sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sexta Feira II Semana do Tempo Comum




Laudes

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.

Hino

Deus, que criastes a luz,
sois luz do céu radiosa.
O firmamento estendestes
com vossa mão poderosa.

A aurora esconde as estrelas,
e o seu clarão vos bendiz.
A brisa espalha o orvalho,
a terra acorda feliz.

A noite escura se afasta,
as trevas fogem da luz.
A estrela d’alva fulgura,
sinal de Cristo Jesus.

Ó Deus, sois dia dos dias,
sois luz da luz, na Unidade,
num só poder sobre os seres,
numa só glória, Trindade.

Perante vós, Salvador,
a nossa fronte inclinamos.
A vós, ao Pai e ao Espírito
louvor eterno cantamos.

Salmodia

Ant. 1 Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

Salmo 50(51)

Tende piedade, ó meu Deus!
Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24).

–3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor,purificai-me!
–4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!

–5 Eu reconheço toda a minha iniqüidade, *
o meu pecado está sempre à minha frente.
–6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! –

– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, *
e quanto é reto o julgamento que fazeis.
–7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade *
e pecador já minha mãe me concebeu.

–8 Mas vós amais os corações que são sinceros, *
na intimidade me ensinais sabedoria.
–9 Aspergi-me e serei puro do pecado, *
e mais branco do que a neve ficarei.

–10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *
e exultarão estes meus ossos que esmagastes.
–11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados *
e apagai todas as minhas transgressões!

–12 Criai em mim um coração que seja puro, *
dai-me de novo um espírito decidido.
–13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

–14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo *
e confirmai-me com espírito generoso!
–15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *
e para vós se voltarão os transviados.

–16 Da morte como pena, libertai-me, *
e minha língua exaltará vossa justiça!
–17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *
e minha boca anunciará vosso louvor!

–18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
–19 Meu sacrifício é minha alma penitente, *
não desprezeis um coração arrependido!

–20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, *
reconstruí Jerusalém e os seus muros!
–21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *
os holocaustos e oblações em vosso altar!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido.

Ant. 2 Ó Senhor, mesmo na cólera, lembrai-vos
de ter misericórdia.

Cântico Hab 3,2-4.13a.15-19

Deus há de vir para julgar
Erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima (Lc 21,28).

–2 Eu ouvi vossa mensagem, ó Senhor, *
e enchi-me de temor.
– Manifestai a vossa obra pelos tempos *
e tornai-a conhecida.

– Ó Senhor, mesmo na cólera, lembrai-vos *
de ter misericórdia!
–3 Deus virá lá das montanhas de Temã, *
e o Santo, de Farã.

– O céu se enche com a sua majestade, *
e a terra, com sua glória.
–4 Seu esplendor é fulgurante como o sol, *
saem raios de suas mãos.

– Nelas se oculta o seu poder como num véu, *
seu poder vitorioso.
–13 Para salvar o vosso povo vós saístes, *
para salvar o vosso Ungido.

–15 E lançastes pelo mar vossos cavalos *
no turbilhão das grandes águas.
–16 Ao ouvi-lo estremeceram-me as entranhas *
e tremeram os meus lábios.

– A cárie penetrou-me até os ossos, *
e meus passos vacilaram.
– Confiante espero o dia da aflição, *
que virá contra o opressor.

–17 Ainda que a figueira não floresça *
nem a vinha dê seus frutos,
– a oliveira não dê mais o seu azeite, *
nem os campos, a comida;

– mesmo que faltem as ovelhas nos apriscos *
e o gado nos curais:
–18 mesmo assim eu me alegro no Senhor, *
exulto em Deus, meu Salvador!

–19 O meu Deus e meu Senhor é minha força *
e me faz ágil como a corça;
– para as alturas me conduz com segurança *
ao cântico de salmos.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ó Senhor, mesmo na cólera, lembrai-vos
de ter misericórdia.

Ant. 3 Glorifica o Senhor, Jerusalém;
ó Sião, canta louvores ao teu Deus! †

Salmo 147(147 B)

Restauração de Jerusalém
Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro! (Ap 21,9).

–12 Glorifica o Senhor, Jerusalém! *
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!

–13 † Pois reforçou com segurança as tuas portas, *
e os teus filhos em teu seio abençoou;
–14 a paz em teus limites garantiu *
e te dá como alimento a flor do trigo.

–15 Ele envia suas ordens para a terra, *
e a palavra que ele diz corre veloz;
–16 ele faz cair a neve como lã *
e espalha a geada como cinza. –

–17 Como de pão lança as migalhas do granizo, *
a seu frio as águas ficam congeladas.
–18 Ele envia sua palavra e as derrete, *
sopra o vento e de novo as águas correm.

