quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quarta Feira I Semana da Quaresma




Laudes

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino

Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.

Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.

A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.

Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.

Salmodia

Ant. 1 Em vossa luz contemplamos a luz.

Salmo 35(36)

A malícia do pecador e a bondade de Deus
Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

–2 O pecado sussurra ao ímpio *
lá no fundo do seu coração;
– o temor do Senhor, nosso Deus, *
não existe perante seus olhos.
–3 Lisonjeia a si mesmo pensando: *
‘Ninguém vê nem condena o meu crime!’

–4 Traz na boca maldade e engano; *
já não quer refletir e agir bem.
=5 Arquiteta a maldade em seu leito, †
nos caminhos errados insiste *
e não quer afastar-se do mal.

–6 Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, *
chega às nuvens a vossa verdade.
–7 Como as altas montanhas eternas *
é a vossa justiça, Senhor;
– e os vossos juízos superam *
os abismos profundos dos mares.

– Os animais e os homens salvais: *
8 quão preciosa é, Senhor, vossa graça!
– Eis que os filhos dos homens se abrigam*
sob a sombra das asas de Deus.
–9 Na abundância de vossa morada, *
eles vêm saciar-se de bens.

– Vós lhes dais de beber água viva, *
na torrente das vossas delícias.
–10 Pois em vós está a fonte da vida, *
e em vossa luz contemplamos a luz.
–11 Conservai aos fiéis vossa graça, *
e aos retos, a vossa justiça!

–12 Não me pisemos pés dos soberbos, *
nem me expulsem as mãos dos malvados!
–13 Os perversos, tremendo, caíram *
e não podem erguer-se do chão.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Em vossa luz contemplamos a luz.

Ant. 2 Vós sois grande, Senhor-Adonai,
admirável, de força invencível!

Cântico Jt 16,1-2.13-15

Deus, Criador do mundo e protetor do seu povo

Entoaram um cântico novo (Ap 5,9).

–1 Cantai ao Senhor com pandeiros, *
entoai seu louvor com tambores!
– Elevai-lhe um salmo festivo, *
invocai o seu nome e exaltai-o! –

–2 É o Senhor que põe fim às batalhas, *
o seu nome glorioso é ‘Senhor’!
–13 Cantemos louvores a Deus, *
novo hino ao Senhor entoemos!

– Vós sois grande, Senhor-Adonai, *
admirável, de força invencível!
–14 Toda a vossa criatura vos sirva, *
pois mandastes e tudo foi feito!

– Vosso sopro de vida enviastes, *
e eis que tudo passou a existir;
– não existe uma coisa ou pessoa, *
que resista à vossa palavra!

–15 Desde as bases, os montes se abalam, *
e as águas também estremecem;
– como cera, derretem-se as pedras *
diante da vossa presença.

– Mas aqueles que a vós obedecem *
junto a vós serão grandes em tudo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Vós sois grande, Senhor-Adonai,
admirável, de força invencível!

Ant. 3 Gritai a Deus aclamações de alegria!

Salmo 46(47)

O Senhor, Rei do universo

Está sentado à direita de Deus Pai, e o seu Reino não terá fim.

–2 Povos todos do universo, batei palmas, *
gritai a Deus aclamações de alegria!
–3 Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, *
o soberano que domina toda a terra.

–4 Os povos sujeitou ao nosso jugo *
e colocou muitas nações aos nossos pés.
–5 Foi ele que escolheu a nossa herança, *
a glória de Jacó, seu bem-amado.

–6 Por entre aclamações Deus se elevou, *
o Senhor subiu ao toque da trombeta.
–7 Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, *
salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

–8 Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, *
ao som da harpa acompanhai os seus louvores!
–9 Deus reina sobre todas as nações, *
está sentado no seu trono glorioso.

–10 Os chefes das nações se reuniram *
com o povo do Deus santo de Abraão,
– pois só Deus é realmente o Altíssimo, *
e os poderosos desta terra lhe pertencem!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Gritai a Deus aclamações de alegria!

Leitura breve Dt 7,6b.8-9

O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres o seu povo preferido,
porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o
Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do
Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que
guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus
mandamentos.

Responsório breve

R. Deus nos amou por primeiro,
* Ele fez Aliança conosco. R. Deus nos amou.
V. Sem medida é a sua ternura. * Ele fez.
Glória ao Pai. R. Deus nos amou.

