domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sem convicção nas verdades de fé não podemos reevangelizar a humanidade, salientou o Papa na jornada de reflexão com os cardeais



Esta sexta feira,133 cardeais e cardeais designados, incluindo três portugueses, reuniram-se com Bento XVI no Vaticano para um debate sobre a “evangelização” em que foi sublinhado o aumento do número de católicos na China, “apesar das dificuldades”.
Em comunicado, o Vaticano destaca que foram “abordados os problemas da evangelização nas várias áreas do mundo e nas diversas culturas”.
Além da China, os participantes evocaram as dificuldades sentidas pelos cristãos “nos países do Médio Oriente” e o “confronto com o secularismo que tende a marginalizar a religião da vida social no Ocidente”.
A luta contra a pobreza na Índia, a importância da religiosidade popular na América Latina ou a realização de eventos como as Jornadas Mundiais da Juventude ou os Congressos Eucarísticos Internacionais foram ainda apresentados como “desafios” que abrem “perspetivas encorajadoras” à Igreja Católica.
Após a apresentação do tema ‘O anúncio do Evangelho hoje, entre missão ad gentes e nova evangelização’, pelo cardeal designado D. Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque, Estados Unidos da América, e da comunicação sobre o ‘ano da fé’, que se inicia em Outubro, a cargo de D. Salvatore Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, houve espaço para 27 intervenções que abordaram também os temas da educação, da catequese, da pastoral juvenil, da formação cristã e do ecumenismo, refere a Santa Sé.
Os presentes deixaram um estímulo “às peregrinações à Terra Santa e a Roma” bem como “às novas formas de missões populares”.
Bento XVI encerrou o encontro, agradecendo aos participantes pelo “amplo mosaico de ideias e de propostas”.
O Papa lembrou a importância do Concílio Vaticano II (1962-1965) para “redescobrir a contemporaneidade de Jesus e da fé”, alertando para o que designou como “analfabetismo religioso".
Em conclusão, Bento XVI destacou a importância de se apresentar a “verdade” da fé cristã para “reevangelizar a humanidade de hoje”.

Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...