sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sexta Feira I Semana do Advento




LAUDES
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.



Hino
Em meio à treva escura,
ressoa clara voz.
Os sonhos maus se afastem,
refulja o Cristo em nós.
Despertem os que dormem
feridos de pecado.
Um novo sol já brilha,
o mal vai ser tirado.
Do céu desce o Cordeiro
Que traz a salvação.
Choremos e imploremos
Das culpas o perdão.
E ao vir julgar o mundo
No dia do terror,
Não puna tantas culpas,
Mas venha com amor.
Ao Pai e ao seu Filho
poder e majestade,
e glória ao Santo Espírito
por toda a eternidade.

Salmo 50(51)
Tende piedade, ó meu Deus!
Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24).

Ant.1. Aceitareis o verdadeiro sacrifício no altar do coração arrependido.

_ Tende piedade, ó meu Deus misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
_ Lavai-me todo inteiro do pecado,
e apagai completamente a minha culpa!
_ Eu reconheço toda a minha iniqüidade,
o meu pecado está sempre à minha frente.
_ Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,
e pratiquei o que é mau, aos vossos olhos!
_ Mostrais assim quanto sois justo na sentença,
e quanto é reto o julgamento que fazeis.
_ Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade
e pecador já minha mãe me concebeu.
_ Mas vós amais os corações que são sinceros,
na intimidade me ensinais sabedoria.
_ Aspergi-me e serei puro do pecado,
e mais branco do que a neve ficarei.
_ Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria,
e exultarão estes meus ossos que esmagastes.
_ Desviai o vosso olhar dos meus pecados
e apagai todas as minhas transgressões!
_ Criai em mim um coração que seja puro,
dai-me de novo um espírito decidido.
_ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
_ Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
_ Ensinarei vosso caminho aos pecadores,
e para vós se voltarão os transviados.
_ Da morte como pena, libertai-me,
e minha língua exaltará vossa justiça!
_ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,
e minha boca anunciará vosso louvor!
_ Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
_ Meu sacrifício é minha alma penitente,
não desprezeis um coração arrependido!
_ Sede benigno com Sião, por vossa graça,
reconstruí Jerusalém e os seus muros!
_ E aceitareis o verdadeiro sacrifício,
os holocaustos e oblações em vosso altar!

Ant. Aceitareis o verdadeiro sacrifício no altar do coração arrependido.

Cântico Is 45,15-25
Todos os povos se converterão ao Senhor
Ao nome de Jesus todo o joelho se dobre (Fl 2,10).

Ant.2. Será vitoriosa no Senhor e gloriosa toda a raça de Israel.

_ Senhor Deus de Israel, ó Salvador,
Deus escondido, realmente, sois, Senhor!
=Todos aqueles que odeiam vosso nome,
como aqueles que fabricam os seus ídolos,
serão cobertos de vergonha e confusão.
_ Quem salvou a Israel, foi o Senhor,
e é para sempre esta sua salvação.
_E não sereis envergonhados e humilhados,
não o sereis eternamente pelos séculos!
_ Assim fala o Senhor que fez os céus,
o mesmo Deus que fez a terra e a fixou,
_ a criou não para ser como um deserto,
mas a formou para tomá-la habitável:
= "Somente eu sou o Senhor, e não há outro!
Não falei às escondidas e em segredo,
nem falei de algum lugar em meio às trevas;
_ nem disse à descendência de Jacó:
´Procurai-me e buscai-me inutilmente!´
_ Eu, porém, sou o Senhor, falo a verdade
e anuncio a justiça e o direito!
_ Reuni-vos, vinde todos, achegai-vos,
pequeno resto que foi salvo entre as nações:
= como são loucos os que levam os seus ídolos
e os que oram a uma estátua de madeira,
a um deus que é incapaz de os salvar!
_ Apresentai as vossas provas e argumentos,
deliberai e consultai-vos uns aos outros:
_ Quem predisse estas coisas no passado?
Quem revelou há tanto tempo tudo isso?
= Não fui eu, o Senhor Deus, e nenhum outro?
Não existe outro Deus fora de mim!
Sou o Deus justo e Salvador, e não há outro!
_ Voltai-vos para mim e sereis salvos,
homens todos dos confins de toda a terra!
_ Porque eu é que sou Deus e não há outro,
e isso eu juro por meu nome, por mim mesmo!
- É verdade o que sai da minha boca,
minha palavra é palavra irrevogável!
= Diante de mim se dobrará todo joelho,
e por meu nome hão de jurar todas as línguas:
´Só no Senhor está a justiça e a fortaleza!´
- Ao Senhor hão de voltar envergonhados
todos aqueles que o detestam e o renegam.
_ Mas será vitoriosa no Senhor
e gloriosa toda a raça de Israel".

