terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Terça Feira II Semana do Advento




LAUDES
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.

Hino
Em meio à treva escura,
ressoa clara voz.
Os sonhos maus se afastem,
refulja o Cristo em nós.
Despertem os que dormem
feridos de pecado.
Um novo sol já brilha,
o mal vai ser tirado.
Do céu desce o Cordeiro
Que traz a salvação.
Choremos e imploremos
Das culpas o perdão.
E ao vir julgar o mundo
No dia do terror,
Não puna tantas culpas,
Mas venha com amor.
Ao Pai e ao seu Filho
poder e majestade,
e glória ao Santo Espírito
por toda a eternidade.



Salmo (42.43)
Saudades do templo
Eu vim ao mundo como luz (Jo 12,46).

Ant.1. Enviai, Senhor, vossa luz, vossa verdade!

- Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me
contra a gente impiedosa;
- do homem perverso e mentiroso
libertai-me, ó Senhor!
- Sois vós o meu Deus e meu refúgio:
por que me afastais?
- Por que ando tão triste e abatido
pela opressão do inimigo?
- Enviai vossa luz; vossa verdade:
elas serão, o meu guia;
- que me levem ao vosso Monte santo,
até a vossa morada!
- Então irei aos altares do Senhor,
Deus da minha alegria.
- Vosso louvor cantarei, ao som da harpa,
meu Senhor e meu Deus!
- Por que to entristeces, minh´alma,
a gemer no meu peito?
- Espera em Deus! Louvarei novamente
o meu Deus Salvador!
Ant. Enviai, Senhor, vossa luz, vossa verdade!



Cântico Is 38,10-14.17-20
Angústia de um agonizante e alegria da cura
Eu sou aquele que vive. Estive morto... Eu tenho a chave da morte (Ap 1,18).

Ant.2 Salvai-nos, ó Senhor, todos os dias!

- Eu dizia: "É necessário que eu me vá
no apogeu de minha vida e de meus dias;
- para a mansão triste dos mortos descerei,
sem viver o que me resta dos meus anos".

= Eu dizia: "Não verei o Senhor Deus
sobre a terra dos viventes nunca mais;
nunca mais verei um homem neste mundo!"

- Minha morada foi à força arrebatada;
desarmada como a tenda de um pastor.
- Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida,
mas agora foi cortada a sua trama.
- Vou me acabando de manhã até à tarde,
passo a noite a gemer até a aurora.
- Como um leão que me tritura os ossos todos,
assim eu vou me consumindo dia e noite.
- O meu grito é semelhante ao da andorinha,
o meu gemido se parece ao da rolinha.
- Os meus olhos já se cansam de elevar-se,
de pedir-vos: "Socorrei-me, Senhor Deus!"

- Mas vós livrastes minha vida do sepulcro,
e lançastes para trás os meus pecados.
- Pois a mansão triste dos mortos não vos louva,
nem a morte poderá agradecer-vos;

- para quem desce à sepultura é terminada
a esperança em vosso amor sempre fiel.
- Só os vivos é que podem vos louvar,
como hoje eu vos louvo agradecido.

- O pai há de contar para seus filhos
vossa verdade e vosso amor sempre fiel.
= Senhor, salvai-me! Vinde logo em meu auxílio,
e a vida inteira cantaremos nossos salmos,
agradecendo ao Senhor em sua casa.

Ant. Salvai-nos, ó Senhor, todos os dias!

Salmo 64(65)
Solene ação de graças
Sião significa a cidade celeste (Orígenes).

Ant.3 Ó Senhor, convém cantar vosso louvor com um hino em Sião!

- Ó Senhor, convém cantar vosso louvor
com um hino em Sião!
- E cumprir os nossos votos e promessas,
pois ouvis a oração.
- Toda carne há de voltar para o Senhor,
por causa dos pecados.
- E por mais que nossas culpas nos oprimam,
perdoais as nossas faltas.

