quarta-feira, 11 de abril de 2012

Quarta-Feira na oitava da Páscoa

LAUDES V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Desdobra-se no céu a rutilante aurora. Alegre, exulta o mundo; gemendo, o inferno chora. Pois eis que o Rei, descido à região da morte, àqueles que o esperavam conduz à nova sorte. Por sob a pedra posto, por guardas vigiado, sepulta a própria morte Jesus ressuscitado. Da região da morte cesse o clamor ingente: 'Ressuscitou!' exclama o Anjo refulgente. Jesus, perene Páscoa, a todos alegrai-nos. Nascidos para a vida, da morte libertai-nos. Louvor ao que da morte ressuscitado vem, ao Pai e ao Paráclito eternamente. Amém. Salmodia Ant. 1 O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou, ao qual remiu com o seu sangue. Aleluia. Salmo 62 (63), 2-9. Sede de Deus Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5) — 2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!* Desde a aurora ansioso vos busco! = A minh'alma tem sede de vós,+ minha carne também vos deseja,* como terra sedenta e sem água! — 3Venho, assim, contemplar-vos no templo,* para ver vossa glória e poder. — 4Vosso amor vale mais do que a vida:* e por isso meus lábios vos louvam. — 5Quero, pois, vos louvar pela vida,* e elevar para vós minhas mãos! — 6A minh'alma será saciada,* como em grande banquete de festa; — cantará a alegria em meus lábios,* ao cantar para vós meu louvor! - 7Penso em vós no meu leito, de noite,* nas vigílias suspiro por vós! — 8Para mim fostes sempre um socorro;* de vossas asas à sombra eu exulto! — 9Minha alma se agarra em vós;* com poder vossa mão me sustenta. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou, ao qual remiu com o seu sangue. Aleluia. Ant. 2 Resuscitou da sepultura o Salvador: ao noso Deus cantemos hinos, aleluia. No cânticos que se segue o refrão entre parênteses é opcional. Cântico Dn 3,57-88.56 Louvor das criaturas ao Senhor Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5) - 57Obras do Senhor, bendizei o Senhor,* louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! - 58Céus, bendizei o Senhor! 59Anjos do Senhor, bendizei o Senhor! (R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! Ou R. A ele glória e louvor eternamente) - 60Águas do alto céu, bendizei o Senhor!* 61Potências do Senhor, bendizei o Senhor! - 62Lua e sol, bendizei o Senhor!* 63Astros e estrelas bendizei o Senhor! (R.) - 64Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor!* 65Brisas e ventos, bendizei o Senhor! - 66Fogo e calor, bendizei o Senhor!* 67Frio e ardor, bendizei o Senhor! (R.) - 68Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!* 69Geada e frio, bendizei o Senhor! - 70Gelos e neves, bendizei o Senhor!* 71Noites e dias, bendizei o Senhor! (R.) - 72Luzes e trevas, bendizei o Senhor!* 73Raios e nuvens, bendizei o Senhor! -74Ilhas e terra, bendizei ao Senhor!* Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.) - 75Montes e colinas, bendizei o Senhor!* 76Plantas da terra, bendizei o Senhor! - 77Mares e rios, bendizei o Senhor!* 78Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! (R.) - 79Baleias e peixes, bendizei o Senhor!* 80Pássaros do céu, bendizei o Senhor! - 81Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!* 82Filhos dos homens, bendizei o Senhor! (R.) - 83Filhos de Israel, bendizei o Senhor!* Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! - 84Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!* 85Servos do Senhor, bendizei o Senhor! (R.) - 86Almas dos justos, bendizei o Senhor!* 87Santos e humildes, bendizei o Senhor! - 88Jovens Misael,Ananias e Azarias, bendizei o Senhor,* louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.) - ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo* louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! - 56Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus!* Sois digno de louvor e de glória eternamente! (R.) No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai Ant. Resuscitou da sepultura o Salvador: ao noso Deus cantemos hinos, aleluia. Ant. 3 Aleluia, o Senhor ressuscitou como havia anunciado, aleluia! Salmo 149 A alegria e o louvor dos santos Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio) — 1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* e o seu louvor na assembléia dos fiéis! — 2Alegre-se Israel em quem o fez,* e Sião se rejubile no seu Rei! — 3Com danças glorifiquem o seu nome,* toquem harpa e tambor em sua honra! — 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo* e coroa com vitória os seus humildes. — 5Exultem os fiéis por sua glória,* e cantando se levantem de seus leitos, — 6com louvores do Senhor em sua boca* e espadas de dois gumes em sua mão, — 7para exercer sua vingança entre as nações,* e infligir o seu castigo entre os povos, — 8colocando nas algemas os seus reis,* e seus nobres entre ferros e correntes, — 9para aplicar-lhes a sentença já escrita:* Eis a glória para todos os seus santos. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant. Aleluia, o Senhor ressuscitou como havia anunciado, aleluia! Leitura breve Rm 6,8-11 Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas;mas aquele que vive, é para Deus que vive. Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo. Em lugar do responsório se diz: Ant. Este é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e nele exultemos. Aleluia. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. E, começando por Moisés e os profetas, lhes explicava a Escritura a seu respeito. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. E, começando por Moisés e os profetas, lhes explicava a Escritura a seu respeito. Aleluia. Preces Oremos a Jesus Cristo, que se entregou à morte por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação; e aclamemos: R. Salvai-nos, Senhor, pela vossa vitória! Cristo Salvador, que ressuscitando de entre os mortos nos restituístes a esperança da vida imortal, - santificai neste dia os nossos corações com a graça do Espírito Santo. R. Vós, que viveis e reinais gloriosamente na assembléia dos anjos e dos santos, - recebei a adoração que vos prestamos em espírito e em verdade neste tempo santo da ressurreição. R. Cristo Jesus, salvai-nos e derramai a vossa misericórdia sobre o povo que vive na esperança da ressurreição; - conservai-nos, hoje e sempre, livres de todo o mal. R. Cristo, rei da glória e nossa vida, reuni todos os fiéis na alegria que não tem fim, - quando vierdes, no último dia, manifestar ao mundo a glória de vosso poder eterno. R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Ó Deus, que nos alegrais todos os anos com a solenidade da ressurreição do Senhor, concedei- nos, pelas festas que celebramos nesta vida, chegar às eternas alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Na despedida se diz: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Aleluia, aleluia. R. Graças a Deus. Aleluia, aleluia Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto. Aleluia.. Salmo 118(119),9-16 II (Beth) - 9Como um jovem poderá ter vida pura? * Observando, ó Senhor, vossa palavra. - 10De todo o coração eu vos procuro, * não deixeis que eu abandone a vossa lei! - 11Conservei no coração vossas palavras, * a fim de que eu não peque contra vós. - 12Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; * os vossos mandamentos ensinai-me! - 13Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero * os decretos que ditou a vossa boca. - 14Seguindo vossa lei me rejubilo * muito mais do que em todas as riquezas. - 15Eu quero meditar as vossas ordens, * eu quero contemplar vossos caminhos! - 16Minha alegria é fazer vossa vontade; * eu não poso esquecer vossa palavra. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Salmo 27(28),1-3.6-9 - 1A vós eu clamo, ó Senhor, ó meu rochedo, * não fiqueis surdo à minha voz! - Se não me ouvirdes, eu terei a triste sorte * dos que descem ao sepulcro! - 2Escutai o meu clamor, a minha súplica, * quando eu grito para vós; - quando eu elevo, ó Senhor, as minhas mãos * para o vosso santuário. - 3Não deixeis que eu pereça com os malvados, * com quem faz a iniqüidade; - eles falam sobre paz como seu próximo, * mas têm o mal no coração. - 6Bendito seja o Senhor, porque ouviu * o clamor da minha súplica! - 7Minha força e escudo é o Senhor; * meu coração nele confia. - Ele ajudou-me e alegrou meu coração; * eu canto em festa o seu louvor. - 8O Senhor é a fortaleza do seu povo * e a salvação do seu Ungido. - 9Salvai o vosso povo e libertai-o; * abençoai a vossa herança! - Sede vós o seu pastor e o seu guia * pelos séculos eternos! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Salmo 115(116B) - 10Guardei a minha fé, mesmo dizendo: * "É demais o sofrimento em minha vida!" - 11Confiei, quando dizia na aflição: * "Todo homem é mentiroso! Todo homem!" - 12Que poderei retribuir ao Senhor Deus * por tudo aquilo que ele fez em meu favor? - 13Elevo o cálice da minha salvação, * invocando o nome santo do Senhor. - 14Vou cumprir minhas promessas ao Senhor * na presença de seu povo reunido. - 15É sentida por demais pelo Senhor * a morte de seus santos, seus amigos. =16Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, ? vosso servo que nasceu de vossa serva; * mas me quebrastes os grilhões da escravidão! - 17Por isso oferto um sacrifício de louvor, * invocando o nome santo do Senhor. - 18Vou cumprir minhas promessas ao Senhor * na presença de seu povo reunido; - 19nos átrios da casa do Senhor, * em teu meio, ó cidade de Sião! Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Ant.Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto. Aleluia. Leitura breve Cf. Ef 4,23-24 Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. V. Este é o dia que o Senhor fez para nós. Aleluia. R. Alegremo-nos e nele exultemos. Aleluia. Oração Ó Deus, que nos alegrais todos os anos com a solenidade da ressurreição do Senhor, concedei- nos, pelas festas que celebramos nesta vida, chegar às eternas alegrias. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. 1 Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 4 Ação de graças O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho). =2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,* atendei-me por piedade e escutai minha oração! –3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? * Por que amais a ilusão e procurais a falsidade? –4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, * e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! –5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;* meditai nos vossos leitos e calai o coração! –6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; * confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança! –7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'* Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! –8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, * do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo. –9 Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, * pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Ant. 2 Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 133(134) Oração da noite no templo Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap 19,5). –1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, * vós todos, servidores do Senhor, – que celebrais a liturgia no seu templo, * nos átrios da casa do Senhor. –2 Levantai as vossas mãos ao santuário, * bendizei ao Senhor Deus a noite inteira! –3 Que o Senhor te abençoe de Sião, * o Senhor que fez o céu e fez a terra! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Dt 6,4-7 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares. Em lugar do responsório se diz: Ant. Este é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e nele exultemos. Aleluia. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...