Ant. Será vitoriosa no Senhor e gloriosa toda a raça de Israel.

Salmo 99(100)
A alegria dos que entram no templo
O Senhor ordena aos que foram salvos que cantem o hino de vitória (Sto. Atanásio).

Ant.3 Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!

= Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!
= Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
Ele mesmo nos fez, e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.
= Entrai por suas portas dando graças,
e em seus átrios com hinos de louvor;
dai-lhe graças, seu nome bendizei!
= Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel eternamente!

Ant. Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!

Leitura breve Jr 30,21a.22
Eis o que diz o Senhor: Para chefe será escolhido um dos seus, e o soberano sairá do seu meio; eu o incitarei, e ele se aproximará de mim. Sereis meu povo e eu serei vosso Deus.

Responsório breve
R. Que o universo rejubile e dê gritos de alegria:
* Pois o Senhor há de chegar! R. Que o universo.
V. Justiça e paz se abraçarão:
* Pois o Senhor. Glória ao Pai. R. Que o universo.

Cântico evangélico (Benedictus)
Lc 1,68-79
O Messias e seu precursor

Ant. Eis que vem o Deus e homem da casa de Davi, e será o nosso Rei. Aleluia.

- Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou;
- e fez surgir um poderoso Salvador
na casa de Davi, seu servidor,
- como falara pela boca de seus santos,
os profetas desde os tempos mais antigos,
- para salvar-nos do poder dos inimigos
e da mão de todos quantos nos odeiam.
- Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
recordando a sua santa Aliança
- e o juramento a Abraão, o nosso pai,
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a, ele nós sirvamos sem temor
em santidade e em justiça diante dele
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
- anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados,
- pela bondade, e compaixão de nosso Deus,
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
- para iluminar a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
- e para dirigir os nossos passos,
guiando-os no caminho da paz.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Ant. Eis que vem o Deus e homem da casa de Davi, e será o nosso Rei. Aleluia.

Preces
Aclamemos com alegria Deus, nosso Pai, que por meio de seu Filho revelou aos seres humanos a sua glória; e digamos:
R. Senhor, glorificado seja o vosso nome!
Fazei, Senhor, que aprendamos a nos acolher uns aos outros,
- como Cristo nos acolheu para a glória de Deus. R.
Cumulai-nos de toda alegria e paz em nossa fé,
- para caminharmos na esperança e na força do Espírito Santo. R.
Ajudai a todos, Senhor, segundo a imensidade de vossa compaixão;
- ide ao encontro daqueles que, mesmo sem saber, vos esperam. R.
Vós chamais e santificais os eleitos;
- perdoai as nossas culpas e admiti-nos no reino da eterna bem-aventurança. R.



(intenções livres)
Pai nosso...
Oração
Despertai, Senhor, vosso poder e vinde, para que vossa proteção afaste os perigos a que nossos pecados nos expõem, e a vossa salvação nos liberte. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.