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant. Esta perversa e depravada geração
está pedindo um sinal vindo dos céus;
nenhum sinal lhe será oferecido,
a não ser o de Jonas, o Profeta.

O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
que a seu povo visitou e libertou;

–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,

–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança

–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

–78 pelo amor do coração de nosso Deus, *
Sol nascente que nos veio visitar

–79 lá do alto como luz resplandecente *
a iluminar a quantos jazem entre as trevas

= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-nos no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Esta perversa e depravada geração
está pedindo um sinal vindo dos céus;
nenhum sinal lhe será oferecido,
a não ser o de Jonas, o Profeta.

Preces

Bendigamos o Autor da nossa salvação, que quis renovar o ser humano em si mesmo, para que
as coisas antigas passassem e tudo se fizesse novo. Apoiados nesta esperança viva, roguemos:

R. Senhor, renovai-nos com o vosso Espírito!

Senhor, que nos prometestes um novo céu e uma nova terra, renovai-nos sem cessar por vosso
Espírito Santo,
– para que gozemos eternamente da vossa presença na nova Jerusalém.
R.
Concedei-nos colaborar convosco para infundir no mundo o vosso Espírito,
– e atrair mais eficazmente para a cidade terena a justiça, a caridade e a paz.
R.
Ensinai-nos a corrigir nossa fraqueza e negligência,
– e a procurar de todo o coração os bens eternos.
R.
Livrai-nos, Senhor, de todo o mal,
– e preservai-nos do fascínio da vaidade, que obscurece a mente e oculta os verdadeiros valores.
R.
(intenções livres)

Pai nosso...

Oração

Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo,
sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.


Hora Média

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino

O número sagrado,
três vezes três das horas,
abrindo um novo espaço,
nos chama à prece, agora.
Ao nome de Jesus,
perdão seu povo implora.

O Cristo ouviu a prece
sincera do ladrão.
A graça foi-lhe dada,
por sua confissão.
Jesus ouvindo a súplica,
também nos dê perdão.

Agora morre a morte,
vencida pela cruz;
após as trevas densas,
serena, volta a luz;
o horror do mal se quebra,
nas mentes Deus reluz.

A Cristo nós rogamos
e ao Pai, eterno Bem,
com seu Divino Espírito,
amor que os sustém,
proteja sua Igreja
agora e sempre. Amém.

Salmodia
-- salmodia complementar --

Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força.

Salmo 118(119),9-16
I (Beth)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Se me amais, guardareis os meus mandamentos (Jo 14,15).

–9 Como um jovem poderá ter vida pura? *
Observando, ó Senhor, vossa palavra.
–10 De todo o coração eu vos procuro, *
não deixeis que eu abandone a vossa lei!

–11 Conservei no coração vossas palavras, *
a fim de que eu não peque contra vós.
–12 Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; *
os vossos mandamentos ensinai-me!

–13 Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero *
os decretos que ditou a vossa boca.
–14 Seguindo vossa lei me rejubilo *
muito mais do que em todas as riquezas.

–15 Eu quero meditar as vossas ordens, *
eu quero contemplar vossos caminhos!

–16 Minha alegria é fazer vossa vontade; *
eu não poso esquecer vossa palavra.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Salmo 16(17)

Dos ímpios salvai-me, Senhor!
Nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas. E foi atendido (Hb 5,7).

I

–1 Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, *
escutai-me e atendei o meu clamor!
– Inclinai o vosso ouvido à minha prece, *
pois não existe falsidade nos meus lábios!
–2 De vossa face é que me venha o julgamento, *
pois vossos olhos sabem ver o que é justo.

=3 Provai meu coração durante a noite, †
visitai-o, examinai-o pelo fogo, *
mas em mim não achareis iniqüidade.
–4 Não cometi nenhum pecado por palavras, *
como é costume acontecer em meio aos homens.

– Seguindo as palavras que dissestes,*
andei sempre nos caminhos da Aliança.
–5 Os meus passos eu firmei na vossa estrada, *
e por isso os meus pés não vacilaram.

–6 Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, *
inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
=7 Mostrai-me vosso amor maravilhoso, †
vós que salvais e libertais do inimigo *
quem procura a proteção junto de vós.

–8 Protegei-me qual dos olhos a pupila *
e guardai-me, à proteção de vossas asas,
–9 longe dos ímpios violentos que me oprimem, *
dos inimigos furiosos que me cercam.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

II

–10 A abundância lhes fechou o coração, *
em sua boca há só palavras orgulhosas.