–19 Anuncia a Jacó sua palavra, *
seus preceitos e suas leis a Israel.
–20 Nenhum povo recebeu tanto carinho, *
a nenhum outro revelou os seus preceitos.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Glorifica o Senhor, Jerusalém;
ó Sião, canta louvores ao teu Deus!

Leitura breve Ef 2,13-16

Agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de
Cristo. Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele
destruiu o muro de separação: a inimizade. Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos.
Ele quis, as sim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a
paz. Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu
em si mesmo a inimizade.

Responsório breve

R. Lanço um grito ao Senhor, Deus Altíssimo,
* Este Deus que me dá todo bem. R. Lanço um grito.
V. Que me envie do céu sua ajuda! * Este Deus.
Glória ao Pai. R. Lanço um grito.

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant. Pelo amor do coração de nosso Deus,
o Sol nascente nos veio visitar.

O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
que a seu povo visitou e libertou;

–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,

–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança

–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

–78 pelo amor do coração de nosso Deus, *
Sol nascente que nos veio visitar

–79 lá do alto como luz resplandecente *
a iluminar a quantos jazem entre as trevas

= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-nos no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Pelo amor do coração de nosso Deus,
o Sol nascente nos veio visitar.

Preces

Adoremos a Jesus Cristo que, derramando seu sangue no sacrifício da cruz, ofereceu-se ao Pai
pelo Espírito Santo, a fim de purificar nossa consciência das obras mortas do pecado; e digamos
de coração sincero:

R. Em vossas mãos, Senhor, está a nossa paz!

Vós, que nos destes, em vossa bondade, o começo deste novo dia,
– dai-nos também a graça de começarmos a viver uma vida nova.R.

Vós, que tudo criastes com vosso poder, e tudo conservais com a vossa providência,
– ajudai-nos a descobrir a vossa presença em todas as criaturas.R.

Vós, que, pelo sangue derramado na cruz, selastes conosco uma nova e eterna aliança,
– fazei que, obedecendo sempre aos vossos mandamentos, permaneçamos fiéis a esta mesma
aliança. R.

Vós, que, pregado na cruz, deixastes correr do vosso lado aberto sangue e água,
– por meio desta fonte de vida, lavai-nos de todo pecado e dai alegria à cidade de Deus. R.

(intenções livres)

Pai nosso.

Oração

Recebei, ó Deus todo-poderoso, o louvor desta manhã; e concedei que no céu, unidos a vossos
santos, cantemos eternamente com maior entusiasmo a vossa grande glória. Por nosso Senhor
Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.


Hora Média

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


Hino

Vós que sois o Imutável,
Deus fiel, Senhor da História,
nasce e more a luz do dia,
revelando a vossa glória.

Seja a tarde luminosa
numa vida permanente.
E da santa morte o prêmio
nos dê glória eternamente.

Escutai-nos, ó Pai Santo,
pelo Cristo, nosso irmão,
que convosco e o Espírito
vive em plena comunhão.

Salmodia
-- salmodia complementar --

Ant. 1 Vosso amor seja um consolo para mim,
conforme a vosso servo prometestes.

Salmo 118(119),73-80

X (Iod)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita atua vontade! (Mt
26,42).

–73 Vossas mãos me modelaram, me fizeram, *
fazei-me sábio e aprenderei a vossa lei!
–74 Vossos fiéis hão de me ver com alegria, *
pois nas palavras que dissestes esperei.

–75 Sei que os vossos julgamentos são corretos, *
e com justiça me provastes, ó Senhor!
–76 Vosso amor seja um consolo para mim, *
conforme a vosso servo prometestes.

–77 Venha a mim o vosso amor e viverei, *
porque tenho em vossa lei o meu prazer!
–78 Humilhação para os soberbos que me oprimem! *
Eu, porém, meditarei vossos preceitos.

–79 Que se voltem para mim os que vos temem *
e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança!
–80 Meu coração seja perfeito em vossa lei, *
e não serei, de modo algum, envergonhado!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Vosso amor seja um consolo para mim,
conforme a vosso servo prometestes.

Ant. 2 Protegei-me, ó meu Deus,
contra os meus perseguidores!

Salmo 58(59),2-5.10-11.17-18

Oração do justo perseguido
Estas palavras ensinam a todos o amor filial do Salvador para com seu Pai (Eusébio de
Cesaréia).

–2 Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, *
e protegei-me contra os meus perseguidores!
–3 Libertai-me dos obreiros da maldade, *
defendei-me desses homens sanguinários!

–4 Eis que ficam espreitando a minha vida, *
poderosos armam tramas contra mim.
=5 Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime; †
eles investem contra mim sem eu ter culpa: *
despertai e vinde logo ao meu encontro!

=10 Minha força, é a vós que me dirijo, †
porque sois o meu refúgio e proteção, *
11 Deus clemente e compassivo, meu amor!
– Deus virá com seu amor ao meu encontro, *
e hei de ver meus inimigos humilhados.

