quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quarta Feira II Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 As águas, ó Senhor, vos avistaram conduzistes vosso povo pelo mar. Aleluia. Salmo 76(77) Lembrando as maravilhas do Senhor Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos (2Cor 4,8). –2 Quero clamar ao Senhor Deus em alta voz, * em alta voz eu clamo a Deus: que ele me ouça! =3 No meu dia de aflição busco o Senhor; † sem me cansar ergo, de noite, as minhas mãos, * e minh'alma não se deixa consolar. –4 Quando me lembro do Senhor, solto gemidos, * e, ao recordá-lo, minha alma desfalece. –5 Não me deixastes, ó meu Deus, fechar os olhos, * e, perturbado, já nem posso mais falar! –6 Eu reflito sobre os tempos de outrora, * e dos anos que passaram me recordo; –7 meu coração fica a pensar durante a noite, * e de tanto meditar, eu me pergunto: – –8 Será que Deus vai rejeitar-nos para sempre? * E nunca mais nos há de dar o seu favor? –9 Por acaso, seu amor foi esgotado? * Sua promessa, afinal, terá falhado? –10 Será que Deus se esqueceu de ter piedade? * Será que a ira lhe fechou o coração? –11 Eu confesso que é esta a minha dor: * 'A mão de Deus não é a mesma: está mudada!' –12 Mas, recordando os grandes feitos do passado, * vossos prodígios eu relembro, ó Senhor; –13 eu medito sobre as vossas maravilhas * e sobre as obras grandiosas que fizestes. –14 São santos, ó Senhor, vossos caminhos! * Haverá deus que se compare ao nosso Deus? –15 Sois o Deus que operastes maravilhas, * vosso poder manifestastes entre os povos. –16 Com vosso braço redimistes vosso povo, * os filhos de Jacó e de José. –17 Quando as águas, ó Senhor,vos avistaram, * elas tremeram e os abismos se agitaram =18 e as nuvens derramaram suas águas, † a tempestade fez ouvir a sua voz, * por todo lado se espalharam vossas flechas. =19 Ribombou a vossa voz entre trovões, † vossos raios toda a terra iluminaram, * a terra inteira estremeceu e se abalou. =20 Abriu-se em pleno mar vosso caminho † e a vossa estrada, pelas águas mais profundas; * mas ninguém viu os sinais dos vossos passos. –21 Como um rebanho conduzistes vosso povo * e o guiastes por Moisés e Aarão. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. As águas, ó Senhor, vos avistaram conduzistes vosso povo pelo mar. Aleluia. Ant. 2 É o Senhor que dá a morte e dá a vida, Aleluia. Cântico 1Sm 2,1-10 Os humildes se alegram em Deus Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos (Lc 1,52- 53). –1 Exulta no Senhor meu coração, * e se eleva a minha fronte no meu Deus; – minha boca desafia os meus rivais * porque me alegro com a vossa salvação. –2 Não há santo como é santo o nosso Deus, * ninguém é forte à semelhança do Senhor! –3 Não faleis tantas palavras orgulhosas, * nem profiram arrogâncias vossos lábios! – Pois o Senhor é o nosso Deus que tudo sabe. * Ele conhece os pensamentos mais ocultos. –4 O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, * mas os fracos se vestiram de vigor. –5 Os saciados se empregaram por um pão, * mas os pobres e os famintos se fartaram. – Muitas vezes deu à luz a que era estéril,* mas a mãe de muitos filhos definhou. –6 É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, * faz descer à sepultura e faz voltar; –7 é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, * é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. –8 O Senhor ergue do pó o homem fraco, * e do lixo ele retira o indigente, – para fazê-los assentar-se com os nobres * num lugar de muita honra e distinção. – – As colunas desta terra lhe pertencem, * e sobre elas assentou o universo. –9 Ele vela sobre os passos de seus santos, * mas os ímpios se extraviam pelas trevas. –10 Ninguém triunfa se apoiando em suas forças; * os inimigos do Senhor serão vencidos; – sobre eles faz troar o seu trovão, * o Senhor julga os confins de toda a terra. – O Senhor dará a seu Rei a realeza * e exaltará o seu Ungido com poder. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. É o Senhor que dá a morte e dá a vida, Aleluia. Ant. 3 Uma luz já se levanta para os justos e a alegria para os retos corações. Aleluia.