–11 Os seus passos me perseguem, já me cercam, *
voltam seus olhos contra mim: vão derrubar-me,

–12 como um leão impaciente pela presa, *
um leãozinho espreitando de emboscada.

–13 Levantai-vos, ó Senhor, contra o malvado, *
com vossa espada abatei-o e libertai-me!

–14 Com vosso braço defendei-me desses homens, *
que já encontram nesta vida a recompensa.

= Saciais com vossos bens o ventre deles, †
e seus filhos também hão de saciar-se *
e ainda as sobras deixarão aos descendentes.

–15 Mas eu verei, justificado,a vossa face *
e ao despertar me saciará vossa presença.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força

Leitura breve Dn 4,24b

Expia teus pecados e injustiça com esmolas e obras de misericórdia em favor dos pobres;
assim terás longa prosperidade.

V. Meu sacrifício é minha alma penitente.
R. Não desprezeis um coração arrependido!

Oração

Senhor Jesus Cristo, que para salvar o gênero humano estendestes vossos braços na cruz,
concedei que nossas ações vos agrade me manifestem ao mundo vossa obra redentora. Vós, que
viveis e reinais para sempre.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.
R. Demos graças a Deus.

Ofício das Leituras


V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.



Hino



Agora é tempo favorável,

divino dom da Providência,
para curar o mundo enfermo
com um remédio, a penitência.



Da salvação refulge o dia,
na luz de Cristo a fulgurar.

O coração, que o mal feriu,

a abstinência vem curar.



Em corpo e alma, a abstinência,

Deus, ajudai-nos a guardar.

Por tal passagem, poderemos

à páscoa eterna, enfim, chegar.



Todo o Universo vos adore,

Tridade Santa, Sumo Bem.

Novos por graça entoaremos

um canto novo a vós. Amém.



Salmodia



Ant. 1 Eu vos amo, ó Senhor!Sois minha força! †



Salmo 17(18),2-30



Ação de graças pela salvação e pela vitória

Na mesma hora aconteceu um grande terremoto (Ap 11,13).



I



–2 Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, *

3† minha rocha, meu refúgio e Salvador!

= Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, †

Minha força e poderosa salvação, *

sois meu escudo e proteção: em vós espero!



–4 Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! *

e dos meus perseguidores serei salvo!

–5 Ondas da morte me envolveram totalmente, *

e as torrentes da maldade me aterraram;

–6 os laços do abismo me amararam *

e a própria morte me prendeu em suas redes.



–7 Ao Senhor eu invoquei na minha angústia *

e elevei o meu clamor para o meu Deus;

– de seu Templo ele escutou a minha voz, *

e chegou a seus ouvidos o meu grito.



– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Ant. Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força!



Ant. 2 O Senhor me libertou, porque me ama.



II



=8 A terra toda estremeceu e se abalou, †

os fundamentos das montanhas vacilaram *

e se agitaram, porque Deus estava irado.

=9 De seu nariz, fumaça em nuvens se elevou, †

da boca saiu fogo abrasador, *



dos seus lábios, carvões incandescentes.



–10 Os céus ele abaixou e então desceu *

pousando em nuvens pretas os seus pés.

–11 Um querubim o conduzia no seu vôo, *

sobre as asas do vento ele pairava.



–12 Das trevas fez um véu para envolver-se, *

escondeu-se em densas nuvens e água escura.

–13 No clarão que procedia de seu rosto, *

carvões incandescentes se acendiam.



–14 Trovejou dos altos céus o Senhor Deus, *

o Altíssimo fez ouvir a sua voz;

–15 e, lançando as suas flechas, dissipou-os, *

dispersou-os com seus raios fulgurantes.



–16 Até o fundo do oceano apareceu, *

e os fundamentos do universo foram vistos,

– ante as vossas ameaças, ó Senhor,*

e ao sopro abrasador de vossa ira.



–17 Lá do alto ele estendeu a sua mão *

e das águas mais profundas retirou-me;

–18 libertou-me do inimigo poderoso *

e de rivais muito mais fortes do que eu.



–19 Assaltaram-me no dia da aflição, *

mas o Senhor foi para mim um protetor;

–20 colocou-me num lugar bem espaçoso: *

o Senhor me libertou, porque me ama.



– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Ant. O Senhor me libertou, porque me ama.



Ant. 3 Ó Senhor, fazei brilhar a minha lâmpada!

