sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Eu e o Outro



Em uma sociedade moderna, a luta pela sobrevivência transformou o homem em um ser egoísta, solitário, indiferente e ocupado demais. Preocupar-se com o próximo é uma tarefa delegada para ocasiões muito especiais ou para um grupo que se dispõe a isso.
O cidadão comum tem problemas cotidianos demais - ou pelo menos, julga ter problemas - e todos os dias, passa o tempo resolvendo dificuldades e desafios domésticos e de trabalho, que não sobra tempo para se preocupar com o próximo. Quando muito, oferece uma esmola, o que, momentaneamente, acalma sua consciência. Ou senão, chega a praticar atos de caridade, mas de forma a defender apenas o próprio interesse, seja porque quer aparecer ou parecer bom para outras pessoas, seja porque espera receber algo em troca.
Devemos agir de maneira contrária, praticar a solidariedade de forma sincera e discreta, de maneira a transformar nosso comportamento de pessoas egoístas, avarentas, ganaciosas, traiçoeiras, frias e cruéis num comportamento de natureza cristã: amável e amiga, sem fazer acepção de pessoas. Assim seremos mais humanos e mais perto do Divino chegaremos, pois Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, e como Ele é bom, sejamos nós também.
Devemos agir com amor e ser gentis com todos, pois quando sentimos verdadeira compaixão pelo próximo e nos colocamos no lugar das pessoas sofredoras passamos a lutar para melhorar a situação delas. Agindo assim, estamos vivenciando a Palavra de Deus, e o Senhor que tudo vê nos recompensará segundo a sinceridade dos nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...