–17 Eu, então, hei de cantar vosso poder, *
e de manhã celebrarei vossa bondade,
– porque fostes para mim o meu abrigo, *
o meu refúgio no dia da aflição.

=18 Minha força, cantarei vossos louvores, †
porque sois o meu refúgio e proteção, *
Deus clemente e compassivo, meu amor!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Protegei-me, ó meu Deus,
contra os meus perseguidores!

Ant. 3 Feliz o homem que por Deus é corrigido;
se ele fere, também cuida da ferida.

Salmo 59(60)

Oração depois de uma derrota
No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem!Eu venci o mundo! (Jo 16,33).

=3 Rejeitastes, ó Deus, vosso povo †
e arrasastes as nossas fileiras; *
vós estáveis irado: voltai-vos!
–4 Abalastes, partistes a terra, *
reparai suas brechas, pois treme.

–5 Duramente provastes o povo, *
e um vinho atordoante nos destes.
–6 Aos fiéis um sinal indicastes, *
e os pusestes a salvo das flechas.
–7 Sejam livres os vossos amados, *
vossa mão nos ajude: ouvi-nos!

=8 Deus falou em seu santo lugar: †
'Exultarei, repartindo Siquém, *
e o vale em Sucot medirei.
=9 Galaad, Manassés me pertencem, †
Efraim é o meu capacete, *
e Judá, o meu cetro real.

=10 É Moab minha bacia de banho, †
sobre Edom eu porei meu calçado, *
vencerei a nação Filistéia!'

–11 Quem me leva à cidade segura, *
e a Edom quem me vai conduzir,
–12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo *
e não mais conduzis nossas tropas?

– Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; *
nada vale o socorro dos homens!
–13 Mas com Deus nós faremos proezas, *
e ele vai esmagar o opressor.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Feliz o homem que por Deus é corrigido;
se ele fere, também cuida da ferida.

Leitura breve Sb 1,13-15

Deus não fez a morte, nem tem prazer com a destruição dos vivos. Ele criou todas as coisas
para existirem, e as criaturas do mundo são saudáveis: nelas não há nenhum veneno de morte,
nem é a morte que reina sobre a terra: pois a justiça é imortal.

V. O Senhor libertou minha vida da morte.
R. Andarei diante dele na terra dos vivos.

Oração

Senhor Jesus Cristo, que fizestes o ladrão arrependido passar da cruz ao vosso Reino, aceitai a
humilde confissão de nossas culpas e fazei que, no instante da morte, entremos com alegria no
paraíso. Vós, que viveis e reinais para sempre.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.
R. Demos graças a Deus.
COMPLETAS

SEXTA-FEIRA

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

Hino

Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, posam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.

Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.

Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.

Salmodia

Ant. De dia e de noite eu clamo por vós.

Salmo 87(88)

Prece de um homem gravemente enfermo
Mas esta é a hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53).

–2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, *
e de noite se eleva até vós meu gemido.
–3 Chegue a minha oração até a vossa presença, *
inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

–4 Saturada de males se encontra a minh’alma, *
minha vida chegou junto às portas da morte.
–5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, *
toda gente me vê como um caso perdido!

–6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, *
como um homem caído que jaz no sepulcro,
– de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre *
e excluiu por completo da sua atenção.

–7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, *
nos locais tenebrosos da sombra da morte.
–8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, *
vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

–9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, *
para eles tornei-me objeto de horror.
– Eu estou aqui preso e não posso sair, *
10 e meus olhos se gastam de tanta aflição. –

– Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, *
minhas mãos para vós se levantam em prece.
–11 Para os mortos, acaso, faríeis milagres? *
poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?

–12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor *
e proclame entre os mortos a vossa verdade?
–13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, *
vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

–14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, *
minha prece se eleva até vós desde a aurora.
–15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? *
E por que escondeis vossa face de mim?

–16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, *
esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror.
–17 Vossa ira violenta caiu sobre mim *
e o vosso pavor reduziu-me a um nada!

–18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, *
todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam.
–19 Afastastes de mim os parentes e amigos, *
e por meus familiares só tenho as trevas!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. De dia e de noite eu clamo por vós.

Leitura breve Cf. Jr 14,9

Tu, Senhor, estás no meio de nós, e teu nome foi invocado sobre nós; não nos abandones,
Senhor nosso Deus.

Responsório breve

R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R.Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.

Cântico evangélico, ant.

Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Cântico de Simeão Lc 2,29-32

Cristo, luz das nações e glória de seu povo

–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.

–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:

–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Oração

Concedei-nos, Senhor, de tal modo unir-nos ao vosso Filho morto e sepultado, que mereçamos
ressurgir com ele para uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.

O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila
e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.

Antífona final de Nossa Senhora

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida doçura, esperança nossa, Salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva,
a vós suspiramos gemendo e chorando
neste vale de lágrimas!
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre!
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...