sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sábado VI Semana do Tempo Comum




Laudes

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Raiando o novo dia,
as vozes elevamos,
de Deus a graça e glória
em Cristo proclamamos.

Por ele o Criador
compôs a noite e o dia,
criando a lei eterna
que os dois alternaria.

A vós, Luz dos fiéis,
nenhuma lei domina.
Fulgis de dia e noite,
clarão da luz divina.

Ó Pai, por vossa graça,
vivamos hoje bem,
servindo a Cristo e cheios
do vosso Espírito. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Anunciamos de manhã vossa bondade,
e o vosso amor fiel, a noite inteira.

Salmo 91(92)

Louvor ao Deus Criador
Louvores se proclamam pelos feitos do Cristo (Sto. Atanásio).

–2 Como é bom agradecermos ao Senhor *
e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!
–3 Anunciar pela manhã vossa bondade, *
e o vosso amor fiel, a noite inteira,
–4 ao som da lira de dez cordas e da harpa, *
com canto acompanhado ao som da cítara.

–5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, *
e rejubilo de alegria em vossas obras.
–6 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, *
quão profundos são os vossos pensamentos!

–7 Só o homem insensato não entende, *
só o estulto não percebe nada disso!
–8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, *
ou prosperem igualmente os malfeitores,
– são destinados a perder-se para sempre. *
9 Vós, porém, sois o Excelso eternamente!

=10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, †
eis que os vossos inimigos vão perder-se, *
e os malfeitores serão todos dispersados.

–11 Vós me destes toda a força de um touro, *
e sobre mim um óleo puro derramastes;
–12 triunfante, posso olhar meus inimigos, *
vitorioso, escuto a voz de seus gemidos. –

–13 O justo crescerá como a palmeira, *
florirá igual ao cedro que há no Líbano;
–14 na casa do Senhor estão plantados, *
nos átrios de meu Deus florescerão.

–15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, *
cheios de seiva e de folhas verdejantes;
–16 e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus: *
meu Rochedo, não existe nele o mal!'

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Anunciamos de manhã vossa bondade,
e o vosso amor fiel, a noite inteira.

Ant. 2 Vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

Cântico Dt 32,1-12

Os benefícios de Deus ao povo
Quantas vezes quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das
asas! (Mt 23,37).

–1 Ó céus, vinde, escutai; eu vou falar, *
ouça a terra as palavras de meus lábios!
–2 Minha doutrina se derrame como chuva, *
minha palavra se espalhe como orvalho,
– como torrentes que transbordam sobre a relva *
e aguaceiros a cair por sobre as plantas.

–3 O nome do Senhor vou invocar; *
vinde todos e dai glória ao nosso Deus!
–4 Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas, *
seus caminhos todos eles são justiça;
– é ele o Deus fiel, sem falsidade, *
o Deus justo, sempre reto em seu agir.

–5 Os filhos seus degenerados o ofenderam, *
esta raça corrompida e depravada!
–6 É assim que agradeceis ao Senhor Deus, *
povo louco, povo estulto e insensato?
– Não é ele o teu Pai que te gerou, *
o Criador que te formou e te sustenta?

–7 Recorda-te dos dias do passado *
e relembra as antigas gerações;
– pergunta, e teu pai te contará, *
interroga, e teus avós te ensinarão.

–8 Quando o Altíssimo os povos dividiu *
e pela terra espalhou os filhos de Adão,
– as fronteiras das nações ele marcou *
de acordo com o número de seus filhos;
–9 mas a parte do Senhor foi o seu povo, *
e Jacó foi a porção de sua herança.

–10 Foi num deserto que o Senhor achou seu povo, *
num lugar de solidão desoladora;
– cercou-o de cuidados e carinhos *
e o guardou como a pupila de seus olhos.

–11 Como a águia, esvoaçando sobre o ninho, *
incita os seus filhotes a voar,
– ele estendeu as suas asas e o tomou, *
e levou-o carregado sobre elas.
–12 O Senhor, somente ele, foi seu guia, *
e jamais um outro deus com ele estava.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

Ant. 3 Ó Senhor, nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo! †

Salmo 8

Majestade de Deus e dignidade do homem
Ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja (Ef
1,22).

–2 Ó Senhor nosso Deus, como é grande *
vosso nome por todo o universo! –

– †Desdobrastes nos céus vossa glória *
com grandeza, esplendor, majestade.
=3 O perfeito louvor vos é dado †
pelos lábios dos mais pequeninos, *
de crianças que a mãe amamenta.