- É feliz quem escolheis e convidais
para morar em vossos átrios!
- Saciamo-nos dos bens de vossa casa
e do vosso templo santo.

- Vossa bondade nos responde com prodígios,
nosso Deus e Salvador!
- Sois a esperança dos confins de toda a terra
e dos mares mais distantes.

- As montanhas sustentais com vossa força:
estais vestido de poder.
- Acalmais o mar bravio e as ondas fortes
e o tumulto das nações.

- Os habitantes mais longínquos se admiram
com as vossas maravilhas.
- Os extremos do nascente e do poente inundais de alegria.

- Visitais a nossa terra com as chuvas,
e transborda de fartura.
- Rios de Deus que vêm do céu derramam águas,
e preparais o nosso trigo.

- É assim que preparais a nossa terra:
vós a regais e aplainais,
- os seus sulcos com a chuva amoleceis
e abençoais as sementeiras.

- O ano todo coroais com vossos dons,
os vossos passos são fecundos;
- transborda a fartura onde passais,
brotam pastos no deserto.

- As colinas se enfeitam de alegria,
e os campos, de rebanhos;
- nossos vales se revestem de trigais:
tudo canta de alegria!

Ant. Ó Senhor, convém cantar vosso louvor com um hino em Sião!

Leitura breve Gn 49,10
O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre os seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos.

Responsório breve
R. Que o universo rejubile e dê gritos de alegria:
* Pois o Senhor há de chegar. R. Que o universo.
V. Justiça e paz se abraçarão:
* Pois o Senhor. Glória ao Pai. R. Que o universo.

Cântico evangélico (Benedictus)
Lc 1,68-79

Ant. Exulta de alegria, ó filha de Sião, porque eu, o Senhor, vou morar em teu meio.

O Messias e seu precursor
- Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou;
- e fez surgir um poderoso Salvador
na casa de Davi, seu servidor,
- como falara pela boca de seus santos,
os profetas desde os tempos mais antigos,
- para salvar-nos do poder dos inimigos
e da mão de todos quantos nos odeiam.
- Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
recordando a sua santa Aliança
- e o juramento a Abraão, o nosso pai,
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a, ele nós sirvamos sem temor
em santidade e em justiça diante dele
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
- anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados,
- pela bondade, e compaixão de nosso Deus,
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
- para iluminar a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
- e para dirigir os nossos passos,
guiando-os no caminho da paz.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Ant. Exulta de alegria, ó filha de Sião, porque eu, o Senhor, vou morar em teu meio.

Preces
Oremos, irmãos caríssimos, ao Cristo Senhor, luz que ilumina todo homem; e aclamemos com alegria:
R. Vinde, Senhor Jesus!

Dissipai, Senhor, as nossas trevas com a luz da vossa presença,
e tornai-nos dignos de receber os vossos dons. R.

Salvai-nos, Senhor nosso Deus,
- e bendiremos todo o dia o vosso santo nome. R.

Inflamai nossos corações para que tenham ardente sede de vós,
- e com todo o desejo busquem a união convosco. R.

Vós, que assumistes todas as nossas enfermidades, exceto o pecado,
- socorrei hoje os enfermos e agonizantes. R.



(intenções livres)

Pai nosso...

Oração
Ó Deus, que manifestastes o vosso Salvador até os confins da terra, daí-nos esperar com alegria a glória do seu natal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora
Não havendo presbítero ou diácono e na recitação individual:
V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna.
R. Amém.

Se um presbítero ou diácono preside o Ofício:
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
R. Amém.
V. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
R. Graças a Deus

VÉSPERAS
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia

Hino
Eterna luz dos homens,
dos astros Criador,
ouvi as nossas preces,
de todos Redentor.
Ao ver compadecido
do mundo a perdição,
em vosso amor viestes
trazer-lhe a salvação.
Se sombra do pecado
a tudo escurecia,
Esposo, vós saístes
do seio de Maria.
Ao simples ecoar
do vosso nome eterno,
joelhos vão dobrando
o céu, a terra, o inferno.
Um dia voltareis,
Juiz e Rei de tudo.
Oh daí-nos hoje a graça,
na tentação escudo.
Ao Pai e ao Filho glória,
ao Espírito também,
louvor, honra e vitória,
Agora e sempre. Amém

Salmo 48(49)
A ilusão das riquezas
Dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus (Mt 19,23).

