quarta-feira, 7 de março de 2012

A SANTA MISSA – Testemunho de CATALINA


Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Publicamos, a partir de hoje, um livro precioso que nos ajudará a viver com o coração o maior dom de Deus para nós, que é a Santa Missa. Este livro foi escrito por Catalina Rivas, mãe de família e uma das maiores místicas da atualidade, natural de Cochabamba, Bolívia. Ela é fundadora do Apostolado da Nova Evangelização e do Instituto de Vida Consagrada “Stella Maris” e escreveu mais de 15 livros, muitos dos quais traduzidos para vários idiomas, entre os quais se destaca seu testemunho sobre a Santa Missa, publicado em 10 línguas, entre elas o chinês, polonês, russo, japonês e holandês.

Reproduzimos abaixo o Imprimatur, dado pelo Arcebispo de Cochabamba

Arcebispado de Cochabamba
Casilia 129
Cochabamba - Bolivia
Telfs: 042-56562 / 3 Fax 042-50522

IMPRIMATUR:

Lemos os livros de Catalina e estamos certos de que seu único objetivo é nos conduzir a todos pelo caminho de uma espiritualidade autêntica, cuja fonte é o Evangelho de Cristo. Eles destacam também o lugar especial que compete à Santíssima Virgem Maria, modelo de amor e de seguimento a Jesus Cristo, em quem devemos depositar, como filhos seus, nossa plena confiança e amor.

Ao renovar o amor e entrega à Santa Igreja Católica, esses livros nos iluminam nas ações que devem distinguir o cristão verdadeiramente comprometido.

Por tudo isso, autorizo sua impressão e difusão, recomendando-os como textos de meditação e orientação espiritual, com o fim de alcançar muitos frutos para o Senhor que nos chama para salvar almas, mostrando-lhes que Ele é um Deus vivo cheio, de amor e misericórdia.

+ Mons. René Fernández Apaza
Arcebispo de Cochabamba
2 de abril de l998


A SANTA MISSA Testemunho de CATALINA

Na maravilhosa catequese com a qual o Senhor e a Virgem Maria nos têm instruído – em primeiro lugar mostrando-nos o modo de rezar o Santo Rosário, de rezar com o coração, de meditar e desfrutar os momentos de encontro com Deus e com nossa Mãe bendita; a maneira de se confessar bem – está a do conhecimento do que acontece na Santa Missa e o modo de vivê-la com o coração.

Este é o testemunho que devo e quero dar ao mundo inteiro, para maior Glória de Deus e para a salvação de todo aquele que queira abrir seu coração ao Senhor. Para que muitas almas consagradas a Deus reavivem o fogo do amor a Cristo – as que são donas das mãos que têm o poder de trazê-Lo à terra para que seja nosso alimento, e as outras, para que percam o "costume rotineiro" de recebê-Lo e revivam o assombro do encontro cotidiano com o Amor. Faço isso com uma finalidade: que meus irmãos e irmãs leigos do mundo inteiro vivam com o coração o maior de todos os Milagres: a celebração da Santa Eucaristia.
I
Ato Penitencial

Era a vigília do dia da Anunciação e os membros do nosso grupo haviam ido confessar-se. Algumas das senhoras do grupo de oração não conseguiram fazê-lo e deixaram sua confissão para o dia seguinte, antes da Santa Missa.

Quando, no dia seguinte, cheguei à igreja um pouco atrasada, o senhor Arcebispo e os sacerdotes já estavam saindo da sacristia. Disse-me a Virgem Santíssima, com sua voz suave e feminina que tanto enche a alma de doçura:
Hoje é um dia de aprendizado para você e quero que preste muita atenção, porque o que vai testemunhar hoje, tudo o que vivenciar neste dia, você compartilhará com a humanidade.

Fiquei surpresa e sem entender, mas procurei ficar bastante atenta.

A primeira coisa que percebi é que havia um coro de lindas vozes cantando à distância e que, em alguns momentos, se aproximavam, para se distanciarem, em seguida, como se fossem o canto do vento. O senhor Arcebispo iniciou a Santa Missa e, ao chegar ao Ato Penitencial, disse a Santíssima Virgem:
Do fundo do seu coração, peça ao Senhor perdão por todos os seus pecados, por tê-Lo ofendido. Assim, poderá participar dignamente deste privilégio único, que é a Santa Missa.

