sábado, 14 de janeiro de 2012

A justiça é espezinhada quando predominam os critérios da utilidade, do lucro e do ter: Papa ao Inspectorado de Segurança Publica junto do Vaticano




A presença da Santa Sé constitui uma riqueza e um motivo de orgulho para a cidade de Roma e para a Itália inteira: sublinhou Bento XVI recebendo em audiência no Palácio Apostólico os dirigentes e os agentes do Inspectorado de Segurança Publica junto do Vaticano.
A tutela da ordem publica, sobretudo numa área tão frequentada por turistas e peregrinos de todas as partes do mundo não é uma tarefa simples, disse o Papa agradecendo ao pessoal do Inspectorado pelo precioso e delicado trabalho que desenvolvem quotidianamente . De facto – prosseguiu – a Sede de Pedro constitui o centro da cristandade, e os católicos do mundo desejam vir, pelo menos uma vez na vida, rezar junto do tumulo dos apóstolos.
Prosseguindo o seu discurso e recordando a mensagem para o dia mundial da paz de 2012, Bento XVI salientou que a justiça não é uma simples convenção humana; quando em nome de uma presumida justiça, dominam os critérios da utilidade, do lucro e do ter, pode-se também espezinhar o valor e a dignidade da pessoa humana.
Depois de ter recordado que também o ano passado ficou marcado por episódios de violência e de intolerância e que, frequentemente, em varias partes do mundo, objecto de represálias e de atentados foram precisamente os cristãos que pagaram também com a própria vida a sua pertença a Cristo e á Igreja, e referindo-se ao facto de ter dedicado a mensagem para o dia mundial da paz á necessidade de educar os jovens á justiça e á paz, explicou que estas duas palavras são muito usadas no nosso tempo, mas muitas vezes de maneira equivoca.
E depois de ter esclarecido acerca do verdadeiro significado da justiça observou que da mesma maneira a paz não é a simples ausência de guerra ou o resultado da simples acção dos homens para a evitar; ela é antes de mais um dom de Deus que deve ser pedido com fé e que em Cristo encontra o caminho para a alcançar.
“A verdadeira paz é uma obra que se deve construir diariamente com o contributo, solidariedade, fraternidade e colaboração de cada um. Ela – acrescentou o Papa – está profundamente ligada á justiça - animada pela verdade na caridade que os homens são capazes de realizar a partir do contexto onde vivem habitualmente: a família, o trabalho, as relações de amizade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...