Maria está aqui e tem necessidade de nós – Entrevista com Padre Jozo

quarta-feira, 2 de maio de 2012





Padre Jozo, qual é o dom de Medjugorje?
Os dons e projetos divinos permanecem sempre um mistério para nós, mas, pelos frutos produzidos, podemos muitas vezes compreender seus objetivos. Por exemplo, pelos frutos dos últimos dois mil anos se pode compreender o objetivo da encarnação, tornada possível pela escolha da Virgem Maria: um novo testamento, uma nova estratégia de salvação. 

Mas vamos aos dias de hoje: diz-se que a humanidade está passando por um momento de grande crise, e é verdade: existem muitas dificuldades na família, na escola, na educação, diante das quais nós, cristãos, parecemos não ter mais respostas, porque a mentalidade atual nos influenciou, corrompeu os valores da nossa fé. Hoje, tudo é contra o homem, contra a natureza: a política, a ciência, a informação, com os meios de comunicação que estão poluídos como o ar, como os alimentos. Tudo é contra o homem: não podemos dizer que o Senhor criou uma vaca louca ou uma ovelha doente... O Senhor não confiou o mundo assim ao homem. 

É triste constatar que o homem tem usado mal estas coisas, que produziu o mal. E também é triste ver que, diante de todos esses fatos, não damos o nosso melhor para corrigir tudo isso... O problema é que, quando o homem sai de seus limites, perde de vista sua missão e coisas sérias acontecem na terra. 

Nesta situação, também a Igreja sofreu e vai sofrer. Nesta situação se verificaram os acontecimentos de Medjugorje. Eis que depois de vinte anos (n.t.: atualmente, quase 31 anos) se pode começar a perceber a finalidade dessas aparições da Virgem: milhões e milhões de pessoas, que encontraram Nossa Senhora, retornaram para Deus. Há um rio de graça, que teve seu início em Medjugorje e que atingiu o mundo todo, todas as nações, todas as comunidades e culturas. 

Hoje vêm a Medjugorje homens e mulheres de todos os países: Japão, Indochina, Coreia e, secretamente e correndo risco de segurança, até mesmo da China. E, todos os anos, muitos daqueles que nem mesmo eram cristãos recebem o batismo. Maria se colocou aqui como luz dos povos, para nos ajudar a desvendar as situações mais diversas e confusas. E não podemos deixar de dar graças, cheios de reconhecimento por esta Mulher, pela alegria que nos deu com Sua presença. Por Ela, sempre obediente aos desígnios do Pai, à vontade de Deus, que também neste caso renovou com Jesus o Seu: “Eis-me aqui, seja feita a tua vontade”.  

Qual é o coração deste dom e das mensagens da Virgem? 
A presença física de Nossa Senhora neste lugar. Nossa Senhora, em carne e osso, visitou a paróquia, visitou as casas dos videntes, da mesma forma como visitou Isabel. Como naquela ocasião, também em Medjugorje Maria nos encontra com uma saudação de paz, “Shalom”. E, como a Isabel, também aos videntes, às pessoas em Medjugorje e a todos nós, Maria, através daquele “Shalom”, começou sua ação de graça. 

Sua presença, então, é presença orante: através do Seu constante exemplo, Maria nos pede para rezar. E se o homem responde a este convite e começa a rezar, através da graça ele recebe ou renova aqui, invariavelmente, o dom da oração. “Através da graça”, porque a oração é um dom, e assim tem sido para nós da comunidade paroquial: um grande dom. 

Maria vem para nos dar a certeza de que Ela está perto de nós, e que através dela o homem pode receber toda a ajuda de que precisa: esta é já a primeira mensagem, o Seu estar conosco, entre nós. E em Medjugorje se experimenta esta Sua presença: aqui ela pode ser sentida no ar, na oração, pode ser reconhecida na comunhão entre os peregrinos. É um sentimento tangível, como o calor do sol no verão e a chuva em setembro. E isso percebe todo aquele que vem a Medjugorje com o coração aberto. 

Depois, existem as mensagens: elas servem para nos ajudar a corrigir os nossos erros. Maria fala para recordar-nos os aspectos fundamentais da vida cristã. Lembra-nos da oração, dos sacramentos como a eucaristia, a confissão, convida-nos a ler a Palavra de Deus, a abrir-nos à conversão do coração: aspectos sem os quais a Igreja não existe. 

Há pouco encontrei um peregrino que me disse: “Desde que eu fui a Medjugorje,  comecei a amar a Bíblia, vivo a Bíblia”... Aqui está o dom, eis aqui a mensagem: cria-se uma nova atmosfera, onde podem germinar os dons da fé, da paz, da conversão e do amor. Esta é a maior mensagem, a notícia mais importante: o homem que renasce. 

Como foi a resposta da aldeia de Medjugorje durante estes anos? 
O que fez Medjugorje nestes anos? Medjugorje rezou e fez jejum. Medjugorje começou a ajoelhar-se diante do Santíssimo e da Cruz. Medjugorje é o lugar onde se encontra a Mãe Celeste, onde se escuta a Mãe, onde o homem volta para Deus.
Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by