Ó meu Deus, iluminai as minhas trevas!



III



–21 O Senhor recompensou minha justiça *

e a pureza que encontrou em minhas mãos,

–22 pois nos caminhos do Senhor eu caminhei, *

e de meu Deus não me afastei por minhas culpas.



–23 Tive sempre à minha frente os seus preceitos, *

e de mim não afastei sua justiça.

–24 Diante dele tenho sido sempre reto *

e conservei-me bem distante do pecado.

–25 O Senhor recompensou minha justiça *

e a pureza que encontrou em minhas mãos.



–26 Ó Senhor, vós sois fiel com o fiel, *

sois correto com o homem que é coreto;

–27 sois sincero com aquele que é sincero, *

mas arguto com o homem astucioso.

–28 Pois salvais, ó Senhor Deus, o povo humilde, *

mas os olhos dos soberbos humilhais.



–29 Ó Senhor, fazeis brilhar a minha lâmpada; *

ó meu Deus, iluminais as minhas trevas.

–30 Junto convosco eu enfrento os inimigos, *

com vossa ajuda eu transponho altas muralhas.



– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Ant. Ó Senhor, fazei brilhar a minha lâmpada!

Ó meu Deus, iluminai as minhas trevas!



V. Convertei-vos e mudai a vossa vida.

R. Renovai-vos de espírito e coração.



Primeira leitura

Do Livro do Êxodo 10,21―11,10



Praga das trevas e anúncio da morte dos primogênitos

21O Senhor disse a Moisés: “Estende a mão para o céu, e haja trevas sobre a terra do Egito, tão

densas que se possam apalpar”. 22Moisés estendeu a mão para o céu, e, durante três dias, houve

trevas horríveis em toda a terra do Egito. 23Ninguém podia ver seu irmão, nem mover-se do

lugar onde estava,durante três dias. Mas, onde quer que habitassem os filhos de Israel, havia

luz.



24O Faraó mandou buscar Moisés e Aarão e lhes disse: “Ide e sacrificai ao Senhor; só vossas

ovelhas e vossos bois ficarão; as vossas crianças também poderão ir convosco”. 25Moisés

respondeu: “Mesmo que nos desses as vítimas dos sacrifícios e dos holocaustos, que vamos

oferecer ao Senhor nosso Deus, 26os nossos rebanhos deverão ir conosco. Deles não ficará

nenhuma rês, porque é deles que devemos tomar tudo que é necessário para o culto ao Senhor

nosso Deus; até porque, enquanto não chegarmos lá, ignoramos o que deveremos oferecer ao

Senhor”.



27Mas o Senhor endureceu o coração do Faraó, e ele não quis deixá-los partir. 28O Faraó disse a

Moisés: “Afasta-te de mim, e cuida de não tornares a ver a minha face, pois, no dia em que me

apareceres, morrerás!”



29Moisés respondeu: “Assim se fará, como disseste: não verei mais a tua face”.



11,1 O Senhor disse a Moisés: “Mandarei mais uma praga ainda sobre o Faraó e sobre o Egito.

Depois disso, ele vos deixará ir embora; e mais: ele mesmo vos obrigará a sair daqui. 2Dize,

pois, ao povo que cada homem peça ao vizinho, e cada mulher à vizinha, objetos de prata e de

ouro”. 3O Senhor fez com que o povo conquistasse as boas graças dos egípcios. Também

Moisés era um homem muito considerado na terra do Egito pelos servos do Faraó e por todo o

seu povo.



4Moisés disse: “Assim diz o Senhor: À meia-noite farei uma incursão pelo Egito, 5e morrerão

todos os primogênitos na terra dos egípcios, desde o primogênito do Faraó, que se assenta sobre

o seu trono, até ao primogênito da escrava que faz girar a mó, e a todos os primogênitos dos

animais. 6E haverá, então, em toda a terra do Egito, um clamor tal como nunca houve nem

haverá jamais. 7Mas, quanto aos filhos de Israel, não se ouvirá sequer um cão rosnar, nem

contra os homens nem contra os animais, para que saibas com que grande milagre o Senhor

distingue entre egípcios e israelitas. 8Então todos estes teus servos virão procurar-me e se

prostrarão diante de mim, dizendo: ‘Vai-te, tu e todo o povo que te segue’. Depois disso,

partirei”. E Moisés, fervendo de cólera, retirou-se da presença do Faraó.