– Eis a força que opondes aos maus, *
reduzindo o inimigo ao silêncio.
–4 Contemplando estes céus que plasmastes *
e formastes com dedos de artista;

– vendo a lua e estrelas brilhantes, *
5 perguntamos: 'Senhor, que é o homem,
– para dele assim vos lembrardes *
e o tratardes com tanto carinho?'

–6 Pouco abaixo de Deus o fizestes, *
coroando-o de glória e esplendor;
–7 vós lhe destes poder sobre tudo, *
vossas obras aos pés lhe pusestes:

–8 as ovelhas, os bois, os rebanhos, *
todo o gado e as feras da mata;
–9 passarinhos e peixes dos mares, *
todo ser que se move nas águas.

–10 Ó Senhor nosso Deus, como é grande *
vosso nome por todo o universo!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ó Senhor nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo!

Leitura breve Rm 12,14-16a

Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que
se alegram, chorai com os que choram. Mantende um bom entendimento uns com os
outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas
humildes.

Responsório breve

R. A alegria cantará sobre meus lábios,
* E a minh'alma libertada exultará. R. A alegria.
V. Também celebrarei vossa justiça. * E a minh'alma.
Glória ao Pai. R. A alegria.

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

ant.Guiai nossos passos no caminho da paz!

O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
que a seu povo visitou e libertou;

–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,

–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança

–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

–78 pelo amor do coração de nosso Deus, *
Sol nascente que nos veio visitar

–79 lá do alto como luz resplandecente *
a iluminar a quantos jazem entre as trevas

= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-nos no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

ant.Guiai nossos passos no caminho da paz!

Preces

Celebremos a bondade e a sabedoria de Jesus Cristo, que quer ser amado e servido em
todos os nossos irmãos e irmãs, principalmente nos que sofrem; e lhe peçamos:

R. Senhor, tornai-nos perfeitos na caridade!

Recordamos, Senhor, nesta manhã, a vossa ressurreição,
– e vos pedimos que estendais à humanidade inteira os benefícios da vossa redenção. R.

Fazei, Senhor, que demos hoje bom testemunho de vós,
– e, por vosso intermédio, ofereçamos ao Pai um sacrifício santo e agradável.R.

Ensinai-nos, Senhor, a descobrir a vossa imagem em todos os seres humanos,
– e a vos servir em cada um deles. R.

Cristo, verdadeiro tronco da videira do qual somos os ramos,
– fortalecei a nossa união convosco para produzirmos muitos frutos e glorificarmos a
Deus Pai. R.

(intenções livres)

Pai nosso.

Oração

Cantem vossa glória, Senhor, os nossos lábios, cantem nossos corações e nossa vida;e
já que é vosso dom tudo o que somos, para vós se oriente também todo o nosso viver.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.


Hora Média

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Cumprindo o ciclo tríplice das horas,
louvemos ao Senhor de coração,
cantando em nossos salmos a grandeza
de Deus, que é Uno e Trino em perfeição.

A exemplo de São Pedro, nosso mestre,
guardando do Deus vivo e verdadeiro,
em almas redimidas, o mistério,
sinal de salvação ao mundo inteiro,

também salmodiamos no espírito,
unidos aos apóstolos do Senhor,
e assim serão firmados nossos passos
na força de Jesus, o Salvador.

Louvor ao Pai, autor de toda a vida,
e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem,
unidos pelo amor do Santo Espírito,
Deus vivo pelos séculos. Amém.


Salmodia

Ant. 1 O céu e a terra passarão, diz o Senhor,
porém jamais minhas palavras passarão.

Salmo 118(119),81-88

XI (Caph)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam (Lc 1,50).

–81 Desfaleço pela vossa salvação, *
vossa palavra é minha única esperança!
–82 Os meus olhos se gastaram desejando-a; *
até quando esperarei vosso consolo?

–83 Fiquei tostado como um odre no fumeiro, *
mesmo assim não esqueci vossos preceitos.
–84 Quantos dias restarão ao vosso servo? *
E quando julgareis meus opressores?

–85 Os soberbos já cavaram minha cova; *
eles não agem respeitando a vossa lei.
–86 Todos os vossos mandamentos são verdade; *
quando a calúnia me persegue, socorrei-me!

–87 Eles quase me arrancaram desta terra, *
mesmo assim eu não deixei vossos preceitos!
–88 Segundo o vosso amor, vivificai-me, *
e guardarei vossa Aliança, ó Senhor!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O céu e a terra passarão, diz o Senhor,
porém jamais minhas palavras passarão.

Ant. 2 Sois, Senhor, meu refúgio e fortaleza,
torre forte na presença do inimigo.