Conclusão da Hora
Não havendo presbítero ou diácono e na recitação individual:
V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna.
R. Amém.
Se um presbítero ou diácono preside o Ofício:
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
R. Amém.
V. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
R. Graças a Deus

VÉSPERAS
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia

Hino
Eterna luz dos homens,
dos astros Criador,
ouvi as nossas preces,
de todos Redentor.
Ao ver compadecido
do mundo a perdição,
em vosso amor viestes
trazer-lhe a salvação.
Se sombra do pecado
a tudo escurecia,
Esposo, vós saístes
do seio de Maria.
Ao simples ecoar
do vosso nome eterno,
joelhos vão dobrando
o céu, a terra, o inferno.
Um dia voltareis,
Juiz e Rei de tudo.
Oh daí-nos hoje a graça,
na tentação escudo.
Ao Pai e ao Filho glória,
ao Espírito também,
louvor, honra e vitória,
Agora e sempre. Amém



Salmo 40(41)
Prece de um enfermo
Um de vós, que come comigo, vai me trair (Mc 14,18).

Ant. 1 Curai-me, Senhor: eu pequei contra vós!

_ Feliz de quem pensa no pobre e no fraco:
o Senhor o liberta no dia do mal!
= O Senhor vai guardá-lo e salvar sua vida,
o Senhor vai tomá-lo feliz sobre a terra,
e não vai entregá-lo à mercê do inimigo.
_ Deus irá ampará-lo em seu leito de dor,
e lhe vai transformar a doença em vigor.
_ Eu digo: "Meu Deus, tende pena de mim,
curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!"
_ O meu inimigo me diz com maldade:
"Quando há de morrer e extinguir-se o seu nome?"
= Se alguém me visita, é com dupla intenção:
recolhe más notícias no seu coração,
e, apenas saindo, ele corre a espalhá-las.
_ Vaticinam desgraças os meus inimigos,
reunidos, sussurram o mal contra mim:
_ ´´Uma peste incurável caiu sobre ele,
e do leito em que jaz nunca mais se erguerá!"
_ Até mesmo o amigo em quem mais confiava,
que comia o meu pão, me calcou sob os pés.
_ Vós ao menos, Senhor, tende pena de mim,
levantai-me: que eu possa pagar-lhes o mal.
_ Eu, então, saberei que vós sois meu amigo,
porque não triunfou sobre mim o inimigo.
_ Vós, porém, me havereis de guardar são e salvo
e me pôr para sempre na vossa presença.
_ Bendito o Senhor, que é Deus de Israel,
desde sempre, agora e sempre. Amém!

Ant. Curai-me, Senhor: eu pequei contra vós!

Salmo 45(46)
O Senhor é refúgio e vigor
Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco (Mt 1,23).

Ant.2 Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

_ O Senhor para nós é refúgio e vigor,
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
_ assim não tememos, se a terra estremece,
se os montes desabam, caindo nos mares,
_ se as águas trovejam e as ondas se agitam,
se, em feroz tempestade, as montanhas se abalam:
_ Os braços de um rio vêm trazer alegria
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
_ Quem a pode abalar? Deus está no seu meio!
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
_ Os povos se agitam, os reinos desabam;
troveja sua voz e a terra estremece.
_ Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó,
_ Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus
e a obra estupenda que fez no universo:
= reprime as guerras na face da terra,
ele quebra os arcos, as lanças destrói,
e queima no fogo os escudos e as armas:
_ "Parai e sabei, conhecei que eu sou Deus,
que domino as nações, que domino a terra!"
_ Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

Ant. Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

Cântico Ap 15,3-4
Hino de adoração

Ant.3. Os povos virão adorar-vos, Senhor.

_ Como são grandes e admiráveis vossas obras,
ó Senhor e nosso Deus onipotente!
_ Vossos caminhos são verdade, são justiça,
ó Rei dos povos todos do universo!
(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)
= Quem, Senhor, não haveria de temer-vos,
e quem não honraria o vosso nome?
Pois somente vós, Senhor, é que sois santo! R.
= As nações todas hão de vir perante vós,
e prostradas haverão de adorar-vos,
pois vossas justas decisões são manifestas! R.

Ant. Os povos virão adorar-vos, Senhor.

Leitura breve 2Pd 3,8b.9
Para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para convosco. Pois não deseja que alguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se.