9O Senhor disse a Moisés: “O Faraó não vos ouvirá, para que se multipliquem os meus

prodígios na terra do Egito”. 10Moisés e Aarão realizaram todos estes prodígios diante do Faraó;

mas o Senhor endureceu o coração do Faraó, e ele não deixou que os filhos de Israel saíssem da

sua terra.



Responsório Cf. Sb 18,4; 17,20; 18,1



R. Mereciam ser privados da luz

os que encerraram em prisões vossos filhos,

* Por cujo meio deveria iniciar-se

a luz da lei imperecível,neste mundo.

V. Sobre os egípcios se estendia uma pesada e densa noite,

mas aos vossos escolhidos, uma luz de grande brilho.

* Por cujo.



Segunda leitura

Das Demonstrações de Afraates, bispo



(Dem.11,De circumcisione, 11-12:PS 1,498-503)

(Séc.IV)



A circuncisão do coração

A lei e a aliança foram totalmente mudadas. Primeiramente Deus substituiu o pacto com Adão

por outro que estabeleceu com Noé; e ainda estabeleceu outro com Abraão, substituindo-o

depois por um novo, feito com Moisés. Como a aliança mosaica não era observada, ao chegar a

plenitude dos tempos, Deus firmou uma aliança que não seria mais mudada. Com efeito, a Adão

Deus ordenara não comer da árvore da vida, a Noé dera o arco-íris, a Abraão, já escolhido por

causa da sua fé, deu mais tarde a circuncisão, como sinal característico de seus descendentes; a

Moisés deu o cordeiro pascal para ser imolado como propiciação pelo povo.



Todas essas alianças eram diferentes umas das outras. Mas a circuncisão que agrada ao autor de

todas elas é aquela de que fala Jeremias: Circuncidai o vosso coração (Jr 4,4). Pois se o pacto

estabelecido por Deus com Abraão foi firme, também este é firme e imutável e não seria

possível estabelecer depois outra lei, seja por parte dos que estão fora da Lei ou dos que a ela

estão submetidos.



O Senhor deu a lei a Moisés, com todas as suas observâncias e preceitos; como não cumpriram,

anulou a lei e seus preceitos e prometeu fazer uma nova aliança, que seria, como disse, diferente

da primeira, embora fosse um só o doador de ambas. E é esta a aliança que prometeu dar: Todos

se reconhecerão, do menor ao maior deles (Jr 31,34). Nessa aliança não há mais a circuncisão

da carne como sinal de pertença a seu povo.



Sabemos com certeza, caríssimos irmãos, que durante várias gerações Deus estabeleceu leis que

estiveram em vigor enquanto foi de seu agrado, e que mais tarde caíram em desuso, como disse

o Apóstolo: “No passado, o reino de Deus assumiu formas diversas, segundo os diversos

tempos”.



O nosso Deus é veraz e os seus preceitos são fidelíssimos. Por isso, cada uma das alianças foi

em seu tempo firme e verdadeira. Agora, os circuncisos de coração têm a vida por meio da nova

circuncisão que se realiza no verdadeiro Jordão, isto é, por meio do batismo para a remissão dos

pecados.



Josué, filho de Nun, com uma faca de pedra circuncidou o povo pela segunda vez, quando ele e

seu povo atravessaram o rio Jordão. Jesus, nosso Salvador, circuncidou pela segunda vez, com a

circuncisão do coração,os povos que nele creram purificados pelo batismo e circuncidados com

a espada que é a palavra de Deus, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes (Hb

4,12).



Josué, filho de Nun, introduziu o povo na terra da promissão; Jesus, nosso Salvador, prometeu a

terra da vida a todos que atravessassem o Jordão, cressem nele e fossem circuncidados no

coração.



Felizes, portanto, os que foram circuncidados em seu coração e renasceram das águas da

segunda circuncisão! Estes receberão a herança prometida, juntamente com Abraão, guia fiel e

pai de todos os povos, porque a sua fé lhe foi atribuída como justiça.



Responsório Cf. Hb 8,8b.10b; cf. 2Cor 3,3



R. Hei de fazer nova aliança com a casa de Israel,

colocando em suas mentes minhas leis e mandamentos.

* Escreverei as minhas leis em seus próprios corações;

não com tinta escreverei,

mas com o Espírito do Deus vivo;

V. Não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne

que são vossos corações. * Escreverei.

Oração

Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo,
sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.

R. Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...