sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sexta Feira VI Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 Meu filho,tem fé e confia; teus pecados estão perdoados. Aleluia. Salmo 50(51) Tende piedade, ó meu Deus! Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24). –3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * Na imensidão de vosso amor,purificai-me! –4 Lavai-me todo inteiro do pecado, * e apagai completamente a minha culpa! –5 Eu reconheço toda a minha iniqüidade, * o meu pecado está sempre à minha frente. –6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, * e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! – – Mostrais assim quanto sois justo na sentença, * e quanto é reto o julgamento que fazeis. –7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade * e pecador já minha mãe me concebeu. –8 Mas vós amais os corações que são sinceros, * na intimidade me ensinais sabedoria. –9 Aspergi-me e serei puro do pecado, * e mais branco do que a neve ficarei. –10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, * e exultarão estes meus ossos que esmagastes. –11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados * e apagai todas as minhas transgressões! –12 Criai em mim um coração que seja puro, * dai-me de novo um espírito decidido. –13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, * nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! –14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo * e confirmai-me com espírito generoso! –15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, * e para vós se voltarão os transviados. –16 Da morte como pena, libertai-me, * e minha língua exaltará vossa justiça! –17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, * e minha boca anunciará vosso louvor! –18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, * e, se oferto um holocausto, o rejeitais. –19 Meu sacrifício é minha alma penitente, * não desprezeis um coração arrependido! –20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, * reconstruí Jerusalém e os seus muros! –21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, * os holocaustos e oblações em vosso altar! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Meu filho,tem fé e confia; teus pecados estão perdoados. Aleluia. Ant. 2 Para salvar o vosso povo, vós saístes para salvar o vosso Ungido. Aleluia. Cântico Hab 3,2-4.13a.15-19 Deus há de vir para julgar Erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima (Lc 21,28). –2 Eu ouvi vossa mensagem, ó Senhor, * e enchi-me de temor. – Manifestai a vossa obra pelos tempos * e tornai-a conhecida. – Ó Senhor, mesmo na cólera, lembrai-vos * de ter misericórdia! –3 Deus virá lá das montanhas de Temã, * e o Santo, de Farã. – O céu se enche com a sua majestade, * e a terra, com sua glória. –4 Seu esplendor é fulgurante como o sol, * saem raios de suas mãos. – Nelas se oculta o seu poder como num véu, * seu poder vitorioso. –13 Para salvar o vosso povo vós saístes, * para salvar o vosso Ungido. –15 E lançastes pelo mar vossos cavalos * no turbilhão das grandes águas. –16 Ao ouvi-lo estremeceram-me as entranhas * e tremeram os meus lábios. – A cárie penetrou-me até os ossos, * e meus passos vacilaram. – Confiante espero o dia da aflição, * que virá contra o opressor. –17 Ainda que a figueira não floresça * nem a vinha dê seus frutos, – a oliveira não dê mais o seu azeite, * nem os campos, a comida; – mesmo que faltem as ovelhas nos apriscos * e o gado nos curais: –18 mesmo assim eu me alegro no Senhor, * exulto em Deus, meu Salvador! –19 O meu Deus e meu Senhor é minha força * e me faz ágil como a corça; – para as alturas me conduz com segurança * ao cântico de salmos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Para salvar o vosso povo, vós saístes para salvar o vosso Ungido. Aleluia. Ant. 3 Ó Sião, canta louvores ao teu Deus, a paz ele garante em teus limites. Aleluia. Salmo 147(147 B) Restauração de Jerusalém Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro! (Ap 21,9). –12 Glorifica o Senhor, Jerusalém! * Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! –13 † Pois reforçou com segurança as tuas portas, * e os teus filhos em teu seio abençoou; –14 a paz em teus limites garantiu * e te dá como alimento a flor do trigo. –15 Ele envia suas ordens para a terra, * e a palavra que ele diz corre veloz; –16 ele faz cair a neve como lã * e espalha a geada como cinza. – –17 Como de pão lança as migalhas do granizo, * a seu frio as águas ficam congeladas. –18 Ele envia sua palavra e as derrete, * sopra o vento e de novo as águas correm. –19 Anuncia a Jacó sua palavra, * seus preceitos e suas leis a Israel. –20 Nenhum povo recebeu tanto carinho, * a nenhum outro revelou os seus preceitos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Ó Sião, canta louvores ao teu Deus, a paz ele garante em teus limites. Aleluia. Leitura breve At 5,30-32 O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Contemplamos Jesus coroado agora de honra e de glória, por ter padecido a paixão e a morte. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Contemplamos Jesus coroado agora de honra e de glória, por ter padecido a paixão e a morte. Aleluia. Preces Rezemos a Deus Pai, que ressuscitou Jesus de entre os mortos e dará a vida também aos nossos corpos mortais, pelo Espírito Santo que habita em nós. Digamos com fé: R. Senhor, por vosso Espírito Santo, dai-nos a vida! Pai santo, que aceitastes o sacrifício de vosso Filho, ressuscitando-o de entre os mortos, – recebei a oferenda que hoje vos apresentamos e conduzi-nos à vida eterna. R. Abençoai, Senhor, nossos trabalhos deste dia, – para que sirvam à vossa glória e à santificação de todos. R. Fazei que nossas atividades de hoje contribuam para a construção de um mundo melhor, – e que assim procedendo, possamos chegar ao vosso reino celeste. R. Abri hoje nossos olhos e nosso coração para as necessidades de nossos irmãos e irmãs, – a fim de que todos nos amemos e nos sirvamos uns aos outros. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Ó Deus, fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),73-80 X (Iod) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita atua vontade! (Mt 26,42). –73 Vossas mãos me modelaram, me fizeram, * fazei-me sábio e aprenderei a vossa lei! –74 Vossos fiéis hão de me ver com alegria, * pois nas palavras que dissestes esperei. –75 Sei que os vossos julgamentos são coretos, * e com justiça me provastes, ó Senhor! –76 Vosso amor seja um consolo para mim, * conforme a vosso servo prometestes. –77 Venha a mim o vosso amor e viverei, * porque tenho em vossa lei o meu prazer! –78 Humilhação para os soberbos que me oprimem! * Eu, porém, meditarei vossos preceitos. –79 Que se voltem para mim os que vos temem * e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança! –80 Meu coração seja perfeito em vossa lei, * e não serei, de modo algum, envergonhado! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 58(59),2-5.10-11.17-18 Oração do justo perseguido Estas palavras ensinam a todos o amor filial do Salvador para com seu Pai (Eusébio de Cesaréia). –2 Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, * e protegei-me contra os meus perseguidores! –3 Libertai-me dos obreiros da maldade, * defendei-me desses homens sanguinários! –4 Eis que ficam espreitando a minha vida, * poderosos armam tramas contra mim. =5 Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime; † eles investem contra mim sem eu ter culpa: * despertai e vinde logo ao meu encontro! =10 Minha força, é a vós que me dirijo, † porque sois o meu refúgio e proteção, * 11 Deus clemente e compassivo, meu amor! – Deus virá com seu amor ao meu encontro, * e hei de ver meus inimigos humilhados. –17 Eu, então, hei de cantar vosso poder, * e de manhã celebrarei vossa bondade, – porque fostes para mim o meu abrigo, * o meu refúgio no dia da aflição. =18 Minha força, cantarei vossos louvores, † porque sois o meu refúgio e proteção, * Deus clemente e compassivo, meu amor! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 59(60) Oração depois de uma derrota No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem!Eu venci o mundo! (Jo 16,33). =3 Rejeitastes, ó Deus, vosso povo † e arrasastes as nossas fileiras; * vós estáveis irado: voltai-vos! –4 Abalastes, partistes a terra, * reparai suas brechas, pois treme. –5 Duramente provastes o povo, * e um vinho atordoante nos destes. –6 Aos fiéis um sinal indicastes, * e os pusestes a salvo das flechas. –7 Sejam livres os vossos amados, * vossa mão nos ajude: ouvi-nos! =8 Deus falou em seu santo lugar: † 'Exultarei, repartindo Siquém, * e o vale em Sucot medirei. =9 Galaad, Manassés me pertencem, † Efraim é o meu capacete, * e Judá, o meu cetro real. =10 É Moab minha bacia de banho, † sobre Edom eu porei meu calçado, * vencerei a nação Filistéia!' –11 Quem me leva à cidade segura, * e a Edom quem me vai conduzir, –12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo * e não mais conduzis nossas tropas? – Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; * nada vale o socorro dos homens! –13 Mas com Deus nós faremos proezas, * e ele vai esmagar o opressor. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 1Cor 5,7-8 Lançai fora o fermento velho,para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. Assim, celebremos a festa, não com velho fermento nem com o fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R.Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Ó Deus, fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS SEXTA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 87(88) Prece de um homem gravemente enfermo Mas esta é a hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53). –2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, * e de noite se eleva até vós meu gemido. –3 Chegue a minha oração até a vossa presença, * inclinai vosso ouvido a meu triste clamor! –4 Saturada de males se encontra a minh'alma, * minha vida chegou junto às portas da morte. –5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, * toda gente me vê como um caso perdido! –6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, * como um homem caído que jaz no sepulcro, – de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre * e excluiu por completo da sua atenção. –7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, * nos locais tenebrosos da sombra da morte. –8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, * vossas ondas enormes me cobrem, me afogam. –9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, * para eles tornei-me objeto de horror. – Eu estou aqui preso e não posso sair, * 10 e meus olhos se gastam de tanta aflição. – – Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, * minhas mãos para vós se levantam em prece. –11 Para os mortos, acaso, faríeis milagres? * poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos? –12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor * e proclame entre os mortos a vossa verdade? –13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, * vossa graça, no reino onde tudo se esquece? –14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, * minha prece se eleva até vós desde a aurora. –15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh'alma? * E por que escondeis vossa face de mim? –16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, * esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror. –17 Vossa ira violenta caiu sobre mim * e o vosso pavor reduziu-me a um nada! –18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, * todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam. –19 Afastastes de mim os parentes e amigos, * e por meus familiares só tenho as trevas! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Cf. Jr 14,9 Tu, Senhor, estás no meio de nós, e teu nome foi invocado sobre nós; não nos abandones, Senhor nosso Deus. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos Eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Concedei-nos, Senhor, de tal modo unir-nos ao vosso Filho morto e sepultado, que mereçamos ressurgir com ele para uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...