segunda-feira, 28 de maio de 2012

Segunda Feira I Semana do Tempo Comum

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Clarão da glória do Pai, ó Luz, que a Luz origina, sois Luz da Luz, fonte viva, sois Luz que ao dia ilumina. Brilhai, ó Sol verdadeiro, com vosso imenso esplendor, e dentro em nós derramai do Santo Espírito o fulgor. Também ao Pai suplicamos, ao Pai a glória imortal, ao Pai da graça potente, que a nós preserve do mal. Na luta fortes nos guarde vencendo o anjo inimigo. Nas quedas, dê-nos a graça, de nós afaste o perigo. As nossas mentes governe num corpo casto e sadio. A nossa fé seja ardente, e não conheça desvio. O nosso pão seja o Cristo, e a fé nos seja a bebida. O Santo Espírito bebamos nas fontes puras da vida. Alegre passe este dia, tão puro quanto o arrebol. A fé, qual luz cintilante, refulja em nós como o sol. A aurora em si traz o dia. Vós, como aurora, brilhai: ó Pai, vós todo no Filho, e vós, ó Verbo, no Pai. Salmodia Ant. 1 Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais. Salmo 5,2-10.12-13 Oração da manhã para pedir ajuda Aqueles que acolherem interiormente a Palavra de Cristo nele exultarão eternamente. –2 Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, * atendei o meu gemido! –3 Ficai atento ao clamor da minha prece, * ó meu Rei e meu Senhor! –4 É a vós que eu dirijo a minha prece; * de manhã já me escutais! – Desde cedo eu me preparo para vós, * e permaneço à vossa espera. –5 Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade, * não pode o mau morar convosco; –6 nem os ímpios poderão permanecer * perante os vossos olhos. –7 Detestais o que pratica a iniqüidade * e destruís o mentiroso. – Ó Senhor, abominais o sanguinário, * o perverso e enganador. –8 Eu, porém, por vossa graça generosa, * posso entrar em vossa casa. – E, voltado reverente ao vosso templo, * com respeito vos adoro. –9 Que me possa conduzir vossa justiça, * por causa do inimigo! – À minha frente aplainai vosso caminho, * e guiai meu caminhar! – –10 Não há, nos lábios do inimigo, lealdade: * seu coração trama ciladas; – sua garganta é um sepulcro escancarado * e sua língua é lisonjeira. –12 Mas exulte de alegria todo aquele * que em vós se refugia; – sob a vossa proteção se regozijem, * os que amam vosso nome! –13 Porque ao justo abençoais com vosso amor, * e o protegeis como um escudo! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais. Ant. 2 Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso. Cântico 1Cr 29,10-13 Honra e glória, só a Deus Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 1,3). =10 Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, † Senhor Deus de Israel, o nosso pai, * desde sempre e por toda a eternidade! =11 A vós pertencem a grandeza e o poder, † toda a glória, esplendor e majestade,* pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra! = A vós, Senhor, também pertence a realeza, † pois sobre a terra, como rei, vos elevais! * 12 Toda glória e riqueza vêm de vós! = Sois o Senhor e dominais o universo, † em vossa mão se encontra a força e o poder, * em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce! =13 Agora, pois, ó nosso Deus, eis-nos aqui! † e, agradecidos, nós queremos vos louvar * e celebrar o vosso nome glorioso! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso. Ant. 3 Adorai o Senhor no seu templo sagrado. Salmo 28(29) A voz poderosa de Deus Do céu veio uma voz que dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado' (Mt 3,17). –1 Filhos de Deus, tributai ao Senhor, * tributai-lhe a glória e o poder! –2 Dai-lhe a glória devida ao seu nome; * adorai-o com santo ornamento! –3 Eis a voz do Senhor sobre as águas, * sua voz sobre as águas imensas! =4 Eis a voz do Senhor com poder! † Eis a voz do Senhor majestosa, * sua voz no trovão reboando! –5 Eis que a voz do Senhor quebra os cedros, * o Senhor quebra os cedros do Líbano. –6 Faz o Líbano saltar qual novilho, * e o Sarion como um touro selvagem! =7 Eis que a voz do Senhor lança raios, † 8 a voz de Deus faz tremer o deserto, * faz tremer o deserto de Cades. =9 Voz de Deus que contorce os carvalhos, † voz de Deus que devasta as florestas! * No seu templo os fiéis bradam: 'Glória!' –10 É o Senhor que domina os dilúvios, * o Senhor reinará para sempre. –11 Que o Senhor fortaleça o seu povo, * e abençoe com paz o seu povo! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Adorai o Senhor no seu templo sagrado. Leitura breve 2Ts 3,10b-13 Quem não quer trabalhar, também não deve comer. Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam na tranqüilidade o seu próprio pão. E vós mesmos, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Responsório breve R. O Senhor seja bendito, * Bendito seja eternamente! R. O Senhor... V. Só o Senhor faz maravilhas.* Bendito seja... Glória ao Pai. R. O Senhor... CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Bendito seja o Senhor, nosso Deus! O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Bendito seja o Senhor, nosso Deus! Preces Glorifiquemos a Cristo, em quem habita toda a plenitude da graça e do Espírito Santo; e imploremos com amor e confiança: R.Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito! Concedei-nos que este dia seja agradável, pacífico e sem mancha, – para que, ao chegar a noite, vos possamos louvar com alegria e pureza de coração. R. Brilhe hoje sobre nós a vossa luz, – e dirigi o trabalho de nossas mãos.R. Mostrai-nos vosso rosto de bondade, para vivermos este dia em paz, – e que a vossa mão poderosa nos proteja.R. Olhai com benignidade aqueles que se confiaram às nossas orações, – e enriquecei-os com todos os bens da alma e do corpo. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Inspirai, Senhor, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Cumprindo o ciclo tríplice das horas, louvemos ao Senhor de coração, cantando em nossos salmos a grandeza de Deus, que é Uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando do Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, o mistério, sinal de salvação ao mundo inteiro, também salmodiamos no espírito, unidos aos apóstolos do Senhor, e assim serão firmados nossos passos na força de Jesus, o Salvador. Louvor ao Pai, autor de toda a vida, e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. 1 A lei do Senhor alegra o coração e ilumina os olhos. Salmo 18 B(19 B) Hino a Deus, Senhor da lei Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5, 48). –8 A lei do Senhor Deus é perfeita, * conforto para a alma! – O testemunho do Senhor é fiel, * sabedoria dos humildes. –9 Os preceitos do Senhor são precisos, * alegria ao coração. – O mandamento do Senhor é brilhante, * para os olhos é uma luz. –10 É puro o temor do Senhor, * imutável para sempre. – Os julgamentos do Senhor são coretos * e justos igualmente. –11 Mais desejáveis do que o ouro são eles, * do que o ouro refinado. – Suas palavras são mais doces que o mel, * que o mel que sai dos favos. –12 E vosso servo, instruído por elas, * se empenha em guardá-las. –13 Mas quem pode perceber suas faltas? * Perdoai as que não vejo! –14 E preservai o vosso servo do orgulho: * não domine sobre mim! – E assim puro, eu serei preservado * dos delitos mais perversos. –15 Que vos agrade o cantar dos meus lábios * e a voz da minha alma; – que ela chegue até vós, ó Senhor, * meu Rochedo e Redentor! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. A lei do Senhor alegra o coração e ilumina os olhos. Ant. 2 O Senhor se erguerá para julgar os povos com justiça e retidão. Salmo 7 Oração do justo caluniado Eis que o Juiz está às portas (Tg 5, 9). I –2 Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: * vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! =3 Não aconteça que agarrem minha vida † como um leão que despedaça a sua presa, * sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me! –4 Senhor Deus, se algum mal eu pratiquei, * se manchei as minhas mãos na iniqüidade, –5 se acaso fiz o mal a meu amigo, * eu que poupei quem me oprimia sem razão; =6 que o inimigo me persiga e me alcance, † que esmague minha vida contra o pó, * e arraste minha honra pelo chão! –7 Erguei-vos, ó Senhor, em vossa ira; * levantai-vos contra a fúria do inimigo! – Levantai-vos, defendei-me no juízo, * porque vós já decretastes a sentença! =8 Que vos circunde a assembléia das nações; † tomai vosso lugar acima dela! * 9 O Senhor é o juiz dos povos todos. – Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço * e segundo a inocência que há em mim! =10 Ponde um fim à iniqüidade dos perversos, † e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, * vós que sondais os nossos rins e corações. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. O Senhor se erguerá para julgar os povos com justiça e retidão. Ant. 3 Deus é juiz, ele julga com justiça, e salva os que têm reto coração. II –11 O Deus vivo é um escudo protetor, * e salva aqueles que têm reto coração. –12 Deus é juiz, e ele julga com justiça, * mas é um Deus que ameaça cada dia. =13 Se para ele o coração não converterem, † preparará a sua espada e o seu arco, * e contra eles voltará as suas armas. –14 Setas mortais ele prepara e os alveja, * e dispara suas flechas como raios. –15 Eis que o ímpio concebeu a iniqüidade, * engravidou e deu à luz a falsidade. –16 Um buraco ele cavou e aprofundou, * mas ele mesmo nessa cova foi cair. –17 O mal que fez lhe cairá sobre a cabeça, * recairá sobre seu crânio a violência! –18 Mas eu darei graças a Deus que fez justiça, * e cantarei salmodiando ao Deus Altíssimo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Deus é juiz, ele julga com justiça, e salva os que têm reto coração. Leitura breve 1Pd 1,17b.18a.19 Vivei respeitando a Deus durante o tempo de vossa migração neste mundo. Sabeis que fostes resgatados não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. V. Libertai-me, ó Senhor, tende piedade! R. Ao Senhor eu bendirei nas assembléias. Oração Ó Deus, que nos convocais para o louvor, na mesma hora em que os Apóstolos subiam ao templo, concedei que esta prece, feita de coração sincero em nome de Jesus, alcance a salvação para quantos o invocam. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS SEGUNDA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor. Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor. Salmodia Ant. Ó Senhor, sois clemente e fiel, sois amor, paciência e perdão! Salmo 85(86) Oração do pobre nas dificuldades Bendito seja Deus que nos consola em todas as noSsas aflições (2Cor 1,3.4). –1 Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * escutai, pois sou pobre e infeliz! =2 Protegei-me, que sou vosso amigo, † e salvai vosso servo, meu Deus, * que espera e confia em vós! –3 Piedade de mim, ó Senhor, * porque clamo por vós todo o dia! –4 Animai e alegrai vosso servo, * pois a vós eu elevo a minh'alma. –5 Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * sois perdão para quem vos invoca. –6 Escutai, ó Senhor, minha prece, * o lamento da minha oração! –7 No meu dia de angústia eu vos chamo, * porque sei que me haveis de escutar. –8 Não existe entre os deuses nenhum * que convosco se possa igualar; – não existe outra obra no mundo * comparável às vossas, Senhor! –9 As nações que criastes virão * adorar e louvar vosso nome. –10 Sois tão grande e fazeis maravilhas: * vós somente sois Deus e Senhor! –11 Ensinai-me os vossos caminhos, * e na vossa verdade andarei; – meu coração orientai para vós: * que respeite, Senhor, vosso nome! –12 Dou-vos graças com toda a minh'alma, * sem cessar louvarei vosso nome! –13 Vosso amor para mim foi imenso: * retirai-me do abismo da morte! =14 Contra mim se levantam soberbos, † e malvados me querem matar; * não vos levam em conta, Senhor! –15 Vós, porém, sois clemente e fiel, * sois amor, paciência e perdão. =16 Tende pena e olhai para mim! † Confirmai com vigor vosso servo, * de vossa serva o filho salvai. –17 Concedei-me um sinal que me prove * a verdade do vosso amor. – O inimigo humilhado verá * que me destes ajuda e consolo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Ó Senhor, sois clemente e fiel, sois amor, paciência e perdão! Leitura breve 1Ts 5,9-10 Deus nos destinou para alcançarmos a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós, para que, quer vigiando nesta vida, quer adormecidos na morte, alcancemos a vida junto dele. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Concedei, Senhor, aos nossos corpos um sono restaurador, e fazei germinar para a messe eterna as sementes do Reino, que hoje lançamos com nosso trabalho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida doçura, esperança nossa, Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas! Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre! Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...