domingo, 27 de maio de 2012

DOMINGO DE PENTECOSTES

LAUDES V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Na órbita do ano, de fogo a flor viceja, o Espírito Paráclito descendo sobre a Igreja. Da língua a forma assumem as chamas eloqüentes: Na fala sejam prontos, na caridade,ardentes. Já todos falam línguas de todas as nações, que embriaguez presumem as santas efusões. Tais coisas sucederam após a Páscoa santa: Não mais a do temor, a lei do amor se implanta. E agora, Deus piedoso, vos pedimos inclinados, os dons do vosso Espírito na terra derramados. Enchei os corações da graça que redime. Senhor, dai-nos a paz, perdoai o nosso crime. Louvor ao Pai e ao Filho, e ao Espírito também: Que o Filho envie o dom do Espírito Santo. Amém. Salmodia Ant. 1 Como é bom e suave, Senhor, vosso Espírito em nós, aleluia. Salmo 62 (63), 2-9. Sede de Deus Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5) — Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!* Desde a aurora ansioso vos busco! = A minh'alma tem sede de vós,+ minha carne também vos deseja,* como terra sedenta e sem água! — Venho, assim, contemplar-vos no templo,* para ver vossa glória e poder. — Vosso amor vale mais do que a vida:* e por isso meus lábios vos louvam. — Quero, pois, vos louvar pela vida,* e elevar para vós minhas mãos! — A minh'alma será saciada,* como em grande banquete de festa; — cantará a alegria em meus lábios,* ao cantar para vós meu louvor! — Para mim fostes sempre um socorro;* de vossas asas à sombra eu exulto! — Minha alma se agarra em vós;* com poder vossa mão me sustenta. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Como é bom e suave, Senhor, vosso Espírito em nós, aleluia. Ant. 2 Vós, fontes e tudo o que n’água se move, louvai o Senhor, cantai hinos a Deus. Aleluia. No cânticos que se segue o refrão entre parênteses é opcional. Cântico Dn 3,57-88.56 Louvor das criaturas ao Senhor Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5) - Obras do Senhor, bendizei o Senhor,* louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! - Céus, bendizei o Senhor! Anjos do Senhor, bendizei o Senhor! (R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! Ou R. A ele glória e louvor eternamente) - Águas do alto céu, bendizei o Senhor!* Potências do Senhor, bendizei o Senhor! - Lua e sol, bendizei o Senhor!* Astros e estrelas bendizei o Senhor! (R.) - Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor!* Brisas e ventos, bendizei o Senhor! - Fogo e calor, bendizei o Senhor!* Frio e ardor, bendizei o Senhor! (R.) - Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!* Geada e frio, bendizei o Senhor! - Gelos e neves, bendizei o Senhor!* Noites e dias, bendizei o Senhor! (R.) - Luzes e trevas, bendizei o Senhor!* Raios e nuvens, bendizei o Senhor! -Ilhas e terra, bendizei ao Senhor!* Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.) - Montes e colinas, bendizei o Senhor!* Plantas da terra, bendizei o Senhor! - Mares e rios, bendizei o Senhor!* Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! (R.) - Baleias e peixes, bendizei o Senhor!* Pássaros do céu, bendizei o Senhor! - Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!* Filhos dos homens, bendizei o Senhor! (R.) - Filhos de Israel, bendizei o Senhor!* Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! - Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!* Servos do Senhor, bendizei o Senhor! (R.) - Almas dos justos, bendizei o Senhor!* Santos e humildes, bendizei o Senhor! - Jovens Misael,Ananias e Azarias, bendizei o Senhor,* louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.) - ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo* louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! - Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus!* Sois digno de louvor e de glória eternamente! (R.) No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai Ant. Vós, fontes e tudo o que n’água se move, louvai o Senhor, cantai hinos a Deus. Aleluia. Ant. 3 Em várias línguas proclamavam os Apóstolos as maravilhas que o Senhor realizou. Aleluia. Salmo 149 A alegria e o louvor dos santos Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio) — Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* e o seu louvor na assembléia dos fiéis! — Alegre-se Israel em quem o fez,* e Sião se rejubile no seu Rei! — Com danças glorifiquem o seu nome,* toquem harpa e tambor em sua honra! — Porque, de fato, o Senhor ama seu povo* e coroa com vitória os seus humildes. — Exultem os fiéis por sua glória,* e cantando se levantem de seus leitos, — com louvores do Senhor em sua boca* e espadas de dois gumes em sua mão, — para exercer sua vingança entre as nações,* e infligir o seu castigo entre os povos, — colocando nas algemas os seus reis,* e seus nobres entre ferros e correntes, — para aplicar-lhes a sentença já escrita:* Eis a glória para todos os seus santos. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Em várias línguas proclamavam os Apóstolos as maravilhas que o Senhor realizou. Aleluia. Leitura breve At 5,30-32 O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem. Responsório breve R. Ficaram cheios todos eles do Espírito de Deus. * Aleluia, aleluia. R. Ficaram. V. Começaram a falar em línguas diferentes. * Aleluia. Glória ao Pai. R. Ficaram. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Recebei o Espírito Santo: a quem perdoais os pecados, os pecados estão perdoados. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança. –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Recebei o Espírito Santo: a quem perdoais os pecados, os pecados estão perdoados. Aleluia. Preces Oremos a nosso Senhor Jesus Cristo, que pelo Espírito Santo nos reuniu na sua Igreja; e digamos com fé: R. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e renovai a face da terra! Senhor Jesus, que suspenso no madeiro da cruz deixastes correr de vosso lado aberto uma fonte de água viva, – enviai-nos o Espírito que dá a vida. R. Vós, que do céu fizestes descer sobre os discípulos o Dom do Pai, – enviai o vosso Espírito para renovar o mundo. R. Vós, que destes aos apóstolos o poder de perdoar pecados, – enviai o vosso Espírito para ressuscitar e salvar toda a humanidade. R. Vós, que prometestes o Espírito Santo para nos ensinar todas as coisas e recordar tudo o que nos dissestes, – enviai-nos o mesmo Espírito para que ilumine a nossa fé. R. Vós, que prometestes o Espírito da verdade para nos dar testemunho de vós, – enviai-nos o mesmo Espírito, para que faça de nós testemunhas fiéis da vossa verdade. R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o mistério pascal se completasse durante cinqüenta dias, até à vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, se unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Não sois vós que falareis, é o Espírito do Pai que em vós há de falar. Aleluia. Salmo 117(118) I –1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * 'Eterna é a sua misericórdia!' – –2 A casa de Israel agora o diga: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –3 A casa de Aarão agora o diga: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –4 Os que temem o Senhor agora o digam: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, * e o Senhor me atendeu e libertou! –6 O Senhor está comigo, nada temo; * o que pode contra mim um ser humano? –7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, * hei de ver meus inimigos humilhados. –8 É melhor buscar refúgio no Senhor, * do que pôr no ser humano a esperança; –9 é melhor buscar refúgio no Senhor, * do que contar com os poderosos deste mundo!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. II –10 Povos pagãos me rodearam todos eles, * mas em nome do Senhor os derrotei; –11 de todo lado todos eles me cercaram, * mas em nome do Senhor os derrotei; =12 como um enxame de abelhas me atacaram, † como um fogo de espinhos me queimaram, * mas em nome do Senhor os derrotei. –13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, * mas veio o Senhor em meu socorro. –14 O Senhor é minha força e o meu canto, * e tornou-se para mim o Salvador. – –15 'Clamores de alegria e de vitória* ressoem pelas tendas dos fiéis. =16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, † a mão direita do Senhor me levantou, * a mão direita do Senhor fez maravilhas!' –17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei * para cantar as grandes obras do Senhor! –18 O Senhor severamente me provou, * mas não me abandonou às mãos da morte. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. III –19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; * quero entrar para dar graças ao Senhor! –20 'Sim, esta é a porta do Senhor, * por ela só os justos entrarão!' –21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes * e vos tornastes para mim o Salvador! –22 'A pedra que os pedreiros rejeitaram, * tornou-se agora a pedra angular. –23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: * Que maravilhas ele fez a nossos olhos! –24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, * alegremo-nos e nele exultemos! –25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, * ó Senhor, dai-nos também prosperidade!' –26 Bendito seja, em nome do Senhor, * aquele que em seus átrios vai entrando! – Desta casa do Senhor vos bendizemos. * 27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! – – Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, * aproximai-vos do altar, até bem perto! –28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! * Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! –29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * 'Eterna é a sua misericórdia!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Não sois vós que falareis, é o Espírito do Pai que em vós há de falar. Aleluia. Leitura breve 2Cor 1,21-22 É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. Foi ele que nos marcou como seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações. V. Em várias línguas falavam os Apóstolos, aleluia, R. As maravilhas de Deus. Aleluia. Oração Concedei-nos, ó Deus onipotente, que brilhe sobre nós o esplendor da vossa claridade, e o fulgor da vossa luz confirme, com o dom do Espírito Santo, aqueles que renasceram pela vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 90(91) Sob a proteção do Altíssimo Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões (Lc 10,19). –1 Quem habita ao abrigo do Altíssimo * e vive à sombra do Senhor onipotente, –2 diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, * sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'. –3 Do caçador e do seu laço ele te livra. * Ele te salva da palavra que destrói. –4 Com suas asas haverá de proteger-te, * com seu escudo e suas armas, defender-te. –5 Não temerás terror algum durante a noite, * nem a flecha disparada em pleno dia; –6 nem a peste que caminha pelo escuro, * nem a desgraça que devasta ao meio-dia; =7 Podem cair muitos milhares a teu lado, † podem cair até dez mil à tua direita: * nenhum mal há de chegar perto de ti. –8 Os teus olhos haverão de contemplar * o castigo infligido aos pecadores; –9 pois fizeste do Senhor o teu refúgio, * e no Altíssimo encontraste o teu abrigo. –10 Nenhum mal há de chegar perto de ti, * nem a desgraça baterá à tua porta; –11 pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos * para em todos os caminhos te guardarem. –12 Haverão de te levar em suas mãos, * para o teu pé não se ferir nalguma pedra. –13 Passarás por sobre cobras e serpentes, * pisarás sobre leões e outras feras. –14 'Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo * e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. –15 Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, * e a seu lado eu estarei em suas dores. = Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo, † 16 vou conceder-lhe vida longa e dias plenos, * e vou mostrar-lhe minha graça e salvação'. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Ap 22,4-5 Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Oração Visitai, Senhor, esta casa, e afastai as ciladas do inimigo; nela habitem vossos santos Anjos, para nos guardar na paz, e a bênção fique sempre conosco. Por Cristo, nosso Senhor. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...