Por um momento, pensei: “Eu estou em estado de graça. Confessei-me ontem, à noite”. Nossa Senhora observou:

Você acha que, desde ontem à noite, não cometeu nenhuma falta contra o Senhor? Deixe que eu lhe recorde algumas coisas. Quando ia para a igreja, a moça, que trabalha para você, aproximou-se para lhe pedir alguma coisa. Como estava atrasada e com pressa, não foi atenciosa com ela. Faltou à caridade; cometeu uma falta para com Deus.
Durante o caminho, um ônibus quase a apanhou e você, voltando-se para o pobre motorista, externou o seu susto de maneira nada cortês. Ao invés de vir fazendo suas orações, como preparação para a Santa Missa, faltou com a caridade e perdeu a paciência. Não acha que ofendeu o Senhor?
Chegou em cima da hora, quando a procissão dos celebrantes ia saindo para começar a Missa. Vai participar dela sem se preparar?

Minha Mãe, não é preciso que me digas mais nada, não me recordes outras coisas, porque, então, morrerei de remorso e de vergonha - afirmei.

Por que chegar na última hora? Vocês devem chegar antes do início da Missa, para que tenham tempo de fazer uma oração, pedindo a Deus que lhes envie o Espírito Santo, que lhes conceda um espírito de paz, que os afaste do espírito do mundo, que os livre das preocupações, dos problemas e das distrações, a fim de sejam capazes de viver o momento tão sagrado da Santa Missa. Chegam, porém, no início da celebração e participam como se comparecessem a um evento qualquer, sem nenhuma preparação espiritual. Por quê? A Missa é um Milagre sem igual; os que dela participam vão viver o momento do maior dom do Altíssimo e vocês não sabem dar-lhe o devido valor.

Foi o suficiente. Senti-me tão aborrecida que comecei a pedir perdão a Deus, não somente pelas faltas desse dia, mas por todas as vezes que, como muitíssimas pessoas fazem, esperei o término da homilia para entrar na igreja. Pelas vezes que não soube ou me neguei a compreender o que significava estar ali, pelas vezes que, talvez estando a minha alma cheia de pecados mais sérios, havia-me atrevido a participar da Santa Missa.

8 comentários:

  1. E muito interessante saber comportasse na Santa Missa!As pessoas leigas ter mais sentido na Sta Missa.

    ResponderExcluir
  2. Pedimos tantas vezes milagres e prodigios nas nossas vidas, nas nossas familia. O maior milagre nos foi dado na transubstanciacao, que acontece em todas as missas e não lhe damos o devido valor. O pão e o vinho se trans formam em corpo e sangue de Jesus e nos é oferecido como alimento espiritual.

    ResponderExcluir
  3. Sempre procurei agir desta maneira, pois aprendi estes princípios com minha
    avó materna.Agora vejo como foi--me ensinado corretamente. Gostaria também
    de esclarecer que Nossa Senhora ocupa durante a santa missa um lugar menos privilegiado, isto é, ela fica atrás do padre, pois ela disse que este faz o papel de seu Filho naquele momento.

    ResponderExcluir
  4. Sempre procurei agir desta maneira, pois aprendi estes princípios com minha
    avó materna.Agora vejo como foi--me ensinado corretamente. Gostaria também
    de esclarecer que Nossa Senhora ocupa durante a santa missa um lugar menos privilegiado, isto é, ela fica atrás do padre, pois ela disse que este faz o papel de seu Filho naquele momento.

    ResponderExcluir
  5. Existe um filme chamado "O Grande Milagre" que é baseado neste escrito. Disponível em: missaocatolica.com

    ResponderExcluir
  6. Essa pequena leitura é um tesouro de encanto divino,faz vc ter uma grande reflexão e vê ,ouvir,acompanhar e medidar com os olhos do coração.
    Deus é bom o Tempo Todo e em Todo o Tempo Ele é bom e tão Misericordioso que nos presenteou sua mãe a Virgem Santíssima,com seu amor incondicional nos mostrando e mostrando a conversão para cada um de nós através da Santa Missa.Louvafi seja Deus por este Testemunho de Catalina 🙏🏾🌷🕊️

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...