domingo, 1 de abril de 2012

Semana Santa - Domingo de Ramos

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino O fel lhe dão por bebida sobre o madeiro sagrado. Espinhos, cravos e lança ferem seu corpo e seu lado. No sangue e água que jorram, mar, terra e céu são lavados. Ó cruz fiel sois a árvore mais nobre em meio às demais, que selva alguma produz com flor e frutos iguais. Ó lenho e cravos tão doces, um doce peso levais. Árvore, inclina os teus ramos, abranda as fibras mais duras. A quem te fez germinar minora tantas torturas. Leito mais brando oferece ao Santo Rei das alturas. Só tu, ó Cruz, mereceste suster o preço do mundo e preparar para o náufrago um porto, em mar tão profundo. Quis o cordeiro imolado banhar-te em sangue fecundo. Glória e poder à Trindade. Ao Pai e ao Filho Louvor. Honra ao Espírito Santo. Eterna glória ao Senhor, que nos salvou pela graça e nos remiu pelo amor. Salmodia Ant. 1 Uma grande multidão que viera para a festa aclamava Jesus Cristo: Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! Salmo 117(118) Canto de alegria e salvação Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11). –1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * 'Eterna é a sua misericórdia!' –2 A casa de Israel agora o diga: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –3 A casa de Aarão agora o diga: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –4 Os que temem o Senhor agora o digam: * 'Eterna é a sua misericórdia!' –5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, * e o Senhor me atendeu e libertou! –6 O Senhor está comigo, nada temo; * o que pode contra mim um ser humano? –7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, * hei de ver meus inimigos humilhados. –8 'É melhor buscar refúgio no Senhor, * do que pôr no ser humano a esperança; –9 é melhor buscar refúgio no Senhor, * do que contar com os poderosos deste mundo!' –10 Povos pagãos me rodearam todos eles, * mas em nome do Senhor os derrotei; –11 de todo lado todos eles me cercaram, * mas em nome do Senhor os derrotei; – =12 como um enxame de abelhas me atacaram, † como um fogo de espinhos me queimaram, * mas em nome do Senhor os derrotei. –13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, * mas veio o Senhor em meu socorro. –14 O Senhor é minha força e o meu canto, * e tornou-se para mim o Salvador. –15 'Clamores de alegria e de vitória* ressoem pelas tendas dos fiéis. =16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, † a mão direita do Senhor me levantou, * a mão direita do Senhor fez maravilhas!' –17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei * para cantar as grandes obras do Senhor! –18 O Senhor severamente me provou, * mas não me abandonou às mãos da morte. –19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; * quero entrar para dar graças ao Senhor! –20 'Sim, esta é a porta do Senhor, * por ela só os justos entrarão!' –21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes * e vos tornastes para mim o Salvador! –22 'A pedra que os pedreiros rejeitaram, * tornou-se agora a pedra angular. –23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: * Que maravilhas ele fez a nossos olhos! –24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, * alegremo-nos e nele exultemos! –25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, * ó Senhor, dai-nos também prosperidade!' –26 Bendito seja, em nome do Senhor, * aquele que em seus átrios vai entrando! – Desta casa do Senhor vos bendizemos. * 27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! – Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, * aproximai-vos do altar, até bem perto! –28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! * Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! –29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * 'Eterna é a sua misericórdia!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Uma grande multidão que viera para a festa aclamava Jesus Cristo: Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! Ant. 2 Com os anjos e as criaturas proclamemos nossa fé e aclamemos Jesus Cristo, vencedor da própria morte: 'Hosana nas alturas!' Cântico Dn 3,52-57 Louvor das criaturas ao Senhor O Criador é bendito para sempre (Rm 1,25). –52 Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. * A vós louvor, honra e glória eternamente! – Sede bendito, nome santo e glorioso. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –53 No templo santo onde refulge a vossa glória. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –54 E em vosso trono de poder vitorioso. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –55 Sede bendito, que sondais as profundezas. * A vós louvor, honra e glória eternamente! – E superior aos querubins vos assentais. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –56 Sede bendito no celeste firmamento. * A vós louvor, honra e glória eternamente! –57 Obras todas do Senhor, glorificai-o. * A Ele louvor, honra e glória eternamente! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Com os anjos e as criaturas proclamemos nossa fé e aclamemos Jesus Cristo, vencedor da própria morte: 'Hosana nas alturas!' Ant. 3 Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Na terra, paz aos homens. No céu, glória ao Senhor! Salmo 150 Louvai o Senhor Salmodiai com o espírito e salmodiai com a mente, isto é: glorificai a Deus com a alma e com o corpo (Hesíquio). –1 Louvai o Senhor Deus no santuário, * louvai-o no alto céu de seu poder! –2 Louvai-o por seus feitos grandiosos, * louvai-o em sua grandeza majestosa! –3 Louvai-o com o toque da trombeta, * louvai-o com a harpa e com a cítara! –4 Louvai-o com a dança e o tambor, * louvai-o com as cordas e as flautas! –5 Louvai-o com os címbalos sonoros, * louvai-o com os címbalos de júbilo! – Louve a Deus tudo o que vive e que respira, * tudo cante os louvores do Senhor! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Na terra, paz aos homens. No céu, glória ao Senhor! Leitura breve Zc 9,9 Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém. Eis que vem teu rei ao teu encontro, ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, um potro, cria de jumenta. Responsório breve R. Ó portas, levantai vossos frontões! * A fim de que o Rei da glória possa entrar!R. Ó portas. V. O Rei da glória é o Senhor, Deus do universo. * A fim de que. Glória ao Pai.R. Ó portas. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Os que iam à sua frente, e aqueles que o seguiam aclamavam com Hosanas: Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito é o Reino de nosso pai Davi! O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Os que iam à sua frente, e aqueles que o seguiam aclamavam com Hosanas: Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito é o Reino de nosso pai Davi! Preces Adoremos a Cristo que, ao entrar em Jerusalém, foi aclamado pela multidão como o Rei e Messias esperado. Também nós o louvemos com alegria: R. Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana a vós, Filho de Davi e Rei eterno, – hosana a vós, vencedor da morte e do inferno! R. Vós, que subistes a Jerusalém para sofrer a Paixão, e assim entrar na glória, – conduzi vossa Igreja à Páscoa da eternidade. R. Vós, que transformastes o madeiro da cruz em árvore da vida, – concedei de seus frutos aos que renasceram pelo batismo. R. Cristo, nosso Salvador, que viestes para salvar os pecadores, – conduzi para o vosso Reino os que crêem em vós, em vós esperam e vos amam. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Deus eterno e todo-poderoso, para dar aos seres humanos um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento da sua Paixão e ressuscitar com ele em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino Todo o mundo fiel rejubile na alegria de tal salvação: destruindo a potência da morte, Jesus Cristo nos traz redenção. De oliveira com ramos e palmas, todo o povo, com voz triunfal, canta hosanas ao Rei de Israel, de Davi descendente real. Nós também,acorrendo ao encontro de tal Rei, com hosanas de glória, seguremos na mão nossas palmas de alegria e de fé na vitória. Por seus dons, nos caminhos da vida, nos conduza e defenda o Senhor. E possamos, em todos os tempos, tributar-lhe o devido louvor. Glória ao Pai e a Jesus, Filho único, Deus de Deus, Luz da Luz, Sumo Bem, com o Espírito, o Amor que consola, pelos séculos dos séculos. Amém. Salmodia Ant. Para mim, viver é Cristo e morrer é uma vantagem; minha glória é a Cruz do Senhor Cristo Jesus. Salmo 22(23) O Bom Pastor O Cordeiro será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida (Ap 7,17). –1 O Senhor é o pastor que me conduz; * não me falta coisa alguma. –2 Pelos prados e campinas verdejantes * ele me leva a descansar. – Para as águas repousantes