segunda-feira, 16 de abril de 2012

Seegunda feira II Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh'alma por vós,ó meu Deus. Aleluia. Salmo 41(42) Sede de Deus e saudades do templo Quem tem sede, venha, e quem quiser, receba, de graça, a água da vida (Ap 22,17). –2 Assim como a corça suspira * pelas águas correntes, – suspira igualmente minh'alma * por vós, ó meu Deus! –3 Minha alma tem sede de Deus, * e deseja o Deus vivo. – Quando terei a alegria de ver * a face de Deus? –4 O meu pranto é o meu alimento * de dia e de noite, – enquanto insistentes repetem: * 'Onde está o teu Deus?' –5 Recordo saudoso o tempo * em que ia com o povo. – Peregrino e feliz caminhando * para a casa de Deus, – entre gritos, louvor e alegria * da multidão jubilosa. –6 Por que te entristeces, minh'alma, * a gemer no meu peito? – Espera em Deus! Louvarei novamente * o meu Deus Salvador! –7 Minh'alma está agora abatida, * e então penso em vós, – do Jordão e das terras do Hermon * e do monte Misar. –8 Como o abismo atrai outro abismo, * ao fragor das cascatas, – vossas ondas e vossas torrentes * sobre mim se lançaram. –9 Que o Senhor me conceda de dia * sua graça benigna – e de noite, cantando, eu bendigo * ao meu Deus, minha vida. –10 Digo a Deus: 'Vós que sois meu amparo, * por que me esqueceis? – Por que ando tão triste e abatido * pela opressão do inimigo?' –11 Os meus ossos se quebram de dor, * ao insultar-me o inimigo; – ao dizer cada dia de novo: * 'Onde está o teu Deus?' –12 Por que te entristeces, minh'alma, * a gemer no meu peito? – Espera em Deus! Louvarei novamente * o meu Deus Salvador! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh'alma por vós,ó meu Deus. Aleluia. Ant. 2 Enchei Jerusalém com vossos feitos, e se proclamem vossas grandes maravilhas. Cântico Eclo 36,1-7.13-16 Súplica pela cidade santa, Jerusalém A vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo (Jo 17,3). –1 Tende piedade e compaixão, Deus do universo, * e mostrai-nos vossa luz, vosso perdão! –2 Espalhai vosso temor sobre as nações, * sobre os povos que não querem procurar-vos, – para que saibam que só vós é que sois Deus, * e proclamem vossas grandes maravilhas. – –3 Levantai a vossa mão contra os estranhos, * para que vejam como é grande a vossa força. –4 Como em nós lhes demonstrastes santidade, * assim mostrai-nos vossa glória através deles, –5 para que saibam e confessem como nós * que não há um outro Deus, além de vós! –6 Renovai vossos prodígios e portentos, * 7 glorificai o vosso braço poderoso! –13 Reuni todas as tribos de Jacó, * e recebam, como outrora, a vossa herança. =14 Deste povo que é vosso, tende pena, † e de Israel de quem fizestes primogênito, * e a quem chamastes com o vosso próprio nome! –15 Apiedai-vos de Sião, vossa cidade, * o lugar santificado onde habitais! –16 Enchei Jerusalém com vossos feitos, * e vosso povo, com a luz de vossa glória! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Enchei Jerusalém com vossos feitos, e se proclamem vossas grandes maravilhas. Ant. 3 A glória de Deus ilumina a santa Cidade celeste: sua luz é o Cordeiro. Aleluia. Salmo 18 A(19) Louvor ao Deus Criador O sol que nasce do alto nos visitará, para dirigir nossos passos no caminho da paz (Lc 1,78.79). –2 Os céus proclamam a glória do Senhor, * e o firmamento, a obra de suas mãos; –3 o dia ao dia transmite esta mensagem, * a noite à noite publica esta notícia. –4 Não são discursos nem frases ou palavras, * nem são vozes que possam ser ouvidas; –5 seu som ressoa e se espalha em toda a terra, * chega aos confins do universo a sua voz. –6 Armou no alto uma tenda para o sol; * ele desponta no céu e se levanta – como um esposo do quarto nupcial, * como um herói exultante em seu caminho. –7 De um extremo do céu põe-se a correr * e vai traçando o seu rastro luminoso, – até que possa chegar ao outro extremo, * e nada pode fugir ao seu calor. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. A glória de Deus ilumina a santa Cidade celeste: sua luz é o Cordeiro. Aleluia. Leitura breve Rm 10,8b-10 A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração. Essa palavra é a palavra da fé, que nós pregamos. Se, pois, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro. * Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Jesus disse: Em verdade eu vos digo: Quem não nasce de novo do alto, o reino de Deus não verá. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Jesus disse: Em verdade eu vos digo: Quem não nasce de novo do alto, o reino de Deus não verá. Aleluia. Preces Rezemos a Deus Pai, glorificado pela morte e ressurreição de seu Filho; e peçamos confiantes: R. Iluminai, Senhor, o nosso coração! Deus de eterna glória, que iluminastes o mundo com a luz de Cristo gloriosamente ressuscitado, – iluminai-nos hoje com a luz da fé. R. Vós, que, pela ressurreição de Cristo, abristes a todo ser humano as portas da eternidade – ajudai-nos no trabalho deste dia, para que aumente em nós a esperança da vida eterna. R. Vós, que, por vosso Filho ressuscitado, enviastes ao mundo o Espírito Santo, – acendei em nossos corações o fogo do vosso amor. R. Pelos méritos da cruz de Cristo, que morreu para libertar o mundo, – dai à humanidade inteira a salvação e a paz. