sexta-feira, 25 de maio de 2012

Endividamento Recorde Nas Famílias Brasileiras

Essa semana o governo anunciou novas medidas para acelerar a economia que vai...você sabe.

E o Mantega disse: "O resultado esperado para essas medidas é a redução do custo do investimento. Em segundo lugar, a redução do preço dos veículos ao consumidor. É mais uma medida para garantir a continuação do crescimento econômico num momento de crise na economia internacional, onde o governo tem que tomar mais medidas de estímulo para rebater a influência dos problemas", afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista coletiva.

 De acordo com Mantega, os bancos públicos e privados se comprometeram a aumentar o volume de crédito para o financiamento de veículos, além de elevar o número de parcelas e reduzir o valor da entrada e dos juros dos empréstimos. Como contrapartida, Banco Central vai liberar parte do valor compulsório recolhido pelos bancos, o que deve facilitar a concessão de crédito. Essa medida não tem prazo de encerramento.

Eu ri ao ver na tv Mantega falando essas coisas, pois incentivar o povo a gastar com carros é fácil...pois, as pessoas compram pelo impulso e depois esquece que precisam pagar outras contas, que precisam fazer manutenção nos carros, colocar combustível,  pagar seguro e que no fim do mês pode até faltar dinheiro no orçamento para contas básicas do dia a dia. É fácil o governo estimular o consumismo em uma cidade como São Paulo, onde não cabem mais carros, onde não há mais ruas e avenidas para suportar o trânsito, onde não há infraestrutura.

Senhor Mantega, de 2007 até hoje a inadimplência no Brasil somou um crescimento de 129%, sabe o que isso significa? As pessoas estão se endividando cada dia mais, e muitas vezes porque são estimuladas com pacotes como esses a gastar e gastar. CUIDADO!!!

Diante dessa realidade as famílias estão comprometendo 22,4% do seu orçamento em dívidas... pagando juros e prestações, fora as outras contas mensais. O governo precisa ficar atento para não estimular o excesso de endividamento, e aumentar incentivos como o de baixar juros, por exemplo.

O objetivo desse texto é mostrar que precisamos controlar nossas contas, precisamos saber onde gastamos nosso dinheiro, precisamos lembrar que vale a pena pagar a vista, não usar cheque especial e nem fazer grandes compras e contas no cartão de crédito.

Precisamos saber viver com o necessário e com o que é importante para nós e nossas famílias, não podemos viver no impulso, precisamos buscar o equilíbrio e ter uma vida financeira sadia diante de nossa realidade.

Seja Feliz, controlando seu dinheiro e economizando para que no futuro você possa garantir uma vida boa e digna.

Segue um video sobre os dados citados acima:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/miriam-leitao/v/miriam-leitao-fala-o-endividamento-recorde-das-familias-brasileiras/1959746/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...