me encaminha, * 3 e restaura as minhas forças. – Ele me guia no caminho mais seguro, * pela honra do seu nome. –4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, * nenhum mal eu temerei; – estais comigo com bastão e com cajado; * eles me dão a segurança! –5 Preparais à minha frente uma mesa, * bem à vista do inimigo, – e com óleo vós ungis minha cabeça; * o meu cálice transborda. –6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me * por toda a minha vida; – e, na casa do Senhor, habitarei * pelos tempos infinitos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 75(76) Ação de graças pela vitória Verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens dos céus (Mt 24,30). I –2 Em Judá o Senhor Deus é conhecido, * e seu nome é grandioso em Israel. –3 Em Salém ele fixou a sua tenda,* em Sião edificou sua morada. –4 E ali quebrou os arcos e as flechas, * os escudos, as espadas e outras armas. –5 Resplendente e majestoso apareceis * sobre montes de despojos conquistados. =6 Despojastes os guerreiros valorosos † que já dormem o seu sono derradeiro, * incapazes de apelar para os seus braços. –7 Ante as vossas ameaças, ó Senhor, * estarreceram-se os caros e os cavalos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. II –8 Sois terrível, realmente, Senhor Deus! * E quem pode resistir à vossa ira? –9 Lá do céu pronunciastes a sentença, * e a terra apavorou-se e emudeceu, –10 quando Deus se levantou para julgar * e libertar os oprimidos desta terra. –11 Mesmo a revolta dos mortais vos dará glória, * e os que sobraram do furor vos louvarão. –12 Ao vosso Deus fazei promessas e as cumpri; * vós que o cercais, trazei ofertas ao Terrível; –13 ele esmaga os reis da terra em seu orgulho, * e faz tremer os poderosos deste mundo! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Para mim, viver é Cristo e morrer é uma vantagem; minha glória é a Cruz do Senhor Cristo Jesus. Leitura breve 1Pd 5,10-11 Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. V. Veneremos o sinal da santa cruz, R. Pela qual a salvação veio até nós. Oração Deus eterno e todo-poderoso, para dar aos seres humanos um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento da sua Paixão e ressuscitar com ele em sua glória. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. Vésperas V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós foi suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibraram, para lavar meu pecado o sangue e água jorraram. Árvore esplêndida e bela, de rubra púrpura ornada, de os santos membros tocar digna só tu foste achada. Ó Cruz feliz, dos teus braços do mundo o preço pendeu; balança foste do corpo que ao duro inferno venceu. Salve, ó altar, salve vítima, eis que a vitória reluz: a vida em ti fere a morte, morte que à vida conduz. Salve, ó cruz, doce esperança, concede aos réus remissão; dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão. Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo perdão, aos que na Cruz foram salvos, dai a celeste mansão. Salmodia Ant. 1 Deus Pai exaltou à sua direita o seu Cristo humilhado e esmagado. Salmo 109(110),1-5.7 O Messias, Rei e Sacerdote É preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés (1Cor 15,25). –1 Palavra do Senhor ao meu Senhor: * 'Assenta-te ao meu lado direito – até que eu ponha os inimigos teus * como escabelo por debaixo de teus pés!' – =2 O Senhor estenderá desde Sião † vosso cetro de poder, pois Ele diz: * 'Domina com vigor teus inimigos; =3 tu és príncipe desde o dia em que nasceste; † na glória e esplendor da santidade, * como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' =4 Jurou o Senhor e manterá sua palavra: † 'Tu és sacerdote eternamente, * segundo a ordem do rei Melquisedec!' –5 À vossa destra está o Senhor, Ele vos diz: * 'No dia da ira esmagarás os reis da terra! –7 Beberás água corrente no caminho, * por iso seguirás de fronte erguida!