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118 (119),41-48 VI (Vau) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática (Lc 8,21). –41 Senhor, que desça sobre mim a vossa graça * e a vossa salvação que prometestes! –42 Esta será minha resposta aos que me insultam: * 'Eu conto com a palavra do Senhor!' –43 Não retireis vossa verdade de meus lábios, * pois eu confio em vossos justos julgamentos! –44 Cumprirei constantemente a vossa lei; * para sempre, eternamente a cumprirei! –45 É amplo e agradável meu caminho, * porque busco e pesquiso as vossas ordens. –46 Quero falar de vossa lei perante os reis, * e darei meu testemunho sem temor. –47 Muito me alegro com os vossos mandamentos, * que eu amo, amo tanto, mais que tudo! –48 Elevarei as minhas mãos para louvar-vos * e com prazer meditarei vossa vontade. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 39(40),2-14.17-18 Ação de graças e pedido de auxílio Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo (Hb 10,5). I –2 Esperando, esperei no Senhor, * e inclinando-se, ouviu meu clamor. –3 Retirou-me da cova da morte * e de um charco de lodo e de lama. – Colocou os meus pés sobre a rocha, * devolveu a firmeza a meus passos. –4 Canto novo ele pôs em meus lábios, * um poema em louvor ao Senhor. – Muitos vejam, respeitem, adorem * e esperem em Deus, confiantes. =5 É feliz quem a Deus se confia; † quem não segue os que adoram os ídolos * e se perdem por falsos caminhos. –6 Quão imensos, Senhor, vossos feitos! * Maravilhas fizestes por nós! – Quem a vós poderá comparar-se * nos desígnios a nosso respeito? – Eu quisera, Senhor, publicá-los, * mas são tantos! Quem pode contá-los? –7 Sacrifício e oblação não quisestes, * mas abristes, Senhor, meus ouvidos; = não pedistes ofertas nem vítimas, † holocaustos por nossos pecados. * 8 E então eu vos disse: 'Eis que venho!' = Sobre mim está escrito no livro: † 9 'Com prazer faço a vossa vontade, * guardo em meu coração vossa lei!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. II =10 Boas-novas de vossa justiça † anunciei numa grande assembléia; * vós sabeis: não fechei os meus lábios! =11 Proclamei toda a vossa justiça, † sem retê-la no meu coração; * vosso auxílio e lealdade narrei. – Não calei vossa graça e verdade * na presença da grande assembléia. –12 Não negueis para mim vosso amor! * Vossa graça e verdade me guardem! =13 Pois desgraças sem conta me cercam, † minhas culpas me agarram, me prendem, * e assim já nem posso enxergar. = Meus pecados são mais numerosos † que os cabelos da minha cabeça: * desfaleço e me foge o alento! –14 Dignai-vos, Senhor, libertar-me, * vinde logo, Senhor, socorrer-me! –17 Mas se alegre e em vós rejubile * todo ser que vos busca, Senhor! – Digam sempre: 'É grande o Senhor!' * os que buscam em vós seu auxílio. =18 Eu sou pobre, infeliz, desvalido, † porém, guarda o Senhor minha vida, * e por mim se desdobra em carinho. – Vós me sois salvação e auxílio: * vinde logo, Senhor, não tardeis! Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 2Tm 2,8.11 Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. Merece fé esta palavra: se com ele moremos, com ele viveremos. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Ó Deus, que para remédio e salvação nossa nos ordenais a prática da mortificação, concedei que possamos evitar todo pecado e cumprir de coração os mandamentos do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS SEGUNDA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor. Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 85(86) Oração do pobre nas dificuldades Bendito seja Deus que nos consola em todas as noSsas aflições (2Cor 1,3.4). –1 Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * escutai, pois sou pobre e infeliz! =2 Protegei-me, que sou vosso amigo, † e salvai vosso servo, meu Deus, * que espera e confia em vós! –3 Piedade de mim, ó Senhor, * porque clamo por vós todo o dia! –4 Animai e alegrai vosso servo, * pois a vós eu elevo a minh'alma. –5 Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * sois perdão para quem vos invoca. –6 Escutai, ó Senhor, minha prece, * o lamento da minha oração! –7 No meu dia de angústia eu vos chamo, * porque sei que me haveis de escutar. –8 Não existe entre os deuses nenhum * que convosco se possa igualar; – não existe outra obra no mundo * comparável às vossas, Senhor! –9 As nações que criastes virão * adorar e louvar vosso nome. –10 Sois tão grande e fazeis maravilhas: * vós somente sois Deus e Senhor! –11 Ensinai-me os vossos caminhos, * e na vossa verdade andarei; – meu coração orientai para vós: * que respeite, Senhor, vosso nome! –12 Dou-vos graças com toda a minh'alma, * sem cessar louvarei vosso nome! –13 Vosso amor para mim foi imenso: * retirai-me do abismo da morte! =14 Contra mim se levantam soberbos, † e malvados me querem matar; * não vos levam em conta, Senhor! –15 Vós, porém, sois clemente e fiel, * sois amor, paciência e perdão. =16 Tende pena e olhai para mim! † Confirmai com vigor vosso servo, * de vossa serva o filho salvai. –17 Concedei-me um sinal que me prove * a verdade do vosso amor. – O inimigo humilhado verá * que me destes ajuda e consolo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 1Ts 5,9-10 Deus nos destinou para alcançarmos a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós, para que, quer vigiando nesta vida, quer adormecidos na morte, alcancemos a vida junto dele. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Oração Concedei, Senhor, aos nossos corpos um sono restaurador, e fazei germinar para a messe eterna as sementes do Reino, que hoje lançamos com nosso trabalho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida doçura, esperança nossa, Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas! Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre! Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...