quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Congregação para a Doutrina da Fé anuncia Nota com indicações pastorais para Ano da Fé




A Congregação para a Doutrina da Fé publicará no próximo sábado uma Nota com indicações pastorais para a celebração do Ano da Fé, que decorrerá a partir de 11 de Outubro de 2012 (quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II) concluindo-se a 24 de Novembro de 2013, domingo de Cristo Rei.
Num comunicado hoje divulgado, a Congregação para a Doutrina da Fé antecipa as linhas fundamentais da Nota a publicar, que propõe, como dizíamos, indicações pastorais para a celebração deste Ano da Fé, a quatro níveis: - Igreja universal; - Conferências Episcopais; - Dioceses; e – Paróquias, comunidades, Associações, Movimentos.

A nível da Igreja universal, para além da solene celebração da abertura e outros acontecimentos em que participará o Santo Padre (Assembleia do Sínodo dos Bispos em Outubro próximo, JMJ de 2013 no Rio de Janeiro), sugere-se que se promovam iniciativas ecuménicas para invocar e favorecer o restabelecimento da unidade entre todos os cristãos e celebrações ecuménicas em que se reafirme conjuntamente a fé em Cristo de todos os batizados.
Ás Conferências Episcopais pede-se que cuidem da qualidade da formação catequística eclesial e promovem uma verificação dos catecismos locais para que se conformem plenamente ao Catecismo da Igreja Católica. Fazem-se também votos para que se usem as linguagens da comunicação e da arte – transmissões radiofónicas, filmes, publicações – sobre o tema da fé e seus conteúdos.
A nível diocesano, observa-se que há que considerar o Ano da Fé como ocasião de diálogo criativo entre a fé e a razão, através de Simpósios, Encontros e jornadas de estudo, nomeadamente nas Universidades Católicas. Será também um tempo propício para celebrações penitenciais em que se tome em especial consideração os pecados contra a fé.
Quanto às paróquias, comunidades, associações e movimentos, a proposta fundamental é a celebração da fé na liturgia, em especial na Eucaristia

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização constituirá uma Secretaria para o Ano da Fé, visando coordenar as várias iniciativas promovidas pelos diferentes Dicastérios Santa Sé e todo o tipo de acontecimentos de relevo nível da Igreja universal.

Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...