sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sexta Feira V Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 Lembrai-vos de mim, Senhor meu Deus, quando tiverdes chegado em vosso reino! Aleluia. Salmo 50(51) Tende piedade, ó meu Deus! Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24). –3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * Na imensidão de vosso amor, purificai-me! –4 Lavai-me todo inteiro do pecado, * e apagai completamente a minha culpa! –5 Eu reconheço toda a minha iniqüidade, * o meu pecado está sempre à minha frente. –6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, * e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! – – Mostrais assim quanto sois justo na sentença, * e quanto é reto o julgamento que fazeis. –7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade * e pecador já minha mãe me concebeu. –8 Mas vós amais os corações que são sinceros, * na intimidade me ensinais sabedoria. –9 Aspergi-me e serei puro do pecado, * e mais branco do que a neve ficarei. –10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, * e exultarão estes meus ossos que esmagastes. –11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados * e apagai todas as minhas transgressões! –12 Criai em mim um coração que seja puro, * dai-me de novo um espírito decidido. –13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, * nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! –14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo * e confirmai-me com espírito generoso! –15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, * e para vós se voltarão os transviados. –16 Da morte como pena, libertai-me, * e minha língua exaltará vossa justiça! –17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, * e minha boca anunciará vosso louvor! –18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, * e, se oferto um holocausto, o rejeitais. –19 Meu sacrifício é minha alma penitente, * não desprezeis um coração arrependido! –20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, * reconstruí Jerusalém e os seus muros! –21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, * os holocaustos e oblações em vosso altar! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Lembrai-vos de mim, Senhor meu Deus, quando tiverdes chegado em vosso reino! Aleluia. Ant. 2 Senhor Deus de Israel, ó Salvador, Deus escondido realmente sois, Senhor. Aleluia. † Cântico Is 45,15-25 Todos os povos se converterão ao Senhor Ao nome de Jesus todo o joelho se dobre (Fl 2,10). –15 Senhor Deus de Israel, ó Salvador, * Deus escondido, realmente, sois, Senhor! =16 † Todos aqueles que odeiam vosso nome, † como aqueles que fabricamos seus ídolos, * serão cobertos de vergonha e confusão. –17 Quem salvou a Israel, foi o Senhor, * e é para sempre esta sua salvação. – E não sereis envergonhados e humilhados, * não o sereis eternamente pelos séculos! –18 Assim fala o Senhor que fez os céus, * o mesmo Deus que fez a terra e a fixou, – e a criou não para ser como um deserto, * mas a formou para torná-la habitável: = ‘Somente eu sou o Senhor, e não há outro! † 19 Não falei às escondidas e em segredo, * nem falei de algum lugar em meio às trevas; – nem disse à descendência de Jacó: * ‘Procurai-me e buscai-me inutilmente!’ – Eu, porém, sou o Senhor, falo a verdade * e anuncio a justiça e o direito! –20 Reuni-vos, vinde todos, achegai-vos, * pequeno resto que foi salvo entre as nações: = como são loucos os que levam os seus ídolos † e os que oram a uma estátua de madeira, * a um deus que é incapaz de os salvar! –21 Apresentai as vossas provas e argumentos, * deliberai e consultai-vos uns aos outros: – Quem predisse estas coisas no passado? * Quem revelou há tanto tempo tudo isso? = Não fui eu, o Senhor Deus, e nenhum outro? † Não existe outro Deus fora de mim! * Sou o Deus justo e Salvador, e não há outro! –22 Voltai-vos para mim e sereis salvos, * homens todos dos confins de toda a terra! – Porque eu é que sou Deus e não há outro, * 23 e isso eu juro por meu nome, por mim mesmo! – É verdade o que sai da minha boca, * minha palavra é palavra irrevogável! = Diante de mim se dobrará todo joelho, † e por meu nome hão de jurar todas as línguas: * 24 ‘Só no Senhor está a justiça e a fortaleza!’ – Ao Senhor hão de voltar envergonhados * todos aqueles que o detestam e o renegam. –25 Mas será vitoriosa no Senhor * e gloriosa toda a raça de Israel’. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Senhor Deus de Israel, ó Salvador, Deus escondido realmente sois, Senhor. Aleluia. Ant. 3 Servi ao Senhor com alegria. Aleluia. Salmo 99(100) A alegria dos que entram no templo O Senhor ordena aos que foram salvos que cantem o hino de vitória (Sto. Atanásio). =2 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, † servi ao Senhor com alegria, * ide a ele cantando jubilosos! – =3 Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, † Ele mesmo nos fez, e somos seus, * nós somos seu povo e seu rebanho. =4 Entrai por suas portas dando graças, † e em seus átrios com hinos de louvor; * dai-lhe graças, seu nome bendizei! =5 Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, † sua bondade perdura para sempre, * seu amor é fiel eternamente! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Servi ao Senhor com alegria. Aleluia. Leitura breve At 5,30-32 O Deus de nossos pais resuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. O meu mandamento é este: Amai-vos como eu vos amei. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. O meu mandamento é este: Amai-vos como eu vos amei. Aleluia. Preces Oremos a Deus Pai, que pela ressurreição de Jesus Cristo nos deu uma vida nova; e supliquemos humildemente: R. Iluminai-nos, Senhor, com a luz de Cristo! Deus de bondade e fidelidade, que criastes o universo e manifestastes a todas as gerações o vosso desígnio de salvação, – escutai-nos, ó Pai clementíssimo.R. Purificai os nossos corações com a luz da vossa verdade, – para que todas as nossas obras sejam justas e agradáveis aos vossos olhos. R. Fazei brilhar sobre nós a luz da vossa face e dirigi os nossos passos no caminho da santidade, – para que, libertos do pecado, nos saciemos com a riqueza de vossos dons. R. Vós, que por Cristo nos reconciliastes convosco, – fazei reinar vossa paz em toda a terra. (intenções livres) Pai nosso... Oração Amparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. 