† Salmo 96(97) A glória do Senhor como juiz Este salmo expressa a salvação do mundo e a fé dos povos todos em Deus (Sto. Atanásio). –1 Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, * † e as ilhas numerosas rejubilem! –2 Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, * que se apóia na justiça e no direito. –3 Vai um fogo caminhando à sua frente * e devora ao redor seus inimigos. –4 Seus relâmpagos clareiam toda a terra; * toda a terra ao contemplá-los estremece. –5 As montanhas se derretem como cera * ante a face do Senhor de toda a terra; –6 e assim proclama o céu sua justiça, * todos os povos podem ver a sua glória. =7 'Os que adoram as estátuas se envergonhem † e os que põem a sua glória nos seus ídolos; * aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!' =8 Sião escuta transbordante de alegria, † e exultam as cidades de Judá, * porque são justos, ó Senhor, vossos juízos! =9 Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, † muito acima do universo que criastes, * e de muito superais todos os deuses. =10 O Senhor ama os que detestam a maldade, † ele protege seus fiéis e suas vidas, * e da mão dos pecadores os liberta. –11 Uma luz já se levanta para os justos, * e a alegria, para os retos corações. –12 Homens justos, alegrai-vos no Senhor, * celebrai e bendizei seu santo nome! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Uma luz já se levanta para os justos e a alegria para os retos corações. Aleluia. Leitura breve Rm 6,8-11 Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas;mas aquele que vive, é para Deus que vive. Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; quem crê nele não perece, mas terá a vida eterna. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. ant. Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; quem crê nele não perece, mas terá a vida eterna. Aleluia. Preces Elevemos nossas preces a Deus Pai, que quis revelar aos apóstolos a glória de Cristo ressuscitado; e aclamemos: R. Iluminai-nos, Senhor, com a glória de Cristo! Nós vos louvamos, Senhor, fonte de luz e de glória, – que nos chamastes à vossa luz admirável para alcançarmos a salvação. R. Purificai e fortalecei com o poder do Espírito Santo a atividade da Igreja em toda a terra, – para que melhorem as relações humanas entre todos os cidadãos do mundo. R. Fazei que nos dediquemos de tal modo ao serviço do próximo, – que possamos transformar a comunidade humana numa oferenda agradável aos vossos olhos. R. Desde o amanhecer, cumulai-nos com os dons da vossa bondade, – para vivermos na alegria de vosso louvor durante todo este dia. R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Imploramos, ó Deus, a vossa clemência, ao recordar cada ano o mistério pascal que renova a dignidade humana, e nos traz a esperança da ressurreição: concedei-nos acolher sempre com amor o que celebramos com fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia Salmo 118(119),57-64 VI (Heth) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Sois uma carta de Cristo, gravada não em tábuas de pedra, mas em vossos corações (2Cor 3,3). –57 É esta a parte que escolhi por minha herança: * observar vossas palavras, ó Senhor! –58 De todo o coração eu vos suplico: * piedade para mim, que o prometestes! –59 Fico pensando, ó Senhor, nos meus caminhos; * escolhi por vossa lei guiar meus passos. –60 Eu me apresso, sem perder um só instante, * em praticar todos os vossos mandamentos. –61 Mesmo que os ímpios me amarrem com seus laços, * nem assim hei de esquecer a vossa lei. –62 Alta noite eu me levanto e vos dou graças * pelas vossas decisões leais e justas. –63 Sou amigo dos fiéis que vos respeitam * e daqueles que observam vossas leis. –64 Transborda em toda a terra o vosso amor; * ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 54(55),2-15.17-24 Oração depois da traição de um amigo Jesus começou a sentir pavor e angústia (Mc 14,33). I –2 Ó meu Deus, escutai minha prece, * não fujais desta minha oração! –3 Dignai-vos me ouvir, respondei-me: * a angústia me faz delirar! –4 Ao clamor do inimigo estremeço, * e ao grito dos ímpios eu tremo. – Sobre mim muitos males derramam, * contra mim furiosos investem. –5 Meu coração dentro em mim se angustia, * e os terrores da morte me abatem; –6 o temor e o tremor me penetram, * o pavor me envolve e deprime! =7 É por iso que eu digo na angústia: † 'Quem me dera ter asas de pomba * e voar para achar um descanso! –8 Fugiria, então, para longe, * e me iria esconder no deserto. –9 Acharia depressa um refúgio * contra o vento, a procela, o tufão'. =10 Ó Senhor, confundi as más línguas; † dispersai-as, porque na cidade * só se vê violência e discórdia! =11 Dia e noite circundam seus muros, † 12 dentro dela há maldades e crimes, * a injustiça, a opressão moram nela! – Violência, imposturas e fraudes * já não deixam suas ruas e praças. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. II –13 Se o inimigo viesse insultar-me, * poderia aceitar certamente; – se contra mim investisse o inimigo, * poderia, talvez, esconder-me. –14 Mas és tu, companheiro e amigo, * tu, meu íntimo e meu familiar, –15 com quem tive agradável convívio * com o povo, indo à casa de Deus! –17 Eu, porém, clamo a Deus em meu pranto, * e o Senhor me haverá de salvar! –18 Desde a tarde, à manhã, ao meio-dia, * faço ouvir meu lamento e gemido. –19 O Senhor há de ouvir minha voz, * libertando a minh'alma na paz, – derrotando os meus agressores, * porque muitos estão contra mim! –20 Deus me ouve e haverá de humilhá-los, * porque é Rei e Senhor desde sempre. – Para os ímpios não há conversão, * pois não temem a Deus, o Senhor. –21 Erguem a mão contra os próprios amigos, * violando os seus compromissos; –22 sua boca está cheia de unção, * mas o seu coração traz a guerra; – suas palavras mais brandas que o óleo, * na verdade, porém, são punhais. –23 Lança sobre o Senhor teus cuidados, * porque ele há de ser teu sustento, – e jamais ele irá permitir * que o justo para sempre vacile! –24 Vós, porém, ó Senhor, os lançais * no abismo e na cova da morte. – Assassinos e homens de fraude * não verão a metade da vida. – Quanto a mim, ó Senhor, ao contrário: * ponho em vós toda a minha esperança! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia Leitura breve Cf. Ef 4,23-24 Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Imploramos, ó Deus, a vossa clemência, ao recordar cada ano o mistério pascal que renova a dignidade humana, e nos traz a esperança da ressurreição: concedei-nos acolher sempre com amor o que celebramos com fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS QUARTA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. 1 Ó Senhor, sede a minha proteção, um abrigo bem seguro que me salva! Salmo 30(31),2-6 Súplica confiante do aflito Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46). –2 Senhor, eu ponho em vós minha esperança; * que eu não fique envergonhado eternamente! = Porque sois justo, defendei-me e libertai-me, † 3 inclinai o vosso ouvido para mim; * apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me! – Sede uma rocha protetora para mim, * um abrigo bem seguro que me salve! –4 Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; * por vossa honra orientai-me e conduzi-me! –5 Retirai-me desta rede traiçoeira, * porque sois o meu refúgio protetor! –6 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, * porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Ant. Ó Senhor, sede a minha proteção, um abrigo bem seguro que me salva! Ant. 2 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor!† Salmo 129(130) Das profundezas eu clamo Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1,21). –1 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, * 2 † escutai a minha voz! – Vossos ouvidos estejam bem atentos * ao clamor da minha prece! –3 Se levardes em conta nossas faltas, * quem haverá de subsistir? –4 Mas em vós se encontra o perdão, * eu vos temo e em vós espero. –5 No Senhor ponho a minha esperança, * espero em sua palavra. –6 A minh'alma espera no Senhor * mais que o vigia pela aurora. –7 Espere Israel pelo Senhor * mais que o vigia pela aurora! – Pois no Senhor se encontra toda graça * e copiosa redenção. –8 Ele vem libertar a Israel * de toda a sua culpa. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Das profundezas eu clamo a vós, Senhor! Leitura breve Ef 4,26-27 Não pequeis. Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento. Não vos exponhais ao diabo. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Senhor Jesus Cristo, manso e humilde de coração, que tornais leve o fardo e suave o jugo dos que vos seguem, acolhei os propósitos e trabalhos deste dia e concedei-nos um repouso tranqüilo, para amanhã vos servirmos com maior generosidade. Vós, que viveis e reinais para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu, socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura: tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...