quarta-feira, 14 de março de 2012

Quarta Feira III Semana da Quaresma

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino Ó Cristo, sol de justiça, brilhai nas trevas da mente. Com força e luz, reparai a criação novamente. Dai-nos, no tempo aceitável, um coração penitente, que se converta e acolha o vosso amor paciente. A penitência transforme tudo o que em nós há de mal. É bem maior que o pecado o vosso dom sem igual. Um dia vem, vosso dia, e tudo então refloresce. Nós, renascidos na graça, exultaremos em prece. A vós, Trindade clemente, com toda a terra adoramos, e no perdão renovados um canto novo cantamos. Salmodia Ant. 1 Alegrai vosso servo, Senhor, pois a vós eu elevo a minh'alma. Salmo 85(86) Oração do pobre nas dificuldades Bendito seja o Deus que nos consola em todas as nossas aflições (2Cor 1,3.4). –1 Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * escutai, pois sou pobre e infeliz! =2 Protegei-me, que sou vosso amigo, † e salvai vosso servo, meu Deus, * que espera e confia em vós! –3 Piedade de mim, ó Senhor, * porque clamo por vós todo o dia! –4 Animai e alegrai vosso servo, * pois a vós eu elevo a minh'alma. –5 Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * sois perdão para quem vos invoca. –6 Escutai, ó Senhor, minha prece, * o lamento da minha oração! –7 No meu dia de angústia eu vos chamo, * porque sei que me haveis de escutar. –8 Não existe entre os deuses nenhum * que convosco se possa igualar; – não existe outra obra no mundo * comparável às vossas, Senhor! –9 As nações que criastes virão * adorar e louvar vosso nome. –10 Sois tão grande e fazeis maravilhas: * vós somente sois Deus e Senhor! –11 Ensinai-me os vossos caminhos, * e na vossa verdade andarei; – meu coração orientai para vós: * que respeite, Senhor, vosso nome! –12 Dou-vos graças com toda a minh'alma, * sem cessar louvarei vosso nome! –13 Vosso amor para mim foi imenso: * retirai-me do abismo da morte! =14 Contra mim se levantam soberbos, † e malvados me querem matar; * não vos levam em conta, Senhor! –15 Vós, porém, sois clemente e fiel, * sois amor, paciência e perdão. =16 Tende pena e olhai para mim! † Confirmai com vigor vosso servo, * de vossa serva o filho salvai. –17 Concedei-me um sinal que me prove * a verdade do vosso amor. – O inimigo humilhado verá * que me destes ajuda e consolo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Alegrai vosso servo, Senhor, pois a vós eu elevo a minh'alma. Ant. 2 Feliz de quem caminha na justiça, diz a verdade e não engana o semelhante! Cântico Is 33,13-16 Deus julgará com justiça A promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe (At 2,39). –13 Vós que estais longe, escutai o que eu fiz! * Vós que estais perto, conhecei o meu poder! –14 Os pecadores em Sião se apavoraram, * e abateu-se sobre os ímpios o terror: – 'Quem ficará junto do fogo que devora? * Ou quem de vós suportará a eterna chama?' –15 É aquele que caminha na justiça, * diz a verdade e não engana o semelhante; – o que despreza um benefício extorquido * e recusa um presente que suborna; – o que fecha o seu ouvido à voz do crime * e cera os olhos para o mal não contemplar. –16 Esse homem morará sobre as alturas, * e seu refúgio há de ser a rocha firme. – O seu pão não haverá de lhe faltar, * e a água lhe será assegurada. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Feliz de quem caminha na justiça, diz a verdade e não engana o semelhante! Ant. 3 Aclamai ao Senhor e nosso Rei! Salmo 97(98) Deus, vencedor como juiz Este salmo significa a primeira vinda do Senhor e a fé de todos os povos (Sto. Atanásio). –1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * porque ele fez prodígios! – Sua mão e o seu braço forte e santo * alcançaram-lhe a vitória. –2 O Senhor fez conhecer a salvação,* e às nações, sua justiça; –3 recordou o seu amor sempre fiel * pela casa de Israel. – Os confins do universo contemplaram * a salvação do nosso Deus. –4 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, * alegrai-vos e exultai! –5 Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa * e da cítara suave! –6 Aclamai, com os clarins e as trombetas, * ao Senhor, o nosso Rei! –7 Aplauda o mar com todo ser que nele vive, * o mundo inteiro e toda gente! –8 As montanhas e os rios batam palmas * e exultem de alegria, –9 na presença do Senhor, pois ele vem, * vem julgar a terra inteira. – Julgará o universo com justiça * e as nações com eqüidade. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aclamai ao Senhor e nosso Rei! Leitura breve Dt 7,6b.8-9 O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres o seu povo preferido, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos. Responsório breve R. Deus nos amou por primeiro, * Ele fez Aliança conosco. R. Deus nos amou. V. Sem medida é a sua ternura. * Ele fez. Glória ao Pai. R. Deus nos amou. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Eu não vim para abolir a Lei e os Profetas, mas cumpri-los plenamente. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Eu não vim para abolir a Lei e os Profetas, mas cumpri-los plenamente. Preces Bendigamos o Autor da nossa salvação, que quis renovar o ser humano em si mesmo, para que as coisas antigas passassem e tudo se fizesse novo. Apoiados nesta esperança viva, roguemos: R. Senhor, renovai-nos com o vosso Espírito! Senhor, que nos prometestes um novo céu e uma nova terra, renovai-nos sem cessar por vosso Espírito Santo, – para que gozemos eternamente da vossa presença na nova Jerusalém. R. Concedei-nos colaborar convosco para infundir no mundo o vosso Espírito, – e atrair mais eficazmente para a cidade terena a justiça, a caridade e a paz. R. Ensinai-nos a corrigir nossa fraqueza e negligência, – e a procurar de todo o coração os bens eternos. R. Livrai-nos, Senhor, de todo o mal, – e preservai-nos do fascínio da vaidade, que obscurece a mente e oculta os verdadeiros valores. R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino O número sagrado, três vezes três das horas, abrindo um novo espaço, nos chama à prece, agora. Ao nome de Jesus, perdão seu povo implora. O Cristo ouviu a prece sincera do ladrão. A graça foi-lhe dada, por sua confissão. Jesus ouvindo a súplica, também nos dê perdão. Agora morre a morte, vencida pela cruz; após as trevas densas, serena, volta a luz; o horror do mal se quebra, nas mentes Deus reluz. A Cristo nós rogamos e ao Pai, eterno Bem, com seu Divino Espírito, amor que os sustém, proteja sua Igreja agora e sempre. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Sejamos firmes na provação: Sua justiça é nossa força. Salmo 118(119),105-112 XIV (Nun) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz (Ef 5,8). –105 Vossa palavra é uma luz para os meus passos, * é uma lâmpada luzente em meu caminho. –106 Eu fiz um juramento e vou cumpri-lo: * 'Hei de guardar os vossos justos julgamentos!' –107 Ó Senhor, estou cansado de sofrer; * vossa palavra me devolva a minha vida! –108 Que vos agrade a oferenda dos meus lábios; * ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! –109 Constantemente está em perigo a minha vida, * mas não esqueço, ó Senhor, a vossa lei. –110 Os pecadores contra mim armaram laços; * eu porém não reneguei vossos preceitos. –111 Vossa palavra é minha herança para sempre, * porque ela é que me alegra o coração! –112 Acostumei meu coração a obedecer-vos, * a obedecer-vos para sempre, até o fim! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 69(70) Deus, vinde logo em meu auxílio! Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo! (Mt 8,25). –2 Vinde, ó Deus, em meu auxílio, sem demora, * apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me! –3 Que sejam confundidos e humilhados * os que procuram acabar com minha vida! – Que voltem para trás envergonhados * os que se alegram com os males que eu padeço! –4 Que se retirem, humilhados, para longe, * todos aqueles que me dizem: 'É bem feito!' –5 Mas se alegrem e em vós se rejubilem* todos aqueles que procuram encontrar-vos; – e repitam todo dia: 'Deus é grande!' * os que buscam vosso auxílio e salvação. –6 Quanto a mim, eu sou um pobre e infeliz; * socorrei-me sem demora, ó meu Deus! – Sois meu Deus libertador e meu auxílio: * não tardeis em socorrer-me, ó Senhor! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 74(75) O Senhor, Juiz supremo Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes (Lc 1,52). =2 Nós vos louvamos, dando graças, ó Senhor, † dando graças, invocamos vosso nome * e publicamos os prodígios que fizestes! –3 'No momento que eu tiver determinado, * vou julgar segundo as normas da justiça; –4 mesmo que a terra habitada desmorone, * fui eu mesmo que firmei suas colunas!' –5 'Ó orgulhosos, não sejais tão arrogantes! * não levanteis vossa cabeça, ó insolentes! –6 Não levanteis a vossa fronte contra os céus, * não faleis esses insultos contra Deus!' –7 Porque não vem do oriente o julgamento, * nem do ocidente, do deserto ou das montanhas; –8 mas é Deus quem vai fazer o julgamento: * o Senhor exalta a um, e humilha a outro. –9 Em sua mão o Senhor Deus tem uma taça * com um vinho de mistura inebriante; – Deus lhes impõe que até o fim eles o bebam; * todos os ímpios sobre a terra hão de sorvê-lo. –10 Eu, porém, exultarei eternamente, * cantarei salmos ao Senhor Deus de Jacó. –11 'A força dos iníquos quebrarei, * mas a fronte do homem justo exaltarei!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sejamos firmes na provação: Sua justiça é nossa força. Leitura breve Dn 4,24b Expia teus pecados e injustiça com esmolas e obras de misericórdia em favor dos pobres; assim terás longa prosperidade. V. Meu sacrifício é minha alma penitente. R. Não desprezeis um coração arrependido! Oração Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS QUARTA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor. Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor. Salmodia Ant. 1 Ó Senhor, sede a minha proteção, um abrigo bem seguro que me salva! Salmo 30(31),2-6 Súplica confiante do aflito Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46). –2 Senhor, eu ponho em vós minha esperança; * que eu não fique envergonhado eternamente! = Porque sois justo, defendei-me e libertai-me, † 3 inclinai o vosso ouvido para mim; * apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me! – Sede uma rocha protetora para mim, * um abrigo bem seguro que me salve! –4 Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; * por vossa honra orientai-me e conduzi-me! –5 Retirai-me desta rede traiçoeira, * porque sois o meu refúgio protetor! –6 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, * porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Ant. Ó Senhor, sede a minha proteção, um abrigo bem seguro que me salva! Ant. 2 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor!† Salmo 129(130) Das profundezas eu clamo Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1,21). –1 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, * 2 † escutai a minha voz! – Vossos ouvidos estejam bem atentos * ao clamor da minha prece! –3 Se levardes em conta nossas faltas, * quem haverá de subsistir? –4 Mas em vós se encontra o perdão, * eu vos temo e em vós espero. –5 No Senhor ponho a minha esperança, * espero em sua palavra. –6 A minh’alma espera no Senhor * mais que o vigia pela aurora. –7 Espere Israel pelo Senhor * mais que o vigia pela aurora! – Pois no Senhor se encontra toda graça * e copiosa redenção. –8 Ele vem libertar a Israel * de toda a sua culpa. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Das profundezas eu clamo a vós, Senhor! Leitura breve Ef 4,26-27 Não pequeis. Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento. Não vos exponhais ao diabo. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Senhor Jesus Cristo, manso e humilde de coração, que tornais leve o fardo e suave o jugo dos que vos seguem, acolhei os propósitos e trabalhos deste dia e concedei-nos um repouso tranqüilo, para amanhã vos servirmos com maior generosidade. Vós, que viveis e reinais para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu, socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura: tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...