1 Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),25-32 IV (Daleth) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Ao entrar no mundo, afirma: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade (Hb 10,5.7). –25 A minha alma está prostrada na poeira, * vossa palavra me devolva a minha vida! –26 Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, * ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! –27 Fazei-me conhecer vossos caminhos, * e então meditarei vossos prodígios! –28 A minha alma chora e geme de tristeza, * vossa palavra me console e reanime! –29 Afastai-me do caminho da mentira * e dai-me a vossa lei como um presente! –30 Escolhi seguir a trilha da verdade, * diante de mim eu coloquei vossos preceitos. –31 De coração quero apegar-me à vossa lei; * ó Senhor, não me deixeis desiludido! –32 De vossos mandamentos coro a estrada, * porque vós me dilatais o coração. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Salmo 25(26) Prece confiante do inocente Em Cristo, Deus nos escolheu para que sejamos santos e irrepreensíveis (Ef 1,4). –1 Fazei justiça, ó Senhor: sou inocente, * e confiando no Senhor não vacilei. –2 Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, * sondai meu coração e o meu íntimo! –3 Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; * vossa verdade escolhi por meu caminho. –4 Não me assento com os homens mentirosos, * e não quero associar-me aos impostores; –5 eu detesto a companhia dos malvados, * e com os ímpios não desejo reunir-me. –6 Eis que lavo minhas mãos como inocente * e caminho ao redor de vosso altar, –7 celebrando em alta voz vosso louvor, * e as vossas maravilhas proclamando. –8 Senhor, eu amo a casa onde habitais * e o lugar em que reside a vossa glória. –9 Não junteis a minha alma à dos malvados, * nem minha vida à dos homens sanguinários; –10 eles têm as suas mãos cheias de crime; * sua direita está repleta de suborno. –11 Eu, porém, vou caminhando na inocência; * libertai-me, ó Senhor, tende piedade! –12 Está firme o meu pé na estrada certa; * ao Senhor eu bendirei nas assembléias. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Salmo 27(28),1-3.6-9 Súplica e ação de graças Pai, eu te dou graças, porque me ouviste (Jo 11,41). –1 A vós eu clamo, ó Senhor, ó meu rochedo, * não fiqueis surdo à minha voz! – Se não me ouvirdes, eu terei a triste sorte * dos que descem ao sepulcro! – –2 Escutai o meu clamor, a minha súplica, * quando eu grito para vós; – quando eu elevo, ó Senhor, as minhas mãos * para o vosso santuário. –3 Não deixeis que eu pereça com os malvados, * com quem faz a iniqüidade; – eles falam sobre paz como seu próximo, * mas têm o mal no coração. –6 Bendito seja o Senhor, porque ouviu * o clamor da minha súplica! –7 Minha força e escudo é o Senhor; * meu coração nele confia. – Ele ajudou-me e alegrou meu coração; * eu canto em festa o seu louvor. –8 O Senhor é a fortaleza do seu povo * e a salvação do seu Ungido. –9 Salvai o vosso povo e libertai-o; * abençoai a vossa herança! – Sede vós o seu pastor e o seu guia * pelos séculos eternos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 1Cor 5,7-8 Lançai fora o fermento velho,para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. Assim, celebremos a festa, não com velho fermento nem com o fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Amparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS SEXTA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 87(88) Prece de um homem gravemente enfermo Mas esta é a hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53). –2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, * e de noite se eleva até vós meu gemido. –3 Chegue a minha oração até a vossa presença, * inclinai vosso ouvido a meu triste clamor! –4 Saturada de males se encontra a minh'alma, * minha vida chegou junto às portas da morte. –5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, * toda gente me vê como um caso perdido! –6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, * como um homem caído que jaz no sepulcro, – de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre * e excluiu por completo da sua atenção. –7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, * nos locais tenebrosos da sombra da morte. –8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, * vossas ondas enormes me cobrem, me afogam. –9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, * para eles tornei-me objeto de horror. – Eu estou aqui preso e não posso sair, * 10 e meus olhos se gastam de tanta aflição. – – Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, * minhas mãos para vós se levantam em prece. –11 Para os mortos, acaso, faríeis milagres? * poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos? –12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor * e proclame entre os mortos a vossa verdade? –13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, * vossa graça, no reino onde tudo se esquece? –14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, * minha prece se eleva até vós desde a aurora. –15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh'alma? * E por que escondeis vossa face de mim? –16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, * esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror. –17 Vossa ira violenta caiu sobre mim * e o vosso pavor reduziu-me a um nada! –18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, * todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam. –19 Afastastes de mim os parentes e amigos, * e por meus familiares só tenho as trevas! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Cf. Jr 14,9 Tu, Senhor, estás no meio de nós, e teu nome foi invocado sobre nós; não nos abandones, Senhor nosso Deus. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos Eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Concedei-nos, Senhor, de tal modo unir-nos ao vosso Filho morto e sepultado, que mereçamos ressurgir com ele para uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...