sábado, 26 de maio de 2012

Sábado VII Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esperado com ânsia por todos, hoje o dia sagrado brilhou em que Cristo, esperança do mundo, Deus e Homem, ao céu se elevou. Triunfou sobre o príncipe do mundo, vencedor num combate gigante, e apresenta a Deus Pai,no seu rosto, toda a glória da carne triunfante. Dos fiéis ele é a esperança, numa nuvem de luz elevado, e de novo abre aos homens o céu que seus pais lhes haviam fechado. Ó imensa alegria de todos, quando o Filho que a Virgem gerou, logo após o flagelo e a cruz, à direita do Pai se assentou. Demos graças a tal defensor que nos salva, que vida nos deu, e consigo no céu faz sentar-se nosso corpo no trono de Deus. Com aqueles que habitam o céu partilhamos tão grande alegria. Cristo a eles se deu para sempre, mas conosco estará cada dia. Cristo, agora elevado às alturas, nossa mente convosco elevai, e, do alto, enviai-nos depressa vosso Espírito, o Espírito do Pai. Salmodia Ant. 1 As palavras que vos disse são espírito, são vida. Aleluia. Salmo 118(119),145-152 XIX (Coph) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei O amor é o cumprimento perfeito da Lei (Rm 13,10). –145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! * Quero cumprir vossa vontade fielmente! –146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, * e então eu guardarei vossa Aliança! –147 Chego antes que a aurora e vos imploro, * e espero confiante em vossa lei. –148 Os meus olhos antecipam as vigílias, * para de noite meditar vossa palavra. –149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz * e dai-me a vida, como é vossa decisão! –150 Meus opressores se aproximam com maldade; * como estão longe, ó Senhor, de vossa lei! –151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; * todos os vossos mandamentos são verdade! –152 Desde criança aprendi vossa Aliança * que firmastes para sempre, eternamente. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. As palavras que vos disse são espírito, são vida. Aleluia. Ant. 2 Construístes vosso templo e vosso altar, ó Senhor, no Monte Santo, aleluia. Cântico Sb 9,1-6.9-11 Senhor, dai-me a Sabedoria! Eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir (Lc 21,15). –1 Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo, * vossa Palavra poderosa criou tudo, –2 vosso saber o ser humano modelou * para ser rei da criação que é vossa obra, –3 reger o mundo com justiça, paz e ordem, * e exercer com retidão seu julgamento: –4 Dai-me vossa sabedoria, ó Senhor, * sabedoria que partilha o vosso trono. – Não me excluais de vossos filhos como indigno: * 5 sou vosso servo e minha mãe é vossa serva; – sou homem fraco e de existência muito breve, * incapaz de discernir o que é justo. –6 Até mesmo o mais perfeito dentre os homens * não é nada, se não tem vosso saber. –9 Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria. * que conhece as vossas obras desde sempre; = convosco estava ao criardes o universo, † ela sabe o que agrada a vossos olhos, * o que é reto e conforme às vossas ordens. –10 Enviai-a lá de cima, do alto céu, * mandai-a vir de vosso trono glorioso, – para que esteja junto a mim no meu trabalho * e me ensine o que agrada a vossos olhos! =11 Ela, que tudo compreende e tudo sabe, † há de guiar meus passos todos com prudência, * com seu poder há de guardar a minha vida. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Construístes vosso templo e vosso altar, ó Senhor, no Monte Santo, aleluia. Ant. 3 Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, aleluia. Salmo 116(117) Louvor ao Deus misericordioso Eu digo:... os pagãos glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia (Rm 15,8.9). –1 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * povos todos, festejai-o! –2 Pois comprovado é seu amor para conosco, * para sempre ele é fiel! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, aleluia. Leitura breve Rm 14,7-9 Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo, lhes diz o Senhor. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo, lhes diz o Senhor. Aleluia. Preces Nós, que fomos batizados no Espírito Santo, glorifiquemos o Senhor com todos os fiéis; e pecamos: R. Senhor Jesus, que o vosso Espírito nos santifique! Enviai sobre nós o Espírito Santo, - para que vos proclamemos Rei e Senhor perante toda a humanidade. R. Concedei-nos o dom de uma caridade sincera, - para que nos amemos uns aos outros com amor fraterno. R. Preparai com a vossa graça o coração dos fiéis, - para que recebam com alegria e generosidade os dons do Espírito Santo. R. Dai-nos a força do vosso Espírito Santo, - para que ela cure nossas feridas e reanime a nossa fraqueza. (intenções livres) Pai nosso... Oração Concedei-nos, Deus todo-poderoso, conservar sempre em nossa vida e nossas ações a alegria das festas pascais que estamos para encerrar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),121-128 