quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quinta Feira V Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 Em vós está a fonte da vida! Aleluia. Salmo 35(36) A malícia do pecador e a bondade de Deus Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). –2 O pecado sussurra ao ímpio * lá no fundo do seu coração; – o temor do Senhor, nosso Deus, * não existe perante seus olhos. –3 Lisonjeia a si mesmo pensando: * 'Ninguém vê nem condena o meu crime!' –4 Traz na boca maldade e engano; * já não quer refletir e agir bem. =5 Arquiteta a maldade em seu leito, † nos caminhos errados insiste * e não quer afastar-se do mal. –6 Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, * chega às nuvens a vossa verdade. –7 Como as altas montanhas eternas * é a vossa justiça, Senhor; – e os vossos juízos superam * os abismos profundos dos mares. – Os animais e os homens salvais: * 8 quão preciosa é, Senhor, vossa graça! – Eis que os filhos dos homens se abrigam* sob a sombra das asas de Deus. –9 Na abundância de vossa morada, * eles vêm saciar-se de bens. – Vós lhes dais de beber água viva, * na torrente das vossas delícias. –10 Pois em vós está a fonte da vida, * e em vossa luz contemplamos a luz. –11 Conservai aos fiéis vossa graça, * e aos retos, a vossa justiça! –12 Não me pisemos pés dos soberbos, * nem me expulsem as mãos dos malvados! –13 Os perversos, tremendo, caíram * e não podem erguer-se do chão. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Em vós está a fonte da vida! Aleluia. Ant. 2 Enviastes, Senhor, vosso Espírito e tudo passou a existir. Aleluia. Cântico Jt 16,1-2.13-15 Deus, Criador do mundo e protetor do seu povo Entoaram um cântico novo (Ap 5,9). –1 Cantai ao Senhor com pandeiros, * entoai seu louvor com tambores! – Elevai-lhe um salmo festivo, * invocai o seu nome e exaltai-o! – –2 É o Senhor que põe fim às batalhas, * o seu nome glorioso é 'Senhor'! –13 Cantemos louvores a Deus, * novo hino ao Senhor entoemos! – Vós sois grande, Senhor-Adonai, * admirável, de força invencível! –14 Toda a vossa criatura vos sirva, * pois mandastes e tudo foi feito! – Vosso sopro de vida enviastes, * e eis que tudo passou a existir; – não existe uma coisa ou pessoa, * que resista à vossa palavra! –15 Desde as bases, os montes se abalam, * e as águas também estremecem; – como cera, derretem-se as pedras * diante da vossa presença. – Mas aqueles que a vós obedecem * junto a vós serão grandes em tudo. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Enviastes, Senhor, vosso Espírito e tudo passou a existir. Aleluia. Ant. 3 É Deus o grande Rei de toda a terra: com arte celebrai os seus louvores! Aleluia. Salmo 46(47) O Senhor, Rei do universo Está sentado à direita de Deus Pai, e o seu Reino não terá fim. –2 Povos todos do universo, batei palmas, * gritai a Deus aclamações de alegria! –3 Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, * o soberano que domina toda a terra. –4 Os povos sujeitou ao nosso jugo * e colocou muitas nações aos nossos pés. –5 Foi ele que escolheu a nossa herança, * a glória de Jacó, seu bem-amado. –6 Por entre aclamações Deus se elevou, * o Senhor subiu ao toque da trombeta. –7 Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, * salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei! –8 Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, * ao som da harpa acompanhai os seus louvores! –9 Deus reina sobre todas as nações, * está sentado no seu trono glorioso. –10 Os chefes das nações se reuniram * com o povo do Deus santo de Abraão, – pois só Deus é realmente o Altíssimo, * e os poderosos desta terra lhe pertencem! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. É Deus o grande Rei de toda a terra: com arte celebrai os seus louvores! Aleluia. Leitura breve Rm 6,8-11 Se moremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não more mais; a morte já não tem poder sobre ele. Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas;mas aquele que vive, é para Deus que vive. Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Sou a videira, aleluia, e vós sois os ramos. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sou a videira, aleluia, e vós sois os ramos. Aleluia. Preces Oremos a Jesus Cristo, que se entregou à morte por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação; e aclamemos: R. Salvai-nos, Senhor, pela vossa vitória! Cristo Salvador, que ressuscitando de entre os mortos nos restituístes a esperança da vida imortal, – santificai neste dia os nossos corações com a graça do Espírito Santo. R. Vós, que sois glorificado nos céus pelos anjos e adorado na terra pelos seres humanos, – recebei a adoração que vos prestamos em espírito e em verdade neste tempo santo da ressurreição. R. Cristo Jesus, salvai-nos e derramai a vossa misericórdia sobre o povo que vive na esperança da ressurreição, – e conservai-nos, hoje e sempre, livres de todo o mal. R. Cristo, rei da glória e nossa vida, quando vierdes no último dia, – fazei que também nós apareçamos convosco na vossa glória. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Ó Deus, que amais e restituís a inocência, orientai para vós os nossos corações, para que jamais se afastem da luz da verdade os que tirastes das trevas da desgraça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. HINO Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),9-16 II (Beth) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Se me amais, guardareis os meus mandamentos (Jo 14,15). –9 Como um jovem poderá ter vida pura? * Observando, ó Senhor, vossa palavra. –10 De todo o coração eu vos procuro, * não deixeis que eu abandone a vossa lei! –11 Conservei no coração vossas palavras, * a fim de que eu não peque contra vós. –12 Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; * os vossos mandamentos ensinai-me! –13 Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero * os decretos que ditou a vossa boca. –14 Seguindo vossa lei me rejubilo * muito mais do que em todas as riquezas. –15 Eu quero meditar as vossas ordens, * eu quero contemplar vossos caminhos! –16 Minha alegria é fazer vossa vontade; * eu não poso esquecer vossa palavra. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 16(17) Dos ímpios salvai-me, Senhor! Nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas. E foi atendido (Hb 5,7). I –1 Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, * escutai-me e atendei o meu clamor! – Inclinai o vosso ouvido à minha prece, * pois não existe falsidade nos meus lábios! –2 De vossa face é que me venha o julgamento, * pois vossos olhos sabem ver o que é justo. =3 Provai meu coração durante a noite, † visitai-o, examinai-o pelo fogo, * mas em mim não achareis iniqüidade. –4 Não cometi nenhum pecado por palavras, * como é costume acontecer em meio aos homens. – Seguindo as palavras que dissestes,* andei sempre nos caminhos da Aliança. –5 Os meus passos eu firmei na vossa estrada, * e por isso os meus pés não vacilaram. –6 Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, * inclinai o vosso ouvido e escutai-me! =7 Mostrai-me vosso amor maravilhoso, † vós que salvais e libertais do inimigo * quem procura a proteção junto de vós. –8 Protegei-me qual dos olhos a pupila * e guardai-me, à proteção de vossas asas, –9 longe dos ímpios violentos que me oprimem, * dos inimigos furiosos que me cercam. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. II –10 A abundância lhes fechou o coração, * em sua boca há só palavras orgulhosas. –11 Os seus passos me perseguem, já me cercam, * voltam seus olhos contra mim: vão derrubar-me, –12 como um leão impaciente pela presa, * um leãozinho espreitando de emboscada. –13 Levantai-vos, ó Senhor, contra o malvado, * com vossa espada abatei-o e libertai-me! –14 Com vosso braço defendei-me desses homens, * que já encontram nesta vida a recompensa. = Saciais com vossos bens o ventre deles, † e seus filhos também hão de saciar-se * e ainda as sobras deixarão aos descendentes. –15 Mas eu verei, justificado,a vossa face * e ao despertar me saciará vossa presença. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Cf. Ef 4,23-24 Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Ó Deus, que amais e restituís a inocência, orientai para vós os nossos corações, para que jamais se afastem da luz da verdade os que tirastes das trevas da desgraça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 30(31),2-6 Súplica confiante do aflito Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46). –2 Senhor, eu ponho em vós minha esperança; * que eu não fique envergonhado eternamente! = Porque sois justo, defendei-me e libertai-me, † 3 inclinai o vosso ouvido para mim; * apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me! – Sede uma rocha protetora para mim, * um abrigo bem seguro que me salve! –4 Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; * por vossa honra orientai-me e conduzi-me! –5 Retirai-me desta rede traiçoeira, * porque sois o meu refúgio protetor! –6 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, * porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Salmo 129(130) Das profundezas eu clamo Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1,21). –1 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, * 2 † escutai a minha voz! – Vossos ouvidos estejam bem atentos * ao clamor da minha prece! –3 Se levardes em conta nossas faltas, * quem haverá de subsistir? –4 Mas em vós se encontra o perdão, * eu vos temo e em vós espero. –5 No Senhor ponho a minha esperança, * espero em sua palavra. –6 A minh’alma espera no Senhor * mais que o vigia pela aurora. –7 Espere Israel pelo Senhor * mais que o vigia pela aurora! – Pois no Senhor se encontra toda graça * e copiosa redenção. –8 Ele vem libertar a Israel * de toda a sua culpa. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Ef 4,26-27 Não pequeis. Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento. Não vos exponhais ao diabo. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Oração Senhor Jesus Cristo, manso e humilde de coração, que tornais leve o fardo e suave o jugo dos que vos seguem, acolhei os propósitos e trabalhos deste dia e concedei-nos um repouso tranqüilo, para amanhã vos servirmos com maior generosidade. Vós, que viveis e reinais para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...