quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quinta Feira I Semana do Tempo Comum

Coroação de Nossa Senhora Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Já surge a luz dourada, a treva dissipando, que as almas do abismo aos poucos vai levando. Dissipa-se a cegueira que a todos envolvia; alegres caminhemos na luz de um novo dia. Que a luz nos traga paz, pureza ao coração: longe a palavra falsa, o pensamento vão. Decora calmo o dia: a mão, a língua, o olhar. Não deixe nosso corpo na culpa se manchar. Do alto, nossos atos Deus vê, constantemente; solícito nos segue da aurora ao sol poente. A glória seja ao Pai, ao Filho seu também; ao Espírito igualmente, agora e sempre. Amém. Salmodia Ant. 1 Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora. Salmo 56(57) Oração da manhã numa aflição Este salmo canta a Paixão do Senhor (Sto. Agostinho). –2 Piedade, Senhor, piedade, * pois em vós se abriga a minh’alma! – De vossas asas, à sombra, me achego, * até que passe a tormenta, Senhor! –3 Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, * a este Deus que me dá todo o bem. =4 Que me envie do céu sua ajuda † e confunda os meus opressores! * Deus me envie sua graça e verdade! –5 Eu me encontro em meio a leões, * que, famintos, devoram os homens; – os seus dentes são lanças e flechas, * suas línguas, espadas cortantes. –6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * vossa glória refulja na terra! –7 Prepararam um laço a meus pés, * e assim oprimiram minh’alma; – uma cova me abriram à frente, * mas na mesma acabaram caindo. –8 Meu coração está pronto, meu Deus, * está pronto o meu coração! –9 Vou cantar e tocar para vós: * desperta, minh’alma, desperta! – Despertem a harpa e a lira, * eu irei acordar a aurora! –10 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, * dar-vos graças, por entre as nações! –11 Vosso amor é mais alto que os céus, * mais que as nuvens a vossa verdade! – –12 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * vossa glória refulja na terra! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora. Ant. 2 O meu povo há de fartar-se de meus bens. Cântico Jr 31,10-14 A felicidade do povo libertado Jesus iria morrer... para reunir os filhos de Deus dispersos (Jo 11,51.52). –10 Ouvi, nações, a palavra do Senhor * e anunciai-a nas ilhas mais distantes: – ‘Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, * e o guardará qual pastor a seu rebanho!’ –11 Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó * e o libertou do poder do prepotente. =12 Voltarão para o monte de Sião, † entre brados e cantos de alegria * afluirão para as bênçãos do Senhor: – para o trigo, o vinho novo e o azeite; * para o gado, os cordeirinhos e as ovelhas. – Terão a alma qual jardim bem irrigado, * e sede e fome nunca mais hão de sofrer. –13 Então a virgem dançará alegremente, * também o jovem e o velho exultarão; – mudarei em alegria o seu luto, * serei consolo e conforto após a pena. –14 Saciarei os sacerdotes de delícias, * e meu povo há de fartar-se de meus bens! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. O meu povo há de fartar-se de meus bens. Ant. 3 Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora. † Salmo 47(48) Ação de graças pela salvação do povo Ele me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me acidade santa, Jerusalém (Ap 21,10). –2 Grande é o Senhor e muito digno de louvores * na cidade onde ele mora; –3 † seu monte santo, esta colina encantadora * é a alegria do universo. – Monte Sião, no extremo norte situado, * és a mansão do grande Rei! –4 Deus revelou-se em suas fortes cidadelas * um refúgio poderoso. –5 Pois eis que os reis da terra se aliaram, * e todos juntos avançaram; –6 mal a viram, de pavor estremeceram, * debandaram perturbados. –7 Como as dores da mulher sofrendo parto, * uma angústia os invadiu; –8 semelhante ao vento leste impetuoso, * que despedaça as naus de Társis. –9 Como ouvimos dos antigos, contemplamos: * Deus habita esta cidade, – a cidade do Senhor onipotente, * que ele a guarde eternamente! –10 Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade * em meio ao vosso templo; –11 com vosso nome vai também vosso louvor * aos confins de toda a terra. – Vossa direita está repleta de justiça, * 12 exulte o monte de Sião! – Alegrem-se as cidades de Judá * com os vossos julgamentos! – –13 Vinde a Sião, fazei a volta ao seu redor * e contai as suas torres; –14 observai com atenção suas muralhas, * visitai os seus palácios, – para contar às gerações que hão de vir, * 15 como é grande o nosso Deus! – O nosso Deus é desde sempre e para sempre: * Será ele o nosso guia! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora. Leitura breve Is 66,1-2 Isto diz o Senhor: O céu é o meu trono e a terra é o apoio de meus pés. Que casa é esta que edificareis para mim, e que lugar é este para meu descanso? Tudo isso foi minha mão que fez, tudo isso é meu, diz o Senhor. Mas eu olho para este, para o pobrezinho de alma abatida, que treme ao ouvir a minha palavra. Responsório breve R. Clamo de todo o coração: * Atendei-me, ó Senhor! R. Clamo... V. Quero cumprir vossa vontade.* Atendei-me... Glória ao Pai. R. Clamo de todo... CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Sirvamos ao Senhor em justiça e santidade, e de nossos inimigos haverá de nos salvar. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sirvamos ao Senhor em justiça e santidade, e de nossos inimigos haverá de nos salvar. Preces Demos graças a Cristo que nos concede a luz deste novo dia; e lhe peçamos: R. Senhor, abençoai-nos e santificai-nos! Senhor, que vos entregastes como vítima pelos nossos pecados, – aceitai os trabalhos que já começamos e os nossos planos de ação para hoje. Senhor, que alegrais nossos olhos com a luz deste novo dia, – sede vós mesmo a luz dos nossos corações.R. Tornai-nos generosos para com todos, – para sermos imagens fiéis da vossa bondade. R. Fazei-nos desde a manhã sentir o vosso amor, – para que a vossa alegria seja hoje a nossa força. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as súplicas que vos dirigimos de manhã, ao meio-dia e à tarde; expulsai de nossos corações as trevas do pecado e fazei-nos alcançar a verdadeira luz, Jesus Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Vós que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente. E da santa morte o prêmio nos dê glória eternamente. Escutai-nos, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que convosco e o Espírito vive em plena comunhão. Salmodia Ant. 1 Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei. Salmo 118(119),17-24 I (Ghimel) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34). –17 Sede bom com vosso servo, e viverei, * e guardarei vossa palavra, ó Senhor. –18 Abri meus olhos, e então contemplarei * as maravilhas que encerra a vossa lei! –19 Sou apenas peregrino sobre a terra, * de mim não oculteis vossos preceitos! –20 Minha alma se consome o tempo todo * em desejar as vossas justas decisões. –21 Ameaçais os orgulhosos e os malvados; * maldito seja quem transgride a vossa lei! –22 Livrai-me do insulto e do desprezo, * pois eu guardo as vossas ordens, ó Senhor. –23 Que os poderosos reunidos me condenem; * o que me importa é o vosso julgamento! –24 Minha alegria é a vossa Aliança, * meus conselheiros são os vossos mandamentos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei. Ant. 2 Vossa verdade, ó Senhor, me oriente e me conduza. Salmo 24(25) Prece de perdão e confiança A esperança não decepciona (Rm 5,5). I =1 Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, † 2 em vós confio: que eu não seja envergonhado* nem triunfem sobre mim os inimigos! –3 Não se envergonha quem em vós põe a esperança, * mas sim, quem nega por um nada a sua fé. –4 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, * e fazei-me conhecer a vossa estrada! =5 Vossa verdade me oriente e me conduza, † porque sois o Deus da minha salvação; * em vós espero, ó Senhor, todos os dias! – –6 Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura * e a vossa compaixão que são eternas! –7 Não recordeis os meus pecados quando jovem, * nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! – De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia * e sois bondade sem limites, ó Senhor! –8 O Senhor é piedade e retidão, * e reconduz ao bom caminho os pecadores. –9 Ele dirige os humildes na justiça, * e aos pobres ele ensina o seu caminho. –10 Verdade e amor são os caminhos do Senhor * para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. –11 Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, * perdoai os meus pecados que são tantos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Vossa verdade, ó Senhor, me oriente e me conduza. Ant. 3 Voltai-vos para mim, tende piedade, porque sou pobre, estou sozinho e infeliz! II –12 Qual é o homem que respeita o Senhor? * Deus lhe ensina os caminhos a seguir. –13 Será feliz e viverá na abundância,* e os seus filhos herdarão a nova terra. –14 O Senhor se torna íntimo aos que o temem * e lhes dá a conhecer sua Aliança. –15 Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, * pois ele tira os meus pés das armadilhas. –16 Voltai-vos para mim, tende piedade, * porque sou pobre, estou sozinho e infeliz! –17 Aliviai meu coração de tanta angústia, * e libertai-me das minhas aflições! –18 Considerai minha miséria e sofrimento * e concedei vosso perdão aos meus pecados! – –19 Olhai meus inimigos que são muitos, * e com que ódio violento eles me odeiam! –20 Defendei a minha vida e libertai-me; * em vós confio, que eu não seja envergonhado! –21 Que a retidão e a inocência me protejam, * pois em vós eu coloquei minha esperança! –22 Libertai, ó Senhor Deus, a Israel * de toda sua angústia e aflição! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Voltai-vos para mim, tende piedade, porque sou pobre, estou sozinho e infeliz! Leitura breve Am 9,6 Senhor é o nome daquele que constrói no céu os degraus do seu trono e assenta na terra sua abóbada, reúne as águas do mar, derramando-as sobre a face da terra. V. Os céus proclamam a glória do Senhor R. E o firmamento, a obra de suas mãos. Oração Senhor nosso Deus, atendei a nossa oração, dando-nos a graça de imitar o exemplo da paixão do vosso Filho e levar serenamente nossa cruz de cada dia. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. QUINTA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Cristo, dia e esplendor, na treva o oculto aclarais. Sois luz de luz, nós o cremos, luz aos fiéis anunciais. Guardai-nos, Deus, nesta noite, velai do céu nosso sono; em vós na paz descansemos em um tranqüilo abandono. Se os olhos pesam de sono, vele, fiel, nossa mente. A vossa destra proteja quem vos amou fielmente. Defensor nosso, atendei-nos freai os planos malvados. No bem guiai vossos servos, com vosso sangue comprados. Ó Cristo, Rei piedoso, a vós e ao Pai toda a glória, com o Espírito Santo, eterna honra e vitória. Salmodia Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo. Salmo 15(16) O Senhor é minha herança Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24). =1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! † 2 Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: * nenhum bem eu posso achar fora de vós!' –3 Deus me inspirou uma admirável afeição* pelos santos que habitam sua terra. –4 Multiplicam, no entanto, suas dores * os que correm para os deuses estrangeiros; – seus sacrifícios sanguinários não partilho, * nem seus nomes passarão pelos meus lábios. –5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, * meu destino está seguro em vossas mãos! –6 Foi demarcada para mim a melhor terra, * e eu exulto de alegria em minha herança! –7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, * e até de noite me adverte o coração. –8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, * pois se o tenho a meu lado não vacilo. =9 Eis por que meu coração está em festa, † minha alma rejubila de alegria, * e até meu corpo no repouso está tranqüilo; –10 pois não haveis de me deixar entregue à morte, * nem vosso amigo conhecer a corrupção. =11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; † junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo. Leitura breve 1Ts 5,23 Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Senhor nosso Deus, após as fadigas de hoje, restaurai nossas energias por um sono tranqüilo, a fim de que, por vós renovados, nos dediquemos de corpo e alma ao vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ave, Rainha do céu; ave, dos anjos Senhora; ave, raiz, ave, porta; da luz do mundo és aurora. Exulta, ó Virgem tão bela, as outras seguem-te após; nós te saudamos: adeus! E pede a Cristo por nós! Virgem Mãe, ó Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...