Ant.1. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

- Ouvi isto, povos todos do universo,
muita atenção, ó habitantes deste mundo;
- poderosos e humildes, escutai-me,
ricos e pobres, todos juntos, sede atentos!
- Minha boca vai dizer palavras sábias,
que meditei no coração profundamente;
- e inclinando meus ouvidos às parábolas,
decifrarei ao som da harpa o meu enigma:
- Por que temer os dias maus e infelizes,
quando a malícia dos perversos me circunda?
- Por que temer os que confiam nas riquezas
e se gloriam na abundância de seus bens?
- Ninguém se livra de sua morte por dinheiro
nem a Deus pode pagar o seu resgate.
- A isenção da própria morte não tem preço;
não há riqueza que a possa adquirir,
- nem dar ao homem uma vida sem limites
e garantir-lhe e uma existência imortal.
= Morrem os sábios e os ricos igualmente;
morrem os loucos a também os insensatos,
e deixam tudo o que possuem aos estranhos;
= os seus sepulcros serão sempre as suas casas,
suas moradas através das gerações,
mesmo se deram o seu nome a muitas terras.
- Não dura muito o homem rico e poderoso;
é semelhante ao gado gordo que se abate.

Ant. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Ant.2 Ajuntai vosso tesouro no céu, diz o Senhor.
II
- Este é o fim do que espera estultamente,
o fim daqueles que se alegram com sua sorte;
- são um rebanho recolhido ao cemitério,
e a própria morte é o pastor que os apascenta;
são empurrados e deslizam para o abismo.
- Logo seu corpo e seu semblante se desfazem,
e entre os mortos fixarão sua morada.
- Deus, porém, me salvara das mãos da morte
e junto a si me tomará em suas mãos
- Não te inquietes, quando um homem fica rico
e aumenta a opulência de sua casa;
- pois ao morrer não levará nada consigo,
nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.
- Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo:
"Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!
- Mas vai-se ele para junto de seus pais,
que nunca mais e nunca mais verão a luz!
- Não dura muito o homem rico e poderoso:
é semelhante ao gado gordo que se abate.

Ant. Ajuntai vosso tesouro no céu, diz o Senhor.

Cântico Ap 4,11;5,9.10.12
Hino dos remidos

Ant.3 Toda glória ao Cordeiro imolado! Toda honra e poder para sempre!

- Vós sois digno, Senhor nosso Deus,
de receber honra, glória e poder!
(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!)
= Porque todas as coisas criastes,
é por vossa vontade que existem
e subsistem porque vós mandais. (R)
= Vós sois digno, Senhor nosso Deus,
de o livro nas mãos receber
e de abrir suas folhas lacradas! (R)
- Porque fostes por nós imolado;
para Deus nos remiu vosso sangue
- dentre todas as tribos e línguas,
dentre os povos da terra e nações. (R)
= Pois fizestes de nós, para Deus,
sacerdotes e povo de reis,
e iremos reinar sobre a terra. (R)
= O Cordeiro imolado é digno
de receber honra, glória e poder,
sabedoria, louvor, divindade!

Ant. Toda glória ao Cordeiro imolado! Toda honra e poder para sempre!

Leitura breve 1Cor 1,7b-9
Aguardamos a revelação do Sehor nosso, Jesus Cristo. É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu filho.

Responsório breve
R. Nossa alma espera no Senhor,
* Nele se alegra o nosso coração. R. Nossa alma.
V. Está perto a salvação dos que o respeitam.
* Nele se alegra. Glória ao Pai. R. Nossa alma.

