sábado, 19 de maio de 2012

Sábado VI Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 Alegrastes-me, Senhor, com vossos feitos, rejubilo de alegria em vossas obras. Aleluia. Salmo 91(92) Louvor ao Deus Criador Louvores se proclamam pelos feitos do Cristo (Sto. Atanásio). –2 Como é bom agradecermos ao Senhor * e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! –3 Anunciar pela manhã vossa bondade, * e o vosso amor fiel, a noite inteira, –4 ao som da lira de dez cordas e da harpa, * com canto acompanhado ao som da cítara. –5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, * e rejubilo de alegria em vossas obras. –6 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, * quão profundos são os vossos pensamentos! –7 Só o homem insensato não entende, * só o estulto não percebe nada disso! –8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, * ou prosperem igualmente os malfeitores, – são destinados a perder-se para sempre. * 9 Vós, porém, sois o Excelso eternamente! =10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, † eis que os vossos inimigos vão perder-se, * e os malfeitores serão todos dispersados. –11 Vós me destes toda a força de um touro, * e sobre mim um óleo puro derramastes; –12 triunfante, posso olhar meus inimigos, * vitorioso, escuto a voz de seus gemidos. – –13 O justo crescerá como a palmeira, * florirá igual ao cedro que há no Líbano; –14 na casa do Senhor estão plantados, * nos átrios de meu Deus florescerão. –15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, * cheios de seiva e de folhas verdejantes; –16 e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus: * meu Rochedo, não existe nele o mal!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Alegrastes-me, Senhor, com vossos feitos, rejubilo de alegria em vossas obras. Aleluia. Ant. 2 Sou eu que dou a morte e dou a vida; se eu firo, também curo, aleluia. Cântico Dt 32,1-12 Os benefícios de Deus ao povo Quantas vezes quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas! (Mt 23,37). –1 Ó céus, vinde, escutai; eu vou falar, * ouça a terra as palavras de meus lábios! –2 Minha doutrina se derrame como chuva, * minha palavra se espalhe como orvalho, – como torrentes que transbordam sobre a relva * e aguaceiros a cair por sobre as plantas. –3 O nome do Senhor vou invocar; * vinde todos e dai glória ao nosso Deus! –4 Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas, * seus caminhos todos eles são justiça; – é ele o Deus fiel, sem falsidade, * o Deus justo, sempre reto em seu agir. –5 Os filhos seus degenerados o ofenderam, * esta raça corrompida e depravada! –6 É assim que agradeceis ao Senhor Deus, * povo louco, povo estulto e insensato? – Não é ele o teu Pai que te gerou, * o Criador que te formou e te sustenta? –7 Recorda-te dos dias do passado * e relembra as antigas gerações; – pergunta, e teu pai te contará, * interroga, e teus avós te ensinarão. –8 Quando o Altíssimo os povos dividiu * e pela terra espalhou os filhos de Adão, – as fronteiras das nações ele marcou * de acordo com o número de seus filhos; –9 mas a parte do Senhor foi o seu povo, * e Jacó foi a porção de sua herança. –10 Foi num deserto que o Senhor achou seu povo, * num lugar de solidão desoladora; – cercou-o de cuidados e carinhos * e o guardou como a pupila de seus olhos. –11 Como a águia, esvoaçando sobre o ninho, * incita os seus filhotes a voar, – ele estendeu as suas asas e o tomou, * e levou-o carregado sobre elas. –12 O Senhor, somente ele, foi seu guia, * e jamais um outro deus com ele estava. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sou eu que dou a morte e dou a vida; se eu firo, também curo, aleluia. Ant. 3 Coroastes vosso Cristo de glória e esplendor. Aleluia. Salmo 8 Majestade de Deus e dignidade do homem Ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja (Ef 1,22). –2 Ó Senhor nosso Deus, como é grande * vosso nome por todo o universo! – †Desdobrastes nos céus vossa glória * com grandeza, esplendor, majestade. =3 O perfeito louvor vos é dado † pelos lábios dos mais pequeninos, * de crianças que a mãe amamenta. – Eis a força que opondes aos maus, * reduzindo o inimigo ao silêncio. –4 Contemplando estes céus que plasmastes * e formastes com dedos de artista; – vendo a lua e estrelas brilhantes, * 5 perguntamos: 'Senhor, que é o homem, – para dele assim vos lembrardes * e o tratardes com tanto carinho?' –6 Pouco abaixo de Deus o fizestes, * coroando-o de glória e esplendor; –7 vós lhe destes poder sobre tudo, * vossas obras aos pés lhe pusestes: –8 as ovelhas, os bois, os rebanhos, * todo o gado e as feras da mata; –9 passarinhos e peixes dos mares, * todo ser que se move nas águas. –10 Ó Senhor nosso Deus, como é grande * vosso nome por todo o universo! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Coroastes vosso Cristo de glória e esplendor. Aleluia. Leitura breve Rm 14, 7-9 Ninguém dentre nós vivi para si mesmo ou morre para si mesmo. Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Em verdade, em verdade, eu vos digo: Se pedirdes em meu nome a meu Pai, dar-vos-á todas as coisas, aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Em verdade, em verdade, eu vos digo: Se pedirdes em meu nome a meu Pai, dar-vos-á todas as coisas, aleluia. Preces Invoquemos a Cristo, nosso Senhor, que nos deu a vida eterna; e peçamos de coração sincero: R. Enriquecei-nos, Senhor, com a graça da vossa ressurreição! Pastor eterno, olhai com bondade para o vosso rebanho que desperta do sono da noite, - e alimentai-nos com as riquezas de vossa palavra e de vosso pão. R. Não permitais que sejamos arrebatados pelo lobo que devora e traídos pelo mercenário que foge, - mas fazei-nos ouvir com fidelidade a voz do Bom Pastor R. Vós que estais sempre com os ministros do evangelho e confirmais a sua palavra com o poder da vossa graça, - fazei que nossas palavras e ações neste dia proclamem fielmente a vossa ressurreição. R. Sede vós mesmo aquela alegria que ninguém pode arrancar do nosso coração, - para que, livres da tristeza que é fruto do pecado, busquemos sempre a felicidade da vida eterna. (intenções livres) Pai nosso. Oração Ó Deus, inspirai aos nossos corações a prática das boas obras, para que, buscando sempre o que é melhor, vivamos constantemente o mistério pascal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),81-88 XI (Caph) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam (Lc 1,50). –81 Desfaleço pela vossa salvação, * vossa palavra é minha única esperança! –82 Os meus olhos se gastaram desejando-a; * até quando esperarei vosso consolo? –83 Fiquei tostado como um odre no fumeiro, * mesmo assim não esqueci vossos preceitos. –84 Quantos dias restarão ao vosso servo? * E quando julgareis meus opressores? –85 Os soberbos já cavaram minha cova; * eles não agem respeitando a vossa lei. –86 Todos os vossos mandamentos são verdade; * quando a calúnia me persegue, socorrei-me! –87 Eles quase me arrancaram desta terra, * mesmo assim eu não deixei vossos preceitos! –88 Segundo o vosso amor, vivificai-me, * e guardarei vossa Aliança, ó Senhor! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 60(61) Oração do exilado Oração do justo que espera a vida eterna (Sto. Hilário). –2 Escutai, ó Senhor Deus, minha oração, * atendei à minha prece, ao meu clamor! –3 Dos confins do universo a vós eu clamo, * e em mim o coração já desfalece. – Conduzi-me às alturas do rochedo, * e deixai-me descansar nesse lugar! –4 Porque sois o meu refúgio e fortaleza, * torre forte na presença do inimigo. –5 Quem me dera morar sempre em vossa casa * e abrigar-me à proteção de vossas asas! –6 Pois ouvistes, ó Senhor, minhas promessas, * e me fizestes tomar parte em vossa herança. –7 Acrescentai ao nosso rei dias aos dias, * e seus anos durem muitas gerações! –8 Reine sempre na presença do Senhor, * vossa verdade e vossa graça o conservem! –9 Então sempre cantarei o vosso nome * e cumprirei minhas promessas dia a dia. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 63(64) Pedido de ajuda contra os perseguidores Este salmo se aplica de modo especial à Paixão do Senhor (Sto. Agostinho). –2 Ó Deus, ouvi a minha voz, o meu lamento! * Salvai-me a vida do inimigo aterrador! –3 Protegei-me das intrigas dos perversos * e do tumulto dos obreiros da maldade! –4 Eles afiam suas línguas como espadas, * lançam palavras venenosas como flechas, –5 para ferir os inocentes às ocultas* e atingi-los de repente, sem temor. –6 Uns aos outros se encorajam para o mal * e combinam às ocultas, traiçoeiros, – onde pôr as armadilhas preparadas, * comentando entre si: 'Quem nos verá?' –7 Eles tramam e disfarçam os seus crimes. * É um abismo o coração de cada homem! –8 Deus, porém, os ferirá com suas flechas, * e cairão todos feridos, de repente. –9 Sua língua os levará à perdição, * e quem os vir meneará sua cabeça; –10 com temor proclamará a ação de Deus, * e tirará uma lição de sua obra. =11 O homem justo há de alegrar-se no Senhor † e junto dele encontrará o seu refúgio,* e os de reto coração triunfarão. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 2Cor 5,14-15 O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R.Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Ó Deus, inspirai aos nossos corações a prática das boas obras, para que, buscando sempre o que é melhor, vivamos constantemente o mistério pascal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 4 Ação de graças O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho). =2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,* atendei-me por piedade e escutai minha oração! –3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? * Por que amais a ilusão e procurais a falsidade? –4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, * e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! –5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;* meditai nos vossos leitos e calai o coração! –6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; * confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança! –7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'* Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! –8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, * do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo. –9 Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, * pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 133(134) Oração da noite no templo Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap 19,5). –1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, * vós todos, servidores do Senhor, – que celebrais a liturgia no seu templo, * nos átrios da casa do Senhor. –2 Levantai as vossas mãos ao santuário, * bendizei ao Senhor Deus a noite inteira! –3 Que o Senhor te abençoe de Sião, * o Senhor que fez o céu e fez a terra! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Dt 6,4-7 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos Eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...