quinta-feira, 1 de março de 2012

Quinta Feira I Semana da Quaresma




Laudes

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Hino

Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.

Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.

A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.

Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.

Salmodia

Ant. 1 Despertem a harpa e a lira,
eu irei acordar a aurora.

Salmo 56(57)

Oração da manhã numa aflição

Este salmo canta a Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).

–2 Piedade, Senhor, piedade, *
pois em vós se abriga a minh’alma!
– De vossas asas, à sombra, me achego, *
até que passe a tormenta, Senhor!

–3 Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, *
a este Deus que me dá todo o bem.
=4 Que me envie do céu sua ajuda †
e confunda os meus opressores! *
Deus me envie sua graça e verdade!

–5 Eu me encontro em meio a leões, *
que, famintos, devoram os homens;
– os seus dentes são lanças e flechas, *
suas línguas, espadas cortantes.

–6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!

–7 Prepararam um laço a meus pés, *
e assim oprimiram minh’alma;
– uma cova me abriram à frente, *
mas na mesma acabaram caindo.

–8 Meu coração está pronto, meu Deus, *
está pronto o meu coração!
–9 Vou cantar e tocar para vós: *
desperta, minh’alma, desperta!
– Despertem a harpa e a lira, *
eu irei acordar a aurora!

–10 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *
dar-vos graças, por entre as nações!
–11 Vosso amor é mais alto que os céus, *
mais que as nuvens a vossa verdade! –

–12 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Despertem a harpa e a lira,
eu irei acordar a aurora.

Ant. 2 O meu povo há de fartar-se de meus bens.

Cântico Jr 31,10-14

A felicidade do povo libertado

Jesus iria morrer... para reunir os filhos de Deus dispersos (Jo 11,51.52).

–10 Ouvi, nações, a palavra do Senhor *
e anunciai-a nas ilhas mais distantes:
– ‘Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, *
e o guardará qual pastor a seu rebanho!’

–11 Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó *
e o libertou do poder do prepotente.
=12 Voltarão para o monte de Sião, †
entre brados e cantos de alegria *
afluirão para as bênçãos do Senhor:

– para o trigo, o vinho novo e o azeite; *
para o gado, os cordeirinhos e as ovelhas.
– Terão a alma qual jardim bem irrigado, *
e sede e fome nunca mais hão de sofrer.

–13 Então a virgem dançará alegremente, *
também o jovem e o velho exultarão;
– mudarei em alegria o seu luto, *
serei consolo e conforto após a pena.
–14 Saciarei os sacerdotes de delícias, *
e meu povo há de fartar-se de meus bens!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O meu povo há de fartar-se de meus bens.

Ant. 3 Grande é o Senhor e muito digno de louvores
na cidade onde ele mora. †

Salmo 47(48)

Ação de graças pela salvação do povo

Ele me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me acidade santa,
Jerusalém (Ap 21,10).

–2 Grande é o Senhor e muito digno de louvores *
na cidade onde ele mora;
–3 † seu monte santo, esta colina encantadora *
é a alegria do universo.

– Monte Sião, no extremo norte situado, *
és a mansão do grande Rei!
–4 Deus revelou-se em suas fortes cidadelas *
um refúgio poderoso.

–5 Pois eis que os reis da terra se aliaram, *
e todos juntos avançaram;
–6 mal a viram, de pavor estremeceram, *
debandaram perturbados.

–7 Como as dores da mulher sofrendo parto, *
uma angústia os invadiu;
–8 semelhante ao vento leste impetuoso, *
que despedaça as naus de Társis.

–9 Como ouvimos dos antigos, contemplamos: *
Deus habita esta cidade,
– a cidade do Senhor onipotente, *
que ele a guarde eternamente!

–10 Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade *
em meio ao vosso templo;
–11 com vosso nome vai também vosso louvor *
aos confins de toda a terra.

