus, fonte da vida, lembrai-vos da morte e ressurreição do Cordeiro imolado na cruz, – e ouvi as súplicas que ele vos dirige continuamente em nosso favor. R. Purificai-nos, Senhor, de todo fermento de malícia e perversidade, – para vivermos a páscoa de Cristo com os pães ázimos da sinceridade e da verdade. R. Ajudai-nos a vencer neste dia o pecado da discórdia e da inveja, – e tornai-nos mais atentos às necessidades dos nossos irmãos e irmãs. R. Dai à nossa vida um autêntico espírito evangélico, – para andarmos, hoje e sempre, pelo caminho dos vossos mandamentos. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, celebrando o mistério da ressurreição do Senhor, possamos acolher com alegria a nossa redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. HINO Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),137-144 XVIII (Sade) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito (Ap 1,3). –137 Vós sois justo, na verdade, ó Senhor, * e os vossos julgamentos são corretos! –138 Com justiça ordenais vossos preceitos, * com verdade a toda prova os ordenais. –139 O meu zelo me devora e me consome, * por esquecerem vossa lei meus inimigos. –140 Vossa palavra foi provada e comprovada, * por isso o vosso servo tanto a ama. –141 Embora eu seja tão pequeno e desprezado, * jamais esqueço vossas leis, vossos preceitos. –142 Vossa justiça é justiça eternamente * e vossa lei é a verdade inabalável. –143 Angústia e sofrimento me assaltaram; * minhas delícias são os vossos mandamentos. –144 Justiça eterna é a vossa Aliança; * ajudai-me a compreendê-la e viverei! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 87(88) Prece de um homem gravemente enfermo Esta é a vossa hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53). I –2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, * e de noite se eleva até vós meu gemido. –3 Chegue a minha oração até a vossa presença, * inclinai vosso ouvido a meu triste clamor! –4 Saturada de males se encontra a minh'alma, * minha vida chegou junto às portas da morte. –5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, * toda gente me vê como um caso perdido! –6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, * como um homem caído que jaz no sepulcro, – de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre * e excluiu por completo da sua atenção. –7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, * nos locais tenebrosos da sombra da morte. –8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, * vossas ondas enormes me cobrem, me afogam. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Chegue a minha oração até vós, ó Senhor! Ant. 3 Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar todo o dia, oh! não escondais vossa face de mim! II –9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, * para eles tornei-me objeto de horror. – Eu estou aqui preso e não posso sair, * 10 e meus olhos se gastam de tanta aflição. – Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, * minhas mãos para vós se levantam em prece. –11 Para os mortos, acaso, faríeis milagres? * poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos? –12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor * e proclame entre os mortos a vossa verdade? –13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, * vossa graça, no reino onde tudo se esquece? –14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, * minha prece se eleva até vós desde a aurora. –15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh'alma? * E por que escondeis vossa face de mim? –16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, * esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror. –17 Vossa ira violenta caiu sobre mim * e o vosso pavor reduziu-me a um nada! –18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, * todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam. –19 Afastastes de mim os parentes e amigos, * e por meus familiares só tenho as trevas! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Cl 3,1-2 Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, celebrando o mistério da ressurreição do Senhor, possamos acolher com alegria a nossa redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 142(143),1-11 Prece na aflição Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16). –1 Ó Senhor, escutai minha prece, * ó meu Deus, atendei minha súplica! – Respondei-me, ó vós, Deus fiel, * escutai-me por vossa justiça! – =2 Não chameis vosso servo a juízo, † pois diante da vossa presença * não é justo nenhum dos viventes. –3 O inimigo persegue a minha alma, * ele esmaga no chão minha vida – e me faz habitante das trevas, * como aqueles que há muito morreram. –4 Já em mim o alento se extingue, * o coração se comprime em meu peito! =5 Eu me lembro dos dias de outrora † e repasso as vossas ações, * recordando os vossos prodígios. =6 Para vós minhas mãos eu estendo; † minha alma tem sede de vós, * como a terra sedenta e sem água. –7 Escutai-me depressa, Senhor, * o espírito em mim desfalece! = Não escondais vossa face de mim! † Se o fizerdes, já posso contar-me * entre aqueles que descem à cova! –8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, * porque em vós coloquei a esperança! – Indicai-me o caminho a seguir, * pois a vós eu elevo a minha alma! –9 Libertai-me dos meus inimigos, * porque sois meu refúgio, Senhor! –10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, * porque sois o meu Deus e Senhor! – Vosso Espírito bom me dirija * e me guie por terra bem plana! –11 Por vosso nome e por vosso amor * conservai, renovai minha vida! – Pela vossa justiça e clemência, * arrancai a minha alma da angústia! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 1Pd 5,8-9a Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Oração Iluminai, Senhor, esta noite e fazei-nos dormir tranqüilamente, para que em vosso nome nos levantemos alegres ao clarear do novo dia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...