domingo, 15 de janeiro de 2012

O Papa no Angelus: “os migrantes destinatários e protagonistas do anuncio do Evangelho no mundo contemporâneo”




Antes da recitação do Angelus com os milhares de pessoas congregadas ao meio dia na Praça de S. Pedro, Bento XVI comentou as leituras bíblicas deste segundo domingo do tempo comum onde emerge o tema da vocação: no Evangelho é a chamada dos primeiros discípulos da parte de Jesus. Neste contexto o Papa quis sublinhar o papel decisivo do guia espiritual no caminho da fé e em particular na resposta á vocação de especial consagração para o serviço de Deus e do seu povo. Já a própria fé cristã por si mesma pressupõe o anuncio e o testemunho: de facto – salientou Bento XVI – consiste na adesão á boa noticia que Jesus de Nazaré morreu e ressuscitou, que é Deus. E assim também a chamada a seguir Jesus mais de perto, renunciando a constituir uma própria família para se dedicar á grande família da Igreja, passa normalmente através do testemunho e da proposta de um “irmão mais velho”, geralmente um padre. Isto sem esquecer o papel fundamental dos pais que com a sua fé genuína e alegre e o seu amor conjugal mostram aos filhos que é lindo e é possível construir inteiramente a sua vida apoiando-se no amor de Deus.
A concluir o Papa convidou a rezar á Virgem Maria por todos os educadores, especialmente os padres e os pais, para que tenham plena consciência da importancia do seu papel espiritual para favorecer nos jovens, além do crescimento humano, a resposta á chamada de Deus, a dizer: falai Senhor, o Vossos servo escuta.
Depois da recitação do Angelus o Papa recordou que neste domingo se celebra o dia mundial do migrante e do refugiado; milhões de pessoas estão envolvidas no fenómeno das migrações mas elas não são números salientou o Papa que acrescentou:
Na minha mensagem para este dia chamei a atenção para o tema” migrações e nova evangelização, sublinhando que os migrantes não são apenas destinatários, mas também protagonistas do anuncio do Evangelho no mundo contemporâneo.
Neste contexto Bento XVI quis dirigir uma saudação cordial aos representantes das comunidades migrantes de Roma, presentes neste domingo na Praça de S. Pedro.
O Papa recordou também que de 18 a 25 deste mês decorre a semana de oração pela unidade dos cristãos.
“Convido todos, a nível pessoal e comunitário, a unirem-se espiritualmente e onde for possível, também praticamente, para invocar de Deus o dom da plena unidade entre os discípulos de Cristo.

Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...