– Vossa direita está repleta de justiça, *
12 exulte o monte de Sião!
– Alegrem-se as cidades de Judá *
com os vossos julgamentos! –

–13 Vinde a Sião, fazei a volta ao seu redor *
e contai as suas torres;
–14 observai com atenção suas muralhas, *
visitai os seus palácios,

– para contar às gerações que hão de vir, *
15 como é grande o nosso Deus!
– O nosso Deus é desde sempre e para sempre: *
Será ele o nosso guia!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Grande é o Senhor e muito digno de louvores
na cidade onde ele mora.

Leitura breve Cf. 1Rs 8,51-53a

Nós somos, Senhor, teu povo e tua herança. Teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e
do teu povo, Israel, escutando-nos toda vez que te invocarmos. Pois tu nos separaste para ti
como herança dentre todos os povos da terra.

Responsório breve

R. Nós somos vosso povo, ó Senhor.
* Misericórdia, Senhor, a vós clamamos! R. Nós somos.
V. Curvados sob o peso dos pecados,
choramos de tristeza. * Misericórdia.
Glória ao Pai. R. Nós somos.

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant. Se vós, que sois tão maus,
dais o que é bom a vossos filhos,
quanto mais o Pai celeste
o dará a quem lhe pede.

O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
que a seu povo visitou e libertou;

–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,

–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança

–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

–78 pelo amor do coração de nosso Deus, *
Sol nascente que nos veio visitar

–79 lá do alto como luz resplandecente *
a iluminar a quantos jazem entre as trevas

= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-nos no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Se vós, que sois tão maus,
dais o que é bom a vossos filhos,
quanto mais o Pai celeste
o dará a quem lhe pede.

Preces

Louvemos a Cristo nosso Senhor, que se manifestou à humanidade como luz do mundo para
que, seguindo-o, não andemos nas trevas mas tenhamos a luz da vida; e lhe peçamos:

R. Senhor, que a vossa palavra ilumine os nossos passos!

Deus de bondade, fazei-nos imitar hoje o vosso exemplo,
– para que recuperemos em vós, novo Adão, o que perdemos no primeiro Adão.
R.
A vossa palavra seja luz dos nossos passos,
– para que, realizando sempre as obras da verdade, aumente cada vez mais o nosso amor por
vós.
R.
Ensinai-nos a promover com retidão o bem de todos por causa do vosso nome,
– para que, por nosso intermédio, a Igreja ilumine cada vez melhor a família humana.
R.
Alimentai sempre mais em nós a vossa amizade, por meio de uma sincera conversão,
– para que expiemos as ofensas cometidas contra a vossa sabedoria e bondade.
R.
(intenções livres)

Pai nosso...

Oração

Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E como só podemos
existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.


Hora Média

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino

O número sagrado,
três vezes três das horas,
abrindo um novo espaço,
nos chama à prece, agora.
Ao nome de Jesus,
perdão seu povo implora.

O Cristo ouviu a prece
sincera do ladrão.
A graça foi-lhe dada,
por sua confissão.
Jesus ouvindo a súplica,
também nos dê perdão.

Agora morre a morte,
vencida pela cruz;
após as trevas densas,
serena, volta a luz;
o horror do mal se quebra,
na mentes Deus reluz.

A Cristo nós rogamos
e ao Pai, eterno Bem,
com seu Divino Espírito,
amor que os sustém,
proteja sua Igreja
agora e sempre. Amém.

Salmodia
-- salmodia complementar --

Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força.

Salmo 118(119),17-24
III (Ghimel)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34).

–17 Sede bom com vosso servo, e viverei, *
e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
–18 Abri meus olhos, e então contemplarei *
as maravilhas que encerra a vossa lei!

–19 Sou apenas peregrino sobre a terra, *
de mim não oculteis vossos preceitos!
–20 Minha alma se consome o tempo todo *
em desejar as vossas justas decisões.

–21 Ameaçais os orgulhosos e os malvados; *
maldito seja quem transgride a vossa lei!
–22 Livrai-me do insulto e do desprezo, *
pois eu guardo as vossas ordens, ó Senhor.

–23 Que os poderosos reunidos me condenem; *
o que me importa é o vosso julgamento!
–24 Minha alegria é a vossa Aliança, *
meus conselheiros são os vossos mandamentos.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Salmo 24(25)

Prece de perdão e confiança
A esperança não decepciona (Rm 5,5).

