segunda-feira, 21 de maio de 2012

Segunda Feira VII Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esperado com ânsia por todos, hoje o dia sagrado brilhou em que Cristo, esperança do mundo, Deus e Homem, ao céu se elevou. Triunfou sobre o príncipe do mundo, vencedor num combate gigante, e apresenta a Deus Pai,no seu rosto, toda a glória da carne triunfante. Dos fiéis ele é a esperança, numa nuvem de luz elevado, e de novo abre aos homens o céu que seus pais lhes haviam fechado. Ó imensa alegria de todos, quando o Filho que a Virgem gerou, logo após o flagelo e a cruz, à direita do Pai se assentou. Demos graças a tal defensor que nos salva, que vida nos deu, e consigo no céu faz sentar-se nosso corpo no trono de Deus. Com aqueles que habitam o céu partilhamos tão grande alegria. Cristo a eles se deu para sempre, mas conosco estará cada dia. Cristo, agora elevado às alturas, nossa mente convosco elevai, e, do alto, enviai-nos depressa vosso Espírito, o Espírito do Pai. Salmodia Ant. 1 Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo. Aleluia. Salmo 83(84) Saudades do templo do Senhor Não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura daquela que está para vir(Hb 13,14). –2 Quão amável, ó Senhor, é vossa casa, * quanto a amo, Senhor Deus do universo! –3 Minha alma desfalece de saudades * e anseia pelos átrios do Senhor! – Meu coração e minha carne rejubilam * e exultam de alegria no Deus vivo! =4 Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, † e a andorinha ali prepara o seu ninho, * para nele seus filhotes colocar: – vossos altares, ó Senhor Deus do universo! * vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! –5 Felizes os que habitam vossa casa; * para sempre haverão de vos louvar! –6 Felizes os que em vós têm sua força, * e se decidem a partir quais peregrinos! =7 Quando passam pelo vale da aridez, † o transformam numa fonte borbulhante, * pois a chuva o vestirá com suas bênçãos. –8 Caminharão com um ardor sempre crescente * e hão de ver o Deus dos deuses em Sião. –9 Deus do universo, escutai minha oração! * Inclinai, Deus de Jacó, o vosso ouvido! –10 Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, * vede a face do eleito, vosso Ungido! –11 Na verdade, um só dia em vosso templo * vale mais do que milhares fora dele! – Prefiro estar no limiar de vossa casa, * a hospedar-me na mansão dos pecadores! –12 O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, * e largamente distribui a graça e a glória. – O Senhor nunca recusa bem algum * àqueles que caminham na justiça. –13 Ó Senhor, Deus poderoso do universo, * feliz quem põe em vós sua esperança! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo. Aleluia. Ant. 2 A casa do Senhor foi elevada; a ela acorrerão todas as gentes. Aleluia. Cântico Is 2,2-5 A montanha da casa do Senhor é mais alta do que todas as montanhas Todas as nações virão prostrar-se diante de Ti (Ap 15,4). –2 Eis que vai acontecer no fim dos tempos, * que o monte onde está a casa do Senhor – será erguido muito acima de outros montes, * e elevado bem mais alto que as colinas. – Para ele a correrão todas as gentes, * 3 muitos povos chegarão ali dizendo: – 'Vinde, subamos a montanha do Senhor, * vamos à casa do Senhor Deus de Israel, – para que ele nos ensine seus caminhos, * e trilhemos todos nós suas veredas. – Pois de Sião a sua Lei há de sair, * Jerusalém espalhará sua Palavra'. –4 Será ele o Juiz entre as nações * e o árbitro de povos numerosos. – Das espadas farão relhas de arado * e das lanças forjarão as suas foices. – Uma nação não se armará mais contra a outra, * nem haverão de exercitar-se para a guerra. –5 Vinde, ó casa de Jacó, vinde, achegai-vos, * caminhemos sob a luz do nosso Deus! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. A casa do Senhor foi elevada; a ela acorrerão todas as gentes. Aleluia. Ant. 3 Publicai entre as nações: Reina o Senhor! Salmo 95(96) Deus, Rei e Juiz de toda a terra Cantavam um cântico novo diante do trono, na presença do Cordeiro (cf. Ap 14,3). =1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, † 2 cantai ao Senhor Deus,ó terra inteira! * Cantai e bendizei seu santo nome! = Dia após dia anunciai sua salvação, † 3 manifestai a sua glória entre as nações, * e entre os povos do universo seus prodígios! =4 Pois Deus é grande e muito digno de louvor, † é mais terrível e maior que os outros deuses, * 5 porque um nada são os deuses dos pagãos. = Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus: † 6 diante dele vão a glória e a majestade, * e o seu templo, que beleza e esplendor! =7 Ó família das nações, dai ao Senhor, † ó nações, dai ao Senhor poder e glória, * 8 dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! – = Oferecei um sacrifício nos seus átrios, † 9 adorai-o no esplendor da santidade, * terra inteira, estremecei diante dele! =10 Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor!' † Ele firmou o universo inabalável, * e os povos ele julga com justiça. –11O céu se rejubile e exulte a terra, * aplauda o mar com o que vive em suas águas; –12 os campos com seus frutos rejubilem* e exultem as florestas e as matas –13 na presença do Senhor, pois ele vem, * porque vem para julgar a terra inteira. – Governará o mundo todo com justiça, * e os povos julgará com lealdade. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Publicai entre as nações: Reina o Senhor! Leitura breve Rm 10,8b-10 A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração. Essa palavra é a palavra da fé, que nós pregamos. Se, pois, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. No mundo tereis muitos sofrimentos; mas, coragem, porque eu venci o mundo! Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. No mundo tereis muitos sofrimentos; mas, coragem, porque eu venci o mundo! Aleluia. Preces Bendigamos a Jesus Cristo, que prometeu enviar o Espírito Santo da parte do Pai e em seu próprio nome; e o invoque­mos, dizendo: R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo! Nós vos damos graças, Senhor Jesus Cristo, e por meio de vós bendizemos também o Pai e o Espírito Santo, - e vos pedimos que neste dia, em todas as nossas palavras e ações, cumpramos a vossa vontade. R. Concedei-nos os dons do Espírito Santo, - para vivermos sempre como membros vivos do vosso Corpo. R. Dai-nos a graça de nunca julgarmos ou desprezarmos nossos irmãos e irmãs, - para que nos apresentemos confiantes na vossa presença, quando vierdes julgar os vivos e os mortos. R. Enchei-nos de alegria e de paz na prática de nossa fé, - e aumentai a nossa esperança pela força do Espírito Santo. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),89-96 XI (Lamed) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei (cf. Jo 13,34). –89 É eterna, ó Senhor, vossa palavra, * ela é tão firme e estável como o céu. –90 De geração em geração, vossa verdade * permanece como a terra que firmastes. –91 Porque mandastes, tudo existe até agora; * todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem! –92 Se não fosse a vossa lei minhas delícias, * eu já teria perecido na aflição! –93 Eu jamais esquecerei vossos preceitos, * por meio deles conservais a minha vida. –94 Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! * Porque sempre procurei vossa vontade. –95 Espreitam-me os maus para perder-me, * mas continuo sempre atento à vossa lei. –96 Vi que toda a perfeição tem seu limite, * e só a vossa Aliança é infinita. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 70(71) Senhor, minha esperança desde a minha juventude! Sede alegres por causa da esperança,fortes nas tribulações (Rm 12,12). I –1 Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: * que eu não seja envergonhado para sempre! –2 Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! * Escutai a minha voz, vinde salvar-me! –3 Sede uma rocha protetora para mim, * um abrigo bem seguro que me salve! – Porque sois a minha força e meu amparo, * o meu refúgio, proteção e segurança! –4 Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio, * das garras do opressor e do malvado! –5 Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, * em vós confio desde a minha juventude! =6 Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, † desde o seio maternal, o meu amparo: * para vós o meu louvor eternamente! –7 Muita gente considera-me um prodígio, * mas sois vós o meu auxílio poderoso! –8 Vosso louvor é transbordante de meus lábios, * cantam eles vossa glória o dia inteiro. –9 Não me deixeis quando chegar minha velhice, * não me falteis quando faltarem minhas forças! –10 Porque falam contra mim os inimigos, * fazem planos os que tramam minha morte –11 e dizem: 'Deus o abandonou, vamos matá-lo; * agarrai-o, pois não há quem o defenda!' –12 Não fiqueis longe de mim, ó Senhor Deus! * Apressai-vos, ó meu Deus, em socorrer-me! –13 Que sejam humilhados e pereçam * os que procuram destruir a minha vida! – Sejam cobertos de infâmia e de vergonha * os que desejam a desgraça para mim! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. II –14 Eu, porém, sempre em vós confiarei, * sempre mais aumentarei vosso louvor! –15 Minha boca anunciará todos os dias * vossa justiça e vossas graças incontáveis. –16 Cantarei vossos portentos, ó Senhor, * lembrarei vossa justiça sem igual! –17 Vós me ensinastes desde a minha juventude, * e até hoje canto as vossas maravilhas. –18 E na velhice, com os meus cabelos brancos, * eu vos suplico, ó Senhor, não me deixeis! –19 Ó meu Deus, vossa justiça e vossa força * são tão grandes, vão além dos altos céus! – Vós fizestes realmente maravilhas. * Quem, Senhor, pode convosco comparar-se? =20 Vós permitistes que eu sofresse grandes males, † mas vireis restituir a minha vida * e tirar-me dos abismos mais profundos. –21 Confortareis a minha idade avançada, * e de novo me havereis de consolar. –22 Então, vos cantarei ao som da harpa, * celebrando vosso amor sempre fiel; – para louvar-vos tocarei a minha cítara, * glorificando-vos, ó Santo de Israel! – –23 A alegria cantará sobre meus lábios, * e a minha alma libertada exultará! –24 Igualmente a minha língua todo o dia, * cantando, exaltará vossa justiça! – Pois ficaram confundidos e humilhados * todos aqueles que tramavam contra mim. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 2Tm 2,8.11 Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. Merece fé esta palavra: se com ele moremos, com ele viveremos. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R.Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 85(86) Oração do pobre nas dificuldades Bendito seja Deus que nos consola em todas as noSsas aflições (2Cor 1,3.4). –1 Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * escutai, pois sou pobre e infeliz! =2 Protegei-me, que sou vosso amigo, † e salvai vosso servo, meu Deus, * que espera e confia em vós! –3 Piedade de mim, ó Senhor, * porque clamo por vós todo o dia! –4 Animai e alegrai vosso servo, * pois a vós eu elevo a minh'alma. –5 Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * sois perdão para quem vos invoca. –6 Escutai, ó Senhor, minha prece, * o lamento da minha oração! –7 No meu dia de angústia eu vos chamo, * porque sei que me haveis de escutar. –8 Não existe entre os deuses nenhum * que convosco se possa igualar; – não existe outra obra no mundo * comparável às vossas, Senhor! –9 As nações que criastes virão * adorar e louvar vosso nome. –10 Sois tão grande e fazeis maravilhas: * vós somente sois Deus e Senhor! –11 Ensinai-me os vossos caminhos, * e na vossa verdade andarei; – meu coração orientai para vós: * que respeite, Senhor, vosso nome! –12 Dou-vos graças com toda a minh'alma, * sem cessar louvarei vosso nome! –13 Vosso amor para mim foi imenso: * retirai-me do abismo da morte! =14 Contra mim se levantam soberbos, † e malvados me querem matar; * não vos levam em conta, Senhor! –15 Vós, porém, sois clemente e fiel, * sois amor, paciência e perdão. =16 Tende pena e olhai para mim! † Confirmai com vigor vosso servo, * de vossa serva o filho salvai. –17 Concedei-me um sinal que me prove * a verdade do vosso amor. – O inimigo humilhado verá * que me destes ajuda e consolo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 1Ts 5,9-10 Deus nos destinou para alcançarmos a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós, para que, quer vigiando nesta vida, quer adormecidos na morte, alcancemos a vida junto dele. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Oração Concedei, Senhor, aos nossos corpos um sono restaurador, e fazei germinar para a messe eterna as sementes do Reino, que hoje lançamos com nosso trabalho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...