Responsório breve
R. Nossa alma espera no Senhor,
* Nele se alegra o nosso coração. R. Nossa alma.
V. Sua glória habitará em nossa terra.
* Nele se alegra. Glória ao Pai. R. Nossa alma.

Cântico evangélico (Magnificat)
Lc 1,46-55


Ant. Do Egito chamei o meu Filho, que virá e salvará o seu povo.
A alegria da alma no Senhor

- A minh´alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
- pois, ele viu a pequenez de sua serva,
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
- O Poderoso fez por mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
- Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
- Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
- Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
- De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
- Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
- como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Do Egito chamei o meu Filho, que virá e salvará o seu povo.

Preces
Invoquemos com toda confiança a Cristo, pastor e guarda de nossas almas; e digamos:
R. Sede bondoso, Senhor, sede clemente!
Bom Pastor do rebanho de Deus,
- vinde congregar a todos em vossa Igreja. R.
Auxiliai, Senhor, os pastores de vosso povo peregrino,
- para que apascentem com dedicação o rebanho que lhes foi confiado, até a vossa vinda. R.
Escolhei dentre nós mensageiros da vossa palavra,
- que anunciem vosso Evangelho até os confins da terra. R.
Tende piedade de todos os que sofrem e desfalecem no caminho,
- fazei que encontrem um amigo que lhes traga conforto e alegria. R.


(intenções livres)
Mostrai a vossa glória nos prados celestes,
- aos que já foram chamados deste mundo. R.
Pai nosso...
Oração
Despertai, Senhor, vosso poder e vinde, para que vossa proteção afaste os perigos a que nossos pecados nos expõem, e a vossa salvação nos liberte. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.


Conclusão da Hora
Não havendo presbítero ou diácono e na recitação individual:
V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna.
R. Amém.

Se um presbítero ou diácono preside o Ofício:
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
R. Amém.
V. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
R. Graças a Deus
Completas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

Hino

Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, posam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.

Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.

Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.

Salmodia
Ant. De dia e de noite eu clamo por vós.

Salmo 87(88)

Prece de um homem gravemente enfermo Mas esta é a hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53).

–2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, *
e de noite se eleva até vós meu gemido.
–3 Chegue a minha oração até a vossa presença, *
inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

–4 Saturada de males se encontra a minhíalma, *
minha vida chegou junto às portas da morte.
–5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, *
toda gente me vê como um caso perdido!

–6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, *
como um homem caído que jaz no sepulcro,
– de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre *
e excluiu por completo da sua atenção.

–7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, *
nos locais tenebrosos da sombra da morte.
–8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, *
vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

–9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, *
para eles tornei-me objeto de horror.
– Eu estou aqui preso e não posso sair, *
10 e meus olhos se gastam de tanta aflição. –

– Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, *
minhas mãos para vós se levantam em prece.
–11 Para os mortos, acaso, faríeis milagres? *
poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?

–12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor *
e proclame entre os mortos a vossa verdade?
–13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, *
vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

–14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, *
minha prece se eleva até vós desde a aurora.
–15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minhíalma? *
E por que escondeis vossa face de mim?

–16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, *
esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror.
–17 Vossa ira violenta caiu sobre mim *
e o vosso pavor reduziu-me a um nada!

–18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, *
todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam.
–19 Afastastes de mim os parentes e amigos, *
e por meus familiares só tenho as trevas!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. De dia e de noite eu clamo por vós.

Leitura breve Cf. Jr 14,9

Tu, Senhor, estás no meio de nós, e teu nome foi invocado sobre nós; não nos abandones, Senhor nosso Deus.

Responsório breve

R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R.Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.

Cântico evangélico, ant.

Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Cântico de Simeão Lc 2,29-32

Cristo, luz das nações e glória de seu povo
–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.

–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:

–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Oração
Concedei-nos, Senhor, de tal modo unir-nos ao vosso Filho morto e sepultado, que mereçamos ressurgir com ele para uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila
e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.
Antífona final de Nossa Senhora
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida doçura, esperança nossa, Salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva,
a vós suspiramos gemendo e chorando
neste vale de lágrimas!
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre!
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...