I
=1 Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, †
2 em vós confio: que eu não seja envergonhado*
nem triunfem sobre mim os inimigos!
–3 Não se envergonha quem em vós põe a esperança, *
mas sim, quem nega por um nada a sua fé.

–4 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
=5 Vossa verdade me oriente e me conduza, †
porque sois o Deus da minha salvação; *
em vós espero, ó Senhor, todos os dias! –

–6 Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *
e a vossa compaixão que são eternas!
–7 Não recordeis os meus pecados quando jovem, *
nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!
– De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia *
e sois bondade sem limites, ó Senhor!

–8 O Senhor é piedade e retidão, *
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
–9 Ele dirige os humildes na justiça, *
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

–10 Verdade e amor são os caminhos do Senhor *
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.
–11 Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, *
perdoai os meus pecados que são tantos!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

II
–12 Qual é o homem que respeita o Senhor? *
Deus lhe ensina os caminhos a seguir.
–13 Será feliz e viverá na abundância,*
e os seus filhos herdarão a nova terra.
–14 O Senhor se torna íntimo aos que o temem *
e lhes dá a conhecer sua Aliança.

–15 Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, *
pois ele tira os meus pés das armadilhas.
–16 Voltai-vos para mim, tende piedade, *
porque sou pobre, estou sozinho e infeliz!

–17 Aliviai meu coração de tanta angústia, *
e libertai-me das minhas aflições!
–18 Considerai minha miséria e sofrimento *
e concedei vosso perdão aos meus pecados! –

–19 Olhai meus inimigos que são muitos, *
e com que ódio violento eles me odeiam!
–20 Defendei a minha vida e libertai-me; *
em vós confio, que eu não seja envergonhado!

–21 Que a retidão e a inocência me protejam, *
pois em vós eu coloquei minha esperança!
–22 Libertai, ó Senhor Deus, a Israel *
de toda sua angústia e aflição!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força.

Leitura breve Hb 10,35-36

Não abandoneis a vossa coragem, que merece grande recompensa. De fato, precisais de
perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu.

V. Meu sacrifício é minha alma penitente.
R. Não desprezeis um coração arrependido.

Oração

Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E como só podemos
existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.


COMPLETAS

QUINTA-FEIRA

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

Hino

Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.

Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.

Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.


Salmodia

Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo.

Salmo 15(16)

O Senhor é minha herança
Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24).

=1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †
2 Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: *
nenhum bem eu posso achar fora de vós!'

–3 Deus me inspirou uma admirável afeição*
pelos santos que habitam sua terra.

–4 Multiplicam, no entanto, suas dores *
os que corem para os deuses estrangeiros;
– seus sacrifícios sanguinários não partilho, *
nem seus nomes passarão pelos meus lábios.

–5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
meu destino está seguro em vossas mãos!
–6 Foi demarcada para mim a melhor terra, *
e eu exulto de alegria em minha herança!

–7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
e até de noite me adverte o coração.
–8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
pois se o tenho a meu lado não vacilo.

=9 Eis por que meu coração está em festa, †
minha alma rejubila de alegria, *
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;

–10 pois não haveis de me deixar entregue à morte, *
nem vosso amigo conhecer a corrupção.

=11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †
junto a vós, felicidade sem limites, *
delícia eterna e alegria ao vosso lado!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo.

Leitura breve 1Ts 5,23

Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito,
alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!

Responsório breve

R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R. Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.

Cântico evangélico, ant.

Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Cântico de Simeão Lc 2,29-32

Cristo, luz das nações e glória de seu povo

–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.

–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:

–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Oração

Senhor nosso Deus, após as fadigas de hoje, restaurai nossas energias por um sono tranqüilo, a
fim de que, por vós renovados, nos dediquemos de corpo e alma ao vosso serviço. Por Cristo,
nosso Senhor.

O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila
e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.

Antífona final de Nossa Senhora

Ave, Rainha do céu;
ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta;
da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela,
as outras seguem-te após;
nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós!
Virgem Mãe, ó Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...