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Deus Pai exaltou à sua direita o seu Cristo humilhado e esmagado. Ant. 2 Pelo sangue de Jesus, purificados, sirvamos ao Deus vivo para sempre! Salmo 113 B(115) Louvor ao Deus verdadeiro Vós vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro (1Ts 1,9). =1 Não a nós, ó Senhor, não a nós, † ao vosso nome, porém, seja a glória, * porque sois todo amor e verdade! –2 Por que hão de dizer os pagãos: * 'Onde está o seu Deus, onde está?' –3 É nos céus que está o nosso Deus, * ele faz tudo aquilo que quer. –4 São os deuses pagãos ouro e prata, * todos eles são obras humanas. – –5 Têm boca e não podem falar, * têm olhos e não podem ver; –6 têm nariz e não podem cheirar, * tendo ouvidos, não podem ouvir. =7 Têm mãos e não podem pegar, † têm pés e não podem andar; * nenhum som sua garganta produz. –8 Como eles serão seus autores, * que os fabricam e neles confiam. –9 Confia, Israel, no Senhor. * Ele é teu auxílio e escudo! –10 Confia, Aarão, no Senhor. * Ele é teu auxílio e escudo! –11 Vós que o temeis, confiai no Senhor. * Ele é vosso auxílio e escudo! –12 O Senhor se recorda de nós, * o Senhor abençoa seu povo. – O Senhor abençoa Israel, * o Senhor abençoa Aarão; –13 abençoa aqueles que o temem, * abençoa pequenos e grandes! –14 O Senhor multiplique a vós todos, * a vós todos, também vossos filhos! –15 Abençoados sejais do Senhor, * do Senhor que criou céu e terra! –16 Os céus são os céus do Senhor, * mas a terra ele deu para os homens. –17 Não vos louvam os mortos, Senhor, * nem aqueles que descem ao silêncio. –18 Nós, os vivos, porém, bendizemos * ao Senhor desde agora e nos séculos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Pelo sangue de Jesus, purificados, sirvamos ao Deus vivo para sempre! Ant. 3 Carregou sobre si nossas culpas em seu corpo no lenho da cruz, para que, mortos aos nossos pecados, na justiça de Deus nós vivamos. Cântico 1Pd 2,21-24 A paixão voluntária de Cristo, Servo de Deus =21 O Cristo por nós padeceu, † deixou-nos o exemplo a seguir. * Sigamos,portanto, seus passos! –22 Pecado nenhum cometeu, * nem houve engano em seus lábios. (R. Por suas chagas nós fomos curados.) =23 Insultado, ele não insultava; † ao sofrer e ao ser maltratado, * ele não ameaçava vingança; – entregava, porém, sua causa * Àquele que é justo juiz. (R.) –24 Carregou sobre si nossas culpas * em seu corpo, no lenho da cruz, = para que, mortos aos nossos pecados, † na justiça de Deus nós vivamos. * Por suas chagas nós fomos curados. (R.) – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Carregou sobre si nossas culpas em seu corpo no lenho da cruz, para que, mortos aos nossos pecados, na justiça de Deus nós vivamos. Leitura breve At 13,26-30a Irmãos, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados. Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo. Mas Deus o ressuscitou dos mortos. Responsório breve R. Nós vos bendizemos e adoramos, * Ó Jesus, nosso Senhor. R.Nós vos. V. Por vossa cruz vós redimistes este mundo.* Ó Jesus. Glória ao Pai. R. Nós vos. Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc1,46-55 Ant. Salve, ó Cristo, nosso Rei, salve, ó Filho de Davi! Anunciado dos profetas, Redentor da humanidade! A alegria da alma no Senhor –46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. –49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam; –51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou; –53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor, –55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salve, ó Cristo, nosso Rei, salve, ó Filho de Davi! Anunciado dos profetas, Redentor da humanidade! Preces Adoremos o Salvador do gênero humano, que subiu a Jerusalém para sofrer a Paixão e assim entrar na glória; e peçamos com humildade: R. Santificai, Senhor, o povo que remistes com vosso sangue! Jesus, nosso Redentor, concedei que, pela penitência, nos associemos cada vez mais plenamente à vossa Paixão, – a fim de alcançarmos a glória da ressurreição.R. Acolhei-nos sob a proteção de Maria,vossa Mãe, consoladora dos aflitos, – para podermos confortar os tristes como mesmo auxílio que de vós recebemos. R. Olhai para aqueles que por nossa culpa desfalecem no caminho; – ajudai-os e corrigi-nos, para que prevaleçam a justiça e a caridade. R. Senhor Jesus, que vos humilhastes na obediência até à morte e morte de cruz, – ensinai-nos a ser obedientes e a sofrer com paciência. R. (intenções livres) Tornai os corpos de nossos irmãos e irmãs falecidos semelhantes à imagem do vosso corpo glorioso, – e fazei-nos dignos de participar um dia, com eles, da vossa glória. R. Pai nosso... Oração Deus eterno e todo-poderoso, para dar aos seres humanos um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento da sua Paixão e ressuscitar com ele em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...