quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A oração de Jesus na cruz (Salmo22): tema da audiência geral. Bento XVI apela à «solidariedade» para vítimas de onda de frio




Esta quarta feira no Vaticano, Bento XVI lançou um apelo à solidariedade para com as vítimas da onda de frio que já fez mais de 450 mortos em vários países da Europa.
Falando na audiência pública , perante cerca de seis mil pessoas, o Papa pediu que as pessoas atingidas sejam “socorridas com generosidade”.
Bento XVI recordou a “onda de frio e gelo” que atingiu o continente europeu nas últimas semanas, provocando “grandes transtornos e danos consideráveis”.
“Desejo manifestar a minha proximidade às populações atingidas por um mau tempo tão intenso, ao mesmo tempo que convido à oração pelas vítimas e os seus familiares”, acrescentou.
De acordo com as mais recentes previsões meteorológicas, as baixas temperaturas irão manter-se pelo menos até à próxima semana.
A Ucrânia é o país mais afetado, com um balanço oficial de 136 mortos.
Perante as situações mais difíceis e dolorosas, quando parece que Deus não ouve, não devemos ter medo de Lhe confiar o inteiro peso que trazemos no coração, não devemos ter medo de Lhe gritar o nosso sofrimento. Com estas palavras Bento XVI comentou durante a audiência geral a oração de Jesus na Cruz, o grito que lança ao Pai «Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?».
Estas as suas palavras em língua portuguesa:

"Queridos irmãos e irmãs,
Pregado na cruz, Jesus lança este grito: «Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?» No momento extremo da sua rejeição pelos homens, Ele reza, deixando transparecer tanto a solidão do seu coração como a certeza da presença do Pai, a quem reafirma plena adesão aos seus desígnios de salvação da humanidade. Mas, como é possível que Deus não intervenha para libertar o seu Filho desta prova terrível? É importante compreender que a oração de Jesus não é o grito de um desesperado, que se sente abandonado. Mas, ao rezar um salmo de Israel - as palavras referidas são o início do salmo 22, Jesus toma sobre Si o sofrimento do seu povo e de todos os homens oprimidos pelo mal e leva-o até ao próprio coração de Deus, seguro de que o seu grito será atendido na ressurreição. Enfim Jesus vive o seu sofrimento em comunhão connosco e por nós; é um sofrimento que brota do amor e, por isso, já contém em si a redenção, a vitória do amor.
Saúdo os fiéis da arquidiocese de Porto Alegre e restantes peregrinos de língua portuguesa. Sede bem-vindos! Com a sua ressurreição, Cristo abriu a estrada para além da morte; temos a estrada desimpedida até ao Céu. Que nada vos impeça de viver e crescer na amizade do Pai celeste, e testemunhar a todos a sua bondade e misericórdia! Sobre vós e vossas famílias, desça a sua Bênção generosa."
Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...