Salmo 60(61)

Oração do exilado
Oração do justo que espera a vida eterna (Sto. Hilário).

–2 Escutai, ó Senhor Deus, minha oração, *
atendei à minha prece, ao meu clamor!
–3 Dos confins do universo a vós eu clamo, *
e em mim o coração já desfalece.

– Conduzi-me às alturas do rochedo, *
e deixai-me descansar nesse lugar!
–4 Porque sois o meu refúgio e fortaleza, *
torre forte na presença do inimigo.

–5 Quem me dera morar sempre em vossa casa *
e abrigar-me à proteção de vossas asas!
–6 Pois ouvistes, ó Senhor, minhas promessas, *
e me fizestes tomar parte em vossa herança.

–7 Acrescentai ao nosso rei dias aos dias, *
e seus anos durem muitas gerações!
–8 Reine sempre na presença do Senhor, *
vossa verdade e vossa graça o conservem!

–9 Então sempre cantarei o vosso nome *
e cumprirei minhas promessas dia a dia.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Sois, Senhor, meu refúgio e fortaleza,
torre forte na presença do inimigo.

Ant. 3 Ó Senhor, salvai-me a vida do inimigo aterrador!

Salmo 63(64)

Pedido de ajuda contra os perseguidores
Este salmo se aplica de modo especial à Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).

–2 Ó Deus, ouvi a minha voz, o meu lamento! *
Salvai-me a vida do inimigo aterrador!
–3 Protegei-me das intrigas dos perversos *
e do tumulto dos obreiros da maldade!

–4 Eles afiam suas línguas como espadas, *
lançam palavras venenosas como flechas,
–5 para ferir os inocentes às ocultas*
e atingi-los de repente, sem temor.

–6 Uns aos outros se encorajam para o mal *
e combinam às ocultas, traiçoeiros,
– onde pôr as armadilhas preparadas, *
comentando entre si: 'Quem nos verá?'

–7 Eles tramam e disfarçam os seus crimes. *
É um abismo o coração de cada homem!
–8 Deus, porém, os ferirá com suas flechas, *
e cairão todos feridos, de repente.

–9 Sua língua os levará à perdição, *
e quem os vir meneará sua cabeça;
–10 com temor proclamará a ação de Deus, *
e tirará uma lição de sua obra.

=11 O homem justo há de alegrar-se no Senhor †
e junto dele encontrará o seu refúgio,*
e os de reto coração triunfarão.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ó Senhor, salvai-me a vida do inimigo aterrador!

Leitura breve Jr 6,16

Parai um pouco na estrada para observar, e perguntai sobre os antigos caminhos, e qual
será o melhor, para seguirdes por ele; assim ficareis mais tranqüilos em vossos
corações.

V. Vossa palavra é minha herança, para sempre,
R. Porque ela é que me alegra o coração.

Oração

Atendei, Senhor, às nossas preces, por intercessão da Virgem Maria, e dai-nos a paz
completa, para que, dedicando-nos sempre a vós com alegria, possamos confiantes
chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor.

V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.


COMPLETAS

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

Hino

Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.

Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.

Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.

Salmodia

Ant. 1 Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!

Salmo 4
Ação de graças

O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho).

=2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! †
Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,*
atendei-me por piedade e escutai minha oração!

–3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? *
Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?
–4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, *
e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!

–5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;*
meditai nos vossos leitos e calai o coração!

–6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; *
confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança!
–7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'*
Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

–8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, *
do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo.

–9 Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, *
pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!

Ant. 2 Bendizei o Senhor Deus durante a noite!

Salmo 133(134)

Oração da noite no templo

Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap
19,5).

–1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, *
vós todos, servidores do Senhor,
– que celebrais a liturgia no seu templo, *
nos átrios da casa do Senhor.

–2 Levantai as vossas mãos ao santuário, *
bendizei ao Senhor Deus a noite inteira!
–3 Que o Senhor te abençoe de Sião, *
o Senhor que fez o céu e fez a terra!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Bendizei o Senhor Deus durante a noite!

Leitura breve Dt 6,4-7

Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o
teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração
todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas
falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares,
ou te levantares.

Responsório breve

R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R.Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.


Cântico evangélico, ant.

Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Cântico de Simeão Lc 2,29-32

Cristo, luz das nações e glória de seu povo

–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.

–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:

–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Oração

Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos
com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.

O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila
e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.

Antífona final de Nossa Senhora

Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,
ao povo que caiu, socorre e exorta,
pois busca levantar-se, Virgem pura,
nascendo o Criador da criatura:
tem piedade de nós e ouve, suave,
o anjo te saudando com seu Ave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...