quarta-feira, 25 de abril de 2012

Uma só missa por ano?

                                                               


Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! A notícia a seguir foi enviada por Irmã Emmanuel, em seu último boletim. Retransmito-a com muita alegria no coração (os grifos são meus).

Uma só missa por ano? 


Muitos ainda ignoram um elemento magnífico e impressionante da História de Medjugorje. Sinto alegria em partilhá-lo convosco hoje, porque está diretamente ligado ao Domingo da Misericórdia!

Os turcos governaram o país durante mais de quatro séculos (de 1463 a 1873). Ora, nessa época, os cristãos sofriam uma terrível perseguição e eram forçados a converter-se ao islamismo. Segundo o emissário do Papa, Peter Masarecchi, perto de 40 ou 50.000 católicos croatas da Bósnia Central foram forçados a converter-se ao islamismo em 1624 (daí a presença de muçulmanos no país, que são de fato “ex-cristãos” pelas suas raízes).

O governo de então não permitia aos católicos que celebrassem a missa. Formou-se então uma espécie de vida cristã secreta, semelhante à vida cristã das catacumbas de Roma nos primeiros séculos do cristianismo, que encontramos ainda hoje em certos países como a China.

Entretanto, graças a Deus, havia uma exceção à regra. Os cristãos tiveram autorização de celebrar uma missa por ano, uma só, e num lugar bem determinado, longe de tudo, perdido no campo. Também a data dessa missa era determinada, o primeiro domingo depois da Páscoa, o dia que Jesus escolheria mais tarde como Festa da Divina Misericórdia, segundo as revelações de Santa Faustina Kowalska. Os cristãos, tão fervorosos nessa época, não hesitavam em dirigir-se a pé, aos milhares até ao dito lugar, caminhando dias e noites, debaixo de qualquer tempo (o mês de abril é estação das chuvas), afrontando os perigos das grandes caminhadas para poderem viver esta Missa e “ver Jesus” presente na hóstia pelo menos uma vez no ano. Esta peregrinação era para eles a fonte da sua força, a sua esperança, sua alegria e sua luz na noite da perseguição.

Nós o sabemos, Deus dá sequência às Suas ideias! Só no céu veremos o avesso da tapeçaria que Ele tece no mundo pela Sua Divina Providência, e o quanto nós estamos ligados uns aos outros pela comunhão dos santos! Descobriremos então como certos acontecimentos, que nos pareciam novos, têm raízes profundas no passado, no coração de várias gerações de crentes que rezaram e sofreram, chegando mesmo a verter o sangue pela sua fé. Acontece por vezes que Deus revela um pouco dos Seus misteriosos desígnios e ilumina uma continuidade surpreendente nas Suas escolhas.

Este lugar bendito onde milhares de cristãos em sofrimento celebravam a sua missa anual não era outro senão os campos pedregosos de Medjugorje, despidos à época, precisamente onde agora se encontra o cemitério de Kovacica (onde repousa o Padre Slavko), a alguns metros da igreja atual onde milhares de peregrinos se reúnem de novo hoje.

Como nos espantarmos por torrentes de graças se derramarem sobre esta aldeia?! O nosso Deus não é verdadeiramente magnífico?

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...