XVI (Ain) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Sua mãe conservava no coração todas essas coisas (Lc 2,51). –121 Pratiquei a eqüidade e a justiça; * não me entregueis nas mãos daqueles que me oprimem! –12 Assegurai tudo que é bom ao vosso servo, * não permitais que me oprimam os soberbos! –123 Os meus olhos se gastaram de esperar-vos * e de aguardar vossa justiça e salvação. –124 Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me, * e também vossos desígnios ensinai-me! –125 Sou vosso servo: concedei-me inteligência, * para que eu possa compreender vossa Aliança! –126 Já é tempo de intervirdes, ó Senhor; * está sendo violada a vossa Lei! –127 Por isso amo os mandamentos que nos destes, * mais que o ouro, muito mais que o ouro fino! –128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, * detesto todos os caminhos da mentira. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 33(34) O Senhor é a salvação dos justos Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3). I –2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu louvor estará sempre em minha boca. –3 Minha alma se gloria no Senhor; * que ouçamos humildes e se alegrem! –4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, * exaltemos todos juntos o seu nome! –5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, * e de todos os temores me livrou. –6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, * e vosso rosto não se cubra de vergonha! –7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, * e o Senhor o libertou de toda angústia. –8 O anjo do Senhor vem acampar * ao redor dos que o temem, e os salva. –9 Provai e vede quão suave é o Senhor! * Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! –10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, * porque nada faltará aos que o temem. –11 Os ricos empobrecem, passam fome, * mas aos que buscam o Senhor não falta nada. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. II –12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: * vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus. –13 Qual o homem que não ama sua vida, * procurando ser feliz todos os dias? –14 Afasta a tua língua da maldade, * e teus lábios, de palavras mentirosas. –15 Afasta-te do mal e faze o bem, * procura a paz e vai com ela em seu caminho. –16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, * e seu ouvido está atento ao seu chamado; –17 mas ele volta a sua face contra os maus, * para da terra apagar sua lembrança. –18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta * e de todas as angústias os liberta. –19 Do coração atribulado ele está perto * e conforta os de espírito abatido. –20 Muitos males se abatem sobre os justos, * mas o Senhor de todos eles os liberta. –21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, * e nenhum deles haverá de se quebrar. –22 A malícia do iníquo leva à morte, * e quem odeia o justo é castigado. –23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, * e castigado não será quem nele espera. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 2Cor 5, 14-15 O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Concedei-nos, Deus todo-poderoso, conservar sempre em nossa vida e nossas ações a alegria das festas pascais que estamos para encerrar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 4 Ação de graças O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho). =2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,* atendei-me por piedade e escutai minha oração! –3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? * Por que amais a ilusão e procurais a falsidade? –4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, * e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! –5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;* meditai nos vossos leitos e calai o coração! –6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; * confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança! –7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'* Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! –8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, * do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo. –9 Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, * pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 133(134) Oração da noite no templo Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap 19,5). –1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, * vós todos, servidores do Senhor, – que celebrais a liturgia no seu templo, * nos átrios da casa do Senhor. –2 Levantai as vossas mãos ao santuário, * bendizei ao Senhor Deus a noite inteira! –3 Que o Senhor te abençoe de Sião, * o Senhor que fez o céu e fez a terra! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Dt 6,4-7 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos Eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...