Cântico evangélico (Magnificat)
Lc 1,46-55
Ant. No deserto ressoa uma voz: preparai o caminho do Senhor, aplainai as estradas de Deus.

A alegria da alma no Senhor
- A minh´alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
- pois, ele viu a pequenez de sua serva,
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
- O Poderoso fez por mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
- Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
- Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
- Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
- De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
- Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
- como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. No deserto ressoa uma voz: preparai o caminho do Senhor, aplainai as estradas de Deus.

Preces
Invoquemos, irmãos diletos, a Cristo nosso Senhor e Redentor, que virá em sua glória nos últimos tempos; e peçamos com alegria:
R. Vinde, Senhor Jesus!
Senhor e Redentor do gênero humano, que, nascendo segundo a carne, viestes nos libertar do julgo da lei,
- multiplicai em nós os benefícios da vossa bondade. R.

Vós, que tomastes da nossa natureza o que podia unir-se à vossa divindade,
- fortalecei a fragilidade humana com os dons da natureza divina. R.

Cumulai nossos desejos com a manifestação da vossa presença,
- e acendei em nossos corações o fogo do vosso amor. R.

Concedei que se alegrem um dia convosco na glória,
- os que neste mundo vos invocam na sinceridade da fé. R.
(intenções livres)
Derramai sobre as almas de todos os fiéis defuntos,
- as riquezas da vossa infinita misericórdia. R.

Pai Nosso...

Oração
Ó Deus, que manifestastes o vosso Salvador até os confins da terra, dai-nos esperar com alegria a glória do seu natal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
Não havendo presbítero ou diácono e na recitação individual:
V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna.
R. Amém.

Se um presbítero ou diácono preside o Ofício:
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
R. Amém.
V. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
R. Graças a Deus

Completas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

Hino
Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.

Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.

Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.

Salmodia

Ant. Não escondais vossa face de mim,
porque em vós coloquei a esperança!

Salmo 142(143),1-11

Prece na aflição Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16).

–1 Ó Senhor, escutai minha prece, *
ó meu Deus, atendei minha súplica!
– Respondei-me, ó vós, Deus fiel, *
escutai-me por vossa justiça! –

=2 Não chameis vosso servo a juízo, †
pois diante da vossa presença *
não é justo nenhum dos viventes.

–3 O inimigo persegue a minha alma, *
ele esmaga no chão minha vida
– e me faz habitante das trevas, *
como aqueles que há muito morreram.
–4 Já em mim o alento se extingue, *
o coração se comprime em meu peito!

=5 Eu me lembro dos dias de outrora †
e repasso as vossas ações, *
recordando os vossos prodígios.
=6 Para vós minhas mãos eu estendo; †
minha alma tem sede de vós, *
como a terra sedenta e sem água.

–7 Escutai-me depressa, Senhor, *
o espírito em mim desfalece!
= Não escondais vossa face de mim! †
Se o fizerdes, já posso contar-me *
entre aqueles que descem à cova!

–8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, *
porque em vós coloquei a esperança!
– Indicai-me o caminho a seguir, *
pois a vós eu elevo a minha alma!
–9 Libertai-me dos meus inimigos, *
porque sois meu refúgio, Senhor!

–10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, *
porque sois o meu Deus e Senhor!
– Vosso Espírito bom me dirija *
e me guie por terra bem plana!

–11 Por vosso nome e por vosso amor *
conservai, renovai minha vida!
– Pela vossa justiça e clemência, *
arrancai a minha alma da angústia!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Não escondais vossa face de mim,
porque em vós coloquei a esperança!

Leitura breve 1Pd 5,8-9a

Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé.

Responsório breve

R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R. Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.

Cântico evangélico

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Cântico de Simeão Lc 2,29-32

Cristo, luz das nações e glória de seu povo
–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.

–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:

–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Oração

Iluminai, Senhor, esta noite e fazei-nos dormir tranquilamente, para que em vosso nome nos levantemos alegres ao clarear do novo dia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.

Antífona final de Nossa Senhora
A vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...